Baixe em PDF
Baixe em PDF
A marcha é uma maneira formal de caminhar e que requer cadência e ritmo estáveis. Neste artigo, você vai aprender a marchar de maneira adequada e eficiente.
Passos
-
Familiarize-se com as normas de marcha que você precisa seguir. O Exército, a Marinha, a Força Aérea, bandas de fanfarra e desfiles podem ter regras um pouco diferentes no que diz respeito à marcha, à ordem unida e às honras. No entanto, existem regras básicas que se aplicam em qualquer caso.
-
A marcha começa na posição de sentido. Nessa posição, os pés formam um ângulo de aproximadamente 45º, com os calcanhares juntos. Mantenha uma postura ereta e o olhar voltado para frente. As mãos descansam nas laterais do corpo, com as palmas levemente flexionadas (em vez de fechar os punhos, deixe-os como se você estivesse segurando uma sacola ou uma bolsinha de moedas).
-
Aguarde as vozes de advertência e de comando antes de começar a marchar. No comando mais comum, "em frente, marche", "em frente" é a voz de advertência, que dá ao soldado um intervalo para aguardar a voz de comando, "marche". Assim que a voz de comando for anunciada, comece a marchar — pois é isso que os outros soldados vão fazer!
-
Comece com o pé esquerdo. Com os trajes adequados, vai ser possível ouvir os calcanhares dos outros soldados batendo no chão; você pode usar esse som como referência para não desrespeitar a cadência. [1] X Fonte de pesquisa Voluntários da Wikipedia. Artigo "Military step". Wikipedia, The Free Encyclopedia. 2010. (Sem versão em português.)
-
Mova os braços naturalmente ao marchar. Os dedos devem ficar flexionados contra as palmas, sem atrapalhar o movimento dos braços. Não os deixe imóveis ao lado do corpo, mas não faça movimentos exagerados demais.
- O Exército americano requer que as mãos se movam 23 cm para frente e 15 cm para trás a cada passo.
- Na Marinha e na Força Aérea americanas, as mãos devem fazer uma trajetória de 15 cm para frente e 7 cm para trás a cada passo.
-
Mantenha a postura, a pose e o rigor militares. Cada movimento deve ser preciso e enérgico. Ande de cabeça erguida e com uma expressão orgulhosa. O olhar deve estar sempre voltado para frente. Não vire a cabeça para a esquerda ou para a direita.
-
Use a visão periférica para se alinhar aos soldados à sua frente e à sua direita. Procure manter-se na mesma distância em relação a eles (geralmente, o comprimento do braço) durante toda a marcha.
-
Marche até a ordem de cessar. Interrompa a marcha dando mais um passo com o pé esquerdo depois de anunciada a voz de execução; por fim, coloque o pé direito ao lado do esquerdo para assumir a posição de sentido.Publicidade
-
Saiba como responder aos comandos antes e depois da marcha. Você os ouvirá antes e após marchar ou ao entrar e sair da formação.
- "Em forma": os soldados ficam em formação e assumem a posição de sentido.
- "Dispensados": vire para a direita e marche três passos.
- "Sentido": assuma a posição de sentido — mantenha a postura ereta, olhe diretamente para frente e não se mova.
- "Descansar": o soldado não precisa ficar em uma posição tão rígida. É permitido que ele faça movimentos discretos e converse, desde que o pé direito permaneça assentado no chão.
-
Comece ou interrompa a marcha quando receber os comandos. Preste atenção neles — assim que ouvir o comando, inicie (ou pare) a marcha para não destoar do resto do pelotão!
- "Em frente, MARCHE": inicie a marcha! Comece com o pé esquerdo. Cada passo deve ter um tamanho padrão — cerca de 75 cm no Exército e na Marinha ou 60 cm na Força Aérea — e ser realizado 120 vezes por minuto.
- "Companhia/Pelotão/Esquadra/Turma, ALTO" ou, nas Forças Aéreas, "Ala/Grupo/Esquadrilha/Pelotão, ALTO": interrompa a marcha. O comando "alto" pode ser dado tanto durante o passo esquerdo quanto durante o direito; portanto, para não trombar com outro soldado, comece a se preparar para interromper a marcha assim que ouvir a voz de advertência.
-
Entenda as ordens que o comandante pode dispensar durante a marcha. Ele pode solicitar outras variações de caminhada ou de marcha.
- "Acerte o passo": os componentes devem ajustar as distâncias entre si, de modo a assumir a formação adequada ao tipo de marcha.
- "Passo de estrada, MARCHE": caminhada normal, sem cadência. Este tipo de marcha é usado fora do quartel, quando se quer que o esquadrão não faça o som rítmico da marcha.
- "Expandir, MARCHE": aumente a distância em relação aos soldados próximos a você.
- "Fechar, MARCHE": diminua a distância em relação aos soldados próximos a você.
- "Marcar passo": marche sem sair do lugar. Use o mesmo ritmo de passada que você usaria na marcha comum, mas batendo o pé no mesmo lugar em vez de movê-lo para frente.
- "Meio passo, MARCHE": marche a meio passo (aproximadamente 40 cm). Em alguns casos, é necessário levantar a perna mais do que o normal ao caminhar, de modo que a coxa fique paralela ao chão.
- "Passo acelerado, MARCHE": dobre o ritmo da cadência ordinária — algo entre 100 e 180 passos por minuto. Tente guiar-se pelo ritmo dos soldados à sua volta.
-
Faça a volta ao mesmo tempo que os outros soldados quando ouvir um comando de volta. Todos os elementos da formação devem mudar de direção rapidamente e ao mesmo tempo.
- "Direita, VOLVER": em sincronia com os outros soldados da formação, vire 90º à direita e continue a marchar.
- "Passo à direita, MARCHE": quando ouvir o comando, comece a dar passos laterais para a direita. Vá na direção oposta se o comando for "passo à esquerda, MARCHE".
- "Meia volta, VOLVER": faça uma volta de 180º durante a marcha.
-
Quando ouvir um comando para a sua coluna, realize o movimento apenas quando for a hora certa. Esse tipo de comando é útil quando a coluna precisa desviar de um obstáculo, como uma árvore. Se você for a testa (ou seja, o primeiro da fila), deve obedecer ao comando assim que ouvi-lo; as pessoas atrás de você devem obedecê-lo quando chegarem aonde você estava quando a ordem foi dispensada.
- "Coluna: direita, [voz anunciada no passo direito] VOLVER": a testa da coluna dá uma volta de 90º à direita, e os membros seguintes fazem o mesmo conforme alcançam a posição em que ele estava quando o comando foi dispensado.
- "Coluna: oitavo à direita, [voz anunciada no passo direito] VOLVER": a testa da coluna dá uma volta de 45º à direita, seguido pelos outros membros.
- "Coluna: oitavo à esquerda, VOLVER": a testa da coluna dá uma volta de 45º à esquerda, seguido pelos outros membros.
Publicidade
[2] X Fonte de pesquisa Voluntários da Wikipedia. Artigo "Drill commands". Wikipedia, The Free Encyclopedia. 2010. (Sem versão em português.)
Dicas
- Para ficar cada vez melhor, pratique quando possível. Marchar é complicado no início e respeitar o ritmo do pelotão é difícil, especialmente se você nunca fez esportes de equipe.
- Ao praticar, é recomendado alongar os músculos antes e depois da marcha. Durante a marcha, o soldado tem de manter uma postura ereta e realizar passos precisos por muitas horas, de modo que o alongamento é uma forma de evitar cãibras.
- Lembre-se sempre da batida de calcanhar e da cadência da marcha. Ter um senso de ritmo vai ajudá-lo a se manter na formação.
- Marchas e desfiles são atividades levadas muito a sério por quem as pratica, por isso seja comprometido. Não converse com os outros soldados, a não ser que esteja em posição de descanso. Mantenha uma postura e uma atitude adequadas à organização que você representa.
Publicidade
Avisos
- As vozes e comandos variam de acordo com o país ou com a corporação. Verifique se as instruções dadas neste artigo são compatíveis com as regras que você precisa obedecer.
- Não force os joelhos enquanto estiver em posição de sentido. Isso compromete seu equilíbrio e, se você ficar assim por muito tempo, pode até desmaiar. Relaxe os joelhos, mas mantenha as pernas alinhadas o suficiente para respeitar o rigor militar.
Publicidade
Materiais Necessários
- Se possível, sapatos de desfiles militares e marchas, que tornam o movimento mais fácil.
- Superfície de piso duro (carpetes abafam a batida dos calcanhares)
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 99 580 vezes.
Publicidade