Baixe em PDF Baixe em PDF

Antes de ler o artigo a seguir, lembre-se do seguinte: você até pode limpar o filtro de ar do seu carro ou da sua casa por conta própria, mas o processo vai ser mais seguro se for feito por um profissional. Ainda assim, comece vendo se o filtro é compatível com o método de limpeza escolhido. Por exemplo: filtros de ar descartáveis têm que ser trocados, não limpados, enquanto os filtros permanentes podem passar pelo processo descrito abaixo. A forma mais rápida de proceder é usar um aspirador de pó, embora você possa ter que lavar o acessório se a situação estiver mais séria.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando um filtro de ar automotivo

Baixe em PDF
  1. Abra o capô. Se você não encontrar o filtro, leia o manual virtual ou físico do veículo ou peça ajuda a um mecânico da próxima vez que levar o automóvel para a manutenção. Abra o cânister (que costuma ser preso com porcas borboletas ou algo do tipo) e tire o filtro.
    • A carcaça do filtro de ar deve estar sobre o motor, em uma caixa redonda ou retangular. [1]
  2. Conecte a mangueira ao aspirador e passe-o em cada lado do filtro por cerca de um minuto. [2] Faça essa parte do processo em um lugar bem iluminado para não deixar nada passar. [3]
    • É mais rápido e seguro limpar o filtro com o aspirador que com água e sabão.
  3. Encha um balde com uma solução de água e sabão. Depois, mergulhe o filtro nele e mexa-o um pouco. Quando terminar, tire-o da solução, chacoalhe para tirar o excesso do líquido e ponha-o sob uma torneira de água limpa. Por fim, cubra o filtro com uma toalha e deixe-o secar completamente.
    • Não reinstale o filtro se ele ainda estiver molhado! Isso pode danificar o motor do carro.
    • Talvez lavar o filtro até seja mais eficaz que passar o aspirador, mas o processo fica mais arriscado e demorado.
  4. Dê mais uma chacoalhada nele para tirar os resíduos de sujeira. Depois, aplique uma quantidade generosa de uma solução de limpeza (própria para filtros de óleo) no exterior e no interior da peça, até ela ficar saturada. Em seguida, deixe-a na pia ou na bacia por dez minutos e enxague-a com água fria e em baixa pressão. Para terminar, chacoalhe o filtro de novo. [4]
    • Espere só dez minutos para o produto de limpeza não secar em cima e dentro do filtro.
    • Ponha o filtro sob uma fonte de água corrente para enxaguá-lo bem.
    • Depois do enxague, o filtro vai ficar seco em cerca de 15 minutos. Se necessário, espere mais.
    • Se você não tiver muito tempo, use um secador de cabelo ou um ventilador pequeno em temperatura média para acelerar o processo — só depois do enxague.
  5. Aplique-o em uma camada fina por toda a superfície. Depois, tire o excesso da tampa e da base do acessório e deixe-o de lado por 20 minutos para secar. [5]
  6. Passe o aspirador com a mangueira na carcaça do filtro ou use um pano macio ou uma folha de papel toalha. [6] Depois, só reinstale o filtro quando o cânister estiver completamente seco e limpo.
    • A umidade e os resíduos de sujeira podem danificar o motor.
  7. Coloque-o de novo dentro da caixa e prenda-a no lugar da mesma forma que a retirou.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando um filtro de ar de casa

Baixe em PDF
  1. Desligue o sistema de ar condicionado antes de tocá-lo. [7] Além disso, limpe a área com uma vassoura ou o aspirador de pó. Tire os parafusos e as peças de proteção para abrir o equipamento e passe o aspirador na região. [8] [9]
    • Se você não desligar o aparelho antes, ele vai aspirar os resíduos de sujeira durante a limpeza.
    • Use uma escada se o aparelho fica instalado em um ponto alto.
  2. Jogue-a em uma lata de lixo que estiver próxima. Depois, conecte a mangueira no aspirador para tirar os resíduos da frente, de trás e dos lados do filtro. [10]
    • Se possível, passe o aspirador no filtro fora de casa para não sujar o ambiente.
  3. Prenda a mangueira à torneira e posicione o filtro de forma que a água fique contra a tela do acessório, que controla a passagem de ar. [11] [12] Em seguida, borrife-a no filtro para terminar a limpeza.
    • Jogue um jato leve da mangueira no filtro para não danificá-lo. [13]
  4. Misture uma gota de detergente de louça líquido e duas xícaras de água morna em uma tigela e mexa. Depois, umedeça um pano com o produto e lave os dois lados do filtro. Enxague com água e deixe-o secar completamente. [14]
    • Depois desse último enxague, chacoalhe o filtro para tirar o excesso de água antes de colocar o equipamento para secar.
    • Você também pode lavar o filtro com a solução de água e detergente se ele estiver com resíduos de graxa, fumaça ou pelos de animais.
  5. Depois, deixe-o em um ambiente aberto para secar naturalmente. Só o reinstale quando a peça estiver bem seca. [15]
    • Se você não deixar o filtro secar completamente antes de reinstalá-lo, ele vai ficar suscetível ao surgimento de mofo — que, por sua vez, vai espalhar poros pela casa por meio do sistema de ventilação e climatização.
  6. Veja se tela está na direção certa. Feche-a e, por fim, recoloque os parafusos e as demais peças. [16]
    • O filtro deve ficar bem preso no lugar, sem parecer solto ou mal encaixado. Veja se está tudo nos conformes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Determinando se você precisa limpar ou trocar os filtros

Baixe em PDF
  1. Existem vários tipos de filtros, sendo que alguns são reutilizáveis e outros não. Não lave a peça se ela for feita de papel ou outros materiais descartáveis — e evite passar o aspirador nessas condições.
    • Se você lavar um filtro de ar descartável, pode acabar entupindo ou propiciando o surgimento de mofo nele.
    • O filtro de ar descartável pode rasgar sob a pressão do aspirador ou de ar comprimido. Em baixa pressão, talvez esse método funcione temporariamente (mas não em longo prazo).
  2. Faça essa troca a cada 10 mil km ou com mais frequência se você costuma passar por estradas muito sujas ou áreas poluídas. [17] Além disso, só examine o equipamento em ambientes bem claros. Por fim, troque-o se ele estiver escuro ou entupido com resíduos.
    • Troque os filtros descartáveis, mas limpe os reutilizáveis com os métodos descritos acima.
    • Se você não trocar os filtros regularmente, vai diminuir a eficácia da gasolina e notar problemas de ignição e afins.
  3. Faça essa troca a cada três meses e em maior frequência nas épocas de maior uso (uma vez por mês no verão e a cada dois meses no inverno, por exemplo). [18] [19]
    • Troque o filtro se ele for descartável; se for reutilizável, limpe-o com os métodos acima.
    • Você pode ter que trocar o filtro com mais frequência se ele for exposto a muita sujeira ou pelos de animais.
    • Se você não limpar os filtros de ar de casa, pode causar problemas no sistema de climatização e até incêndios.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 063 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade