Baixe em PDF
Baixe em PDF
Acender velas para preces em recipientes de vidro pode, por vezes, deixar resíduos de cera presos nos lados e no fundo deles depois que a vela acabar. Com a retirada da cera, você irá readquirir um pote de boa qualidade e que tem várias utilidades. Poderá ainda ser usado com outras velas ou para diversos outros fins. Para remover a cera, você pode congelá-la, derretê-la ou raspá-la das superfícies planas. Veja o passo 1 para obter mais informações.
Passos
-
Coloque o pote ou a peça de vidro no congelador. O congelamento é mais eficaz com pequenos recipientes para velas de prece ou suportes menores para velas. Coloque a peça no congelador depois que ela se resfriar e atingir a temperatura ambiente.
- Se ela ainda estiver muito quente quando você colocá-la, há o risco do choque térmico rachar o vidro. Antes de ser colocado no congelador, o vidro deverá estar frio ao toque.
-
Deixe a cera se contrair por pelo menos uma hora. Conforme o tempo for passando, a cera irá começar a se contrair no congelador e a se soltar dos lados do vidro, o que facilita bastante a remoção da cera. [1] X Fonte de pesquisa
-
Retire a cera do pote de vidro com uma faca de cozinha. Retire-o do congelador depois de uma hora e tente batê-lo na palma da sua mão para remover a cera. Use seu dedo ou uma faca sem fio para raspar e retirar a cera que continuar grudada do vidro.
-
Esfregue o vidro para retirar os resquícios de cera. Use uma bola ou chumaço de algodão umedecido com vinagre ou óleo mineral para retirar os pedacinhos de cera que restarem. [2] X Fonte de pesquisa Esfregar um papel toalha ligeiramente úmido também pode dar certo, embora isso requeira um pouco mais de esforço braçal.Publicidade
-
Coloque um pouco de água para aquecer. Aqueça uma panela cheia, no fogão ou no microondas, enquanto a cera é preparada. A água não precisa levantar fervura total, mas apenas deverá estar quente o bastante para derreter a cera. Faça de conta que você está aquecendo um pouco de água para preparar um chá que deseja beber logo em seguida.
- Uma alternativa seria aquecer o pote enquanto lava as louças (se a torneira for abastecida com água quente). Deixe um pouco de água correr e deixe-a alcançar a temperatura mais alta que você pode suportar. Deixe então o pote de molho por algum tempo no fundo da pia.
-
Corte a cera para soltá-la. Use uma faca velha para fazer uma série de cortes nos pedaços de cera grandes que ficarem no pote que você quer limpar. [3] X Fonte de pesquisa
- Uma alternativa seria usar um garfo para soltar pedaços menores de cera ou, se houver apenas uma fina camada de cera no recipiente, até mesmo ignorar completamente esse passo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Despeje a água quente no recipiente de vidro que contém a cera. Essa última deverá começar a derreter imediatamente e passar a flutuar na superfície da água.
-
Deixe a cera esfriar. Deixe a mistura de água e cera esfriar por 15 a 20 minutos. Nesse ínterim, a cera começará a endurecer um pouco na superfície, o que facilita a remoção.
-
Retire a cera da água com os seus dedos. Se ainda houver pedaços de cera presos no vidro, use a faca para arrancá-los cuidadosamente. Eles deverão estar macios e flexíveis, o que facilita bastante o serviço.
-
Deixe o pote livre de quaisquer resquícios de cera. Encharque uma esponja com água quente e torça-a até ela ficar úmida. Use-a então para limpar o pote e remover a cera. Também seria possível usar um papel toalha em vez de uma esponja.Publicidade
-
Arranje uma ferramenta apropriada para a raspagem. Uma gilete afiada ou um raspador de janelas são ideais para esse serviço, pois permitem a remoção cuidadosa da cera de uma superfície plana como a parte de cima de uma mesa de vidro. Eles são mais apropriados do que canivetes ou qualquer outra lâmina arredondada que possa arranhar o vidro. Recomenda-se ir com bastante cuidado ao tentar tirar cera de uma superfície que não possa ser aquecida ou limpada com um pano.
-
Amacie a cera com uma esponja úmida aquecida. Encharque a esponja com um pouco de água bem quente e, antes de efetuar a raspagem, tente umedecer a cera e soltá-la um pouco. Você poderá ate mesmo removê-la por completo sem precisar raspar.
-
Solte cuidadosamente a cera usando sua ferramenta de raspagem. Procure sempre usar batidas suaves e leves para que a lâmina não escorregue e também para que a ferramenta não deixe arranhões no vidro. Continue raspando até toda a cera ser removida da superfície.
-
Limpe bem o vidro. Use um pano quente e úmido para remover quaisquer pequenos resíduos de cera que tiverem ficado para trás, fazendo uma limpeza completa. É muito fácil restar algum resíduo de cera ou de sujeira, o que torna esse passo especialmente importante.
- Uma alternativa seria aplicar um spray de produto de limpeza para vidros e fazer uma limpeza completa com um papel toalha ou um pano macio. Pode ser necessário aplicar várias vezes antes de obter uma limpeza total. Tenha perseverança!
Publicidade
Dicas
- Durante o uso, coloque algumas colheres de água no fundo do pote de vidro para que a cera da vela não grude nele.
- Faça essa limpeza em cima de um pano velho ou de papel de jornal para que os restos de cera não se prendam na sua mesa ou na sua bancada.
- Depois de fazer a limpeza e retirar todo o resto de cera, enfeite toda a casa com os potes de vidro para velas, usando-os como pequenos vasos ou recipientes para lápis. Ou então use a criatividade para enchê-los com outros objetos.
- Velas mais baratas podem conter maior teor de cera de petróleo, que é geralmente mais difícil de remover do vidro. Experimente comprar velas de qualidade superior de fabricantes bem conhecidos para que a remoção da cera fique mais fácil.
Publicidade
Avisos
- Não esfregue uma esponja ou papel toalha na parte de dentro do recipiente durante a remoção de cera, pois isso poderá fazer a cera impregnar no vidro. Sempre use batidas e movimentos leves ao tirar cera do vidro.
- Não faça isso na pia da cozinha ou na torneira do banheiro, pois a cera poderá entupi-las. Todo o resto de cera deverá ser jogado no lixo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Geladeira
- Faca sem fio
- Bolas ou chumaços de algodão
- Vinagre ou óleo mineral
- Panela de água quente
- Esponja ou papel toalha
- Gilete ou um raspador para janelas
Referências
Publicidade