PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Manter a escola limpa não é trabalho só do zelador. Ao contribuir fazendo sua parte, você começará a ter orgulho do visual de sua escola, e aprenderá muito cuidando de um ambiente que frequenta. Tome pequenas medidas no dia a dia, ou participe de mutirões de limpeza. Faça como quiser, mas ajude a mantê-la limpa.

Método 1
Método 1 de 2:

Colocando em prática hábitos de limpeza no dia-a-dia

PDF download Baixe em PDF
  1. Poeira, pólen, e folhas, são algumas coisas que os alunos levam para dentro da escola nos sapatos. Por isso, limpe os pés sempre que for entrar em alguma sala ou laboratório, para evitar sujar o chão. [1]
    • Se sua escola não tem tapetes, passe as solas dos sapatos na guia da calçada antes de entrar.
    • Talvez seja o caso de falar com o diretor, e pedir uma autorização para levantar fundos para comprar tapetes, caso a escola não tenha verba para isso.
  2. Pode não parecer grande coisa deixar cair um papel de bala no chão, mas com tempo, eles vão se acumulando, e deixam a escola horrorosa. Se você vir alguém jogando lixo no chão, recolha o material e coloque-o na lata.
    • Caso você veja um guardanapo sujo ou algo nojento no chão, pegue-o com um lenço, para que você não tenha que encostar a mão nele.
    • Incentive seus amigos a seguir o exemplo de recolher lixo do chão.
  3. A reciclagem ajuda a reduzir o lixo que vai para o aterro. Portanto, você não só estará ajudando a escola a permanecer limpa, como também estará cuidando do meio ambiente.
    • Caso sua escola não participe de nenhum programa de reciclagem, fale com seus professores ou com o diretor, sobre a possibilidade de começar um.
  4. Se você tirar um livro da prateleira, ou usar o microscópio do laboratório, coloque-o no lugar após o uso. Caso contrário, você estará contribuindo para a bagunça.
  5. Não deixe caixas de Toddy, guardanapos sujos, ou restos de comida sobre a mesa. Após levantar-se, coloque a cadeira no lugar, e lembre-se de olhar se não deixou nada cair no chão.
  6. Caso você derrame suco ou leite no na mesa ou no chão, limpe-o rapidamente com um papel-toalha, ou pergunte para o professor onde você consegue um esfregão para fazer a limpeza.
  7. Às vezes, os professores expõem maquetes, artes, ou projetos de ciência dos alunos pela escola. Caso encontre uma dessas exposições, tome cuidado para não trombar ou derrubá-las, para não fazer uma bagunça.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Organize um mutirão de embelezamento da escola

PDF download Baixe em PDF
  1. Organize um evento em que um grupo de alunos, professores, e até mesmos pais, poderá fazer um mutirão de limpeza na escola. Isso pode ser feito no recreio, após a aula, ou em um final de semana. [2]
    • Vá até a administração e peça para a secretária marcar um horário para você falar com o diretor sobre o mutirão. Antes de fazer essa abordagem, prepare algumas anotações. Você precisará explicar o que exatamente procura alcançar com tal evento.
    • Diga, por exemplo: “Gostaríamos de formar um grupo de alunos para vir à escola recolher o lixo no sábado. Vamos aproveitar e dar um tapa no parquinho, e lavar as janelas das salas de aula”.
    • Antes da reunião, recolha assinaturas de professores e alunos que apoiem a ideia.
  2. Caso a sua escola já tenha os itens necessários, pegue-os emprestados. Caso contrário, você precisará fazer uma vaquinha para comprá-los. A depender do que deseja limpar, você precisará de:
    • Luvas de borracha;
    • Alvejante;
    • Panos;
    • Sacos de lixo;
    • Espanadores;
    • Escovas;
    • Itens de jardinagem.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Susan Stocker

    Especialista em Limpeza
    Susan Stocker é proprietária da empresa número 1 de limpeza sustentável de Seattle, a Susan's Green Cleaning. É conhecida na região por seus incríveis protocolos de trabalho — ganhando o Better Business Torch Award por Ética e Integridade em 2017 — e sua defesa em relação a práticas sustentáveis de faxina.
    Susan Stocker
    Especialista em Limpeza

    Dica de Especialista: tente misturar uma colher de chá de sabonete de castela com 60 ml de água deionizada em uma garrafa do tipo Spray. Feito isso, você terá criado um produto de limpeza multifuncional. A água deionizada é criada ao se retirar todos os minerais e elétrons da água. Ela é excelente para limpar quase qualquer superfície.

  3. Se você conseguir autorização para levar o plano a cabo, pergunte se isso inclui colocar cartazes pela escola anunciando o mutirão. Talvez consiga anunciar o evento em alguma assembleia, ou junto dos avisos matinais.
    • Não subestime o poder da publicidade boca em boca. Peça a seus amigos que o ajudem a encontrar outros alunos dispostos a ajudar.
    • Diga a eles: "E aí, galera, a gente vai se reunir no sábado para dar um trato na escola. Depois a gente vai sair pra comer alguma coisa. Quem topa?"
  4. Designe uma responsabilidade a cada um dos grupos, para que ninguém fique zonzeando sem foco, e para evitar o retrabalho. [3]
    • Por exemplo: aponte um grupo para cuidar das paredes dos banheiros e outro para arrancar as ervas-daninhas e varrer as folhas acumuladas na calçada.
  5. Não é necessário fazer coisas que o zelador já faz no dia a dia. Façam o dia valer — mantenha o foco nos detalhes, como limpar as cadeiras do anfiteatro e remover o pó de cima dos armários.
    • Há a possibilidade de pedir permissão para plantar algumas flores pela escola. Quem sabe isso não dê certo próximo à entrada?
  6. Oriente todo mundo a ler o rótulo dos produtos utilizados, e a seguirem, efetivamente, as instruções. Sempre que forem manusear produtos químicos como água sanitária e alvejante, usem luvas de borracha. [4]
    • Para não contrair doenças, evite tocar guardanapos sujos ao esvaziar os baldes de lixo. Use luvas descartáveis, ou lave bem as mãos com água e sabão após o trabalho.
  7. Caso dê tudo certo com o mutirão, pense na possibilidade de fazer dele um evento semestral, bimestral, ou até mesmo semanal, a depender das necessidades da escola e da opinião do diretor.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 109 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade