Baixe em PDF
Baixe em PDF
Embora sejam deliciosos e nutritivos, os brócolis têm a fama merecida de ser um vegetal difícil de se manter fresco. Se armazenados de maneira errada, os brócolis podem ir de crocantes e fresquinhos a poucos apetitosos em um dia ou dois. Entretanto, com algumas técnicas de armazenamento, você pode manter esta verdura fresca por cinco até sete dias (e se você quiser congelar, dura mais ainda). Para aproveitar os brócolis ao máximo e eliminar o desperdício na sua cozinha, veja o Passo 1 para começar!
Passos
-
Faça um buquê de brócolis. Um modo não convencional, mas que funciona bem para manter a verdura fresca, é similar aos cuidados para manter as flores vivas e radiantes. Basta colocar o buquê, com o caule para baixo, em um copo ou vaso com água até à metade. A parte com os arbustos (a cabeça) deve ficar fora do vaso. Coloque na geladeira. Ao armazenar os brócolis desta forma, a duração vai de cinco a sete dias. [1] X Fonte de pesquisa
- Para aumentar ainda mais o frescor, cubra a “cabeça” dos brócolis com um saco plástico para alimentos. Fure o saco para o que o ar possa circular. Troque a água diariamente.
-
Envolva a verdura em papel toalha úmido. Outra opção para manter os brócolis frescos imita a tática usada na seção de verduras e legumes dos supermercados. Encha uma garrafa com válvula spray (que não tenha sido usada para alvejante ou outro produto de limpeza) com água fria e, delicadamente, espirre água na parte de cima dos brócolis. Envolva levemente a verdura com as folhas de papel toalha para que estas absorvam um pouco da umidade. Mantenha os brócolis na geladeira. Eles devem ficar fresquinhos por uns três dias. [2] X Fonte de pesquisa
- Não faça um embrulho muito apertado com o papel toalha e não mantenha a verdura em um recipiente fechado. Os brócolis precisam de ar para se manter frescos.
-
Mantenha a verdura em um saco ventilado. Se não tiver paciência para fazer os métodos acima, não se preocupe— é razoavelmente fácil manter os brócolis frescos com nada além de um simples saquinho plástico. Apenas coloque a verdura dentro do saco plástico, feche e faça vários furinhos no plástico para garantir a circulação de ar. Deixe a verdura sempre na geladeira. Os brócolis devem ficar frescos por alguns dias com este método.
-
Lave os brócolis cultivados em casa, mas não lave os comprados fora. Quando falamos em armazenar os brócolis, um pouco de umidade é bem-vinda, mas o excesso dela pode ser prejudicial. O excesso de água pode causar mofo em poucos dias, transformando uma verdura fresca em algo totalmente impróprio para o consumo. Por essa razão, evite lavar os brócolis comprados fora, pois estes já foram lavados e secos, não precisando de limpeza adicional. Entretanto, você “vai” querer lavar os brócolis cultivados em casa para eliminar pequenos insetos e resíduos da horta. Depois de lavá-los, não deixe de secá-los muito bem para evitar mofo.
- Para lavar os brócolis cultivados em casa, misture em uma tigela grande água morna (não quente) e algumas colheres de chá de vinagre de vinho branco. Deixe os brócolis imersos por aproximadamente 15 minutos para matar quaisquer insetos e remover a sujeira que possa estar escondida entre os floretes, que são bem unidos. Retire do molho, enxágue com água fria e seque completamente antes de refrigerar. [3] X Fonte de pesquisa
-
Coloque os brócolis na geladeira o mais rápido possível. Independentemente da forma que você escolheu para armazenar esta verdura, algo deve sempre se repetir — você deve levá-la à geladeira o mais rápido que puder. Algumas fontes recomendam que mesmo os brócolis frescos, comprados no supermercado, devem ir para a geladeira em 30 minutos após a compra. [4] X Fonte de pesquisa Quanto mais rápido você colocar os brócolis na geladeira, menor será o risco de a verdura perder sua firmeza, textura crocante e maior será a durabilidade.Publicidade
-
Ferva água e prepare uma tigela com água gelada e pedras de gelo. Os métodos que apontamos acima não indicados para conservação dos brócolis para consumo em um prazo curto de tempo, mas se você tiver muitos brócolis e sabe que não conseguirá consumi-los a tempo, considere o congelamento. Brócolis congelados podem durar por um ano inteiro, então você terá tempo suficiente para incorporá-los aos seus pratos antes que eles estraguem. [5] X Fonte de pesquisa Entretanto, congelar para congelar os brócolis não basta jogar no freezer e esquecer que estão lá — é necessário que eles sejam preparados para isso antes em um processo chamado branqueamento. Para começar, você vai precisar de uma panela grande com água fervente e também de uma tigela grande com água e pedras de gelo.
-
Corte os floretes dos brócolis em pedaços pequenos. Enquanto espera a água ferver, aproveite para usar uma faca simples ou meia-lua para cortar os brócolis em pequenos pedaços. Os pedaços não devem ser maiores do que uma polegada, com caule com menos de uma polegada também. Dividir os floretes em pedaços pequenos é importante — pois se você não fizer isso, a água fervente pode fazer o branqueamento de forma desigual, branqueando mais nas extremidades da verdura do que na parte interior.
- Você pode usar até suas mãos para quebrar os brócolis se quiser. Vá pegando pedaços da parte de cima e puxando do caule principal, assim você fica com um buquê de floretes (a parte de “arbustos”) e um caule mais curto. Se os floretes tiverem mais de uma polegada, separe mais uma vez.
-
Ferva os pedaços de brócolis por três minutos. Assim que você tiver separado os pedaços de brócolis em pedaços ainda menores, jogue-os na água fervente para branqueá-los. Eles não precisam ferver por muito tempo — três minutos são suficientes. Mexa sempre para garantir que todos pedaços estão sendo branqueados da mesma forma.
- O objetivo do branqueamento é ajudar a preservar os brócolis quando são congelados. Todos os vegetais contêm enzimas e bactérias que podem alterar a cor, textura e o sabor dos vegetais e torná-los nada apetitosos depois do congelamento. O branqueamento mata as bactérias e inibe as enzimas, o que faz com que os brócolis possam manter suas propriedades originais e o sabor delicioso depois de congelados.
-
Resfrie os pedaços de brócolis por três minutos. Assim que ferver os brócolis por três minutos, escorra-os em escorredor ou peneira. Então, depois que a água quente tiver escorrido e não houver risco de queimadura, jogue os pedaços imediatamente na tigela com água e pedras de gelo. Deixe que elas absorvam a água gelada por aproximadamente três minutos, mexendo de vez em quando para garantir que todos os pedaços estejam em contato com a água gelada.
- A água gelada é usada para interromper o cozimento dos brócolis. A verdura é fervida para o branqueamento e não para ser cozida — se os brócolis continuarem a cozinhar, vão ficar moles e pouco apetitosos. Se forem colocados diretamente no freezer após a fervura, os brócolis não irão esfriar tão rapidamente como quando entram em contato direto com a água bem gelada, por isso esta última opção é a melhor escolha para nossos objetivos.
-
Escorra e seque. Depois que os brócolis ficaram imersos na água gelada por três minutos (devem estar tão frios quanto a água), despeje-os em um escorredor e deixe descansar rapidamente. Enquanto isso ocorre, mexa o escorredor para ajudar a escorrer toda a água. Depois de um ou dois minutos, pressione um pano limpo ou papel toalha para remover qualquer excesso de água.
-
Armazene em um saco plástico fechado no freezer. Transfira os pedaços de brócolis para um saco plástico com fechamento hermético e cole uma etiqueta com a data do branqueamento. Tire o excesso de ar do saco, feche-o e coloque-o no freezer. Pronto! Assim que congelar, você poderá conservar a verdura por até um ano.
- Para que os brócolis congelados tenham o máximo de durabilidade, evite os freezers “frost-free”, pois estes têm os ciclos com temperatura acima de zero para derreterem o gelo no compartimento, o que pode reduzir a durabilidade dos brócolis. [6] X Fonte de pesquisa
- Aparelhos próprios para selar embalagens a vácuo são ótimas opções para congelar vegetais. Ao remover todo o ar do saco ou recipiente em que os brócolis estejam armazenamos, a durabilidade do alimento pode aumentar e o vegetal pode ficar ainda mais fresco do que se for congelado com os métodos comuns. Porém, estes aparelhos costumam custar mais de R$ 200,00. [7] X Fonte de pesquisa
- Para muitas receitas (principalmente pães e tortas), não há a necessidade de descongelar os vegetais antes de cozinhar, pois o alimento pode soltar umidade e interferir no resultado final. Já para receitas que pedem os brócolis descongelados, tudo o que você precisa fazer é mergulhar os vegetais na água em temperatura ambiente por alguns minutos e pronto.
Publicidade
-
Procure por floretes com cor verde escura bem forte. Se você quer ter em sua geladeira brócolis fresquinhos, crocantes e deliciosos, o ideal é começar escolhendo os vegetais mais frescos possíveis. Seja comprando em um supermercado ou colhendo diretamente de sua horta, é bom conhecer as características de uma planta fresca e saudável para que você possa escolher a melhor opção. Para começar, tente analisar os pequenos arbustos na cabeça dos brócolis — Eles são chamados “floretes”. Os floretes dos melhores brócolis devem ser ter uma coloração verde-escura.
- Procre por floretes amarelos ou manchas — este é um sinal de que os brócolis estão passados e estão para florescer, o que torna a planta firme e dura.
-
Procure por floretes que tenham o tamanho de uma cabeça de fósforo. Outro aspecto a ser considerado quando escolher brócolos é o tamanho individual dos floretes — eles são pequenos e quase não se distinguem uns dos outros ou são grandes e bem cheios. O ideal é que você consiga ver apenas alguns floretes menores que uma cabeça de fósforo — isto é um sinal de que a planta está madura, mas não está passada. [8] X Fonte de pesquisa
- Isso não quer dizer que você deva fugir dos brócolis que tenham apenas floretes pequenos. Essas plantas não vão te fazer mal e não têm um sabor ruim — por exemplo, a maioria dos brócolis congelados do supermercado não tem floretes grandes.
-
Sinta se a cabeça dos brócolis é firme. A textura deste vegetal é fundamental — nada é melhor que brócolis crocantes em um dia quente de verão, mas nada é mais nojento que um pedaço de brócolis mole e com textura de chiclete. Não tenha medo de usar as mãos ao escolher brócolis. Aperte ou torça delicadamente a parte de cima da verdura. Normalmente, as melhores opções são duras e firmes, mas não completamente inflexíveis.
-
Para os brócolis cultivados em casa, colha na parte da manhã e refrigere imediatamente. Quando você compra a verdura no mercado, ela já foi colhida por você, então a colheita está fora do seu controle. Entretanto, quando você cultiva seus próprios brócolis em casa, o controle de “como” ou “quando” é totalmente seu, então aproveite esta oportunidade. Geralmente, para ter os brócolis mais frescos e com melhor sabor, o horário ideal é pela manhã, quando a temperatura está mais baixa. Corte os brócolis na altura do caule e transfira imediatamente para a geladeira para preservar o frescor.
- Ao fazer isso, você evita que os brócolis aqueçam — quanto mais frios eles ficarem, melhor o sabor e a textura original será preservada.
Publicidade
Referências
- ↑ http://sweetwater-organic.org/veggies/broccoli/
- ↑ http://sweetwater-organic.org/veggies/broccoli/
- ↑ http://www.gardenguides.com/75747-store-broccoli.html
- ↑ http://howtostorefood.wordpress.com/2011/02/23/how-to-keep-broccoli-fresh/
- ↑ http://www.stilltasty.com/fooditems/index/16636
- ↑ http://www.pickyourown.org/freezing_broccoli.htm
- ↑ http://www.pickyourown.org/freezing_broccoli.htm
- ↑ http://www.gardeningknowhow.com/edible/vegetables/broccoli/harvest-broccoli.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 64 675 vezes.
Publicidade