Baixe em PDF Baixe em PDF

Os carrapatos são perigosos por causa das doenças que carregam. Se um carrapato o picar, mate-o, mas não destrua o corpo dele. Assim, você evita que as bactérias se espalhem e também poderá usá-lo para identificar a doença, caso se contamine. Faça um esforço para controlar os carrapatos soltos no quintal, bem como para mantê-los longe das roupas e animais de estimação.

Método 1
Método 1 de 3:

Matando um carrapato grudado

Baixe em PDF
  1. Remova o carrapato . Se ele estiver grudado em uma pessoa ou um animal de estimação, esse é o primeiro passo. Segure-o com uma pinça pontiaguda e puxe com um movimento lento em linha reta. [1] [2]
    • Pinças com pontas largas podem esmagar o carrapato ou espalhar germes infecciosos.
    • Nunca faça isso com as mãos desprotegidas. Se tiver que tocar no carrapato, use luvas descartáveis. [3]
  2. Cubra-o com durex por todos os lados. O carrapato vai morrer por conta própria e não conseguirá se libertar. [4] Esse é o melhor método para se usar, uma vez que ele não sofrerá danos. [5] Isso torna mais fácil a identificação do carrapato por um médico, se você apresentar algum sintoma.
    • Você pode usar um recipiente lacrado ao invés disto, ou então um pequeno plástico com fecho zip lock. Veja se não há buracos nele e se o recipiente está completamente vedado.
  3. Caso não tenha uma fita adesiva, coloque-o em um recipiente com álcool. [6] Pode levar algum tempo até que o carrapato morra. Assista ou então cubra com uma tampa transparente para ter certeza de que ele não escapará.
    • Água não mata carrapato. Se não tiver álcool, tente água sanitária ou vinagre.
  4. Esfregue com álcool ou com iodo, caso tenha. Use água com sabão se não tiver nenhum deles. [7] Isto reduz as chances de espalhar infecções.
  5. Fixe o carrapato que ficou preso ou morreu em um papel. Na folha, escreva a data em que o encontrou e o possível local de onde ele veio. Guarde-o longe de animais de estimação e crianças.
  6. Alguns carrapatos transmitem doenças, principalmente os de cervos. Leve a vítima e o carrapato ao médico se a pessoa apresentar algum destes sintomas em até três meses: [8]
    • Febre ou calafrios.
    • Dor de cabeça, dores musculares ou dor nas juntas.
    • Erupções cutâneas, especialmente bolhas vermelhas.
    • Nódulos linfáticos inchados geralmente nas axilas ou virilhas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Matando carrapatos soltos em roupas ou animais de estimação

Baixe em PDF
  1. Há muitos produtos químicos e ervas naturais à venda para o tratamento de carrapatos em animais de estimação. Muitos destes tratamentos podem ser perigosos para o bichinho ou para crianças pequenas que brincam com eles. Fale primeiro com um veterinário, se possível.
    • Use um tratamento adequado para a espécie de animal de estimação (gatos ou cães).
    • Se houver crianças pequenas ou outros animais em casa, prefira um remédio de uso oral.
    • Nunca use um produto que contenha organofosfato. Veja se há ingredientes nos remédios como o amitraz, fenoxicarbe, permetrina, propoxur e tetrachlorvinphos (TCVP). [9]
  2. O calor seco mata quase todos os carrapatos, mas o calor úmido talvez não os mate. Depois de andar em locais infestados por carrapatos, coloque suas roupas na secadora. Lave-as depois e seque-as novamente. [10]
  3. Esse composto químico matará os carrapatos mais rapidamente do que os outros inseticidas e é seguro para seres humanos. [11] Borrife em suas roupas antes de uma caminhada, nas dobras internas de mangas de camisa e nas barras das calças.
    • Nunca use permetrina em gatos. Eles podem ficar doentes e até morrer. [12]
    • Fale primeiro com o seu médico caso esteja grávida, amamentado ou se for alérgico a erva-de-santiago. [13]
    • O creme para pele de permetrina geralmente não é usado para carrapatos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Exterminando a população de carrapatos

Baixe em PDF
  1. Os carrapatos precisam de umidade e de sombra para se manterem vivos. Livre seu quintal de montes de folhas e de esconderijos obscuros. Mantenha a grama bem curta.
    • Roedores e cervos podem transportar carrapatos. Mantenha-os afastados cobrindo o lixo e não deixando restos de alimentos ao ar livre. Use uma cerca no caso de cervos.
  2. Se seu quintal ficar próximo a bosques, faça uma fronteira de aproximadamente um metro de cascalhos ou húmus seco. Isso impedirá o crescimento de plantas e dificultará a entrada de carrapatos no quintal. [14]
  3. Dê aos carrapatos um parasita com que se preocupem. Estes vermes microscópicos são vendidos online em diversos tipos. Os que são vendidos para tratamento de carrapatos são completamente inofensivos para pessoas e animais domésticos. Misture-os com água e espalhe no quintal. Mantenha a área úmida por sete dias enquanto o verme se estabelece. [15]
    • Procure Steinernema carpocapsae ou Heterorhabditis bacteriophora caso haja problemas com carrapato de cervo (carrapato de patas negras). Pergunte ao veterinário sobre nematoides párea outras espécies de carrapatos.
  4. Muitos são perigosos para animais de estimação, crianças ou para a vida selvagem local. Se decidir usá-los, chame um especialista em pesticidas para uma visita anual ou duas vezes ao ano. Antes que ele venha, peça informações sobre segurança por escrito, e sobre placas de avisos para sua propriedade. [16]
    • A permetrina, um pesticida comum contra carrapatos, pode matar gatos e peixes.
  5. As galinhas d’angola caçam e comem carrapatos. Os carrapatos de cervo são geralmente pequenos o suficiente para escapar, mas haverá muito menos do que antes. Saiba que as galinhas d’angola são muito barulhentas. [17]
  6. A partir de março de 2015, a empresa Delaware está arrecadando dinheiro para testar a próxima fase do robô matador de carrapatos. Os carrapatos são enganados e ficam presos a ele, tomando um pesticida que os mata de uma forma muito mais segura do que pesticidas em spray. Vai demorar um tempo para que uma pessoa ou até mesmo empresas de pesticidas possam comprar um destes, mas quem sabe um dia você poderá ter seu próprio robô exterminador de carrapatos. [18] [19]
    Publicidade

Dicas

  • Se não tiver como ir ao médico, embrulhe o carrapato e envie-o para alguma empresa que o identifique. Ela poderá dizer se o carrapato estava doente, mas nem sempre isto significa que também ficará doente. É possível também identificar a espécie por conta própria (site em inglês), para saber quais doenças o carrapato pode transmitir.
Publicidade

Avisos

  • Não use remédios caseiros para matar carrapatos grudados na pele. Eles muitas vezes aumentam as chances de infecções. Isto inclui tentar esmagá-los com a unha ou queimá-los com um fósforo.
  • Não tente esmagar um carrapato. Eles têm carapaças muito duras e é muito difícil esmagá-los sem uma pinça apropriada. E o mais importante: este procedimento pode espalhar bactérias infecciosas.
  • Sempre lave as mãos com água e sabão depois de tocar num carrapato. Eles podem carregar muitas doenças infecciosas em seus fluidos e excreções corporais invisíveis. Você provavelmente ficará bem, a não ser que tenha um arranhão, mas é sempre melhor prevenir do que remediar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 123 595 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade