Limpar seus pincéis corretamente após o uso manterá as cerdas deles inteiras e prontas para o próximo projeto. Existem diversos jeitos de se realizar a limpeza, mas o processo depende bastante do tipo de tinta utilizada. Limpe bem os pincéis após cada sessão de pintura para mantê-los inteiros por muito tempo.
Passos
-
Passe o pincel em um paninho ou uma toalha de papel para remover o máximo possível de tinta. A ideia é simplesmente retirar o excesso de sujeira para facilitar a limpeza, portanto, passe o pincel na borda do pote de tinta, dependendo do caso, e limpe-o em um paninho.
-
Lave o pincel com o solvente adequado. Tudo bem usar um solvente sujo de tinta, basta despejá-lo em um potinho e mergulhar o pincel. Em seguida, retire o excesso do produto das cerdas passando o pincel contra a lateral do recipiente. Algumas opções de solventes:
- Use aguarrás para tintas à base de óleo.
- Use água para tintas à base de água como acrílica, aquarela, látex e colas brancas ou de madeira.
- Use álcool desnaturado para laca.
- Confira o rótulo da tinta caso não tenha certeza de qual é o tipo do material. Lá, você encontrará as instruções de qual solvente utilizar.
-
Lave as cerdas em uma mistura de detergente e água. Ao terminar de usar o solvente, é importante enxaguar e lavar o pincel novamente para remover os resíduos do produto. Em seguida, enxague em água pura para remover o sabão.
-
Enxágue o pincel sob água corrente morna. Esfregue levemente os dedos sobre as cerdas, tomando cuidado para não danificá-las. Se quiser, use um pente fininho para remover os resíduos restantes.
-
Chacoalhe o pincel para remover o excesso de água. Assim que ele estiver limpo, dê batidinhas leves para remover o restante da água e guarde o pincel com as cerdas para cima para manter o formato delas.
-
Deixe as cerdas secarem naturalmente. Assim que o pincel estiver seco, você pode guardá-lo no recipiente adequado. Esse passo é importante para se evitar a formação de mofo e bolor.Publicidade
-
Remova o excesso de tinta. Esfregue o pincel sobre um paninho ou uma toalha de papel para remover o máximo possível de tinta.
-
Misture 4 litros de água morna com 120 ml de amaciante de roupas. Essa solução ajudará a amolecer a tinta do pincel, facilitando a remoção dela. [1] X Fonte de pesquisa
-
Mexa o pincel na mistura de água e amaciante. Movimente-o no líquido por alguns segundos, até ver a tinta saindo.
-
Chacoalhe o pincel para remover o excesso da mistura. Use um paninho limpo ou esfregue o pincel sobre a palma da sua mão para secar de leve as cerdas dele.
-
Deixe o pincel secar naturalmente. É importante que as cerdas estejam bem secas antes de você guardar o pincel.Publicidade
-
Deixe o pincel de molho em vinagre branco por uma hora. Em seguida, veja se é possível movimentar as cerdas. Se ainda não conseguir, deixe o pincel de molho por mais uma hora.
-
Coloque o pincel em uma panela velha e cubra-o com vinagre. Se ainda restar tinta nas cerdas após duas horas de molho, é hora de aquecer o vinagre.
-
Ferva o vinagre. Acenda o fogo e deixe o líquido aquecer até alcançar o ponto de fervura. [2] X Fonte de pesquisa
-
Apague o fogo e deixe o pincel esfriar um pouco. Tome cuidado e use um pegador de comida para "pescar" o pincel, pois o vinagre estará muito quente para ser tocado. Espere um pouquinho, só por precaução.
-
"Penteie" as cerdas do pincel usando os dedos ou um pente velho. Comece apertando as cerdas a partir da base até limpar tudo.
-
Enxague o pincel. Assim que a tinta estiver completamente solta, enxague o pincel sob água corrente.
-
Repita o processo inteiro quantas vezes forem necessárias. A quantidade dependerá do estado do pincel.
-
Deixe o pincel secar naturalmente. Coloque-o de pé em um potinho de vidro para que ele seque e as cerdas voltem ao formato original. Guarde-o em seguida.Publicidade
-
Remova o máximo de tinta que puder. Esfregue o pincel em um paninho ou uma toalha de papel para retirar o excesso de tinta.
-
Coloque um pouco de detergente na palma da mão. Abra a torneira quente e aguarde a água esquentar.
-
Esfregue o pincel na mão. Faça movimentos circulares com o pincel enquanto a água esquenta. Enxague as cerdas e repita até que o detergente não apresente traços de tinta.
-
Deixe o pincel secar naturalmente. Coloque-o deitado de modo que a água não fique presa nas cerdas para manter a forma delas. Em seguida, deixe-o secar de pé em um potinho e guarde-o.
- Para uma limpeza mais profunda e ocasional, use aguarrás.
Publicidade
Dicas
- Não deixe o pincel de molho na água com as cerdas para baixo. Em vez disso, enrole um pedaço de papel na cabeça do pincel e deixe-o secar deitado.
- Assim que o pincel secar, guarde-o no estojo original ou enrole um elástico sobre as cerdas para mantê-las firmes.
- Se precisa recuperar um pincel com tinta acrílica seca, use acetona ou álcool desnaturado: deixe as cerdas de molho por um minuto no líquido e lave com sabão. Repita até que o pincel esteja como novo.
- A limpeza diária pode ser chata para quem pinta todos os dias. Nesse caso, enrole os pincéis em filme PVC e guarde-os em sacos plásticos com fecho. Usar o solvente com frequência acaba com a vida útil dos pincéis.
Avisos
- Lembre-se de lavar as mãos após a limpeza dos pincéis.
- Use aguarrás mineral no lugar da aguarrás ou da terebintina. Trata-se de uma opção menos tóxica.
Materiais Necessários
- Pincel;
- Solvente;
- Sabão;
- Água;
- Panos ou toalhas de papel.
Vídeo
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para limpar um pincel seco, ensope as cerdas em vinagre branco por uma hora. Se ainda tiver tinta depois de uma hora, ponha o pincel em uma panela com vinagre branco e ferva por alguns minutos; depois, desligue o fogo, tire o pincel e use os dedos para se livrar dos resíduos de tinta. Já para limpar um pincel com restos de tinta a óleo, limpe-o o melhor que puder com toalhas de papel. Em seguida, esfregue as cerdas com detergente líquido até que a tinta saia completamente. Se quer aprender mais, como usar um solvente ou removedor para limpar os pincéis, continue lendo o artigo!