Baixe em PDF Baixe em PDF

O depurador de ar serve para remover gordura, fumaça, vapor e certos cheiros da cozinha. Com o tempo, partículas dessas substâncias acabam acumulando no filtro, reduzindo a sua eficácia de modo geral. Se você passar muito tempo sem fazer uma limpeza no equipamento, ele passa a gerar até risco de incêndio. Por sorte, o processo de manutenção é simples, rápido e prático! Basta juntar alguns produtos domésticos e seguir os passos abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Removendo o filtro de gordura

Baixe em PDF
  1. Durante a limpeza, você vai ter que mexer com componentes elétricos do depurador de ar. Por isso, tire o equipamento da tomada antes de começar. Se isso não for possível por algum motivo, desligue toda a caixa de força da casa.
  2. No geral, filtros de gordura têm formato retangular, são feitos de uma telinha de metal e ficam debaixo da tampa ou da base do depurador. Se você não encontrar a peça, leia o manual do usuário ou acesse o site do fabricante e descubra informações específicas sobre o modelo do seu equipamento.
    • Alguns modelos modernos de depurador têm um pequeno filtro de carvão na parte de cima. Ele serve para depurar certos cheiros do ar. Nesse caso, você precisa trocar a peça a cada seis a 12 meses, dependendo da frequência de uso.
  3. Desparafuse ou abra todos os fechos que prendem o filtro e remova-o do depurador com cuidado. A peça deve sair sem grandes problemas, a menos que tenha grudado no equipamento por causa do acúmulo de gordura. Se isso acontecer, passe uma faca de manteiga nas bordas do metal para fazer a extração. [1]
  4. Você vai mergulhar o filtro nessa vasilha ou bacia enquanto faz a limpeza. Por isso, ela tem que ser mais funda. Dependendo do caso, dá para usar uma assadeira de alumínio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando o filtro de gordura

Baixe em PDF
  1. O bicarbonato de sódio e o detergente de louça ajudam a dissolver a gordura na água. A mistura desses ingredientes cria uma solução de limpeza que não é tóxica, mas ainda eficaz contra o acúmulo de impurezas. [2]
    • Adicione o bicarbonato de sódio aos poucos, com calma, para evitar que ele crie uma reação de efervescência na água. [3]
  2. A água quente melhora a penetração da solução de limpeza no filtro, ajudando a soltar as partículas de gordura. Desligue a chama assim que ela começar a fazer bolhas — antes que o detergente também ferva e derrame no fogão.
  3. Você vai usar uma parte da solução para limpar a tampa, a base e outras partes do depurador de ar. Separe também um pouco dela para higienizar o fogão.
  4. Derrame a solução aos poucos para ela não respingar e queimar a sua pele. Continue assim até o filtro ficar submerso. Enquanto isso, tente manter o resto da solução em uma temperatura morna para o caso de você ter que aplicar mais. [4]
    • Você pode mergulhar o filtro na mesma panela que usou para esquentar a solução. Ela só não pode ser antiaderente, pois o metal pode riscar a sua superfície. Além disso, a maioria das panelas é pequena demais para mergulhar todo o filtro, então talvez você precise limpar metade dele de cada vez.
  5. Quando você mergulhar o filtro, o bicarbonato de sódio e o detergente vão dissolver a gordura aos poucos. Quanto mais sujo ele estiver, mais o processo vai demorar. Sendo assim, espere até uma hora se faz anos que você não limpa a peça.
  6. A gordura não vai demorar para sair. Só não ponha muita força nos braços, ou você pode danificar o filtro. Se parte da sujeira estiver muito grudada, repita todo o processo de mergulhar a peça na solução.
  7. Remova todas as partículas de gordura e outros resíduos que você conseguir. A gordura vai acumular mais rápido nas áreas que continuarem sujas. Portanto, faça uma limpeza cuidadosa para evitar que o problema volte a acontecer tão cedo. [5]
  8. Você não deve reinstalar o filtro enquanto ele estiver molhado. Pensando nisso, deixe a peça secar naturalmente para não correr o risco de danificar o metal de alguma maneira. Ela vai estar pronta depois de cerca de duas horas de exposição ao ar. [6]
  9. Quanto mais você cozinhar, maior deve ser a frequência de limpeza do filtro de gordura do depurador de ar. Isso otimiza o funcionamento do equipamento, além de reduzir os riscos à sua saúde e segurança.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Limpando e remontando o depurador de ar

Baixe em PDF
  1. Nunca borrife qualquer solução de limpeza no interior do depurador: use somente uma esponja ou um pano para aplicar os produtos. Do contrário, o equipamento pode sofrer um curto-circuito ou uma pane elétrica e acabar estragando mais rápido.
  2. Se as pás do depurador estiverem acessíveis, aproveite e faça a manutenção. Elas vão funcionar muito melhor se estiverem limpas, estendendo a vida útil do equipamento. Não deixe nenhuma partícula de gordura nas paredes ou em outras partes internas. Os novos resíduos que se espalharem pelo ar vão grudar nos antigos e piorar ainda mais as coisas. [7]
    • Se houver pouca gordura acumulada: remova o excesso de gordura usando a solução de bicarbonato de sódio que você guardou e uma esponja não abrasiva. Se não tiver sobrado nada da solução, prepare mais com água morna, 2 colheres de sopa de bicarbonato e algumas gotas de detergente.
    • Se houver muita gordura acumulada: calce luvas e aplique uma camada fina de detergente de louça líquido ou um desengordurante de cozinha nas áreas mais sujas. O produto vai grudar e corroer as partículas de sujeira aos poucos. Espere de 15 a 30 minutos e, depois, passe uma esponja não abrasiva no local.
  3. Depois de limpar o interior e o exterior do depurador de ar, você pode reinstalar o filtro de gordura limpo e seco. Basta reinserir a peça do mesmo jeito que você a removeu, tomando cuidado para apertar os parafusos e fechar os devidos componentes.
  4. Coloque o depurador de volta na tomada e ligue o equipamento. Veja se ele funciona normalmente e se não está produzindo nenhum som estranho. Se não for o caso, pronto!
    Publicidade

Dicas

  • Dá para encontrar a maioria dos manuais de usuário de eletrodomésticos na internet. Você só precisa fazer uma pesquisa na internet de acordo com o modelo do seu equipamento.
  • Se possível, mergulhe o filtro de gordura em uma vasilha de papel-alumínio descartável.
Publicidade

Avisos

  • Sempre tire qualquer eletrodoméstico da tomada antes de fazer a limpeza. Não adianta só desligar o equipamento pelos botões. Se for necessário, você pode até desligar a caixa de força da casa de uma vez.
  • Use luvas e óculos de proteção sempre que você for mexer com produtos de limpeza químicos. Mesmo que a solução não seja tóxica, ela ainda pode causar irritação e até danos permanentes. Caso a sua pele seja exposta, lave a região imediatamente com bastante água. Por fim, vá ao pronto-socorro se a situação não melhorar em até uma semana.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Panela grande para esquentar água.
  • Bacia, assadeira ou outro recipiente para mergulhar o filtro de gordura inteiro.
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres de sopa de detergente de louça (não de lava-louça).
  • Esponja não abrasiva ou escova de cerdas macias.
  • Água.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 248 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade