Este artigo foi coescrito por Ryaan Tuttle
. Ryaan Tuttle é Especialista em Melhoria de Lares e CEO da Best Handyman Boston. Com mais de 15 anos de experiência, Ryaan é especialista em melhoria de lares e manutenção, juntando tecnologia e habilidade técnica. Ryaan é Licenciado em Supervisão de Construções e Melhoria de Lares. Diferente da maioria dos sistemas de contratação de profissionais da área, a Best Handyman Boston possui licença e seguro. A Boston Magazine e o LocalBest.com indicaram a Best Handyman Boston como a melhor empresa de contratação de "Faz-Tudo" de Boston.
Há 8 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Lixar pisos, paredes e balcões de concreto é a melhor tática para deixar o material tinindo (literalmente). Mas como dar esse brilho às superfícies? Com as ferramentas certas e bastante cuidado com a limpeza, o processo fica fácil e dá excelentes resultados. E foi para ajudar você que criamos este guia, que lista até os materiais necessários! Leia abaixo e tire todas as suas dúvidas.
O que você precisa saber
- Espane, lave e preencha todos os buracos e rachaduras no concreto antes da lixação.
- Use uma lixadeira orbital ou mais potente com discos de desbaste diamantados ou lixas em bloco manuais.
- Lixe o concreto pelo menos três vezes, indo de uma lixa de grão grosso (60) a uma média (120) e, por fim, uma fina (200).
- Limpe ou enxágue o concreto entre cada etapa da lixação, além de aplicar um selante de acabamento para preservar a superfície.
Passos
-
Lixe o concreto à mão para criar nuances ou use uma lixadeira se a superfície estiver muito áspera. O método ideal depende de alguns fatores: se a superfície é pequena, tem alguma pintura ou outro detalhe que você queira preservar ou já está mais ou menos lisa, faça tudo à mão. Se ela é maior e mais áspera, use uma ferramenta elétrica. [1] X Fonte de pesquisa
- Use uma lixadeira grande em superfícies como pisos ou calçadas. O aluguel do equipamento é caro, mas facilita bastante o processo.
- Use uma lixadeira orbital em superfícies como balcões, paredes, decoração e alguns pisos.
- Você pode fazer a lixação a seco ou úmida. O primeiro processo gera mais poeira, mas é mais rápido; o segundo, por sua vez, prolonga a vida útil do material, mas é mais demorado.
Publicidade
-
Lixas em bloco são feitas especificamente para superfícies duras, como concreto. Compre pelo menos três delas: uma grossa (de grão 30 a 60) para começar, outra média (de 80 a 120) para corrigir imperfeições e uma de grão fino ou ultrafino (de 200 a 400) para dar acabamento ao material.
- Se você for fazer tudo à mão, qualquer lixa em barra pequena serve.
- Se for usar uma lixadeira, compre discos de desbaste diamantados especializados. Eles são vendidos em kits com vários grãos. Você só precisa se atentar ao tamanho de acordo com seu equipamento.
- Por fim, instale discos feitos para a lixação a seco ou úmida de acordo com o tipo de lixadeira que você tem.
-
Remova as partículas de poeira, sujeira e afins da superfície do concreto. Comece passando um aspirador de pó ou espanador no material, prestando atenção especial aos cantos. Depois, esfregue água com detergente de louça líquido na superfície. Termine enxaguando os resíduos do sabão com água pura e uma esponja. [2] X Fonte de pesquisa
- Espere o concreto terminar de secar antes de prosseguir. Isto pode levar até cerca de 8 horas.
- Se alguma partícula ficar presa debaixo da lixadeira, pode criar ranhuras no concreto e gerar danos mais sérios gradualmente.
Publicidade
-
Espalhe argamassa de reparo nos buracos e rachaduras do concreto. Compre uma argamassa de reparo para concreto — de preferência, de cor parecida para o resultado não ficar óbvio. Espalhe-a na superfície com uma espátula, fazendo pressão para eliminar as possíveis bolhas de ar. Depois, nivele todo o material. [3] X Fonte de pesquisa
- Deixe a argamassa curar por 2 horas e, em seguida, coloque uma lona plástica em cima. Borrife um pouco de água por baixo dela todos os dias até o material endurecer, o que deve demorar de 24 a 48 horas.
- Não se preocupe se você exagerar na argamassa em algum dos buracos. Os pontos irregulares que se formarem vão acabar secando; a partir daí, dá para remover tudo com a lixa depois.
-
Use óculos e máscara para se proteger contra a poeira do concreto. Esses EPIs impedem o contato de substâncias nocivas geradas pelo concreto com seus olhos e pulmões durante a lixação. Deixe o aspirador de pó por perto para o caso de ter que remover o excesso de poeira e reduzir a inalação. [4] X Fonte de pesquisa
- Inalar poeira de concreto pode causar problemas respiratórios e vários outros quadros sérios.
- Proteja seus móveis e outras superfícies da poeira com lonas ou toalhas.
Publicidade
-
Lixe toda a superfície para eliminar os pontos mais irregulares e ásperos. Não importa se você está fazendo tudo à mão ou com uma lixadeira orbital, passe uma lixa grossa (de grão 30 a 60) em todo o concreto. Comece nos cantos e termine no centro, sempre mantendo o material uniforme. [5] X Fonte de pesquisa
- Se a lixadeira elétrica não alcançar algum canto pequeno do concreto, troque-a por uma lixa portátil ou em bloco.
- Use um nível longo para confirmar que o concreto está devidamente lixado antes de avançar à próxima etapa. Em áreas menores, descanse a lixadeira e tente encontrar falhas entre o disco de desbaste e a superfície.
- Caso você esteja lixando o concreto à mão, passe a lixa na direção contrária ao grão dela. [6] X Fonte de pesquisa
- Comece com a lixa seca para corrigir as imperfeições mais óbvias em pouco tempo. Deixe para molhar a lixa ou lixadeira a partir da segunda etapa.
-
A lixação a seco gera poeira, enquanto a lixação úmida produz uma espécie de massa de concreto. Depois que você terminar a primeira etapa (com a lixa mais grossa), tire todos os resíduos de cima do concreto usando um pano ou esponja. Em seguida, passe o aspirador de pó ou uma escova de limpeza no material. [7] X Fonte de pesquisa
- Repetir essa limpeza com frequência não só remove as impurezas, mas também reduz o risco de você impregnar a superfície com partículas endurecidas.
- Algumas lixadeiras a seco têm uma peça aspiradora de pó ou um compartimento de poeira para captar partículas de concreto.
Publicidade
-
As lixas de grão mais fino criam um acabamento mais uniforme no concreto. Use a mesma estratégia de antes: avance em seções por toda a superfície com a lixa média (de grão 80 a 120); depois, limpe o material e passe a lixa fina (de grão 200 a 400). [8] X Fonte de pesquisa
- Repita o processo de limpeza e lixação até chegar ao resultado que você esperava, sempre reduzindo o grão das lixas.
- Não existe um número específico de repetições da lixação no concreto: tudo depende de como o material estava no início e do que você quer no final.
- Caso você vá fazer a lixação úmida, derrame água no concreto (não na lixa em bloco ou no disco de desbaste) e passe a lixadeira em cima. Use um volume consistente de água em cada seção.
-
Limpe bem todo o concreto lixado antes de fazer a selagem. Comece tirando as partículas de poeira e sujeira com uma escova de limpeza ou o aspirador de pó. Depois, enxágue a superfície com água limpa e absorva o excesso usando um pano limpo. Espere até 2 dias enquanto ele termina de secar. [9] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
O selante preserva a aparência e limpeza do concreto por anos a fio. Siga as instruções do rótulo, que geralmente diz para aplicar o produto nos cantos com um pincel e, em seguida, cobrir toda a superfície com um rolo de pintura. O selante deve estar seco dentro de 1 ou 2 dias — e, enquanto isso, pode ser que o concreto em si fique mais escuro e úmido. [10] X Fonte de pesquisa
- Caso você queira selar um piso de concreto, comece no ponto mais distante da porta para não ficar preso do lado de dentro.
- Ventile o espaço para não inalar nenhum vapor tóxico.
- Sempre leia e siga todas as instruções de preparação do concreto e do selante.
-
Mesmo lixado e selado, o concreto continua propenso a manchas. Limpe todos os respingos no concreto selado assim que possível usando produtos neutros ou feitos especificamente para esse tipo de projeto. No caso da limpeza geral, passe um pano de microfibra nos resíduos; em seguida, passe um esfregão ou use água limpa e detergente na manutenção final. [11] X Fonte de pesquisaPublicidade
Materiais Necessários
- Lixadeira grande e potente.
- Discos de desbaste diamantados (um grosso, um médio e um fino).
- Lixas em bloco (uma grossa, uma média e uma fina).
- Escova, vassoura ou esfregão.
- Detergente de louça líquido e esponjas ou panos limpos.
- Argamassa para concreto.
- Espátula.
- Óculos e máscara de proteção.
- Aspirador de pó.
- Nível longo.
- Selante de epóxi para concreto.
- Pincel e rolo de pintura.
Dicas
- Se possível, contrate um profissional para lixar superfícies de concreto muito grandes. O serviço dele vai ter mais qualidade que o seu (afinal, ele tem qualificação para isso).
- Nunca faça muita força na hora de lixar o concreto. Remover pontos irregulares no material é uma coisa, mas reparar falhas é muito mais difícil.
- Você até pode passar lixas comuns em superfícies de concreto, mas o processo fica muito mais demorado e trabalhoso.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.homegoliath.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://homesteady.com/13413815/how-to-sand-concrete-walls
- ↑ https://www.bobvila.com/articles/how-to-fix-cracks-in-concrete/
- ↑ https://www.homegoliath.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://powertoolgenius.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://powertoolgenius.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://powertoolgenius.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://powertoolgenius.com/how-to-sand-concrete/
- ↑ https://buildercreate.com/how-to-sand-concrete/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!