Baixe em PDF Baixe em PDF

Peixes Betta são bastante amáveis e podem se tornar bichinhos de estimação bem inteligentes e fáceis de cuidar. No entanto, eles comem e defecam como qualquer outra criatura viva. É por essa razão que a limpeza do aquário é tão importante. Embora o Betta não precise sair para caminhar ou ir regularmente até o veterinário, é necessário que você mantenha o tanque e a água limpos para que ele fique feliz e saudável.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando-se para limpar o aquário de um peixe Betta

Baixe em PDF
  1. Lave bem as mãos antes de mexer no aquário. É importante que você não introduza, acidentalmente, germes ou sujeira no local.
    • Se você usar sabão, enxágue-o profundamente. Essa substância, se presente no aquário, pode adoecer o seu peixe.
  2. É importante manter todos os utensílios elétricos desligados e distantes do tanque durante a limpeza. Embora eles devam ter sido fabricados para o uso em um aquário, você deve evitar que eles caiam acidentalmente no tanque ou sejam submergidos na água.
  3. Para limpar o aquário, você deve antes ter um local seguro e limpo para que o peixe fique. Encontre um copo ou uma tigela limpos onde ele possa ser colocado. Pegue um pouco da água presente no aquário atual do Betta e coloque-a em seu interior. Você precisa apenas de quantidade suficiente para dar a ele espaço para nadar tranquilamente. Além disso, você precisará das ferramentas para limpar e refrescar a água do aquário.
    • Você também precisará de: uma pia, um copo plástico para tirar a água e o peixe, toalhas de papel e uma bucha para limpar o interior do aquário, um condicionador de água (disponível em muitos pet shops e em lojas de aquário), uma peneira para usar na limpeza do cascalho e uma colher de plástico.
  4. Com um pequeno copo, retire 50 a 80% da água presente no aquário. Deixe-a separada para usá-la novamente no novo recipiente. Isso é importante porque você não pode trocar toda a água, o que deixará o peixe em choque. Em vez disso, você insere a água separada de volta no tanque, depois de limpo.
    • Se você comprou o seu peixe há pouco tempo, comece fazendo trocas de 50% da água e avance até chegar nos 80%.
    • A maior parte da sujeira presente no aquário de um peixe Betta está no cascalho do fundo. Ainda que você tire a água a partir do topo, estará se livrando da maior parte da sujeira e da gordura com a limpeza do cascalho.
  5. Ao ter retirado um pouco da água do tanque, retire o peixe usando o mesmo copo. Seja paciente e tenha cuidado com as barbatanas de seu Betta. Se você for bem devagar, pode ser que o peixe se acomode no copo debaixo da água, de modo que só seja preciso levantá-lo diretamente para tirá-lo do aquário.
    • Coloque o peixe no copo ou na tigela que já contenha a água do tanque.
    • Durante esse procedimento, é importante tomar cuidado para que o peixe não pule fora do copo. Bettas são ótimos saltadores: por isso, coloque uma tampa sobre o recipiente onde ele está.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lavando o aquário de um peixe Betta

Baixe em PDF
  1. Jogue a água remanescente do aquário por uma peneira diretamente para dentro da pia. Isso evitará que o cascalho caia pelo ralo.
    • Retire também qualquer objeto decorativo presente no tanque. Você pode simplesmente colocá-lo sobre o cascalho na peneira.
  2. Pegue o cascalho e balance-o lado a lado para remover resíduos de sujeira, excrementos e restos de comida. Para uma limpeza mais aprofundada, use as mãos. [1]
  3. Use uma bucha suave para limpar o vidro. Seque bem os itens decorativos com um papel-toalha e deixe-o de lado.
    • Jamais use sabão em qualquer objeto presente no aquário e nem no próprio tanque. [2] Os resíduos podem permanecer e fazer mal ao peixe.
  4. Coloque o cascalho e as plantas de volta no tanque antes de enchê-lo. A seguir, despeje a nova água e condicione-a. Siga as instruções presentes no rótulo do condicionador para determinar a quantidade necessária a se aplicar no aquário.
    • Use uma colher de plástico para mexer a água, a fim de misturar bem o condicionador com a água nova.
    • Lembre-se de reservar espaço suficiente para a água original que foi retirada do aquário. Despeje a água velha guardada em seu interior logo que a nova houver sido condicionada. Misture-as bem.
  5. A água do aquário deve estar na mesma temperatura da anterior, entre 18 e 27 °C. [3] Se você mudar a temperatura dela muito bruscamente, o seu peixe IRÁ morrer.
    • Pode demorar um pouco até que a água alcance a temperatura ambiente. Observe-a depois de meia hora, com um termômetro, para garantir-se de que a temperatura está similar à do cômodo em que o aquário se encontra. Se ela não estiver à temperatura ambiente, espere por mais meia hora e confira o valor novamente.
  6. Lentamente, coloque o copo (onde o peixe estava) no tanque e incline-o ligeiramente. O seu peixe lentamente sairá do recipiente por conta própria. Seja cuidadoso nesse processo, ou ele pode ferir as barbatanas.
    • Mantenha-se atento ao seu Betta. Assim que sair do recipiente, ele começará a explorar o aquário. Deixe até que o tanque volte ao estado em que se encontrava e alegre-se enquanto o seu peixe nada e observa todas as novidades que estão em seu novo ambiente!
    Publicidade

Dicas

  • Se você tiver um aquário, tente limpá-lo todo final de semana. Bettas precisam de tanques grandes. Evite comprar uma tigela ou um vaso, pois eles não gostam de espaços pequenos. Quanto maior, melhor.
  • Não é necessário ter aquecedores no aquário, mas tente manter a água a 27 ou 28 °C. Se você não tiver um aquecedor, mantenha sempre a água à temperatura ambiente. Bettas podem viver alegremente nessas condições.
  • É importante que não haja nenhuma planta de plástico rígido no aquário, ou ela poderá ferir ou rasgar as barbatanas do peixe. Se você tiver plantas de plástico, tente fazer o 'teste da meia-calça'. Esfregue-as contra um par de meias-calças e observe se elas desfiam ou rasgam no ponto de contato. Se isso acontecer, isso indica que podem também rasgar as lindas barbatanas e cauda de seu peixe Betta. É melhor usar plantas de seda ou vivas, já que as plantas vivas servem ao peixe como um lugar de descanso, além de serem capazes de oxigenar a água.
  • O aquário deve ter capacidade de pelo menos 9,5 l. Se ele for menor, o peixe pode morder as próprias barbatanas devido ao estresse.
Publicidade

Avisos

  • Seja sempre cuidadoso ao lidar com um peixe Betta. Se você não for gentil, ele pode se machucar.
  • Jamais deixe-o sozinho durante uma viagem (por mais de três dias). Peça a um amigo que venha alimentá-lo e trocar sua água.
  • Não coloque o Betta ao lado de qualquer janela ensolarada, duto de ventilação ou local empoeirado. A luz solar pode estimular o crescimento de algas, e áreas empoeiradas ou com vento podem contribuir com o aumento de sujeira no aquário. [4]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pia
  • Copo plástico
  • Toalhas de papel
  • Condicionador de água
  • Peneira
  • Colher de plástico

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 378 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade