Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os coelhos são animais sociais, peludos e fofos, que muitas pessoas estão felizes de ter como animais de estimação. Eles geralmente são delicados e gostam de limpeza, mas também podem ser bagunceiros, principalmente se forem treinados a fazer as necessidades na bandeja higiênica (caixa sanitária). É importante manter a gaiola do animalzinho limpa, para a saúde e o bem-estar dele e de todos na casa. Com uma manutenção diária e semanal, e uma limpeza profunda mensal, a gaiola do pet ficará impecável, e a casa sempre terá um cheiro agradável. [1] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
Passos
-
Remova os restos de comida. Para a saúde e bem-estar do coelho, é importante manter o prato de comida limpo e com comida fresca. Remova quaisquer sobras ou alimentos antigos para evitar o crescimento de bactérias que possam prejudicar a saúde do animal. Pelo menos uma vez por semana é necessário lavar o prato com água quente e sabão. [2] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Remova pedaços de comida antigos ou murchos e qualquer outro item, como pelos ou fezes, do prato.
- Lave-o com água quente e sabão pelo menos uma vez por semana, ou até com mais frequência, se necessário. Por exemplo, se houver urina ou fezes no prato, lave-o imediatamente. Deixe-o secar completamente antes de colocá-lo no lugar.
- Reponha a comida conforme necessário, evitando colocar comida em excesso.
-
Troque a água. Também é importante para a saúde do coelho ter água fresca todos os dias. Jogue fora a água do dia anterior e encha o recipiente novamente todos os dias, lavando-o com água quente e sabão pelo menos uma vez por semana para matar e impedir o crescimento de bactérias. [3] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Remova quaisquer pedaços de comida ou outros itens de dentro do recipiente antes de reenchê-lo. Lave com água quente e sabão, caso o item já tenha começado a se dissolver.
- Caso use um bebedouro automático, verifique se a água está fluindo corretamente. Coloque um dedo no bico da garrafa e pressione para conferir.
- Lave o recipiente de água com água quente e sabão no mínimo uma vez por semana, ou mais se necessário.
-
Limpe a área onde o animal faz as necessidades. Os coelhos geralmente usam o canto da gaiola como “banheiro”, ou eles podem usar uma bandeja higiênica, se treinados. Troque todo o forro da caixa, seja feno, papel reciclado ou jornal, uma vez por semana ou mais, e retire o material que esteja particularmente sujo todos os dias. Isso evita que maus odores circulem pela casa, além de minimizar o risco de doenças.
- Foque a manutenção diária na bandeja ou no canto onde o coelho urina e defeca. Limpe também qualquer outra parte da gaiola que esteja suja, conforme necessário. É possível usar um desinfetante ou uma mistura de água e vinagre. Deixe que o local seque completamente antes de recolocar o material absorvente da bandeja, brinquedos e os recipientes de água e comida; evitando assim o crescimento de micro-organismos que possam prejudicar a saúde do pet. [4] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Coloque o animal em um espaço seguro, caso tenha que substituir o material que cobre a gaiola e a caixa sanitária. Isso pode tornar o processo mais fácil para você — e para o coelho. Ofereça algum petisco para mantê-lo ocupado enquanto limpa.
- Evite usar areia de gato (comum, com cristal desodorante ou composta de argila) e pinho de cedro na bandeja do coelho, pois tais materiais podem causar doenças e complicações. Prefira serragem, feno, jornal ou papel reciclado picado para forrar o local.
-
Jogue fora brinquedos antigos. Como os coelhos adoram cavar e mastigar, muitas pessoas oferecem caixas de papelão com papel dentro, ou papéis ou livretos velhos, com os quais eles possam brincar. Confira estes brinquedos pelo menos uma vez por semana e substitua-os conforme necessário.
- Verifique todos os tipos de brinquedos e jogue fora aqueles que estiverem com defeito ou quebrados, trocando-os por novos.
- Lembre-se de que a umidade pode ser prejudicial para a saúde de coelhos, então substitua papéis que pareçam ou estejam com cheiro de úmido ou com mofo.
-
Varra e limpe a área onde fica a gaiola. Coelhos geralmente amam limpeza, mas eles podem ser bagunceiros, jogando alguns itens para fora da gaiola, seja comida, brinquedos ou outros materiais. Varra a área pelo menos uma vez por semana, ou mais se necessário. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Limpe pisos ou paredes que possam estar sujos com resíduos sólidos ou líquidos para evitar odor e o crescimento de bactérias.
Publicidade
-
Reúna os materiais de limpeza. A cada duas semanas, ou uma vez por mês, faça uma limpeza mais profunda na gaiola do coelho. Serão necessários mais materiais e produtos do que na manutenção diária e semanal. Tenha os seguintes itens prontos para agilizar o processo:
- Esponja.
- Desinfetante ou uma mistura de quatro partes de água para uma parte de vinagre.
- Toalhas de papel.
- Saco de lixo.
- Forros novos para a bandeja higiênica e para o resto da gaiola.
- Brinquedos novos.
- Vassoura e pá.
- Aspirador de pó (se disponível). [6] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o coelho em um local seguro. Retire o animalzinho da gaiola e coloque-o em um lugar seguro enquanto faz a limpeza. Isso permite que a limpeza ocorra com mais facilidade e com segurança, sem traumatizar o pet ou expô-lo a materiais nocivos ou produtos químicos.
- Permita que o coelho ande livremente pela casa, caso a gaiola seja somente uma base, onde ele dorme e faz as necessidades. Também é possível deixá-lo em uma outra gaiola, ou em algum cômodo fechado. O importante é que o animal esteja seguro, protegido de outros animais que possam machucá-lo e sem poder fugir. Evite deixa-lo vagar do lado de fora da casa, o que pode expô-lo ao perigo.
- Ofereça a ele um pouco de ração ou folhas verdes, além de algum brinquedo para que ele possa morder e ficar entretido enquanto a gaiola está sendo limpa. [7] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
-
Esvazie a gaiola. É muito importante para a saúde e felicidade do coelho que a gaiola receba uma limpeza profunda no mínimo uma vez por mês, ou mais frequentemente se necessário. O processo inclui a limpeza das partes interior e exterior da gaiola, as paredes e do chão dela, além da bandeja higiênica, comedouro, bebedouro e brinquedos. Remova todos os itens antes de começar para facilitar o processo e torná-lo mais eficaz.
- Tenha o saco de lixo pronto e jogue fora restos de comida, resíduos, papéis e qualquer que seja o forro. Esvazie a garrafa de água em uma pia.
- Separe todos os itens que não serão jogados fora, como os brinquedos, cobertores, recipientes de comida e água, além da caixa sanitária, pois eles serão limpos individualmente.
-
Limpe as paredes da gaiola. Uma mistura de água e vinagre é o desinfetante mais seguro para o coelho, pois produtos químicos industrializados podem ser tóxicos. Usando a mistura ou algum outro desinfetante, limpe cada uma das paredes, além do piso e o teto. [8] X Fonte de pesquisa
- Esfregue todas as manchas para removê-las completamente. É possível usar um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre para facilitar a remoção de manchas, porém limpe a área com cuidado depois, para remover quaisquer resíduos que possam ser prejudiciais à saúde do animal.
- Deixe a gaiola secar completamente antes de substituir todos os itens. Isso impede o crescimento de bactérias ou fungos, além de proteger o pet contra possíveis doenças relacionadas à umidade, como a alopecia. [9] X Fonte de pesquisa Não há problema em colocar a gaiola para secar no sol, o que pode, na verdade, acelerar o processo e ser uma proteção adicional contra micro-organismos.
-
Lave o prato de comida. É necessário lavá-lo no mínimo uma vez por semana. Essa parte é muito importante para que o coelho não fique doente por conta de comida velha, fungos ou outras bactérias que possam se desenvolver no recipiente. Lave o prato de comida pelo menos uma ou duas vezes por mês, caso não possa lavar semanalmente. [10] X Fonte de pesquisa
- Observe se o prato tem algum defeito, como rachaduras, que possam machucar.
