Baixe em PDF
Baixe em PDF
Bancadas e pias de quartzo estão se tornando cada vez mais populares devido a maior variedade de cores, à durabilidade e à facilidade de manutenção. Depois da instalação, esse material suntuoso só precisa de uma simples passada de pano para ficar limpo e com aparência de novo. É fundamental saber quais produtos e métodos de limpeza devem ser usados, mas também quais são proibidos. Dê uma geral diária com uma solução de água e detergente neutro e um pano macio ou esponja, mas nem pense em usar um escovão duro ou produtos de limpeza fortes, pois eles podem danificar a superfície do balcão.
Passos
-
Molhe um pano na água morna com sabão. Para manter a bancada limpa, nada de sofisticação: uma solução de água com sabão já dá conta do recado. Geralmente, é melhor usar um detergente suave que não contenha adstringentes ou substâncias químicas agressivas, pois elas podem desgastar o quartzo com o tempo.
- As resinas usadas para selar o material são responsáveis pela resistência a poeira, sujeira cotidiana, manchas e mofo.
- A água morna dá uma força extra no caso de sujeiras mais teimosas.
-
Limpe o local sujo. Passe um pano na superfície do balcão fazendo movimentos leves e circulares. A maior parte da sujeira diária deve sair sem muito esforço, mas, no caso de resíduos secos ou grudentos, abuse da água morna e sabão até conseguir tirar tudo. [1] X Fonte de pesquisa
- Crie o hábito de passar um pano na bancada sempre que você fizer uma receita mais trabalhosa que possa sujar o local.
-
Enxágue a superfície do balcão com água. Molhe um pano ou esponja na água limpa e passe-o na bancada até tirar os restos de sabão. Torça-o e molhe de novo se precisar. No final, use papel-toalha para absorver a água que ficar parada e deixe o quartzo secar naturalmente. [2] X Fonte de pesquisa
- O sabão que não for removido direito vai secar e virar um resíduo.
-
Limpe o que você sujar na hora. O quartzo comercial não é poroso, ou seja, ele não absorve substâncias nem mancha. Mesmo assim, por que não limpar restos de comida, coisas que você derrubar e outros tipos de sujeira na hora para não correr o risco? Assim, você poupa esforços mais tarde. [3] X Fonte de pesquisa
- O desenho e a cor natural do material podem acabar escondendo a sujeira.
- Com um pouco de manutenção, dá para conservar o balcão de quartzo novinho em folha por anos.
Publicidade
-
Raspe resíduos que endureceram. Às vezes é difícil tirar aquela meleca endurecida e seca só com água e detergente. Nesse caso, uma opção é raspar o local com uma espátula de plástico. A água com sabão ajuda a amolecer a sujeira e facilita a remoção, mas você precisa colocar um pouco de força ali.
- Use somente espátulas flexíveis de plástico (nunca de metal) e tome cuidado para não exagerar na pressão para não arranhar ou criar desgastes que pioram com o tempo.
- Umedeça papel-toalha na água quente e coloque as folhas em cima da sujeira se a área afetada for maior.
-
Tire os resíduos mais persistentes com uma solução de vinagre. Com o passar dos anos, as partículas de alimentos e os depósitos de minerais da própria água podem criar um filme na bancada que o pano normal não tira. Um pouco de vinagre branco pode quebrar essa barreira, então misture partes iguais de vinagre e de água e faça uma solução em um frasco com spray. Borrife-a em toda a superfície do balcão e passe uma esponja de pia do lado mais macio, deixando um brilho impecável ao terminar.
- Na ausência de vinagre, você também pode usar uma quantia equivalente de água oxigenada.
- O vinagre é um agente de limpeza natural muito útil, mas pode ter um cheiro intenso. Se você tiver problemas com isso, misture umas gotas de suco de limão ou de seu óleo essencial preferido e fique com uma cozinha perfumada.
-
Acabe com as piores sujeiras usando produtos de limpeza específicos. Se um dia você precisar tirar resíduos mais trabalhosos, como goma de mascar, tinta ou cola, compre um removedor de etiquetas e cola ou um “tira grude”. Aplique um pouco do produto no local e deixe-o agir por uns minutos. Em seguida, esfregue a sujeira e limpe o resto de produto com um pano úmido.
- O álcool isopropílico também pode ajudar a soltar substâncias incomuns. [4] X Fonte de pesquisa
-
Use um limpa-vidro periodicamente. Conforme o quartzo envelhece, a resina selante transparente pode começar a ficar embaçada. O limpa-vidro ajuda a amenizar esse efeito, deixando o acabamento brilhante. É bom dar essa atenção especial uma vez por mês ou sempre que você notar uma diminuição no brilho da bancada. [5] X Fonte de pesquisa
- Limpa-vidros comerciais, como o da marca Veja, podem ser usados no material sem problemas.
- Depois de usar o produto, passe um pano ou esponja e não use papel-toalha para não deixar fibras.
Publicidade
-
Use somente utensílios e produtos não abrasivos. O quartzo é resistente, mas não é indestrutível e agentes abrasivos são o suficiente para arranhar permanentemente a resina ou a camada de pedra abaixo dela. Da mesma maneira, produtos fortes como água sanitária e limpa-forno podem gerar bolhas, manchas e alterações na cor. Não há motivo para arriscar, então prefira soluções suaves como água com detergente e vinagre. [6] X Fonte de pesquisa
- Nem pense em esfregar a peça com palha de aço, lixa, pedra-pomes ou escovas de cerdas duras.
- Corte carnes em outro lugar para evitar problemas e arranhões acidentais.
-
Evite expor o quartzo a temperaturas altas. Ele não é feito para suportar o calor intenso. Sempre use um descanso de panela para colocar travessas quentes tiradas do forno, mas prefira deixar as panelas no fogão.
- A maioria dos tipos de quartzo só tolera temperaturas de até 150 a 200 ºC. Algo mais extremo pode causar uma rachadura repentina e severa.
- Uma bancada de quartzo pode não ser a melhor das opções para equipamentos que gerem muito calor, como fornos elétricos e panelas de arroz.
-
Prefira o material para bancadas dentro de casa. Com a exposição constante ao sol, umidade e mudanças de temperatura, o quartzo pode desbotar ou rachar. Dessa forma, ele é mais apropriado para cozinhas e banheiros dentro de casa. Em ambientes externos, é mais provável que o quartzo fique poeirento e sujo, exigindo limpezas mais frequentes. [7] X Fonte de pesquisa
- Para o acabamento de exteriores, é melhor usar materiais como o aço inoxidável, alumínio, plástico e madeira tratada à prova d’água, como teca e cedro. [8] X Fonte de pesquisa
- Se você decidir mesmo assim instalar bancadas de quartzo no quintal (como um balcão à beira da piscina ou uma cozinha externa), não se esqueça de providenciar um toldo ou colocá-lo sob um telhado para proteger o material do sol e da chuva.
Publicidade
Dicas
- Há vários tons, desenhos e estilos de quartzo e você tem mais opções para escolher um modelo que seja a sua cara.
- Não deixe de contratar um profissional qualificado para fazer a instalação das bancadas. É ideal que ele tenha experiência na área e com o material.
- O quartzo natural precisa de selante uma ou duas vezes por ano para manter a qualidade.
Publicidade
Avisos
- Cuidado ao colocar objetos muito pesados, afiados ou com formato pontiagudo no balcão de quartzo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Água.
- Detergente líquido neutro.
- Pano macio ou esponja.
- Vinagre branco.
- Limpa-vidro.
- Produtos de limpeza específicos.
- Espátula de plástico.
- Frasco com spray.
Referências
- ↑ http://info.leezasurfaces.com/blog/bid/103688/Cleaning-Quartz-Countertops-Do-s-Don-ts
- ↑ http://info.leezasurfaces.com/blog/bid/103688/Cleaning-Quartz-Countertops-Do-s-Don-ts
- ↑ https://www.bobvila.com/articles/how-to-clean-quartz-countertops/# .WPtklNLyvIU
- ↑ http://cleanmyspace.com/rubbingalcohol/
- ↑ https://www.bobvila.com/articles/how-to-clean-quartz-countertops/# .WPtklNLyvIU
- ↑ http://info.leezasurfaces.com/blog/bid/103688/Cleaning-Quartz-Countertops-Do-s-Don-ts
- ↑ https://www.bobvila.com/articles/how-to-clean-quartz-countertops/# .WPtklNLyvIU
- ↑ https://www.patioproductions.com/blog/patio-furniture/best-material-for-outdoor-furniture/
Publicidade