Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo traz dicas de limpeza para mouses ópticos. Esses acessórios têm um sensor na base que é capaz de sentir as mudanças de posição do usuário. Limpe o seu pelo menos uma vez por mês para evitar problemas, como travamentos, falhas de detecção e afins.
Passos
-
Reúna os equipamentos. Você vai precisar dos seguintes itens para limpar o mouse óptico:
- Cotonete ou pano de microfibra : para tirar a sujeira do mouse. Se possível, use o pano, já que ele não deixa fibras no mouse (ao contrário do cotonete).
- Álcool isopropílico : para limpar e desinfetar o mouse. Não use outro agente de limpeza; se você não tiver álcool isopropílico, use água.
- Panos limpos e secos : para tirar a poeira e secar o mouse.
- Palitos de dente : para tirar a poeira e outros resíduos das frestas do mouse.
- Chave de fenda : para tirar a parte de cima do mouse. Leia o manual ou descubra o número de modelo do acessório para saber se há algo específico a fazer.
- Pinça : opcional, mas útil para remover resíduos específicos de sujeira de lugares sensíveis (como a placa de circuito do mouse).
-
Desconecte o mouse do computador. Assim, você não vai correr o risco de tomar choques elétricos quando tocar algum fio por acidente, além de evitar curtos-circuitos no equipamento por causa dos líquidos.
- Se o mouse funciona à base de pilhas, tire-as antes de continuar.
-
Passe um pano seco em todo o mouse. Isso ajuda a remover o excesso de sujeira ou poeira do exterior do acessório. Se ele estiver grudado ou muito sujo, você pode umedecer o pano de leve com água.
-
Passe um palito de dente nas frestas do mouse. Com isso, você vai tirar as sujeiras que possam estar causando problemas.
- Por exemplo: passe o palito de dente por baixo dos botões para tirar a sujeira que impede que eles operem bem.
-
Vire o mouse de cabeça para baixo. Você vai ver as seguintes peças:
- Pés : pecinhas de borracha que ficam nos cantos ou nas laterais da parte inferior do mouse.
- Sensor : luz verde ou vermelha que fica protegida por uma camada de plástico ou vidro.
-
Tire os resíduos de sujeira. Use o palito de dente para tirar o resto de sujeira (que a passada anterior não alcançou).
-
Mergulhe o cotonete ou pano no álcool isopropílico. Você vai usar o acessório para limpar as partes sujas do mouse.
-
Tire o excesso de álcool do cotonete ou pano. Essa ferramenta de limpeza tem que ficar levemente úmida, mas não pingando.
-
Passe o cotonete ou pano nas áreas empoeiradas ou engorduradas do mouse. Veja as principais:
- Os pés do mouse.
- As laterais do mouse.
- As frestas que você limpou com o palito.
-
Aplique o álcool em um cotonete ou pano limpo. É muito importante usar uma superfície limpa para fazer a manutenção das peças diferentes do mouse.
-
Passe o cotonete ou pano no sensor do mouse. Não force o sensor; só passe a pontinha do cotonete ou um canto do pano de microfibra nele para tirar as partículas que possam interferir com o seu funcionamento.
-
Deixe o álcool secar. O álcool isopropílico vai secar e evaporar em poucos minutos. Se necessário, você pode usar um cotonete ou pano de microfibra seco para tirar o excesso.
-
Tire a parte de cima do mouse. Esse passo depende do fabricante do acessório. Com alguns, basta tirar a peça fazendo força; com outros, é preciso tirar um parafuso com uma chave de fenda. Leia o manual ou descubra o número de modelo do seu mouse específico para saber o que fazer.
-
Passe álcool em um cotonete novo ou em uma parte limpa do pano. Depois, passe-o no interior dos botões. O interior da parte de cima do mouse acumula células epiteliais, restos de comida, poeira, pelos e cabelos e afins. Por isso, limpe bem a região.
-
Tire a sujeira das peças internas. Provavelmente vai haver pelos, cabelos e resíduos de sujeira nos seguintes lugares:
- O scroll do mouse.
- A parte de cima da placa do circuito (use a pinça nessa parte).
- A parte dianteira do mouse.
-
Remonte o mouse quando tudo secar. Depois de cinco a dez minutos da limpeza, remonte o acessório e faça uma última inspeção para ver se ele está bem limpo.
-
Limpe o mousepad . Não importa quão limpo o mouse está; ele não vai funcionar corretamente se o mousepad estiver sujo. Para a limpeza, use um pano molhado ou uma escova com fiapos para tirar os pelos, cabelos e a sujeira.
- Se você tem um rolo sem fiapos, provavelmente vai ter que passar um pano no mousepad depois para evitar que as partículas de sujeira grudem nele.
Publicidade
Dicas
- Se o seu mouse óptico é velho e barato e já não funciona corretamente, é melhor comprar outro.
- Se o seu mouse óptico é de alta qualidade, leve-o a um profissional de manutenção de equipamentos eletrônicos para a limpeza. Não tente fazer nada sozinho; esses acessórios têm componentes complexos e podem estragar facilmente.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado com qualquer tipo de líquido, incluindo álcool isopropílico, na hora de limpar o mouse. Se você exagerar, vai danificar o acessório.
Publicidade
Publicidade