Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você tem uma tartaruga de estimação e quer saber como garantir que ela tenha uma vida longa e saudável? Esse réptil precisa de muitos cuidados, de uma alimentação adequada e de exercícios, mas, mesmo assim, é um animal muito gratificante para ter em casa. Para que ela tenha vida longa, é importante que seja feliz.
Passos
-
Dê bastante espaço à tartaruga. Ela gosta de nadar, tomar sol e de se manter ativa. Além disso, o animal também cresce com o tempo e, sendo assim, precisa de bastante espaço para fazer as atividades e para se desenvolver de forma plena. [1] X Fonte de pesquisa
- Pesquise o tamanho que a espécie em questão pode atingir e compre um aquário adequado. A tartaruga não pode ficar espremida em um espaço pequeno para não ficar infeliz.
- Um aquário de vidro que tenha cerca de três a quatro vezes o comprimento da tartaruga é o mais indicado. Ela deve conseguir ficar completamente submersa e deve ter um espaço fora da água para se secar.
- Quanto maior for o aquário, mais feliz a tartaruga fica. Na natureza, esse réptil tem um território grande, por incrível que pareça. Tente reproduzir esse ambiente usando um aquário com boas dimensões.
-
Faça uma praia. A tartaruga adora passar um tempinho na terra e outro na água, por isso é ideal que ela tenha um ambiente misto. O aquário de uma tartaruga não precisa de elementos complexos, mas se você montar um habitat adequado para seu animal de estimação, ele só tem a ganhar em termos de saúde e longevidade. A montagem do habitat pode ser um projeto divertido e criativo, mas não se esqueça de priorizar as necessidades do réptil. [2] X Fonte de pesquisa
- Na parte aquática, a profundidade deve ser suficiente para cobrir o casco e a largura deve permitir que ela consiga mergulhar e nadar livremente.
- Faça uma rampa de terra na beira da água para que ela não tenha dificuldade de entrar e sair da água.
- As tartarugas adoram tomar banhos de sol. Crie uma plataforma inclinada onde ela possa aproveitar as lâmpadas UVA e UVB instaladas no aquário. O animal pode ficar deitado sob a luz de dez a 12 horas por dia.
-
Mantenha o local limpo. A tartaruga é um animal bagunceiro — faz as necessidades, come e larga restos de comida dentro da água. Se você não limpar o aquário, tanto o animal quanto o ambiente podem ficar cheirando mal. Além disso, todos esses resíduos produzem altos níveis de amônia e de nitrato. [3] X Fonte de pesquisa
- Limpe o aquário toda a semana ou crie uma área separada fora dele onde a tartaruga possa se alimentar e fazer as necessidades antes retornar ao habitat.
- Com o aquário sujo, a tartaruga pode ter vários tipos de doenças difíceis de tratar.
- As algas se acumulam no casco e precisam ser removidas com uma escova de dentes macia.
- A tartaruga, assim como a maioria dos répteis, troca de pele e casco. As placas da carapaça podem ficar inflamadas e coçando se você não fizer uma boa limpeza.
- Sempre lave as mãos antes e depois de manusear a tartaruga para não passar germes ou substâncias perigosas para ela e para evitar a contaminação com a bactéria salmonela.
-
Lide com ela com carinho. Cada tartaruga, assim como os seres humanos, tem uma personalidade diferente. Se a sua for mais sociável, talvez você consiga acariciá-la e brincar com ela, mas a regra geral é limitar ao máximo esses momentos. [4] X Fonte de pesquisa
- Em geral, a tartaruga não gosta de ser levantada do chão, mas às vezes é preciso retirá-la do aquário para limpar, para brincar e para ela se exercitar. Quando chegar o momento, mexa nela com cuidado e segurança para não levar uma mordida e para ela não escapar.
- Nunca coloque a tartaruga de costas, nunca a puxe pela cauda nem a force a sair do casco. Nada disso é engraçado — o animal só fica estressado.
- Se a sua tartaruga gostar de carinho, você pode acariciá-la na cabeça, no queixo e no casco, desde que ela deixe.
Publicidade
-
Forneça uma alimentação variada. A tartaruga é onívora e tem um apetite voraz. Assim como os seres humanos, ela precisa de variedade para se desenvolver. Uma dieta equilibrada, com vitaminas e minerais, é fundamental para mantê-la feliz e satisfeita. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma dieta balanceada deve incluir folhas verdes, insetos e ração para que ela cresça bem. Talvez a sua tartaruga também goste de frutas ou flores. Saiba a espécie para descobrir qual é a alimentação mais adequada para ela.
- Nunca dê laticínios, pois o estômago do réptil não consegue digerir a lactose direito. Também nem pense em dar alimentos industrializados. A melhor opção é comida natural.
-
Dê insetos vivos como petisco. A tartaruga gosta de caçar para comer. Ao fornecer comida viva para ela, dá para juntar um pouco de diversão e atividade física. [6] X Fonte de pesquisa
- Coloque grilos, bichos-da-farinha (carunchos) e traças-da-cera vivos no aquário. Esses são insetos deliciosos que ela adora comer.
- Vá variando nas opções de insetos ao longo da semana ou forneça até mesmo peixes e camarões vivos para manter a dieta da tartaruga interessante e nutritiva.
-
Cuidado com exageros. Você adora a sua tartaruga e ela também o ama, mas isso não significa dar comida toda vez que ela implorar. A tartaruga é um animal que se alimenta conforme surge uma oportunidade na natureza, pois ela nunca sabe quando fará a próxima refeição. Às vezes, quando o réptil percebe a presença do dono, se aproxima com a boca aberta, pois o associa ao alimento. Não fuja do cronograma para não dar muita comida e causar um mal ao animal. [7] X Fonte de pesquisa
- As mais jovens precisam comer todos os dias, enquanto as adultas ou idosas só precisam ser alimentadas algumas vezes por semana. Tome cuidado para não exagerar na quantia, pois ela pode ficar obesa.
- Ela precisa ter acesso constante à água. É verdade que muitas tartarugas se alimentam debaixo d'água, mas, se não for o caso da sua, é preciso manter a comida sempre no mesmo local do aquário. Dessa forma, ela vai saber onde tem que ir para se alimentar.
- Para evitar o excesso, dê comida enquanto ela comer e, depois de cinco minutos, retire todos os alimentos que não foram consumidos ou que forem deixados pela metade.
Publicidade
-
Leve-a para fora para brincar. Mesmo que você seja generoso e compre um aquário com bastante espaço e liberdade, a tartaruga ainda precisa de mais espaço para se exercitar e se divertir. Lembre-se de ela é um réptil extremamente ativo e, na vida selvagem, percorre grandes terrenos apesar da lentidão. [8] X Fonte de pesquisa
- Antes de deixá-la sair do aquário para andar pela casa, avise todo mundo e coloque algumas barreiras para controlar o alcance dela, evitando acidentes fatais.
-
Dê peixes vivos para ela brincar. Ainda no aquário, você pode ir colocando peixes pequenos ou moluscos na superfície da água e deixar a tartaruga "caçar" esses itens. O esforço que ela faz para nadar e caçar é um ótimo exercício. [9] X Fonte de pesquisa
- O mesmo vale para insetos vivos. Forneça efeméridas, tricópteros, larvas de besouros, grilos, gafanhotos, bichos-da-farinha e traças-da-cera.
- Minhocas, caracóis, moluscos, sapos pequenos e girinos são opções aceitáveis para alimentar uma tartaruga de estimação.
- Outros peixes que ela adora caçar e comer são peixinhos dourados, peixinhos vermelhos, barrigudinhos e peixes-mosquito.
-
Dê brinquedos. Algumas tartarugas também gostam de brincar. Não tem problema acariciar e brincar com a sua, mas saiba que ela é um animal de estimação mais para admirar do que ficar mexendo sempre, pois ela se estressa. Tartarugas não são cães!
- Deixe a tartaruga brincar com uma concha que ela pode arrastar pelo chão ou coloque um barquinho de brinquedo na água para ela empurrar e se divertir.
- Ensine-a a comer na sua mão. Até isso acontecer, ela precisa ganhar confiança e familiaridade com você, portanto, depois que os dois criarem um certo vínculo, tente oferecer a um pedaço de fruta. Se ela gostar, ponha o pedaço no pulso para que ela tenha que subir na sua mão para pegá-lo.
- Experimente fazer uma pista com obstáculos. Projete obstáculos fora do habitat natural do réptil, como pedras, gravetos, plantas e poças de água. Coloque um petisco no final do percurso para motivá-la
- Outro jogo divertido é o de caça ao tesouro. Esconda grilos, minhocas ou outros insetos vivos em volta do habitat da tartaruga para ela procurar. Assim, há um desafio com uma recompensa no final.
- Saiba que a tartaruga pode demorar para aprender esses truques, portanto seja paciente. Além disso, quanto mais difícil for a brincadeira, mais ela fica estressada. Em outras palavras, não é uma boa ideia brincar com ela todos os dias.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.vetbabble.com/reptiles/turtles/
- ↑ http://pets.petsmart.com/guides/turtles/choosing-the-right-turtle.shtml
- ↑ http://pets.petsmart.com/guides/turtles/upkeep-and-maintenance.shtml
- ↑ http://www.petplace.com/article/reptiles/general/enjoying-your-reptile/how-to-handle-turtles-and-tortoises
- ↑ http://www.vcahospitals.com/main/pet-health-information/article/animal-health/turtles-aquatic-feeding/1075
- ↑ http://www.vcahospitals.com/main/pet-health-information/article/animal-health/turtles-aquatic-feeding/1075
- ↑ http://pets.petsmart.com/guides/turtles/nutrition.shtml
- ↑ https://www.vetbabble.com/reptiles/turtles/
- ↑ http://boxturtlesite.info/diet.HTML
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 77 105 vezes.
Publicidade