PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É normal que, com o tempo, o violão vá acumulando resíduos, poeira e suor. O processo de limpeza é simples. Só envolve um pouco de mão de obra e algumas coisas que você já deva ter em casa. Mas tenha cuidado ao manusear e ao aplicar determinados produtos em violões antigos ou de acabamento acetinado.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando e protegendo o Violão

PDF download Baixe em PDF
  1. Poucos serão necessários. Um pano macio, que pode ser uma camiseta ou uma meia velhas, um pouco de água, limpa vidros e cera com carnaúba pura para polimento de violões. As guitarras também podem ser limpas usando o mesmo método. [1]
    • Para limpezas pesadas em violão, usa-se vinagre branco destilado por ser um produto que não danifica o acabamento da madeira. Não utilize produtos de limpeza que contenham silicone, ceras pesadas, solventes para laca ou alvejantes. Os desinfetantes de uso geral e lustra-móveis também não devem ser utilizados, pois eles estragam o acabamento do violão.
    • Realizar o polimento com papel toalha também vai danificar o instrumento, pois irá arranhá-lo, principalmente se o acabamento for em laca ou em goma-laca francesa. O ideal é usar um pano que já tenha sido lavado muitas vezes e que, portanto, esteja livre de qualquer fibra que venha a causar arranhões.
  2. Tentar limpar a escala com as cordas montadas é complicado. Tire-as para facilitar o acesso, ou deixe para fazer a limpeza do violão só quando for substituir as cordas. Lembre-se de remover corda por corda, para evitar o empenamento do braço. [2]
    • Outro ponto desfavorável em tentar limpar o instrumento com as cordas é o provável contato com os produtos de limpeza. Óleo, ceras e qualquer umidade podem acabar ocasionando a oxidação do aço.
  3. Deixá-lo em exposição no suporte não é a melhor maneira de conservá-lo. Para protegê-lo e mantê-lo sempre limpo, retorne-o à case logo após tocá-lo.
    • Caso seja necessário deixar o violão à mostra para que você se lembre de tocá-lo, deixe-o em um cômodo com a umidade em torno de 50%. A pouca umidade resseca a madeira e pode empenar ou, até mesmo, rachar o braço. [3]
    • Os umidificadores para violões podem ajudar a recuperar um instrumento já ressecado. E expô-lo à umidade também pode ser útil para ajudá-lo a retornar à aparência original.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Nicolas Adams

    Guitarrista Profissional
    Nicolas Adams é um músico profissional, músico Gypsy de quarta geração e o guitarrista solo da banda Gypsy Tribe, em California. Tem como especialidades o Rumba Flamenco e Gispy Jazz, Bouzouki, Balalaika e em piano.
    Nicolas Adams
    Guitarrista Profissional

    Dê uma limpadinha no violão antes de guardá-lo. Limpe as cordas. Evite deixá-lo pegar poeira, pois ela pode prejudicar o acabamento do violão. Mantenha todos os lados do violão livres de gordura.

  4. Como resultado do processo natural de envelhecimento, o acabamento de nitrocelulose muda de cor, cria manchas claras e fica patinado. Não use polidores em violões desse tipo, apenas um pouco de água e um pano macio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Limpando o violão

PDF download Baixe em PDF
  1. Não faça mais do que duas limpezas na escala (parte do braço onde ficam as casas e os trastes) por ano. O contato com os óleos naturais dos dedos humanos mantém a umidade da escala, por isso é importante não a limpar excessivamente. Remova toda a sujeira do braço suavemente com o pano umedecido em água ou em vinagre branco destilado. [4]
    • Torça bem o pano sempre que possível, para evitar expor a madeira a grandes quantidades de água e outros produtos de limpeza.
    • Para locais extremamente sujos da escala, principalmente aqueles próximos aos trastes, use uma lã de aço o mais fina possível. Cubra os captadores para que os fragmentos da lã de aço não sejam atraídos e acabem presos.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Nicolas Adams

