Baixe em PDF
Baixe em PDF
Rosas são flores bonitas e cheirosas que vêm em uma variedade de cores e tamanhos. Com o cuidado certo, as rosas podem ficar frescas por uma semana e meia ou mais depois de serem cortadas. Para evitar que suas rosas murchem, troque a água delas com poucos dias, usar um vaso muito limpo e mantê-las em um local fresco. Veja o Passo 1 para aprender mais sobre como manter rosas frescas.
Passos
-
Corte suas próprias rosas de manhã cedo. Se você estiver cortando rosas do seu próprio jardim para colocar dentro de casa, corte-as o mais cedo possível de manhã, antes que fique quente lá fora. Cortá-las enquanto ainda está fresco pode impedir que elas murchem assim que são cortadas. Imediatamente depois de cortar as rosas, coloque os talos em um vaso limpo com água fresca.
- Na noite antes de cortar suas flores, regue a planta. Rosas bem hidratadas se mantêm frescas por mais tempo do que rosas cortadas de uma planta que não foi regada recentemente. [1] X Fonte de pesquisa
- Corte os talos em um ângulo de 45 graus usando tesouras de jardim limpas.
-
Compre rosas cortadas de uma floricultura que você confia. Se você não for cortar suas próprias rosas, tente comprá-las de uma floricultura com boa reputação, preferencialmente uma com quem você tem um bom relacionamento. Dessa forma, você conseguirá pegar as rosas que foram recentemente cortadas, em vez de rosas que estão lá por uma semana.
- Pergunte para o florista quais flores chegaram de manhã cedo e tente selecionar as rosas mais frescas.
- Escolha rosas da unidade de refrigeração, já que as rosas que são mantidas frescas duram mais do que as que ficam em temperatura ambiente.
-
Esprema as rosas onde as pétalas encontram o talo da flor. Essa é uma forma certa de saber se as rosas ainda estão frescas. Quando você estiver examinando as rosas antes de comprá-las, gentilmente esprema-as na base, onde as pétalas se unem ao talo. Se estiver meio solto e mole, as rosas estão velhas, e você deve evitá-las. Se estiver firme e esticado, as rosas estão frescas.
-
Inspecione as rosas para ver se há manchas ou pétalas quebradas. Procure rosas com pétalas bem formadas e coloridas. Examine as pontas das pétalas para se certificar que elas não estejam manchadas ou marrons. Quando você levar as rosas para casa, você pode remover algumas das pétalas externas que estiverem danificadas, mas não há muito o que você possa fazer para melhorar a aparência das pontas danificadas das pétalas mais internas. Pétalas intactas são mais atraentes e ficarão frescas por mais tempo do que as manchadas.
-
Mantenha-as na água no caminho para casa. Se as rosas ficarem fora da água por alguns minutos, elas irão sofrer com isso, e não ficarão tão frescas por muito tempo. Quando você for à floricultura, você pode querer levar um vaso comum pouco de água para ter um lugar onde colocá-las quando você levá-las para casa. Se você não tiver um vaso, peça para o florista embrulhá-las com água.Publicidade
-
Apare os talos debaixo d’água. Aparar os talos debaixo d’água ajuda a mantê-las frescas, impedindo que o ar entre no fundo do talo. Quando o ar entra, ele imediatamente começa a deteriorar as flores, da mesma forma que ele deixa maçãs e abacates marrons e murchos. Você pode aparar os talos debaixo de água corrente ou submergi-las na água para aparar.
-
Use uma faca ou tesoura de jardim. Uma faca afiada ou uma tesoura de jardim são os melhores instrumentos para cortar os talos das rosas. Usar uma tesoura padrão espreme os talos, o que pode impedi-los de absorver a água de forma eficaz e fazê-los morrer mais rapidamente. Corte cerca de 1.25 – 2.5 cm do comprimento da parte de baixo do talo, ou mais se você quiser colocá-las em um vaso mais raso.
- Corte os talos em um ângulo de 45 graus, o que permite que a água entre mais facilmente.
- Certifique-se de que seu instrumento esteja extremamente limpo. Tesouras de jardim devem ser limpas com água quente e com sabão, ou com uma solução descolorante branda após cada uso, pois podem restar bactérias nas tesouras que podem afetar as próximas flores que você cortar.
-
Retire as folhas dos talos. A parte dos talos que ficará submersa na água deve ficar completamente sem folhas. Isso é porque as folhas deixadas debaixo da água começarão a apodrecer, fazendo com que haja acumulação de bactérias no vaso e fazendo as flores morrerem mais rapidamente. Você pode deixar algumas folhas no topo do talo, mas retire qualquer coisa que fique debaixo d’água no vaso.
-
Continue aparando por alguns dias. Aparar os vasos a cada dois dias ajudará as rosas a receber a água mais eficientemente, pois depois de um tempo, as pontas dos talos vão se tornar um pouco murchas e danificadas. Use a mesma técnica que você usou para apará-las no começo, certificando-se de que seus instrumentos estejam limpos e cortando debaixo d’água em um ângulo de 45 graus.Publicidade
-
Use um vaso extremamente limpo. Se você simplesmente passar uma água no vaso entre os usos, as bactérias podem ficar dentro do vaso e danificas suas rosas frescas. Limpe o vaso que você planeja usar com água quente e com sabão, certificando-se de esfregar por dentro com uma esponja. Enxágue cuidadosamente antes de proceder.
-
Encha o vaso com água fresca. Rosas absorvem muita água depois que são cortadas. Encha 3/4 dos vasos com água fresca da torneira, depois arrume as flores no vaso para que os talos fiquem dentro de 2.5 cm do fundo do vaso. Dessa forma, elas poderão alcançar a água que precisam para ficarem frescas.
- Considere adicionar um pouco de alimento de flores na água. Alimento de flor comercial fornecerá nutrientes que as rosas precisam para ficarem frescas por um longo período. Peça alguns pacotes de alimento de flores quando você comprá-las na floricultura.
- Adicione 1/4 colher de chá de água sanitária por quarto de água. Isso mantém o nível das bactérias baixo. Apenas evite adicionar muita água sanitária na água, ou as rosas acabarão danificadas.
- Acredita-se que adicionar uma moeda ou um tablete de aspirina na água também ajuda a controlar os níveis de bactéria.
-
Troque a água em alguns dias. Em dias alternados, troque a água para garantir que o crescimento bacteriano não danifique suas flores. Encha o vaso com água fresca, mais alimento de flores e a quantidade certa de água sanitária. Apare os talos de suas rosas e arrume-as em um vaso novamente.
-
Mantenha as rosas frescas. As rosas ficarão frescas por muitos dias se você deixá-las em um lugar fresco em casa. Evite colocá-las perto de janelas ensolaradas ou em algum lugar que tende a ficar do lado mais quente. Você pode até colocar suas rosas na geladeira durante a madrugada para mantê-las frescas enquanto você dorme, depois coloque-as de volta na mesa durante o dia.Publicidade
Dicas
- Mantenha as flores cortadas longe de frutas. Frutas liberam gases naturais, o que faz as flores murcharem.
- Quando suas flores começarem a murchar, em vez de jogá-las no lixo, moa-as e adicione-as em uma pilha de adubo. Isso fornecerá nutrientes extras ao solo.
- Um biocida é um produto que mata bactérias. Para flores cortadas, você pode comprar biocidas comerciais adequados de um florista ou centro de jardinagem. Também há versões caseiras de biocidas, como 1 ml de água sanitária para 1 litro de água ou 1/2 grama de soda cítrica para 1 litro de água. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Quando você estiver trabalhando com rosas com espinhos, use luvas de jardim para proteger suas mãos e seus dedos dos espinhos afiados.
- Não remova os espinhos das rosas. Isso faz com que elas envelheçam mais rápido.
Publicidade
Materiais Necessários
- Vaso;
- Tesoura de jardim;
- Água;
- Água sanitária, moeda ou aspirina;
- Alimento de flores;
- Luvas de jardim se houver espinhos.
Referências
- ↑ http://scvrs.homestead.com/PreserveRoses.html
- ↑ http://extension.umass.edu/floriculture/fact-sheets/sugar-and-acidity-preservative-solutions-field-grown-cut-flowers
- http://www.rose-gardening-made-easy.com/keep-roses-fresh.html – research sourced
- http://scvrs.homestead.com/preserveroses.html – research source
- http://www.plantea.com/cutflowers.htm – research source
Publicidade