Baixe em PDF
Baixe em PDF
A collembola, também conhecida como colêmbolo, é uma praga comum e inofensiva que pertence à classe hexápode dos animais. Eles não representam uma grande ameaça, mas se tiverem tornado um incômodo em ambientes fechados ou ao ar livre, existem algumas coisas que você pode fazer para se livrar deles.
Passos
-
Diminua a umidade. O collembola é atraído pela umidade. Se você puder melhorar a circulação do ar em um ambiente infestado, a umidade desse espaço diminuirá, e os colêmbolos que estão lá se mudarão ou morrerão.
- Abra as janelas e portas dentro da casa para permitir o máximo de ventilação natural possível.
- Ligue ventiladores em áreas problemáticas, como cozinhas, banheiros e porões, para criar fontes artificiais de circulação de ar.
- Você também pode manter as condições mais secas em uma larga escala ligando um ar condicionado ou um desumidificador. [1] X Fonte de pesquisa
-
Remova os fungos de inundação. Mofo e bolor crescem em áreas com um alto grau de umidade. Além disso, esses fungos vão absorver e reter a umidade, atraindo, portanto, os colêmbolos. Você precisa remover o fungo e secar a área para matar as pragas vivendo lá.
- Procure por fungos em áreas alagadas da casa, como os cantos do seu porão e sua banheira.
- Também procure por fungo, musgo e alga na superfície do seu solo. Remova esse solo completamente para se livrar do crescimento.
-
Repare as fontes de vazamento de água. Em particular, procure por canos vazando e rachaduras que levam ao exterior. Essas áreas podem estar trazendo umidade para dentro e atraindo os colêmbolos para a área. Secar essas fontes vai secar as pragas que estão florescendo nelas.
- Os canos com vazamento são a fonte mais óbvia e mais comum de excesso de umidade na casa.
- Rachaduras e lacunas nas estruturas de janelas e portas podem ser outra fonte. Impermeabilize suas portas e janelas, conforme necessário para preencher esses espaços. Aplique calafetagem em pequenas fissuras e fendas, conforme necessário.
- Se você tem janelas de madeira, elas podem ter sofrido danos causados pela água devido a rachaduras com goteiras. Troque ou trate a madeira danificada. Em seguida, evite mais problemas através da aplicação de um revestimento à prova d'água na madeira.
-
Controle a quantidade de água que suas plantas recebem. Isso pode ser difícil de fazer com plantas ao ar livre, mas se essas pragas forem atraídas para as suas plantas internas, normalmente você pode matá-las deixando o solo da planta secar completamente antes de fornecer mais água.
- É muito importante deixar suas plantas secarem se você estiver trazendo as plantas externas para dentro. Se tiver colêmbolos lá fora, eles já podem estar em seus vasos de plantas, independentemente de ter visto-os ou não. Deixar o solo secar por alguns dias vai matar as pragas que vivem no solo e reduzirá o risco de trazê-las para dentro.
-
Troque suas plantas de vaso. Quando um vaso de plantas é invadido por colêmbolos, a coisa mais simples de fazer pode ser removê-lo do seu atual recipiente alagado e colocá-lo em um outro recipiente com um solo bem drenado e melhores furos de drenagem.
- Ao replantar uma planta invadida por colêmbolos, agite suavemente o máximo de solo possível após a remoção da planta de seu recipiente antigo. Use o máximo de solo novo possível. Se você levar muito do solo antigo para o novo pote, as pragas podem permanecer.
- Considere a adição de cascalho ou de um material semelhante ao da parte inferior do vaso novo para melhorar a drenagem do solo. O novo recipiente também deve ter mais furos de drenagem em sua parte inferior do que o recipiente antigo tinha.
-
Remova possíveis locais de reprodução no exterior. Você pode cortar o problema pela raiz removendo o máximo possível de material orgânico em decomposição do seu quintal. Os colêmbolos gostam de reproduzir nessas áreas, então removê-los vai matar as pragas jovens que já vivem lá e evita que novos se desenvolvam.
- Quando esses bichos estiverem rastejando dentro de sua casa, foque em acabar com os ninhos perto do perímetro dela.
- Pilhas de folhas em decomposição, matéria orgânica e aparas de grama podem atrair essas pragas. O material orgânico, especialmente, deve ter apenas de 5 a 10 cm de profundidade, de modo que ele normalmente permanecerá seco. [2] X Fonte Confiável EDIS Ir à fonte
Publicidade
-
Aplique um inseticida para ambientes internos. Procure por um aerossol formulado para uso em ambientes internos e aplique-o nas áreas onde você já viu colêmbolos e onde suspeita que eles possam passar.
- A maioria dos inseticidas para interiores usados contra colêmbolos contém bifentrina, carbaril, ou diazinon. Alguns também podem conter clorpirifós, ciflutrina, deltametrina, ou praletrina. [3] X Fonte de pesquisa
-
Aplique um inseticida para ambientes externos. Se a maioria da infestação estiver de fora, compre um pesticida formulado especificamente para o uso ao ar livre e aplique-o a matérias orgânicas, ao solo ou a outras áreas que abriguem os colêmbolos.
- A maioria dos inseticidas ao ar livre usados contra colêmbolos contém bifentrina, carbaril, clorpirifós, deltametrina, ou diazinon. Alguns também podem conter fluvalinato, malation, praletrina, ou pyrethrins.
- Você pode aplicar pesticidas ao ar livre como tratamentos de barreira, assim as pragas vão morrer ao tentarem entrar na sua casa, ou você pode aplicar o pesticida como um tratamento de disseminação para matar os colêmbolos vivendo em uma fonte de infestação conhecida.
- Aplique pesticidas ao ar livre durante a tarde e início da noite, quando os colêmbolos estão mais ativos.
-
Lave-os com água e sabão. Para um pesticida mais natural, basta misturar um pouco de água e sabão líquido em um frasco de spray e começar a trabalhar. Pulverize qualquer área onde você encontrar colêmbolos rastejando ao redor, bem como qualquer área onde você viu eles no passado.
- Os colêmbolos são tão pequenos que você não vai ter muita sorte varrendo-os com uma vassoura. Pulverizar água nessas pragas é a única maneira de removê-las fisicamente. Se quiser removê-las sem necessariamente matá-las, você pode simplesmente pulverizar as pragas com uma corrente de água sem sabão.
- No entanto, se você deseja remover e matar os colêmbolos, então precisará misturar cerca de 1 colher de sopa (15 mL) de detergente para cada 2 copos (500 mL) de água. O sabão cobre as pragas, fazendo-as sufocarem.
-
Contrate um profissional. Embora seja raro, infestações maiores de colêmbolos podem exigir a ajuda de um dedetizador profissional que pode lidar legalmente com produtos químicos mais fortes.
- Nem mesmo um profissional conseguirá acabar com a infestação de colêmbolos da noite para o dia. Você terá de ficar de olho para ver se eles não estão saindo do chão, de tijolos etc.
- Em geral, só se elimina completamente uma infestação de colêmbolos após 2 ou três visitas do profissional.
Publicidade
Avisos
- Note que os colêmbolos podem, na verdade, ser um bom sinal. A sua presença em solo exterior indica que o solo retém bem a água e contém uma boa quantidade de matéria orgânica. Eles podem até ser benéficos, uma vez que ajudam a quebrar o material orgânico em que vivem.
- Tenha cuidado ao usar pesticidas. Siga atentamente o rótulo para reduzir a ameaça potencial que esses produtos químicos podem representar a você, e mantenha os produtos químicos fora do alcance de animais de estimação e crianças.
Publicidade
Materiais Necessários
- Ventiladores.
- Desumidificador.
- Fungicida.
- Calafetagem.
- Inseticidas (internos ou externos).
- Pulverizador.
- Detergente.
- Água.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 50 613 vezes.
Publicidade