- Lave-o com água quente e sabão ou na lava-louças, se disponível. Se quiser, esterilize com água fervente e deixe secar completamente antes de usá-lo novamente. [11] X Fonte de pesquisa
-
Esterilize o recipiente da água. Assim como com o prato de comida, é necessário lavar o pote ou garrafa de água pelo menos uma vez por semana. Caso não seja possível, faça isso durante a limpeza profunda. Esterilize a garrafa de água para matar todas as bactérias ou outros organismos. [12] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Lave com água quente e sabão ou na lava-louças, se disponível, e depois, ferva em uma panela separada. Deixe secar antes de encher novamente.
- Encha o recipiente com água fresca e, no caso da garrafa, verifique se a água está fluindo corretamente.
-
Deixe a bandeja ou caixa higiênica de molho. O local onde o coelho faz as necessidades pode exalar odores fortes e ser o lar de vários micro-organismos prejudiciais. Deixá-lo de molho é a melhor maneira de limpar e desinfetar, além de se livrar de todas as manchas. Assim, o pet será mais saudável e feliz. [13] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Limpe o recipiente com uma esponja, pano de limpeza ou toalhas de papel antes de deixar de molho. Misture quatro partes de água para uma parte de vinagre e deixe a bandeja na solução enquanto limpa o resto da gaiola. Lembre-se de deixar secar completamente para evitar o crescimento de bactérias.
- Forre novamente com serragem, feno ou jornal.
-
Lave os cobertores. Lave quaisquer tecidos que estejam disponíveis para o animalzinho na gaiola, seja cobertores, toalhas ou outros. Use água quente e um sabão neutro, para peles sensíveis, para garantir que a pele delicada do coelho não seja exposta a produtos químicos ou perfumes.
- Use a máquina de lavar no ciclo mais completo e demorado para lavar os tecidos e, de preferência, em uma alta temperatura. Seque completamente antes de colocá-los para uso novamente, o que evita o crescimento de bactérias e doenças relacionadas à exposição de umidade.
-
Limpe e substitua brinquedos. Assim como outras áreas da gaiola podem ficar sujas, os brinquedos também. Inspecione todos os brinquedos e jogue fora os que estiverem com defeito e que possam oferecer riscos ao coelho. Lave os brinquedos de plástico e substitua brinquedos de papel ou papelão. [14] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Use a mesma mistura de água e vinagre para limpar os brinquedos do animal. Lave cada brinquedo com a mistura, inspecionando enquanto limpa. Deixe-os secar antes de colocá-los de volta no lugar.
- Jogue fora brinquedos de papel ou papelão e substitua-os.
-
Limpe ao redor da gaiola. Lembre-se de que os coelhos podem ser bagunceiros e sujar até mesmo a área em torno da gaiola. Remova quaisquer sujeiras e manchas nas paredes e chão no local onde fica a gaiola, varrendo ou passando o aspirador de pó, promovendo ainda mais limpeza e qualidade de vida ao animalzinho.
-
Volte o coelho para a gaiola. Depois de limpar e secar tudo, coloque o animal de volta ao seu lugar. Ofereça a ele um petisco por ter se comportado durante o processo.Publicidade
Avisos
- Evite colocar o coelho em uma gaiola molhada ou úmida, pois a umidade pode provocar doenças. [15] X Fonte de pesquisa
- Não deixe a gaiola molhada por muito tempo, pois isso pode promover o acúmulo de mofo e deixar o animal doente!
Publicidade
Materiais Necessários
- Esponja
- Desinfetante
- Saco de lixo
- Pano de limpeza
- Vassoura, pá de lixo, e aspirador de pó (se disponível)
- Forros
Referências
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ http://chinchillaexpert.com/care-articles/housing/chinchilla-cage-cleaning/
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ http://chinchillaexpert.com/care-articles/housing/chinchilla-cage-cleaning/
- ↑ http://resources.azchins.com/Cleaning.htm
- ↑ http://resources.azchins.com/Cleaning.htm
- ↑ http://resources.azchins.com/Cleaning.htm
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ https://www.aspca.org/sites/default/files/upload/images/rabbit_edu.pdf
- ↑ http://www.rabbit.org/journal/4-9/skin.html
Publicidade