    Guitarrista Profissional
    Nicolas Adams é um músico profissional, músico Gypsy de quarta geração e o guitarrista solo da banda Gypsy Tribe, em California. Tem como especialidades o Rumba Flamenco e Gispy Jazz, Bouzouki, Balalaika e em piano.
    Nicolas Adams
    Guitarrista Profissional

    Se quiser conveniência, compre um kit de limpeza. Eu uso kits para limpar o braço da guitarra e as tarraxas. Eu recomendo usar os limpadores da linha Dunlop. Alguns kits vêm com limpador, cera e polidor. Mantenha em mente que é importante limpar entre as escalas, pois a sujeira e a gordura estragam o equipamento.

  2. Use o mesmo pano, limpando circularmente ao longo do comprimento do violão – todas as partes: frente, trás e lado. Enxague o pano regularmente, para não sair espalhando a sujeira de uma parte para a outra. [5]
    • Muitas marcas, como as de digitais, algumas manchas e certos tipos de sujeira precisam de um pouco mais de umidade para saírem. Não molhe mais o pano! Ao invés disso, bafore exatamente sobre o local, como se faz ao limpar um vidro. O ar quente da boca vai ajudar a desgrudar a sujeira. Passe o pano úmido em seguida. Se a sujeira não sair, dissolva um pouco de detergente neutro na água e passe. Depois de eliminar as marcas, passe um pano seco para remover os resíduos.
  3. Uma das extremidades das cordas fica presa ao cavalete, próximo à boca do violão. Novamente, pegue o pano úmido e retire toda poeira, sujeira e detritos que encontrar. Use uma escova de dentes, se necessário, para remover a sujeira eventualmente presa nos sulcos. [6]
  4. No topo do braço, ou cabeça do violão, ficam os afinadores das cordas, as tarraxas. Para limpá-las, espirre um pouco de limpa vidros e faça o polimento de uma por uma até que voltem a brilhar. [7]
  5. As guitarras e os violões elétricos podem possuir até mais de um captador, peças encontradas no corpo do instrumento, sob as cordas, na região da boca do violão. Desde que não estejam enferrujados, limpe-os cuidadosamente com um pano úmido. Do contrário, desparafuse-os com uma chave allen e limpe-os com um removedor de ferrugem.
    • Remova a ferrugem também com uma borracha branca de apagar lápis ou com algodão embebido em fluido de isqueiro.
    • Após remover a ferrugem, parafuse-os de volta no instrumento e limpe-os com um pano seco.
  6. Segundo alguns especialistas, polir demais pode criar camadas de sedimento sobre o violão e acabar umidificando o som. Para polir o violão, use um polidor que contenha cera pura de carnaúba e nenhum solvente e nem derivados de petróleo. Espirre o polidor no pano e passe-o suavemente sobre o violão. [8]
    • Não faça o polimento do violão se ele tiver um acabamento acetinado, ficará manchado.
    • Não realize polimento em violões antigos. Siga as sugestões anteriores sobre como conservá-los.
    Publicidade

Dicas

  • Não use limpadores líquidos no acabamento do violão.
  • Para evitar os ruídos comuns das guitarras ou dos violões elétricos, desmonte o conector de áudio fêmea e limpe-o com limpador de componentes elétricos (C-R6 ou WD-40, por exemplo). Recoloque-o com atenção, para que a porca não fique frouxa. Realize esse procedimento com outras partes também, como os seletores e os controladores de volume e timbre.
  • Limpe o violão sempre que trocar as cordas e quando perceber uma sujeira repentina, essa é uma regra para mantê-lo sempre conservado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Camiseta velha, toalha de microfibra ou um tecido macio de algodão absorvente.
  • Alicate de bico pequeno para remover as cordas
  • Cordas novas (caso esteja substituindo as antigas)
  • Água
  • Opcional: removedor de ferrugem, vinagre branco destilado e limpa vidros
  • Escova de dentes

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 628 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade