Baixe em PDF
Baixe em PDF
Apesar do bambu ter uma aparência muito bonita, ele também pode ser uma erva daninha extremamente invasiva. É difícil se livrar dele, não importa o método que escolher. Felizmente, não é impossível matá-lo. Seja através de métodos químicos ou não químicos, você cavará rizomas (caules subterrâneos) e cortará caules uma boa quantidade de vezes. A melhor maneira, é claro, é evitar que seu bambu se torne um problema.
Aviso:
A OMS aponta que o glifosato provavelmente é cancerígeno. Seu uso no Brasil é permitido, mas com restrições. Consulte a legislação local e tome cuidado ao usar esse produto.
Passos
-
Corte o bambu ao nível do solo e espere que novos brotos voltem a crescer. Antes de pulverizar novas folhas de bambu, certifique-se de que você o corte ou apare e o deixe crescer novamente. Parece estranho, mas você precisa deixar um novo bambu crescer. Herbicidas de bambu não serão eficazes se as varas de bambu estiverem bem desenvolvidas.
- O bambu não é muito duro ou forte. Uma tesoura de jardinagem o cortará bem mais facilmente do que uma serra.
- Corte o bambu no inverno para, então, aplicar o herbicida sobre a nova brota pelo final da primavera ou início do verão.
-
Parta quaisquer rizomas subterrâneos, quando os novos brotos começarem a crescer. Utilize uma pá afiada (ou outro utensílio de jardinagem afiado) para cortar o bambu e os rizomas. [1] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte Parta o maior número de aglomerados de rizomas possível.
- Rizomas são massas de raízes que crescem no subsolo. Esses talos de raiz crescem horizontalmente debaixo do solo em grupos e, em seguida, emergem novos brotos à superfície, quando a planta está pronta para crescer.
- Você provavelmente reconhecerá rizomas se você já comeu gengibre e galanga, ou tenha visto açafrão cru. É com essas raízes, as quais têm muitos rebentos, que os rizomas subterrâneos da planta de bambu são parecidos.
-
Aplique herbicida glifosato nas folhas, caules e brotos de bambu. Herbicida glifosato só mata as plantas com as quais entra em contato direto. Isso significa que você precisa ter o cuidado de aplicá-lo apenas no bambu. [2] X Fonte de pesquisa A maioria dos herbicidas de glifosato precisa ser pulverizada sobre as folhas, caules e brotos da planta e dar tempo suficiente de penetrar neles antes que qualquer água o dilua. A menos que instruído a fazê-lo, não aplique herbicida glifosato no solo em torno do bambu, pois isso será ineficaz.
- Se você estiver perto de uma fonte de água (rio, lago, mar, etc.), certifique-se que esteja usando um herbicida que seja destinado a erradicar plantas perto de água. Você não vai querer contaminar corpos de água próximos.
-
Como alternativa, use um mata-tocos e raízes no bambu. Outra maneira de aparar bambu é cortar as varas e, em seguida, aplicar o produto que contém glifosato ou triclopyr à folhagem de quaisquer novos brotos.
-
Repita o tratamento. Uma aplicação não vai erradicar a infestação; o bambu é resistente e tende a se espalhar rapidamente (infelizmente, até mesmo um incêndio pode não se livrar completamente dessa praga). Conforme o bambu continua a produzir brotos, você deve aplicar continuamente o herbicida nas folhas, caules e brotos da planta, a fim de exterminá-la adequadamente.
- Ao usar qualquer tipo de herbicida, lembre-se de consultar as instruções que vêm na embalagem. Algumas instruções de herbicidas podem diferir significativamente dos conselhos oferecidos neste tutorial. Quando as coisas apertarem, siga as instruções que acompanham o produto herbicida.
- Você também deve utilizar este método herbicida ao mesmo tempo em que arranca os rizomas do bambu, para que ele não continue a produzir brotos.
Publicidade
-
Cave a planta. Esta é uma das principais formas não química de matar o seu bambu. Use uma pá afiada, enxada ou serra para cortar as plantas e arrancá-las. Como todos os outros métodos e maneiras, será necessário prestar um pouco de atenção no bambu e continuar cortando os diferentes colmos (caules de bambu) e rizomas (hastes de bambu subterrâneas). [3] X Fonte de pesquisa
- Você terá que cortar os caules, mas você também vai precisa arrancar os rizomas, caso contrário a planta vai continuar crescendo. Rizomas crescem no fundo do solo, então será preciso cavar até encontrá-los.
- Parta os rizomas conforme, especialmente se você quiser manter um pouco da planta de bambu. Isso evitará que ela crie novos brotos.
- Continue a cortá-lo e a escavar. Você terá que fazer isso até que a planta de bambu pare de produzir brotos. Isso pode levar meses ou até anos para ocorrer, mas não há uma maneira mais rápida, porque o bambu é muito penetrante e resistente.
-
Apare a área regularmente. Bambu, assim como com a grama, não se importa com uma poda ocasional, mas ele não gosta de cortes frequentes. Isso pode ajudar a reduzir os talos, especialmente em uma planta que não tenha crescido muito (você terá menos sorte se tiver que aparar talos de bambu que tenham crescido muito, a menos que você os corte antes). [4] X Fonte de pesquisa
- Aparar o bambu com frequência pode reduzir os rizomas, pois elimina a sua forma de obtenção de alimentos (a partir do sol através de suas folhas).
- Você terá que aparar sempre que avistar talos salientes, por isso este método pode levar algum tempo.
-
Destrua a comida armazenada pela planta. Outra forma que você pode se livrar de seu bambu é basicamente fazer com que ele morra de fome. Você deve começar cortando os caules, abaixo da superfície do solo e, em seguida, colocar uma lona escura ou um pedaço de plástico grosso por cima da área. Isso fará com que a planta seja privada de chuva, sol e ar, o que acabará por matá-la. [5] X Fonte de pesquisa
- Fixe a lona ou plástico. As pessoas tendem a usar blocos de concreto, mas qualquer coisa pesada o suficiente para manter a lona fixa funcionará bem. Você tem que ter certeza de que o plástico ou lona não se mova, porque o objetivo é privar o bambu dos elementos.
- Se você avistar um novo crescimento acontecendo para além do perímetro da lona, terá que pulverizar imediatamente com herbicida (contendo triclopyr) ou cortá-lo e colocar um bloco de concreto sobre a área.
- Novamente, isso pode levar algum tempo, então você tem que ser paciente. Deixe a lona lá por pelo menos um mês (mas pode levar até um ano para realmente erradicar o bambu).
Publicidade
-
Faça uma barreira com abertura lateral. Você vai querer se certificar de que essa barreira tenha, pelo menos, de 60 a 90 cm de profundidade, que é mais fundo do que a maioria dos rizomas podem ir. Os benefícios de uma barreira com abertura lateral são de as raízes não ficarão amontoadas, e garante que o bambu tenha uma drenagem adequada. Você também pode usá-la para criar uma borda ao longo de uma linha de cerca ou linha de propriedade, o que pode ajudar evitar que o bambu escape para o quintal do seu vizinho ou vice-versa. [6] X Fonte de pesquisa
- Se você está em um clima de “faça você mesmo”, pode fazer a barreira de concreto, metal ou plástico. Qualquer um deles é bom. Esteja ciente de que os rizomas podem viajar através da madeira. Portanto, seu uso é desencorajado.
- Um material muito eficaz e altamente utilizado é um polipropileno de alta densidade - 40 mil ou mais pesado. Esse tipo de barreira de bambu especializado geralmente custa entre R$ 20 e R$ 25 por metro, dependendo do material e da espessura.
- Se estiver colocando uma barreira ao longo de uma cerca, coloque-a diretamente ao lado da cerca, com cerca de 5 cm de barreira acima do solo.
-
Configure uma barreira totalmente fechada. Assim como a barreira de lados abertos, barreiras fechadas deverão ter pelo menos de 60 a 90 cm de profundidade. Ao contrário da barreira de lados abertos, ele vai cercar o bambu completamente, de modo que nenhum rizoma deverá escapar. O maior benefício desse tipo de barreira é óbvio - mantém o bambu completamente contido, embora você ainda possa ter que verificar se há rizomas salientes. [7] X Fonte de pesquisa
- Mais uma vez, certifique-se de que haja pelo 5 cm de barreira visível acima do solo, porque isso permitirá que você detecte eventuais rizomas tentando escapar pelos lados.
-
Considere cercar o bambu ao lado de uma lagoa ou riacho. Se planejado corretamente, uma lagoa ou riacho, juntamente com uma cerca de três lados, vai agir como uma barreira decorativa, porém também efetiva. O riacho servirá como a quarta parede, uma vez que os rizomas de bambu não poderão deslocar-se pela água.
-
Verifique periodicamente se há rizomas escapando. Se a sua barreira é profunda o suficiente e bem construída, o bambu não terá muitos lugares por onde crescer. Ainda assim, você terá que manter um olhar vigilante sobre o seu bambu para se certificar de que ele não está rastejando para fora da área designada. Se pegar alguns rizomas de bambu indisciplinados, remova-os totalmente: corte-os sob a superfície e considere o uso de qualquer uma das etapas mencionadas acima para matar completamente o bambu.Publicidade
Dicas
- Se você plantar bambu em um recipiente, não terá que se preocupar com ele projetando rizomas pelo seu quintal. É uma boa maneira de aproveitar do bambu sem toda a trabalheira.
- Bambu de moita (ao contrário do bambu corredor, que é o mais invasivo e difícil de livrar-se) pode ser uma opção melhor se você ainda quiser ter bambu em seu quintal. No entanto, ele também pode alastrar-se, e os métodos acima também são bons para se livrar dele.
Publicidade
Avisos
- Use luvas ao aplicar os herbicidas, caso contrário sua pele poderá ficar irritada.
- Certifique-se de aplicar os herbicidas apenas nas plantas que quiser matar, caso contrário você vai danificar outras plantas em seu jardim.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.rhs.org.uk/advice/profile?PID=210
- ↑ http://homeguides.sfgate.com/way-kill-bamboo-plant-52907.html
- ↑ http://www.bamboo.org/GeneralInfoPages/ControllingBamboo.html
- ↑ http://www.clemson.edu/extension/hgic/pests/weeds/hgic2320.html
- ↑ http://www.randylemmon.com/shrubs/GardenTalk_06-28-07.htm
- ↑ http://www.bamboogarden.com/barrier%20installation.htm
- ↑ http://www.mastergardenerssandiego.org/faq/item.php?ID=33
Publicidade