PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A Coca-Cola não é apenas uma bebida saborosa — a acidez suave faz com que ela seja útil para fins de limpeza. Você está procurando uma maneira de limpar seu vaso sanitário sem gastar muito dinheiro com produtos de limpeza? A Coca-Cola tem um preço bastante acessível comparado com esses produtos. Procura por soluções de limpeza não tóxicas? A Coca-Cola é (obviamente) perfeitamente segura para os seres humanos. Experimente estes simples truques hoje mesmo para fazer uma limpeza usando Coca-Cola.

  1. Abra uma garrafa ou lata de Coca-Cola. Você não precisa de muito para limpar um vaso sanitário — uma lata de refrigerante de tamanho padrão contém 350 ml (1,5 copos), o que deverá ser suficiente. Se tiver um recipiente maior do refrigerante, meça mais ou menos a referida quantidade em um copo.
    • A Coca-Cola funciona como um limpador por causa do ácido carbônico e fosfórico que ela contém. Esses produtos químicos vêm da carbonatação, não dos aromas do refrigerante, por isso, a Coca-Cola diet funciona tão bem quanto a regular. Isso também significa que a água gaseificada e muitas outras bebidas carbonadas do tipo podem substituir a Coca-Cola.
  2. Despeje o refrigerante em torno de toda a borda do vaso. Deixe escorrer sobre as manchas. Cubra todas as manchas uniformemente com a Coca-Cola — ela irá direto para o fundo, mas deixará uma fina camada sobre a mancha.
    • Para as manchas mais altas e difíceis de alcançar, tente molhar um pano velho com Coca-Cola e aplicá-lo com a mão. Você também poderá usar um borrifador se preferir não sujar as mãos.
  3. Paciência é o segredo. Quanto mais tempo você deixar o refrigerante agir, maiores serão as chances de os ácidos removerem as manchas. Tente aguardar pelo menos uma hora sem usar o vaso sanitário.
    • Para aumentar o poder de limpeza, despeje a Coca-Cola antes de ir para a cama e deixe-a agir durante a noite.
  4. Durante o processo, os ácidos soltam lentamente as manchas do vaso sanitário. Agora, dê a descarga de uma vez. As manchas soltas deverão ser (pelo menos parcialmente) lavadas com a água da descarga.
  5. Nesse ponto, você pode ver a eficácia da Coca-Cola em remover as manchas. Embora ela funcione bem para marcas e manchas minerais, comuns em vasos sanitários, ela pode não eliminar completamente qualquer mancha. Se desejar, aplique uma segunda camada da bebida e repita o processo.
    • Se as manchas não parecerem diminuir com uma segunda aplicação de Coca-Cola, vá para a seção abaixo, que tem sugestões especiais para manchas de vasos sanitários mais difíceis de remover.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 1:

Para manchas persistentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma boa escova de vaso sanitário é a melhor opção se a descarga não conseguir remover as manchas. A ação mecânica de uma escova (ou um item semelhante, como uma esponja) afrouxará ainda mais as manchas mais persistentes e ajudará a removê-las das paredes do vaso sanitário depois da aplicação da Coca-Cola. Lembre-se de lavar as mãos depois de esfregar e use luvas caso a ideia dos germes lhe cause nojo.
    • Para melhores resultados, esfregue antes e depois de usar a Coca-Cola. Em outras palavras:
    • Levante a tampa do vaso sanitário e esfregue as manchas com a escova.
    • Aplique a Coca-Cola.
    • Deixe-a agir.
    • Esfregue mais uma vez com a escova e dê a descarga para lavar as manchas.
  2. De um modo geral, as reações químicas acontecem de forma muito mais rápida em altas temperaturas. As reações ácidas que permitem que a Coca-Cola remova manchas de vasos sanitários não são exceção. Para manchas difíceis, tente aquecer a Coca-Cola em um forno de micro-ondas antes de aplicá-la no vaso sanitário. Você não precisa fervê-la, mas para melhores resultados, ela deve estar quente ao toque. Por isso, tome cuidado ao manusear a bebida quente.
    • Nunca aqueça refrigerante (ou qualquer outro líquido) no forno de micro-ondas em um recipiente fechado ou de metal. Isso pode levar a explosões perigosas com o líquido quente. Em vez disso, despeje o refrigerante em um recipiente próprio para micro-ondas (como um feito de vidro ou cerâmica), e só depois ligue o forno.
    • Aquecer a Coca-Cola vai deixá-la mais espumante do que o normal. Sendo assim, use luvas para evitar que você seja salpicado com pequenas gotas de refrigerante. [1]
  3. Embora a Coca-Cola possa remover muitas manchas, nem sempre ela é o melhor agente de limpeza para isso. Para manchas difíceis, tente combiná-la com outros produtos de limpeza. Seguem alguns outros métodos de limpeza que você pode tentar com itens domésticos:
    • Tente misturar 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio (ou 2 colheres de chá de borato de sódio) em 2 litros de água. Aplique a mistura no vaso sanitário, esfregue e espere uma hora antes de dar a descarga. Utilize o procedimento da Coca-Cola se necessário.
    • Para mofo, tente misturar uma parte de peróxido de hidrogênio com duas partes de água em um borrifador. Borrife a mistura sobre a superfície mofada, deixe o produto agir por pelo menos uma hora e esfregue até dissolver o mofo. Use a Coca-Cola para remover todas as manchas do vaso sanitário ou despeje-a sobre a superfície mofada.
    • Tente misturar duas medidas de borato de sódio, uma de suco de limão e uma de Coca-Cola com outro agente de limpeza versátil. Aplique a mistura no vaso sanitário, deixe-a agir por uma hora e, em seguida, esfregue as manchas.
  4. A Coca-Cola é adequada para a maioria dos depósitos minerais e manchas que comumente ocorrem em vasos sanitários. No entanto, ela nem sempre funciona para manchas mais persistentes. Por isso, outras soluções são, por vezes, necessárias. Veja abaixo:
    • A Coca-Cola não é boa para a remoção de óleo, gordura ou manchas de graxa. Nestes casos, use sabão, detergente ou um ácido forte, como o vinagre. [2]
    • A Coca-Cola não é boa para matar germes. Na verdade, o resíduo açucarado deixado para trás pela Coca-Cola normal pode alimentar certos tipos de bactérias. Utilize o sabão, uma solução de limpeza comercial ou um desinfetante à base de álcool para matar micro-organismos.
    • A Coca-Cola não removerá manchas de tintas, corantes ou pigmentos. O álcool e outros solventes químicos são frequentemente a melhor escolha para isso. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Como mencionado acima, a água gaseificada e outros refrigerantes também são eficazes porque a carbonatação produz o ácido carbônico, que permite que a Coca-Cola combata as manchas de vasos sanitários. A água com gás muitas vezes pode ser um melhor produto de limpeza, pois não deixará um resíduo açucarado. No entanto, essa não é uma preocupação ao se tratar de vaso sanitário.
  • Esse procedimento pode não funcionar para manchas oleosas como provado pelos Caçadores de Mitos . Ele só limpa as manchas minerais.
  • Os ácidos da Coca-Cola não a tornam insegura para o consumo humano. O suco de laranja, por exemplo, é muito mais ácido. [4]
  • Se você mora com outras pessoas, comunique-as antes de realizar esse procedimento. Caso contrário, elas poderão pensar que você simplesmente não deu a descarga e o farão, estragando seus esforços em limpar o vaso sanitário.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 183 953 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade