PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer fazer aquela manutenção de rotina nas suas botas? Ou dar uma cara nova àquele seu par de sapatos favoritos? Seja como for, saber o jeito certo de lustrar e engraxar os calçados é a melhor estratégia. Basta juntar os materiais necessários e seguir os procedimentos listrados abaixo, que também vão ensinar você a dar um toque final em tudo. As pessoas vão ficar impressionadas com o resultado!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Limpando as botas

PDF download Baixe em PDF
  1. Na hora da limpeza, você precisa ter acesso a toda a superfície das botas. Se for possível, aproveite e coloque formas de madeira nelas.
    • Na falta de formas de sapatos, você pode amassar algumas folhas de jornal e colocar dentro de cada bota. [1]
    • Se as suas botas têm cano alto, troque as formas ou folhas de jornal por camisetas ou toalhas que cheguem até o topo do calçado.
  2. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Antes de lustrar as botas, você precisa limpar o material com uma escova com cerdas de pelo de cavalo. Mesmo que não pareçam sujas, elas provavelmente estão com uma camada de pó e outras partículas menos perceptíveis. Nesse caso, é muito perigoso passar o creme ou a cera de lustrar em cima do material, uma vez que ele pode ficar ainda mais preso na superfície.
    • Comece escovando a superfície das botas de leve, prestando atenção às áreas com mais sujeira acumulada. Tire todas as partículas de cada ponto antes de continuar.
  3. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Mergulhe um pano úmido no sabão de glicerina e esfregue nas botas. Se você não tiver esse sabão em mãos, use um pouco de xampu infantil misturado com água. De todo modo, não sature os sapatos: isso pode danificar o couro.
    • Passe uma escova com cerdas macias umedecida de leve nas áreas menores e menos acessíveis das botas, incluindo os ilhós e a ponta da sola. O acessório deve estar úmido, mas não saturado. Além disso, deixe os sapatos secarem por algo entre dez e 15 minutos antes de continuar — e veja se toda a água evaporou de fato.
  4. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Você provavelmente vai fazer um pouco de bagunça na hora de lustrar e engraxar as botas. Tome as devidas precauções para não fazer nada errado e ter uma dor de cabeça desnecessária depois. [2]
    • Não pegue toalhas que você ainda use para tomar banho! O ideal é que elas sejam velhas, pois provavelmente vão ficar manchadas de vez.
    • Não calce as botas por pelo menos 24 horas depois de lustrar o couro.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lustrando as botas com um creme ou uma cera

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses produtos são ideais para preservar a textura e a cor do couro. As ceras, em particular, criam um brilho mais visível e protegem a superfície dos sapatos de líquidos, rachaduras e outras marcas. [3]
    • Se o couro das botas foi tingido a óleo, compre um óleo ou condicionador específico. Você só precisa passar um pano limpo de leve no produto e espalhar nos sapatos com atenção e cuidado. Esse tipo de couro é mais resistente a uma série de manchas e resíduos diferentes. [4]
    • Se as suas botas são de camurça ou couro mais desgastado, não use nenhum óleo ou condicionador. Nesse caso, é melhor você aplicar um protetor de couro em spray.
  2. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Comece saturando uma única pontinha do pano. Em seguida, passe-a nas botas devagar. [5]
    • Você vai deixar a superfície do produto mais uniforme se saturar bem a ponta do pano antes de passar nas botas. De quebra, isso evita que a camada fique grossa demais.
  3. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Comece a aplicar o produto em uma área menor, como a região dos dedos, e avance gradualmente. Isso reduz o risco de você deixar algum ponto para trás. Continue fazendo movimentos circulares o tempo todo e, de vez em quando, sature a ponta do pano de novo. [6]
    • Aplique somente uma camada fina do creme ou da cera nas botas. Se você exagerar, o couro não vai conseguir absorver o excesso do produto — que, por sua vez, vai ficar na superfície do material.
    • Faça movimentos circulares para espalhar o creme ou a cera em uma camada mais uniforme nas botas.
  4. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Para isso, mergulhe uma escova de cerdas macias ou escova de dente no creme ou na cera. Assim como antes, aplique o produto nas botas fazendo movimentos circulares. Você pode usar a mesma escova na hora de lustrar o calcanhar e outras áreas pequenas dos sapatos. [7]
    • Algumas botas têm uma tira de couro que prende a palmilha à sola. Se for o caso das suas, tenha cuidado redobrado.
    • Se você não lustrar essa parte das botas, ela vai ficar bem visível depois do fim do processo.
  5. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Depois que você aplicar o creme ou a cera às botas, espere o produto secar completamente antes de avançar. [8]
    • Alguns cremes e ceras de composição mais pesada demoram mais para secar. Leia o rótulo do produto para saber quanto tempo você precisa esperar.
  6. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Essa nova passada da escova serve para lustrar de vez toda a superfície das botas, sem deixar nada para trás. Aos poucos, você vai ver o brilho do material vindo à tona. [9]
    • Não coloque força nas mãos. Você só precisa passar a escova de leve.
    • Por enquanto, não tente passar nas áreas que você deixou para trás. O correto é terminar todos os passos da primeira camada do lustre antes de voltar.
  7. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Você tem que remover qualquer excesso de creme ou cera que tenha ficado na superfície das botas. Assim, elas vão secar de um jeito mais uniforme e sem marcas ou rachaduras. [10]
    • Use somente partes limpas daquele pano que você já tem em mãos. Se for necessário, troque-o por outro.
    • É muito importante que o pano esteja limpo! Do contrário, ele vai acabar espalhando ainda mais creme ou cera nas botas — e desfazer parte do seu trabalho.
  8. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Antes de continuar, espere as botas secarem completamente. Mesmo que decida que não quer engraxar o material, você tem que aguardar até que ele fique seco antes de calçar. [11]
    • Se você calçar as botas com restos úmidos de creme ou cera, elas correm o risco de ficar rachadas e manchadas. Isso acontece justamente porque o produto não tem tempo suficiente de secar.
  9. Watermark wikiHow to Lustrar Botas
    Caso a situação esteja tensa, você pode ter que repetir todo o processo. No final, o ideal é que as botas fiquem brilhantes ou foscas (mas limpas e sem pontos rachados). [12]
    • Agora sim: passe o produto de novo nas áreas que você deixou para trás sem querer na primeira aplicação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Engraxando as botas

PDF download Baixe em PDF
  1. Enrole um pedaço de pano de algodão limpo no seu indicador, tentando apertar o material de leve para não deixar dobras. Depois, adicione um pouco de água à ponta dele.
    • Isso ajuda a deixar o processo de engraxamento mais uniforme. Se o pano tiver muitas dobras, ele pode acabar criando uma camada irregular nas botas.
  2. Quanto menos cera você usar, melhor. Não exagere, ou as botas vão demorar muito para secar — e nem vão secar no ritmo certo.
    • Reforçando: passe pouca cera. Qualquer excesso do material vai estragar a camada de base que você passou no couro no passo anterior.
  3. Você deve aplicar a cera de engraxar com um toque bem leve. Se fizer força além do necessário, vai acabar removendo partes da superfície anterior que ainda não foram dissolvidas. Nesse momento, o importante é criar uma nova camada leve para engraxar o couro.
    • Não se preocupe se você sentir um aumento na fricção entre o seu dedo e a bota ou se notar o surgimento de uma textura mais fosca. Isso indica que a cera está começando a endurecer. Agora, basta espalhar bem o produto até formar aquela camada uniforme.
    • Se necessário, você pode adicionar mais uma gota de água à cera enquanto ela endurece e continuar passando o dedo no couro em movimentos circulares leves. Repita esse processo até a textura fosca desaparecer.
  4. Você tem que deixar a cera secar para ela não criar pontos endurecidos nas botas. Além disso, qualquer excesso do produto também evita que ele forme aquela camada de proteção no couro.
    • Deixar a cera secar é ainda mais importante se você pretender aplicar outra camada do produto.
  5. Siga os passos acima à risca, mesmo quando você for reaplicar a cera. Lembre-se de que qualquer exagero vai criar uma superfície dura nas botas, afetando o resultado.
    • Tenha paciência durante esse processo. Dependendo do estado das suas botas, você pode ter que repetir a aplicação algumas vezes. Não tenha pressa, ou o resultado não vai ficar tão legal assim.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde as botas longe da luz do sol, pois o calor enfraquece a camada de proteção criada pela cera.
  • A camurça é um material bastante delicado. Se as suas botas são feitas dela e ficarem molhadas por acidente, espere o material secar de vez antes de continuar o tratamento. Além disso, só passe uma escova feita especificamente para camurça — e nunca vá na direção contrária às fibras. [13]
Publicidade

Avisos

  • Não deixe as suas botas ficarem molhadas além do necessário durante o processo. O excesso de água pode afetar o acabamento delas, já que remove seus óleos naturais. [14]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Creme ou cera para lustrar sapatos.
  • Escova com cerdas de pelo de cavalo.
  • Escova com cerdas macias.
  • Pano macio e sem fiapos.
  • Pano de algodão.
  • Xícara de água morna.
  • Cera para engraxar.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 194 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade