Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma pedra de pizza é uma placa de pedra feita para assar pizzas em casa e deixá-las com uma crosta crocante (mas também serve para outras receitas). No geral, não é necessário limpar a pedra regularmente, já que a ida ao forno toma conta dessa tarefa. Mas, se precisar limpá-la, saiba como fazer isso do jeito certo. Alguns métodos, como deixar de molho ou usar água e sabão podem acabar com a pedra. [1] Se precisar limpá-la, existem algumas técnicas simples para não destruir a peça.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando à mão

Baixe em PDF
  1. Antes de manusear, deixe esfriando no forno por uma hora ou a pedra pode rachar, especialmente se entrar em contato com água fria ou ar frio. [2] A pedra precisa esfriar em temperatura ambiente antes de ser limpa.
    • Se tiver que manuseá-la quente, use luvas de forno para não se queimar. Não coloque a pedra em nenhuma superfície que não suporte calor.
    • A pedra também pode rachar se estiver fria e for colocada no forno quente.
  2. Use uma escova para pedras ou uma espátula de plástico para tirar o excesso de pedaços de comida queimados grudados na superfície. Raspe a pedra com delicadeza nos pontos onde há comida.
    • Se você usar uma espátula de metal, a pedra ficará cheia de riscos.
  3. Mesmo que seja comum lavar as coisas com sabão, isso pode acabar com a pedra. Devido à natureza porosa, o sabão entra nos poros da pedra e deixará a comida com gosto ruim. Depois de passar sabão na pedra, ela nunca mais será a mesma.
  4. Umedeça um pano com água morna e passe na pedra. Tire os pedaços de comida que foram soltos com a espátula ao raspar.
  5. Algumas manchas persistentes só vão sair se ficarem de molho. Deixe a pedra de molho na água pura durante uma noite e tente raspar de novo. No entanto, ela absorverá bastante água, então, deixe-a secar por inteiro durante uma semana (ou mais). Mesmo que pareça seca, ela ainda está cheia de água.
  6. Se ela não secar bem, vai rachar ao ser colocada no forno. Lembre-se de guardar em temperatura ambiente antes de aquecê-la de novo. A água fica presa nos poros da pedra, o que a torna mais frágil quando é reaquecida. [3]
    • Deixe a pedra secar por uma à duas horas antes de usar de novo.
  7. Azeite de oliva ou outros óleos farão a pedra soltar fumaça ao ir ao forno. Mesmo que isso dê a impressão de que a superfície ficará antiaderente, os poros vão absorver o óleo em vez de não deixar a comida grudar.
    • Para deixar a superfície antiaderente, use fubá.
    • Os óleos dos alimentos vão entrar na pedra e, na verdade, não farão mal nenhum, inclusive a deixarão melhor de usar. Mas, como dito acima, não unte-a como faria com uma panela.
    • A pedra ficará untada naturalmente depois de ser usada para cozinhar pizzas ou outros alimentos.
  8. Uma pedra usada terá vários pontos escuros ou descoloridos. Ela não terá a mesma aparência de quando foi comprada. Mas as pedras ficam melhores com o tempo. Não fique esfregando a peça tentando deixá-la com aparência de nova ou pense que precisa comprar uma nova só porque ela parece velha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lavando a pedra com bicarbonato

Baixe em PDF
  1. Mexa bem até que forme uma pasta, que deve ficar parecida com creme dental. Essa solução removerá as manchas mais profundas que a raspagem não consegue tirar.
    • O bicarbonato de sódio é ótimo para limpar a sujeira e oleosidade de superfícies. [4]
    • Já que o bicarbonato tem abrasão média e não vai alterar o sabor dos alimentos, ele é o produto de limpeza mais seguro para a pedra de pizza.
  2. Antes de esfregar a pedra com a solução, tire todos os pedaços grandes dela.
    • Tome cuidado ao manusear a pedra, pois isso aumenta o risco de rachaduras. [5]
  3. Pegue uma escova de dentes ou feita para pedra e faça movimentos circulares pequenos, limpando as áreas mais problemáticas primeiro. Foque nas partes descoloridas ou escuras e depois passe no restante da pedra.
    • Se ainda houver áreas com manchas profundas, deixe para terminá-las depois de limpar a pedra.
  4. Depois de esfregar a pedra, sobrará uma camada de pasta nela. Limpe com um pano úmido quando perceber que já esfregou tudo que foi possível.
    • Volte a esfregar as áreas problemáticas da pedra depois de limpar, se não estiver satisfeito com a aparência delas. Repita o processo até que a área manchada fique mais clara ou desapareça.
  5. Já que esfregar deixará entrar mais água do que simplesmente passar um pano úmido, espere 24 horas antes de usar. Qualquer umidade pode danificar a pedra. [6]
    • Guarde-a no forno para mantê-la em temperatura ambiente. Só não esqueça de tirá-la de lá quando não for usar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando a função autolimpante

Baixe em PDF
  1. A pedra pode rachar mesmo se você seguir as instruções à risca. [7] Use este método apenas uma vez e tente fazer um bom trabalho para não ter que repeti-lo.
    • Se houver muita oleosidade, isso pode causar um incêndio, o que é extremamente perigoso.
    • Alguns fornos autolimpantes têm um recurso de travamento automático quando a função autolimpante está ativada. Se pegar fogo dentro do forno, talvez você não consiga abri-lo. [8]
  2. Qualquer gordura que ficar encrustada formará muita fumaça se for usada a função autolimpante. Limpe a gordura com um pano ou use um produto para limpeza de fornos.
    • O forno deve estar seco antes de ativar a função autolimpante.
  3. Tire o excesso de gordura e sujeira encrustada na pedra. Mesmo que a função autolimpante vá higienizar a pedra, essa limpeza inicial evita a formação de fumaça.
    • Remova todos os pedaços grandes de comida presos na pedra.
  4. É preciso ir aumentando a temperatura gradualmente para evitar que a pedra rache com a mudança. Deixe a função “preaquecer” ir aumentando a temperatura da pedra gradualmente. Deixe a pedra no forno por, pelo menos, uma hora até que ela atinja 260 ºC.
    • Faça o mesmo se quiser que a pizza fique assada uniformemente.
  5. Isso superaquecerá a pedra, o que queima todo o excesso de gordura ou sujeira. [9]
    • Deixe que o forno faça todo o ciclo. Não interrompa a menos que comece a pegar fogo.
  6. Fique atento à pedra e ao forno. Você verá a gordura borbulhando na superfície dela. Não abra a porta por causa da fumaça.
    • Se vir fogo, desligue a função autolimpante e ligue para os bombeiros.
    • O oxigênio fará o fogo se alastrar e pode criar retorno de ar, o que é perigoso. Por isso, mantenha a porta do forno fechada.
  7. Deixe-a esfriando durante uma noite. A função autolimpante terá removido o resto de sujeira e manchas na pedra.
    Publicidade

Avisos

  • Use a função autolimpante apenas como último recurso.
  • A função autolimpante pode causar um incêndio.
  • Limpar à mão é a melhor forma de higienizar a pedra.
  • Sempre use luvas para forno ao manusear a pedra de pizza quente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 541 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade