Apesar de ser um personagem ficcional, Bruce Wayne passou anos treinando e gastou somas incontáveis de dinheiro na busca pelo domínio das artes marciais. Enumerar todas as capacidades do Cavaleiro das Trevas seria desgastante; alguns quadrinhos alegam que ele dominou todos os estilos de luta possíveis no planeta e que pode imobilizar uma pessoa de 463 modos sem matá-la. [1] X Fonte de pesquisa Teitelbaum, M., Beatty, S., Greenburger, R., Wallace, D. <i>DC Comics Encyclopedia vol. 2</i>. London: DK, 2008. Print. [2] X Fonte de pesquisa Smith, K., Flanagan, W., and Thibert, A. <i>Batman: The Widening Gyre</i>. N.p.: DC Comics, 2011. Print. Para começar a imitar o estilo de luta do Cruzado Encapuzado, você precisará no mínimo de certa proficiência em boxe, judô e karatê. [3] X Fonte de pesquisa Grant, A. <i>Batman: Shadow of the Bat #0.</i> N.p.: DC Comics, 1994.
Passos
-
Exercite a força de vontade. O Bruce Wayne exibe níveis quase inumanos de autocontrole e domínio físico através das superações pelas quais passa no universo dos quadrinhos. Durante seu treinamento no Himalaia, ele meditava no frio seminu e controlava o corpo ao ponto de derreter o gelo no qual estava sentado. [4] X Fonte de pesquisa Daniel, T. <i>Detective Comics #0</i>. N.p.: DC Comics, 2012. Alguns exercícios que podem ser utilizados no treino da força de vontade:
-
Desenvolva um pensamento estratégico. Uma das maiores habilidades de combate do Batman é ser mais esperto que os oponentes. Isso é bastante perceptível na batalha contra Richard Dragon, um artista marcial com nível físico próximo do Batman e que foi derrotado sem o menor esforço. [8] X Fonte de pesquisa Soule, C. <i>Legends of the Dark Knight #53</i>. N.p: DC Comics, 2013. Para ampliar suas habilidades estratégicas:
- Jogue xadrez.
- Jogue Go .
- Estude os grandes generais da humanidade.
- Participe de esportes em equipe.
- Jogue jogos de tabuleiro.
- Jogue jogos de Estratégia em Tempo Real (conhecidos pela sigla em inglês RTS). [9] X Fonte de pesquisa [10] X Fonte de pesquisa [11] X Fonte de pesquisa [12] X Fonte de pesquisa
-
Estude táticas. A estratégia é o plano geral, mas as táticas são as medidas particulares utilizadas no combate. [13] X Fonte de pesquisa O Morcego exibe um domínio completo de táticas em sua carreira como combatente do crime. [14] X Fonte de pesquisa Layman, J. <i>Detective Comics #17</i>. N.p.: DC Comics, 2013. Para treinar habilidades táticas:
-
Esteja preparado para emergências. O Batman se prepara para todas as possibilidades e por isso dificilmente é superado. Isso é ilustrado de modo muito claro pela kriptonita que ele carrega consigo para caso o Superman se vire contra a humanidade. [20] X Fonte de pesquisa
- Desenvolva um plano emergencial pensando em todos os resultados possíveis para um conflito. Pense cuidadosamente no local, no oponente, nas ferramentas e nos fatores ambientais. Planeje agora como utilizará tais itens em seu favor ou como os combaterá quando utilizados contra você.
-
Domine o controle da dor ao obter controle máximo sobre seu corpo e mente. [21] X Fonte de pesquisa Daniel, T. <i>Detective Comics #0</i>. N.p.: DC Comics, 2012. Mesmo com a coluna quebrada por Bane, o Batman foi capaz de superar a dor e treinar para restaurar suas habilidades físicas. [22] X Fonte de pesquisa Moench, D. <i>Batman #509</i>. N.p.: DC Comics, 2014. Para dominar a dor:
- Comece com algo que o deixe confortável, mas não ultrapasse muito a zona de conforto e nem faça algo que possa machucá-lo; a ideia é aumentar a tolerância de dor através da exposição.
- Aumente a intensidade do treino com o tempo para ampliar sua tolerância.
- Pense no desconforto como um modo de conquistar seus objetivos! Ria ao sentir dor. [23] X Fonte de pesquisa
-
Seja obstinado. O Batman se tornou um dos maiores, se não o maior, artista marcial dos gibis da DC Comics através da força de vontade cega pela qual ele conquistou seus objetivos. Ele faz o que é preciso, dentro de seu código de honra, é claro; para ser como ele, é preciso fazer o mesmo. [24] X Fonte de pesquisa Grant, A. <i>Batman: Shadow of the Bat #0.</i> N.p.: DC Comics, 1994. Para tal:
- Medite e avalie seus objetivos com frequência.
- Desenvolva e mantenha um regime de treinamentos.
- Teste suas habilidades contra mestres e especialistas de renome.
-
Mantenha-se firme ao seu código. O Batman não mata e nem utiliza armas por ter um código de ética pessoal firme. [25] X Fonte de pesquisa Um código de ética pessoal é estritamente seu: pense nos princípios que importam para você e identifique a linha entre o certo e o errado para trabalhar como guia para a formação de seu código.Publicidade
-
Fortaleça os reflexos. Para se mover com a velocidade do Batman e combater os inimigos com a violência dele, é preciso ter reflexos extremamente ágeis. Utilize sacos de pancada do tipo speed bag , bolas para treinamento de tempo de reação e cordas. [26] X Fonte de pesquisa
-
Aprenda a socar. Existem quatro tipos principais de soco no boxe: jab , cruzado, gancho e uppercut . Acredite, o Batman domina todas as técnicas abaixo: [27] X Fonte de pesquisa Dixon, C. <i>Robin #31</i>. N.p.: DC Comics, 2015.
- Jab : executado quando se está fraco com a mão dominante. A ideia é manter o oponente afastado. Torça o braço e o punho rapidamente antes de acertar o oponente.
- Cruzado: um golpe que utiliza a mão mais forte com um movimento levemente inclinado que se move através do corpo.
- Gancho: um golpe lateral direcionado para o corpo ou para a cabeça. Utilize-o junto com algumas combinações, mas fique atento para os contra-ataques.
- Uppercut : um gancho direto na cabeça do oponente. Bastante eficiente em ataques próximos.
-
Trabalhe a movimentação das pernas. A destreza nas pernas determina a facilidade com a qual você pode desviar ou atacar, além de ser um fator decisivo no equilíbrio. [28] X Fonte de pesquisa Um equilíbrio ruim pode baixar sua guarda e resultar em uma derrota. O Batman nunca permitiria isso, certo? Algumas dicas:
- Continue se movimentando durante todo o combate.
- Nunca passe uma perna na frente da outra.
- Coloque o peso nas pontas dos pés e esteja pronto para se mover.
-
Aprenda a bloquear golpes e absorver socos. Até mesmo o melhor dos artistas marciais tomará um soco vez ou outra. [29] X Fonte de pesquisa Hanley, B. <i>Brave and the Bold #132</i>. N.p.: DC Comics, 1977. [30] X Fonte de pesquisa Moench, D. <i>Batman #509</i>. N.p.: DC Comics, 2014. Ao enfrentar um oponente rápido ou habilidoso demais, você deve:Publicidade
-
Pratique as poses básicas. Bruce Wayne aprendeu a lutar karatê com um mestre da arte na Coreia [33] X Fonte de pesquisa Grant, A. <i>Batman: Shadow of the Bat #0.</i> N.p.: DC Comics, 1994. , que garantiu que ele conhecesse bem todas as poses básicas. Para lutar como o Cavaleiro das Trevas, domine:
- Posição natural (shizentai-dachi;自然体立ち): coloque um pé para a frente e angule o pé de trás em 45°. Os pés devem estar em uma distância razoável para que seja possível andar.
- Posição frontal (zenkutsu-dachi;前屈立ち): mantenha os pés em ângulos de 45° em relação à linha de abordagem, mantendo-os em uma distância razoável para que seja possível andar.
-
Desenvolva o equilíbrio e a coordenação física. O Batman desenvolveu uma movimentação precisa durante o treinamento. [34] X Fonte de pesquisa Waid, M. <i>Brave and the Bold #5</i>. N.p.: DC Comics, 2007. Passe um tempo treinando cada uma das posições aprendidas considerando as fraquezas delas e o centro de gravidade do corpo para melhorar o equilíbrio.
-
Familiarize-se com os golpes básicos. É preciso alcançar a proficiência máxima antes de dizer por aí que alcançou o nível do Batman. Para começar o treinamento:
- Soco direto: leve o pé de trás na direção do oponente, girando o quadril e os ombros no movimento. Mire em um ponto além do oponente, socando através do espaço ocupado por ele para atingi-lo com mais força. [35] X Fonte de pesquisa [36] X Fonte de pesquisa [37] X Fonte de pesquisa
- Golpe de palma aberta: junte os dedos e mantenha-os retos ou levemente curvados. Impulsione-se com o pé de trás, mire além do oponente e acerte-o através do espaço ocupado por ele com a palma da mão. [38] X Fonte de pesquisa
-
Estude a filosofia do karatê. Em seus treinamentos nas artes marciais, o Batman também aprendeu diversas filosofias, incluindo Tao, a manipulação de energia e o uso das sombras para realizar um ataque sorrateiro. [39] X Fonte de pesquisa Grant, A., and Ranson, A. <i>Batman: Legends of the Dark Knight #52 and 53</i>. N.p.: DC Comics, 1993. Para dominar o karatê, é preciso conhecer todos os princípios da luta, que incluem:
- O equilíbrio entre harmonia e fisiologia. Acredita-se que a harmonia entre coração, corpo e mente leva a um controle geral do organismo.
- O refinamento do espírito, alcançado através do treinamento físico. Ao exercitar a mente e o corpo para alcançar a excelência marcial, você fortalecerá sua força de vontade e compreenderá as limitações dela.
- O respeito e a cortesia. Cada partida começa e termina com uma saudação de respeito para o oponente. O termo reigi (礼儀), em japonês, é dito e promove a harmonia e a humildade. [40] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Compre um judogi . A vestimenta apropriada para a prática de judô é essencial para o treinamento e foi muito utilizada pelo Batman nos quadrinhos. Após vestir seu judogi, você estará pronto.
-
Aprenda a cair corretamente. Os lançamentos no judô podem ser brutais. A habilidade de enfrentar muitos oponentes por períodos prolongados, mesmo após sofrer danos consideráveis, é prova de que o Batman é mestre nisso. Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para controlar a dor de ser arremessado, mas o princípio é:
- Não brigue com a força do oponente. Mova-se com ele e permita que a força se expanda no movimento rolando. Relaxe o corpo e expire ao alcançar o ponto de mudança de equilíbrio, quando não for mais possível resistir e o arremesso esteja em execução. [41] X Fonte de pesquisa
-
Treine os movimentos no chão. Muitos combates de judô são decididos no tatame com golpes e técnicas bastante comuns ao Batman como o estrangulamento e as chaves de perna. [42] X Fonte de pesquisa Estude com um professor adequado em um centro de treinamento qualificado. A técnica inadequada pode causar ferimentos.
-
Exercite os arremessos. O Batman é especialista em arremessos, afinal, ele é um lutador profissional de judô. [43] X Fonte de pesquisa Grant, A. <i>Batman: Shadow of the Bat #0.</i> N.p.: DC Comics, 1994. Os arremessos são perigosos quando executados de modo inadequado, portanto, pratique-os sob a supervisão de um profissional. Para realizar o arremesso de um braço (ippon seoi nage; 一本 背負投):
- Espere o oponente agarrá-lo pela frente do judogi.
- Cubra a mão dele com a sua e mantenha-a no lugar.
- Coloque a mão livre sob o braço do oponente e enganche-a na axila dele.
- Torça o corpo na direção oposta enquanto segura a mão do oponente.
- Dobre os joelhos levemente, mas mantenha o equilíbrio.
- Utilize as costas como ponto central de equilíbrio e dobre o corpo para frente, erguendo o oponente com o braço debaixo da axila dele.
- Levante o oponente sobre suas costas e arremesse-o. [44] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- O Batman utiliza um estilo de luta defensivo chamado Keysi, no qual bloqueia os golpes com a parte de trás dos braços e contra-ataca com os cotovelos, antebraços e a testa. Isso não é recomendado para quem não tem uma armadura resistente.
- O Batman tem treinamento em diversas artes marciais, mas depende fortemente do estilo Keysi, uma síntese de tudo que aprendeu. O estilo é considerado brutal, assim como o Krav Maga.
- O Batman costuma transformar o ambiente em uma arma. Lançar a cabeça de um inimigo contra uma superfície é uma garantia de que ele não se levantará.
Avisos
- Lembre-se de que o vigilantismo é ilegal e de que qualquer pratica de violência e obstrução da justiça terá consequência sérias.
Referências
- ↑ Teitelbaum, M., Beatty, S., Greenburger, R., Wallace, D. DC Comics Encyclopedia vol. 2 . London: DK, 2008. Print.
- ↑ Smith, K., Flanagan, W., and Thibert, A. Batman: The Widening Gyre . N.p.: DC Comics, 2011. Print.
- ↑ Grant, A. Batman: Shadow of the Bat #0. N.p.: DC Comics, 1994.
- ↑ Daniel, T. Detective Comics #0 . N.p.: DC Comics, 2012.
- ↑ http://www.willpowered.co/learn/strengthen-your-willpower
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2012/01/15/how-to-strengthen-willpower/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/good-thinking/201306/how-boost-your-willpower
- ↑ Soule, C. Legends of the Dark Knight #53 . N.p: DC Comics, 2013.
- ↑ http://entertainment.howstuffworks.com/leisure/brain-games/10-mind-bending-strategy-games.htm#page=7
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/15-fun-board-games-that-exercise-your-brain-and-make-you-smarter.html
- ↑ http://entertainment.howstuffworks.com/leisure/brain-games/10-mind-bending-strategy-games.htm#page=10
- ↑ http://www.chess.com/blog/PRINCESTER/10-big-brain-benefits-of-playing-chess
- ↑ http://www.diffen.com/difference/Strategy_vs_Tactic
- ↑ Layman, J. Detective Comics #17 . N.p.: DC Comics, 2013.
- ↑ http://chesstempo.com/
- ↑ https://tacticalresponse.com/pages/about-us
- ↑ http://www.maxvelocitytactical.com/tactical-training/
- ↑ http://www.strategypage.com/articles/default.asp?target=WARGHIS2.htm&reader=long
- ↑ http://www.healthfitnessrevolution.com/top-10-health-benefits-paintball/
- ↑ http://www.cheatsheet.com/entertainment/5-ways-batman-has-defeated-superman.html/?a=viewall
- ↑ Daniel, T. Detective Comics #0 . N.p.: DC Comics, 2012.
- ↑ Moench, D. Batman #509 . N.p.: DC Comics, 2014.
- ↑ http://zenhabits.net/discomfort/
- ↑ Grant, A. Batman: Shadow of the Bat #0. N.p.: DC Comics, 1994.
- ↑ http://comicsalliance.com/batman-guns-gun-culture/
- ↑ http://www.mightyfighter.com/top-7-exercises-on-how-to-improve-reflexes/
- ↑ Dixon, C. Robin #31 . N.p.: DC Comics, 2015.
- ↑ http://www.mightyfighter.com/exercises-to-improve-footwork-in-boxing/
- ↑ Hanley, B. Brave and the Bold #132 . N.p.: DC Comics, 1977.
- ↑ Moench, D. Batman #509 . N.p.: DC Comics, 2014.
- ↑ http://www.expertboxing.com/boxing-strategy/boxing-defense/how-to-take-punches-better
- ↑ http://www.mightyfighter.com/how-to-block-a-punch/
- ↑ Grant, A. Batman: Shadow of the Bat #0. N.p.: DC Comics, 1994.
- ↑ Waid, M. Brave and the Bold #5 . N.p.: DC Comics, 2007.
- ↑ http://www.fightingarts.com/reading/article.php?id=346
- ↑ http://www.theshotokanway.com/tenkeys.html
- ↑ http://www.clubs.psu.edu/up/shotokan/terminology.html
- ↑ http://karate.org.nz/about-iogkfnz/goju-ryu-karate/common-goju-ryu-phrases/karate-terms/handarm-techniques/
- ↑ Grant, A., and Ranson, A. Batman: Legends of the Dark Knight #52 and 53 . N.p.: DC Comics, 1993.
- ↑ http://jka.or.jp/en/karate/philosophy.html
- ↑ http://judoinfo.com/breakfalls.htm
- ↑ http://judoinfo.com/techjudo.htm
- ↑ Grant, A. Batman: Shadow of the Bat #0. N.p.: DC Comics, 1994.
- ↑ http://judoinfo.com/blog/ippon-seoinage