PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Conforme a tecnologia avança, as TVs continuam ficando maiores e melhores. Quem acabou de comprar um modelo mais novo e elegante pode estar se perguntando qual a melhor forma de exibir sua TV nova na sala ou no quarto. Felizmente, medir uma TV é incrivelmente simples e, na maioria dos casos, leva apenas alguns segundos. Estique uma fita métrica de um canto a outro para conferir o tamanho da tela indicado pelo fabricante. Se estiver tentando colocar sua TV sobre uma mesa, estante ou na parede, você também deverá saber as medidas de largura, altura e comprimento para garantir que ela caberá perfeitamente.

Método 1
Método 1 de 2:

Encontrando as medidas da sua TV

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece com a ponta da fita métrica no canto superior esquerdo da tela e estique-a até o canto inferior direito. Medir a tela diagonalmente dará a dimensão padrão que os fabricantes utilizam para medir suas TVs. [1]
    • Alguns tamanhos comuns para TVs, com base nas dimensões diagonais da tela, incluem: 24" (60 cm), 28" (70 cm), 32" (80 cm), 42" (1,10 m), 48" (1,20 m) e 60" (1,50 m). [2]
    • Você também pode encontrar TVs com telas de 72" (1,80 m) ou até maiores.

    Dica: meça apenas a tela em si, não a moldura em volta das bordas da tela. [3]

  2. Dessa vez, meça da borda esquerda da TV até a borda direita, incluindo a moldura em ambos os lados. A medida obtida será a largura total, que deve ter alguns centímetros a menos do que o tamanho da tela.
    • Uma TV listada como 60" (150 cm), por exemplo, terá uma largura de aproximadamente 1,30 m.
    • A largura da sua TV é a medida mais importante — ela será fundamental se você quiser fixá-la na parede ou colocá-la sobre um armário ou estante.
  3. Agora estique a fita métrica da borda superior da TV até a borda inferior do mesmo lado — essa medida indicará a altura total. As TVs mais novas possuem uma altura equivalente a cerca de 56% da largura total.
    • Uma TV de 48" (1,20 m) com uma tela com largura de 1,10 m terá uma altura de aproximadamente 65 cm.
    • De maneira geral, a altura não importa tanto quanto a largura. No entanto, a medida vertical pode fazer a diferença quando você estiver decidindo onde colocar sua TV.
  4. Isso pode ser um pouco difícil se a parte traseira da TV for afunilada. Nesse caso, você pode segurar um objeto reto e comprido — como uma régua — contra a extremidade da parte traseira para medir a distância entre a tela e o objeto de referência. Se isso não for possível, faça uma aproximação visual.
    • Talvez seja preciso considerar a espessura da TV para garantir que ela caberá no seu armário ou estante.
    • Os designs das TVs estão sempre evoluindo para ocupar menos espaço. Hoje em dia, muitos modelos de tela plana possuem menos de 25 cm de profundidade com um suporte fixado, chegando a 8 cm sem o suporte. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Verificando se a sua TV cabe no local planejado

PDF download Baixe em PDF
  1. Se isso ainda não foi feito, meça a altura e a largura exatas do local em que a TV deverá ficar. Você também deve medir a profundidade do armário, estante ou centro de entretenimento para determinar se o móvel é grande o bastante para suportar a TV. [5]
    • Para ser mais preciso e garantir que há espaço suficiente, arredonde as medidas para baixo.
    • Anote as medidas do espaço da TV em um pedaço de papel e leve-as com você quando for comprar sua TV nova.
  2. A estante ou a área da parede deve ter pelo menos meia mão a mais que a TV em todos os lados. Dessa forma, você terá certeza que a TV caberá confortavelmente, evitando surpresas desagradáveis no momento de instalá-la. [6]
    • Você pode encaixar uma TV de 50” (1,30 m) em um centro de entretenimento com uma abertura de 1,10 m, mas o resultado final não será tão agradável. Uma escolha melhor seria um modelo de 46" (1,17 m) ou 48" (1,22 m); as duas medidas fornecem uma margem adequada de ambos os lados.
    • Você deverá saber a largura e altura da sua TV se for fixá-la na parede. Se quiser colocá-la em uma estante ou em um armário fechado, você também deve avaliar a sua espessura.
  3. Uma tela de 50" (1,30 m) pode parecer impressionante, mas será um pouco frustrante se você estiver sentado do lado oposto da sala. Para obter uma boa estimativa de tamanho, multiplique a distância entre o assento e a TV por 0,84.
    • Se o assento estiver a 1,80 m de distância da TV, por exemplo, uma TV de 60" será ideal.
    • Outra opção é utilizar uma calculadora on-line para ter uma ideia do tamanho de tela que seria melhor para o seu espaço. Você também pode calcular a distância que deverá ficar de uma tela de um determinado tamanho. [7]
  4. O termo “proporção da tela” se refere à relação entre largura e altura da tela de uma TV. As TVs widescreen possuem uma proporção de 16:9, o que significa que a imagem terá 9 cm de altura a cada 16 cm de largura. [8]
    • As TVs mais antigas exibem a imagem em uma tela mais quadrada, que possui uma área geral menor. Já as TVs widescreen aproveitam a largura maior para exibir a imagem completa nas dimensões adequadas. [9]
    • Uma TV com o padrão antigo (4:3) e uma TV widescreen podem ter a mesma medida diagonal da tela, mas a imagem será exibida de forma bem diferente em ambas.
  5. Se estiver pensando em comprar uma TV widescreen, mas quiser continuar assistindo a programas e filmes em um formato 4:3, basta multiplicar a medida diagonal da tela da TV antiga por 1,22. O resultado indicará o tamanho que a nova TV deve ter para reproduzir a imagem do mesmo tamanho que no formato 4:3.
    • Se você tiver uma TV de formato 4:3 de 40", será preciso uma TV widescreen com uma tela de pelo menos 50" para que a imagem exibida não fique menor.
    Publicidade

Dicas

  • Se não puder comprar uma TV de um determinado tamanho, confira outros tipos de aparelho do mesmo tamanho. Uma TV de plasma de 50" geralmente é mais barata que uma TV de LED de 50", enquanto uma TV de LED do formato antigo custará consideravelmente menos do que uma smart TV de 4K atual.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 612 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade