Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando você sai para viajar, a última coisa que quer é ficar sem comida no meio do caminho porque ela estragou. Por isso, é importante saber preparar e empacotar os alimentos que for levar para mantê-los frescos o maior tempo possível. Então, aprenda aqui a se planejar para levar a quantidade certa de comida e organizar todos os alimentos e bebidas em uma caixa térmica para não perder tempo nem dinheiro precisando parar em um posto qualquer da estrada para comer.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Arrumando as coisas um dia antes

Baixe em PDF
  1. De modo geral, os frios, como presunto, queijo e salsicha, as frutas, alguns legumes, uma salada de macarrão e outros alimentos pré-cozidos são boas escolhas para se levar em uma viagem. Planeje refeições fáceis para o café da manhã, almoço e jantar para cada dia de viagem e leve os ingredientes necessários. [1]
    • Leve somente carnes cruas e outros itens altamente perecíveis o suficiente para os primeiros dois dias, no máximo, pois esses alimentos estragam muito rapidamente.
    • Sanduíches e wraps (tipo Rap 10) são fáceis de se levar em uma viagem, e os recheios deles poderão durar mais tempo na caixa térmica.
  2. Já deixe as frutas e os legumes picados para economizar espaço na caixa térmica e já deixá-los prontos para comer. Empacote também os frios em pacotes menores e leve somente o necessário. [2]
    • Você pode já deixar alguns pratos preparados, como uma salada de macarrão ou de batata, o feijão ou um pouco de frango ou outra carne para usar em sanduíches ou wraps nos dois primeiros dias.
    • Se for levar condimentos, coloque pequenas quantidades deles em recipientes menores em vez de levar as embalagens grandes nas quais eles vêm.

    Dica: para manter os alimentos frescos durante uma viagem, você precisará de uma caixa térmica boa. Então, escolha uma que tenha, pelo menos, 5 cm de espessura e que seja de plástico moldado. Também é melhor usar duas caixas térmicas, sendo uma para guardar a comida e a outra para as bebidas.

  3. Guarde as comidas em sacos plásticos com fechamento do tipo Zip lock ou em tupperwares com fechamento hermético para evitar que as tampas abram e os alimentos caiam na caixa térmica. [3]
    • Economize o máximo de espaço possível colocando as comidas em sacos e recipientes de tamanho suficiente para que caibam. Isso economizará espaço e deixará os alimentos mais firmemente empacotados na caixa térmica, mantendo melhor a temperatura deles.
    • Não coloque alimentos crus e úmidos, como frutas e legumes, em embalagens seladas, se não eles não ficarão frescos. Por isso, ou você os leva sem lavar mesmo ou os lava e os deixa secar completamente antes de embalá-los.
  4. Coloque os alimentos que estragam rapidamente, principalmente as carnes cruas, no congelador no dia anterior à sua viagem e deixe-os congelando durante a noite toda. Deixe descongelada somente a quantidade de comida suficiente para o primeiro dia de refeições da sua viagem. [4]
    • Você também pode congelar frutas e legumes que não comerá imediatamente para mantê-los frescos por mais tempo.
    • Os frios e laticínios podem ser deixados na geladeira mesmo, pois eles não estragam tão rapidamente assim.
  5. Coloque todo o resto da comida que pode estragar na geladeira um dia antes de viajar para aumentar a vida útil delas. Isso inclui laticínios, frutas e legumes. [5]
    • Você não precisa fazer isso com os alimentos não perecíveis, como nozes, castanhas e outros alimentos que não estragam à temperatura ambiente.
  6. Veja quantas garrafas de água cabem no fundo da caixa térmica e congele pelo menos essa quantidade para levar. Elas atuarão como blocos de gelo para manter a comida fresca na caixa térmica e você ainda terá água para beber por um tempo. [6]
    • Você pode fazer isso usando várias garrafas de água de tamanho padrão ou enchendo duas garrafas maiores com água e congelando-as para formar blocos de gelo maiores. Por exemplo, garrafas de refrigerante de 2 L ou as próprias garrafas de água de 1,5 L funcionam bem como blocos de gelo para caixas térmicas grandes.
    • Se não tiver ou não quiser usar garrafas de água, use blocos de gelo mesmo ou congele um pouco de água em sacos plásticos para fazer blocos de gelo.
  7. Tire a caixa térmica da despensa e coloque-a em um local mais frio. Em seguida, despeje um ou dois sacos de gelo nela, encha o restante com água da torneira e feche-a, deixando-a assim até o dia seguinte. [7]
    • Dessa forma, a caixa térmica já estará resfriada para quando você for colocar as comidas e bebidas nela, o que manterá os alimentos mais frios e bem conservados por mais tempo.
    • Lembre-se de despejar o gelo e a água de dentro dela antes de colocar os alimentos que levará na viagem.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Organizando a caixa térmica da maneira certa

Baixe em PDF
  1. Tire as garrafas de água do congelador e coloque-as no fundo da caixa térmica para formar a camada base de gelo que manterá a comida fria e fresca. [8]
    • A caixa térmica será a última coisa que você irá empacotar antes de sair de viagem. Tire tudo o que guardou na geladeira e no congelador e coloque imediatamente na caixa térmica antes de sair para que esses alimentos fiquem o menor tempo possível à temperatura ambiente, mantendo-se frescos por mais tempo.
  2. Esses são os itens que você comerá por último e os menos "delicados"; então, coloque-os bem no fundo da caixa térmica. Eles também permanecerão congelados por mais tempo se estiverem em contato direto com os blocos de gelo. [9]
    • Lembre-se de que todas as carnes e outros itens congelados devem estar bem selados para não correr o risco de vazarem na caixa térmica à medida em que forem descongelando.
    • Coloque todos os potes com a tampa para cima para que eles não abram acidentalmente dentro da caixa.
  3. Despeje uma camada de cubos de gelo em cima dos alimentos congelados antes de guardar a próxima camada de comida. Faça isso entre cada camada que você guardar para manter a comida mais fria por mais tempo. [10]
    • Durante a viagem, não jogue o gelo derretido fora, a menos que você o troque por gelo "novo". Mesmo derretido, a água gelada dele ajudará a manter a comida fria e fresca por mais tempo.
  4. Empacote agora todos os itens que você refrigerou que não correm o risco de serem esmagados, como os condimentos, as frutas já picadas em potes, o presunto, o queijo e a carne descongelada que comerá ainda naquele dia. [11]
    • Lembre-se de colocar outra camada de cubos de gelo por cima desses alimentos antes de passar para a próxima camada de alimentos.
  5. Coloque os alimentos que podem ser facilmente esmagados, como ovos e legumes em sacos plásticos, por último na caixa térmica para não deixar qualquer coisa pesada sobre eles. Para finalizar, cubra esses alimentos mais frágeis com uma leve camada de cubos de gelo para mantê-los fresquinhos também. [12]
    • Quanto mais cheia estiver a caixa térmica, mais conservados ficarão esses alimentos e por mais tempo. Se tiver muitos espaços vazios na caixa, preencha-os com cubos de gelo ou use bebidas congeladas ou refrigeradas para preencher essas lacunas.
    • Você também pode guardar as coisas que quiser acessar mais facilmente, como o almoço do primeiro dia, na parte superior da caixa térmica.
  6. Guarde as bebidas em uma caixa separada para não precisar abrir e fechar a caixa térmica das comidas a toda hora. Afinal, quanto mais a tampa da sua caixa térmica estiver aberta, mais rápido o gelo derreterá e a comida começará a esquentar. [13]
    • Se você não tiver uma segunda caixa térmica, guarde uma camada de bebidas entre os alimentos congelados e os refrigerados não delicados, deixando também algumas bebidas guardadas na parte superior da caixa térmica para poder pegá-las com mais facilidade.

    Dica: quando for viajar, coloque as caixas térmicas no carro por último e, se possível, deixe-as no banco de trás, não no porta-malas. Lembre-se de manter as caixas térmicas fechadas o máximo possível durante a viagem e coloque-as em locais com sombra sempre que as tirar do carro.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 311 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade