Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você quiser manter uma poinsétia ou bico-de-papagaio comprada no último Natal até o Natal do próximo ano, veja como você pode fazer isso.
Passos
-
Verifique se a planta contém insetos (a maioria não apresenta insetos na estufa, mas eles aparecerão depois de cerca de duas semanas em sua casa). Se a planta estiver infectada, será melhor jogá-la fora e comprar outra para ser conservada.
-
Se você quiser ficar com aquela planta em especial, várias aplicações de água e sabão na planta e na terra deverão acabar com a maior parte da infestação. A cochonilha é a maior preocupação e pode ser removida com um algodão embebido em álcool. Contudo, isso deve ser feito antes que a infestação se espalhe ou fique grande demais, ou você nunca será capaz de acabar com todos os insetos.
-
Coloque a planta em um local fresco (não frio), com luz solar filtrada por uma cortina e corte a água. A planta deve poder ficar seca ao toque entre cada rega e deve ser regada moderadamente (o excesso de água é a principal causa de morte de plantas internas no inverno, pois elas não estão crescendo ativamente nem recebendo os mesmos nutrientes da época de crescimento e, se regadas em excesso, poderão desenvolver musgo, mofo, apodrecimento e folhas amareladas). Se a temperatura à noite estiver acima de 10º C, a planta pode ser deixada do lado de fora.
-
Decida o tipo de planta que quer ter quando chegar o Natal. Se você deseja uma planta pequena e espessa, toda ela deverá ser podada alguns centímetros acima do tronco principal. Se quiser uma planta maior, pode apenas a parte de cima de cada ramo principal e continue a fazer isso até julho. Se você deseja um topiário, retire todos os ramos exceto o mais alto e mais reto, e não pode a parte de cima, apenas retire os brotos laterais durante o resto da estação.
-
Não exponha a planta à luz solar direta inicialmente. Isso faria as folhas que sobraram queimarem, além de poder matar a planta fragilizada. Coloque-a na sombra, mova-a para uma sombra parcial depois de duas semanas, e para a luz solar direta ou parcial depois de mais duas semanas e pelo resto da estação. Isso permitirá que ela se fortaleça e se acostume às novas condições externas.
-
Comece a regar regularmente. Fertilize a cada cinco regas ou a cada duas semanas (o que vier por último) usando um fertilizante para poinsétias ou para plantas de interior. Ou, se preferir, experimente usar um fertilizante sempre-viva diluído para promover o crescimento das folhas (nesse estágio, o mais importante é o crescimento das folhas, não das flores).
-
Quando chegar a hora de colocar a planta para dentro na primavera, comece o processo de deixar as folhas de cima vermelhas (ou rosas ou da cor que estavam no último natal). O processo pode levar até dois meses ou mais, dependendo das condições e da variedade de plantas que você tiver.
- Mude o fertilizante à base de nitrogênio para um fertilizante de plantas de interior ou um feito para poinsétias, e reduza a fertilização pela metade.
- Comece a rotina de noites longas e dias curtos necessária para que os brotos germinem: 13 horas de escuridão ininterrupta e 11 horas de luz solar intensa todos os dias. Mantenha a temperatura abaixo dos 15º C à noite. Vire o vaso frequentemente para que a planta receba luz de maneira uniforme. (A escuridão deve ser total; a luz de um poste ou dos faróis dos carros seria suficiente para perturbar a formação dos brotos.)
- Descontinue a rotina de escuridão depois de cerca de dois meses e coloque a planta na janela mais ensolarada da casa. Reduza o fertilizante e não exagere na água.
Publicidade
-
Mantenha a planta do lado de fora, se possível. Dependendo do clima da sua região, as poinsétias tendem a se desenvolver melhor do lado de fora do que dentro de casa. Mantenha-as do lado externo em um local onde fiquem sob uma sombra parcial durante a tarde. Se o dia estiver muito seco e quente, o crescimento da planta poderá se tornar mais lento.
-
Seja realista quanto à aparência da poinsétia. Você nunca mais terá aquela aparência de planta recém-comprada, quando ainda está literalmente soltando seiva. Mas, se você ainda quiser ter algumas plantas com essa aparência, tire mudas de sua planta no final de abril (não se preocupe, pois ela ainda poderá florescer), antes de colocá-la para dentro para florescer. Você pode usar um hormônio de enraizamento, mas as poinsétias desenvolvem bem suas raízes só no composto (como os feitos com restos do quintal, como restos de grama aparada).
-
Concentre-se no tempo de floração. O que determina o momento de começar a floração são o momento que você deseja que a poinsétia esteja completamente florida e como você pretende cuidar dela depois da floração. Se você quiser que a planta esteja totalmente florida no finalzinho de novembro, comece no início de outubro; para o Natal, comece no final de outubro. É possível começar mais cedo, mas é preciso manter o tempo certo de iluminação para que a floração continue pelo resto da estação.
-
Coloque a planta em um quarto escuro, closet ou armário. Escolha um lugar que seja à prova de luz na maior parte do tempo.
-
Use lâmpadas CFL ou fluorescentes branco quente. É preciso usar a lâmpada do tipo "branco quente" em vez das luzes normais de crescimento, pois a planta precisa de luz vermelha extra. Isso, mais o tempo certo, devem garantir a floração.
- Certifique-se de que há luz suficiente. Uma CFL de 26 watts (equivalente à de 100 watts) para duas ou mais plantas não será o bastante. Use uma CFL de 26 watts por muda, cerca de 45 a 30 cm acima de cada uma. Será preciso um mecanismo que permita ajustar a altura, já que as mudas crescerão rapidamente durante a floração.
- As lâmpadas HPS também podem ser utilizadas. Tenha cuidado, porém, pois as autoridades podem pensar que você está cultivando outra planta mexicana com o mesmo ciclo de luz! As lâmpadas HPS são um tipo de assinatura que eles usam para rastrear botânicos fora da lei.
-
Estabeleça o tempo. Determine-o de modo a se encaixar em suas preferências. Uma boa opção é usar o horário comercial: das 8 às 18 horas. Não perturbe a planta quando as luzes estiverem apagadas. Embora 14 horas de escuridão sejam suficientes, 16 horas são a garantia de que vai funcionar (com a lâmpada branco quente).
-
Verifique indicadores de floração. O primeiro sinal de que a floração começou é o que podemos chamar de "ferrugem". É quando as folhas superiores praticamente "enferrujam" por pensarem que é outono. Deixe a planta sob a luz até ter florescido completamente.
- É aconselhável deixar a planta no berçário improvisado por toda a estação e colocá-la para fora no dia comemorativo em que quiser exibi-la.
- Até as plantas compradas nesse ano poderão se beneficiar e fornecer boas mudas para o próximo ano; coloque-as no berçário também.
-
Evite deixar a planta receber mais de 10 horas de luz por dia. Isso a manterá florescendo por bastante tempo depois do final da estação. Cuide muito bem dela: regue-a adequadamente, mantenha-a longe de moscas brancas e forneça-lhe bastante luz durante seu ciclo diurno. Com esses cuidados, a planta poderá florescer bem até depois do Dia das mães.
- Se a planta continuar florescendo por muito tempo, coloque-a sob a luz por 24 horas para fazê-la vegetar. Você verá que algumas plantas ainda terão botões de flores quando você deixá-las do lado de fora no inverno.
Publicidade
Dicas
- Não fique desmotivado se as coisas não saírem tão bem como você esperava. Você pode tentar novamente no próximo ano.
- Verifique a presença de pragas e cochinilhas.
- Mantenha a planta longe de correntes de ar (não coloque-a perto de uma porta que fique sempre aberta).
Publicidade
Avisos
- Não deixe que as crianças manuseiem as plantas.
- Alguns especialistas acreditam que as poinsétias são tóxicas para alguns animais. Por segurança, mantenha seus animais de estimação longe delas.
Publicidade
Publicidade