O kefir é uma bebida à base de leite, originalmente da Rússia. É feito de leite fermentado (de cabra, vaca ou ovelha), utilizando uma cultura de bactérias e leveduras (fermento). Com um sabor azedo e cremoso similar ao iogurte, o kefir é conhecido por seus benefícios probióticos. O Kafir pode ser facilmente preparado em casa, mas exige a compra dos "grãos de kefir", o nome dos pequenos montinhos de levedura e bactérias, misturados com proteínas, açúcares e gorduras. Esses grãos podem ser utilizados indefinidamente, desde que armazenados de maneira adequada, permitindo que um novo lote de kefir seja preparado a cada dia. Aprender a manter seus grãos de kefir é um processo que exige mínimo esforço e tempo.
Passos
-
Compre alguns grãos de kefir. Há várias maneiras de consegui-los. A forma mais barata é procurar por interessados em kefir e comprar o excesso. Qualquer pessoa que prepara kefir regularmente acaba jogando fora alguns grãos excedentes com frequência, já que eles se reproduzem rapidamente. Eles poderão estar dispostos a negociar alguns grãos a baixo ou nenhum custo. Outra opção é comprar grãos de kefir de uma loja de produtos naturais ou produtos especializados que trabalhem com culturas de bactérias para alimentos.
-
Coloque os grãos de kefir em um frasco de vidro ou plástico. Ao receber seus grãos, você pode lavá-los para eliminar um pouco da gordura sólida. Contudo, não utilize água com cloro (geralmente proveniente da torneira). O cloro matará os microrganismos. Coloque os grãos em um frasco limpo.
- Não utilize utensílios de metal ao trabalhar com os grãos, já que isso poderá afetar a saúde dos microrganismos. Utilize apenas utensílios plásticos.
-
Preencha o frasco com leite. A proporção exata de leite e grãos não é algo crucial, mas uma regra geral é utilizar 20 partes de leite para uma de grãos. O leite fornece alimento para as leveduras e bactérias e manterá seus grãos saudáveis e ativos. Coloque uma tampa não muito justa no frasco e deixe-o em temperatura ambiente por 24 horas.
-
Retire os grãos do leite. Após 24 horas, utilize uma colher de plástico para remover os grãos de kefir que deverão estar flutuando na superfície do leite. Coloque-os em outra vasilha limpa. O leite já terá se transformado em kefir e poderá ser consumido imediatamente ou guardado na geladeira.
-
Despeje mais leite no frasco com os grãos de kefir. A maneira mais simples de manter seus grãos de kefir de maneira indefinida é seguir utilizando-os para preparar mais kefir. Ao despejar mais leite no frasco, você pode preparar um novo lote de kefir dentro de 24 horas, quando já poderá remover os grãos. Repetir esse processo continuamente o manterá com grãos saudáveis e ativos, além de produzir kefir indefinidamente.
- Se você não quiser preparar kefir todos os dias, você pode manter os grãos saudáveis com leite em temperatura ambiente. Ao invés de adicionar um lote inteiro de leite a cada dia, basta despejar um pouquinho do leite velho e trocar por novo a cada dia. Desta forma você fornecerá alimento suficiente para manter os microrganismos saudáveis.
- Você não precisa se preocupar se o leite irá estragar, mesmo em temperatura ambiente. As bactérias benéficas e a levedura se reproduzem tão rapidamente no leite que bactérias prejudiciais não terão chance de crescer por ali.
-
Armazene os grãos de kefir na geladeira. Se você for ficar fora de casa por algum tempo e não puder adicionar leite diariamente aos seus grãos, coloque o frasco na geladeira. Isso fará com que o ritmo de crescimento dos microrganismos diminua e você só precisará adicionar leite novo uma vez por semana. Entretanto, deixar os grãos na geladeira por mais de três semanas poderá acabar inutilizando-os.Publicidade
Dicas
- Você também pode deixar os grãos secarem e guardá-los em envelopes. Eles permanecerão dormentes, mas reutilizáveis, por até um ano. Para testar os grãos dormentes, coloque-os em um copo com água morna e açúcar. Após algumas poucas horas, a água e o açúcar deverão desenvolver um odor azedo.
Avisos
- Se seus grãos de kefir estiverem dormentes ou mortos, você poderá acabar produzindo um leite ranço e impróprio para o consumo. O kefir fermentado de forma adequada deve ter um aroma ácido e azedo, como o iogurte ou massa de pão crua. Já o leite estragado terá um odor amargo característico e os grãos não terão crescido de forma abundante.
Materiais Necessários
- Grãos de kefir.
- Recipiente de vidro.
- Água sem cloro.
- Colher de plástico.
- Leite.
- Geladeira.
- Envelopes.