PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O casamento com uma pessoa narcisista pode parecer uma montanha russa emocional. Toda a sua atenção vai para a outra pessoa e ela ainda assim a critica por não suprir as necessidades dela? Você sente que precisa pisar em ovos, tomando cuidado com tudo o que diz para não despertar a fúria do seu cônjuge? Abaixo, você aprenderá algumas dicas sobre como lidar com a situação, identificando os padrões de comportamento narcisistas, ajudando seu cônjuge a buscar ajuda (se ele estiver disposto a isso) e aprendendo a cuidar de suas próprias necessidades emocionais. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Reconhecendo o narcisismo real

PDF download Baixe em PDF
  1. A sensação de grandiosidade é um dos traços mais característicos do narcisismo. Quem sofre com um transtorno de personalidade narcisista acredita ser especial e parte da "elite", selecionando amigos e relacionamentos com base no status ou na popularidade. Seu marido talvez se esforce demais para fazer contatos importantes e reforçar a ideia que tem de si próprio. [1]
    • Os narcisistas também adoram parecer úteis, fazendo promessas grandiosas e mentindo sobre o que fizeram no passado para reforçar uma reputação falsa. Fique atento e veja se a pessoa realmente cumpre o que promete. É bem provável que os relacionamentos passados dela tenham terminado mal.
    • Se o seu cônjuge é narcisista, talvez você sinta que ele age como se fosse melhor do que você na presença dos outros. Ele provavelmente espera ser admirado e acredita merecer o melhor, sempre. Esse tipo de comportamento pode acabar prejudicando a sua autoestima.
  2. Os narcisistas são extremamente sensíveis às críticas recebidas, mas adoram criticar os outros, o que cria uma dinâmica desequilibrada no relacionamento. Por ser arrogante por natureza, seu marido pode agir como se soubesse de tudo, atacando você de diversos modos diferentes.
    • Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria. [2]
  3. Você provavelmente se pegará tentando explicar coisas básicas sobre a compaixão para um adulto crescido. Se for o caso, tome cuidado: seu marido provavelmente se vê como a prioridade na vida dele e não terá muita ideia de como cuidar das suas necessidades emocionais, nem conseguirá demonstrar empatia quando você estiver incomodada. [3]
    • O narcisista também pode ter dificuldade para reconhecer sentimentos, interesses e valores pessoais dos outros. Se o criticar por ser egoísta e por tê-la magoado, ele provavelmente ficará confuso ou dirá que você é sensível demais.
  4. Os narcisistas adoram usar os outros para conseguir o que querem, tirando vantagem de conhecidos e familiares para melhorar a própria situação.
    • Você provavelmente já se sentiu manipulada ou usada por seu marido em algumas ocasiões. Por exemplo, talvez ele abra cartões de crédito no seu nome sem o seu consentimento ou use conexões suas para melhorar o próprio status. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ajudando um marido disposto a mudar

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso seu marido pareça ter a cabeça aberta, toque no assunto do narcisismo. É bem provável que o comportamento dele já tenha causado problemas no casamento, na família, nas amizades e até mesmo na vida profissional. Use um desses casos para convencê-lo a buscar ajuda. [5]
    • Por exemplo, se ele leva uma vida focada no mundo profissional, mas tem dificuldade para trabalhar em equipe, use isso para começar a conversa.
    • Diga algo como "Querido, sei que queria uma promoção esse ano, mas percebi que está com dificuldade com a equipe no trabalho. Acho que seria bom conversar com alguém que possa ajudá-lo a reforçar as habilidades que já tem para aumentar suas chances de ser escolhido para o cargo novo".
  2. Por mais que pareça uma boa ideia procurar um terapeuta de casais, essa não é a melhor opção. Normalmente, esse tipo de sessão fará com que seu marido aja como vítima, evitando a mudança. [6]
    • Recomende que ele procure um terapeuta especializado em tratamentos de transtorno de personalidade. Não é preciso compartilhar suas suspeitas com seu marido, mas dizer que ele provavelmente sofre com um transtorno pode ajudá-lo a procurar um diagnóstico e tratamento.
    • Converse com o terapeuta e informe-o de que suspeita que seu marido seja narcisista. Obviamente, não deixe que seu cônjuge saiba disso.
  3. O tratamento para transtornos de personalidade é de longo prazo e intensivo. Os resultados dependem da vontade de mudar da pessoa sendo tratada, mas você deve perguntar como ajudar.
    • Experimente dizer algo como "Querido, estou orgulhosa por você ter procurado ajuda. O que posso fazer para demonstrar meu apoio ou ajudá-lo?".
    • Aceite a resposta dele. Talvez ele precise apenas de um tempo para aceitar a situação.
  4. Como os familiares normalmente são deixados por conta própria quando uma pessoa procura tratamento individual, talvez seja uma boa ideia procurar ajuda para você.
    • Converse com o terapeuta do seu marido para pedir a indicação de um grupo para entes queridos de narcisistas. O fato de participar de um grupo talvez faça seu cônjuge perceber o quanto o transtorno afeta você.
    • Os cônjuges de narcisistas também podem procurar terapeutas especializados em lidar com os danos emocionais em relacionamentos. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Lidando com o narcisismo

PDF download Baixe em PDF
  1. O transtorno de personalidade narcisista costuma envolver padrões de comportamento de longo prazo e precisa ser diagnosticado e tratado por um profissional de saúde mental. Infelizmente, poucos reconhecem ter o problema e procuram ajuda. [8]
    • Seu cônjuge talvez só procure um profissional quando as consequências do comportamento dele atrapalhem bastante a vida.
    • Tente conversar com ele, mas espere resistência.
  2. Para que o casamento com um narcisista funcione, é preciso construir um muro emocional ao seu redor. Como o comportamento do seu marido é egoísta e relacionado a ele, é importante não levá-lo para o lado pessoal. [9]
    • É difícil não se culpar, mas isso é muito importante para que o casamento funcione. Quando seu marido fizer ou disser algo ofensivo ou explorador, repita um mantra mentalmente "O que ele faz é culpa dele, não minha".
  3. Os narcisistas são um exemplo clássico de pessoas que pegam e não retribuem. O seu esposo precisa de muita admiração e afeto, mas não retribui o que recebe, deixando o relacionamento desequilibrado. [10] Recorra às amizades para receber seu apoio emocional.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adam Dorsay, PsyD

    Psicólogo e Palestrante do TEDx
    O Dr. Adam Dorsay é um psicólogo atuante em San Jose, California. É um dos criadores do Project Reciprocity, um programa internacional localizado na matriz do Facebook, e é consultor da equipe de segurança da Digital Ocean. Sua especialidade é tratar adultos bem-sucedidos com problemas de relacionamento, estresse, ansiedade e infelicidade. Em 2016, ministrou uma famosa palestra TEDx sobre homens e emoções. O Dr. Dorsay possui formação em Terapia pela Santa Clara University e recebeu seu título de Doutor em Psicologia Clínica em 2008.
    Adam Dorsay, PsyD
    Psicólogo e Palestrante do TEDx

    Não suprima suas emoções. De acordo com o psicólogo Adam Dorsay: “Se está em um relacionamento com um parceiro narcisista, é comum não conseguir identificar suas próprias emoções e ser assertivo na relação. Isso normalmente acontece pelo costume de cuidar do outro sem cuidar das suas próprias necessidades internas".

  4. O seu marido provavelmente responderá melhor aos seus pedidos caso receba aquela inflada no ego. Assim, você conseguirá mantê-lo satisfeito e terá suas necessidades supridas ao mesmo tempo.
    • Por exemplo, se precisa que ele termine um projeto de reforma que começou, experimente dizer algo como "Querido, sei que você está ocupado, mas precisamos das suas habilidades especiais de carpintaria na garagem. Temos que pendurar as prateleiras que compramos e só você pode fazer isso". [11]
  5. Os reforços positivos podem ser bastante úteis, pois a outra pessoa quer ser lembrada de todas as coisas nas quais é boa. Esforce-se para ignorar os comportamentos indesejados e, quando seu marido estiver fazendo algo bom, elogie-o. [12]
    • Por exemplo, quando ele perguntar como foi o seu dia no trabalho, dê um beijo na bochecha e diga "Que bom que perguntou!" para reforçar a probabilidade desse tipo de comportamento se repetir.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando de si

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao casar com uma pessoa narcisista, a sua primeira prioridade deve ser cuidar de si. É muito importante praticar atividades que a façam sentir-se bem consigo e a conectem com pessoas positivas. Seu marido a tentará isolar dos outros e dificultará a manutenção dos relacionamentos. Por tentar manter a paz em casa, você terá ainda mais dificuldade de dar atenção aos seus interesses.
    • Pense em algumas atividades que colocou de lado desde o começo do casamento ou que sempre quis experimentar e nunca conseguiu. Matricule-se em um curso ou compre um livro sobre um assunto que a interessa. Tente aprender um novo idioma, fazer artesanatos ou iniciar uma aula de artes marciais.
    • Para que esse tempo só seu não acabe atrapalhando seu marido sedento por atenção, converse com ele durante as atividades. Mande uma mensagem dizendo "Estou no meu curso de escrita. Precisa que eu faça alguma coisa no caminho pra casa?" ou "Estou aqui curtindo as aulas de kung fu, mas estou com saudades". [13]
  2. O casamento com uma pessoa narcisista pode fazer com que você sinta que sua vida gira em torno dela. Enfrente tais sentimentos permitindo-se ser um pouco egoísta e definindo objetivos pessoais secretos. [14] Uma dica: todas as suas metas devem ser específicas, mensuráveis, possíveis, realistas e com prazo definido.
    • Sempre quis retomar os estudos? Monte uma lista com o que você precisa fazer para tornar essa ideia uma realidade. Pesquise universidades, escolha um curso, estude um pouco para o vestibular e faça as provas necessárias!
  3. O fato do seu marido não estar suprindo suas necessidades emocionais não significa que ninguém possa supri-las. Encontre amigos ou confidentes para compartilhar seus sentimentos e experiências, cercando-se de pessoas que o valorizam por quem você é!
    • Chame uma amiga para conversar dizendo algo como "Oi, Carla! Algumas coisas têm me incomodado com o José e preciso de alguém para conversar. Posso confiar em você para manter isso entre nós?".
    • Na falta de uma pessoa de confiança, procure um grupo de apoio para pessoas na mesma situação com você. Troquem informações e aprenda com os outros! [15]
  4. Por mais que seu marido precise de tratamento psicológico para ajudar o casamento, você também pode se beneficiar com algumas sessões. O tempo que passou sendo criticada e colocada em segundo lugar pode provocar ansiedade e depressão.
    • Procure um profissional na região que tenha experiência com situações parecidas com a sua. Converse com alguns terapeutas sem compromisso, até encontrar um com o qual se sinta confortável.
    • O terapeuta também a ajudará a entender melhor sobre o transtorno que afeta o seu cônjuge, além de dar algumas dicas sobre como lidar com o narcisismo. [16]
  5. Mesmo que seja completamente contra o divórcio, é bom reconsiderar isso se o relacionamento se tornar abusivo. Nem todos os narcisistas são violentos, mas isso pode acontecer. Converse com um profissional para desenvolver um plano de ação para seguir em um momento de crise.
    • O abuso nem sempre é físico! O comportamento narcisista pode envolver abuso emocional e mental, com consequências duradouras para o seu bem-estar. Converse com seu terapeuta para analisar os prós e contras do fim do casamento, principalmente se você tiver filhos, pois eles podem acabar desenvolvendo o mesmo tipo de comportamento do pai. [17]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 941 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade