Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando as formigas invadem a comida de seu bicho de estimação, ele pode se recusar a comer. Quando elas invadem os alimentos armazenados dentro de casa, você pode acabar tendo um problema com uma infestação. Estas instruções vão ajudá-lo a deixar a comida de seu bicho de estimação à prova de formigas, auxiliando na prevenção de tais pragas. Além da ração dos animais da casa, você também pode ficar com receio de que elas invadam a comida espalhada no exterior da casa para os animais silvestres da região. Neste artigo ainda estão inclusos os passos para manter as formigas longe deste tipo de alimento. O segredo é criar uma barreira química que as formigas não ultrapassem e que não seja perigosa para os bichinhos de estimação, pássaros que voam por ali ou qualquer outro animal que você queira alimentar.

Método 1
Método 1 de 3:

Armazenando e protegendo a ração

Baixe em PDF
  1. [1] Latas de café, potes com tampa e sacos plásticos com fecho zip são alguns exemplos de recipientes que ajudam a proteger os alimentos das formigas. Também é possível colocar um recipiente dentro de outro para formar uma barreira de proteção mais eficaz. Alimentos guardados em sacos plásticos com fecho zip e colocados dentro de uma vasilha hermeticamente fechada ficam duplamente a salvo do ataque das formigas. [2]
  2. Ponha os pratos com comida dentro de uma panela não muito funda (como uma fôrma de bolo) com água. Essa fôrma com água vai funcionar como um fosso e manter as formigas longe. [3] Outra solução é usar dois pratos de aço inoxidável para ração, um levemente maior que o outro: com uma cola industrial forte, cole um pequeno pedaço de tijolo ou pedra bem achatada do lado de baixo do prato menor, espere a cola secar e ponha água no prato maior. Coloque o prato menor com o tijolo ou pedra grudados dentro do prato grande com água. A água funciona como um fosso, mantendo as formigas longe da comida, enquanto o tijolo ou pedra ajudam a evitar que o prato de ração vire, fazendo com que ele fique bem acima do nível da água. [4]
    • Coloque esse prato em um lugar diferente por dois dias ou mais. As formigas um dia vão parar de retornar ao lugar onde o prato ficava anteriormente.
  3. Vários pratos para comida de pets com o propósito de prevenir infestações de formigas estão disponíveis no mercado. [5] Alguns desses pratos podem ser colocados do lado de dentro e alguns até foram projetados para o uso externo. Escolha o prato que funcione melhor para seu bichinho (cachorro, gato ou outro animal) dentro ou fora de casa.
    • Existem ainda alguns fossos prontos à venda no qual você pode colocar o prato de ração que já possui, protegendo assim a comida das formigas.
  4. Deixe o prato de ração do animal em uma superfície removível – como um tapetinho – que deve ser retirada para limpeza após as refeições. As formigas seguem a trilha de feromônios deixada pelas outras formigas que caminharam em direção à fonte de comida. Limpe a superfície na qual o prato fica – e o próprio prato – com água e sabão e interrompa tal trilha, desencorajando, assim, o retorno das formigas. [6]
  5. Misture uma colher de sopa de óleo de hortelã para cada copo de água e coloque-os em um frasco com spray. Borrife a solução perto do sistema de ventilação e ar-condicionado da casa para conter esta praga. O olfato das formigas vai ser afetado, detendo o seu avanço. [7] Outro meio eficaz de usar esse óleo para controlar formigas é pingar algumas gotas num chumaço de algodão e limpar os rodapés e superfícies próximas de locais onde elas possam entrar na casa. Você pode também passar o óleo na superfície próxima ao lugar onde a comida dos pets é armazenada ou ao redor do prato de ração. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Se livrando das formigas no prato de seu animal

Baixe em PDF
  1. Se as formigas já estiverem no prato, cubra-o bem e o coloque-o no congelador. Deixe a comida lá até que congele e as formigas morram. [9] Assim, você consegue retirar as formigas da comida ao mesmo tempo em que salva a ração do animal de estimação.
  2. Neste ponto as formigas devem estar mortas. Despeje a comida seca em uma peneira sobre a pia e chacoalhe vigorosamente até que não reste nenhuma formiga morta. Essa medida evita o desperdício de ração, pois você pode servi-la novamente ao animal. [10]
  3. Após ter se livrado das formigas na comida, despeje a ração em um vasilhame hermeticamente fechado para protegê-la de outra infestação. [11] Usando as técnicas citadas no primeiro método, tente evitar a ocorrência de infestações. Pode ser preciso repetir alguns passos para remover completamente as formigas, então continue tentando se não conseguir na primeira vez.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo as formigas longe do comedouro de pássaros

Baixe em PDF
  1. [12] Para proteger um comedouro grudado em uma janela, recorte um pequeno círculo ou coração de uma folha de jornal. Fixe-o do lado de dentro do vidro da janela. Então, use o dedo para criar uma barreira de vaselina no contorno do desenho, do lado de fora da janela. Coloque o comedouro no centro. Este método funciona melhor se utilizado em um local fresco e com sombra. No tempo quente a vaselina começa a derreter e a escorrer.
  2. Para os modelos de pendurar, abra um buraco no meio da tampa de um pote de margarina ou outro objeto leve semelhante e passe o cordão do comedouro pelo furo. Dê um nó no fio, se necessário, para segurar a tampa no lugar. Esfregue a vaselina no objeto ou na tampa. As formigas podem conseguir chegar à tampa, mas não vão passar até o comedouro, enquanto algumas outras não vão nem tentar. [13]
  3. Enrole uma tira de fita de mata-moscas no mastro do comedouro, ou a coloque na janela ou na peça destinada para ele. O papel mata-moscas tem cola em ambos os lados, portanto as formigas não podem atravessá-lo. Mantenha o papel mata-moscas longe do alimentador para que os pássaros não entrem em contato com ele. Se o papel começar a sair em altas temperaturas, prenda-o com pequenos pedaços de fita dupla face que não possua nenhuma a superfície lisa voltada para fora, de modo que as formigas não consigam passar sobre ela. [14]
    Publicidade

Dicas

  • As formigas vão voltar durante vários dias para o lugar onde um dia já se alimentaram. Mude o prato de lugar, colocando-o o mais longe possível do antigo local. Não o coloque de volta no mesmo lugar antes de dois dias ou mais.
  • A vaselina funciona melhor em temperaturas externas por volta dos 25 ºC. Se estiver muito frio, as formigas vão conseguir andar sobre ela. Se estiver muito calor, a vaselina vai derreter, escorrer e fazer uma meleca.
  • Tente ser criativo. Qualquer que seja o seu problema com formigas, você precisa criar uma barreira de proteção que elas não atravessem e que mantenha o seu animal fora de perigo. Água, óleo, vaselina, manteiga ou sabão em barra (geralmente usado como um giz) são soluções ecologicamente corretas, mas podem ser consideradas apenas temporárias.
  • Coloque o prato de comida do animal no meio de uma toalha ou tecido felpudo com pelo menos 5 cm de altura em volta da borda mais alta do prato.
  • Sempre que pendurar um comedouro de beija-flor, tome muito cuidado para não derramar nem um pouco da água com açúcar. Mesmo que seja só uma gota, ela vai atrair formigas para o lugar. Lave a varanda ou o pátio com uma mangueira se achar que derramou algo.
Publicidade

Avisos

  • Não espirre nenhum produto dentro da ração do animal de estimação.
  • Sempre que usar um inseticida, lembre-se de seguir as instruções do produto.
  • Assim como todo produto químico, mantenha-os fora do alcance de crianças.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 466 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade