PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Medir a altura de um cachorro é muito importante para determinar o crescimento do animal e para inscrevê-lo em exposições. A altura de um cachorro é medida do chão até as cernelhas, ou seja, até a parte superior dos ombros. Essa é a distância padrão para todas as raças e deve ser usada para obter uma medição acurada.

Método 1
Método 1 de 2:

Medindo um cachorro a partir das cernelhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Para que você consiga medir a altura de um cachorro, é preciso que ele esteja de pé para que não haja nenhum errinho. Recomenda-se também colocar o animal em frente a uma parede, porta ou outro ponto fixo que você possa usar na medição.
    • Lembre-se de que o cachorro deve estar com a postura ereta. Tente mantê-lo o mais retinho possível, com as quatro patas no chão separadas uniformemente. As pernas do animal devem ficar perpendiculares ao piso, com os pés paralelos aos ombros. [1]
  2. A cernelha é o ponto mais alto do ombro de um cachorro. Ela fica logo atrás da base do pescoço do animal. Tateie as costas do seu bichinho para encontrar a parte superior dos ossos dos ombros. [2]
    • É muito fácil encontrar as cernelhas em cães de pelo curto. Em alguns casos, é possível localizá-las só de olhar para o animal.
  3. Coloque um nível comprido, como um de carpinteiro, sobre as cernelhas do cachorro, com a pontinha encostada na parede. Veja se o nível está bem retinho e memorize em que ponto da parede está a parte inferior da ferramenta para determinar a altura do animal. [3]
    • Caso não se importe de sujar a parede, faça uma marquinha a lápis nela. Porém, se preferir mantê-la limpinha, apenas coloque o dedo ou prenda uma fita adesiva no local indicado pelo nível.
    • Você também pode colocar o cachorro em frente à geladeira e usar um ímã para marcar a localização do nível.
  4. Assim que o cachorro sair de perto da parede, meça a distância do piso até a marca que você fez na parede. A medida será equivalente à altura do cachorro das cernelhas até o chão. [4]
    • Para tirar a medida, use uma trena ou uma fita métrica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Garantindo uma medição correta

PDF download Baixe em PDF
  1. Para medir corretamente um cão, é essencial que ele se mexa o mínimo possível. Isso não costuma ser um problema para quem tem animais treinados, como cães de exposição, mas pode ser bem difícil se o seu bichinho for mais ativo.
    • Caso o seu cachorro se recuse a ficar quieto, peça para alguém segurá-lo ou distrai-lo por tempo o bastante para que você consiga medi-lo corretamente.
  2. Existem diversos tipos de réguas com braços ajustáveis disponíveis em pet shops para você medir a altura do seu cachorro. Essas ferramentas são ótimas porque ficam presas no chão e permitem que você ajuste o braço sobre as cernelhas do animal.
    • Ao usar uma régua de medição, é muito importante mantê-la bem retinha. Felizmente, a maioria delas vem com um nível acoplado.
  3. Caso pretenda inscrever o seu bichinho em uma exposição, você precisa saber se ele está dentro dos parâmetros estabelecidos para raça. Para medir os competidores de maneira rápida e eficaz, os juízes das exposições costumam usar um tipo de arco de medição em formato de U. A parte arredondada é colocada sobre os ombros do cachorro e, se os pés do arco encostarem no chão, isso significa que o animal está dentro do limite de altura permitido. [5]
    • A altura do arco pode ser ajustada de acordo com os parâmetros da raça do cãozinho.
    • Antes de usar este método, treine o seu cachorro para que ele se acostume com o arco. Caso esteja treinando-o para uma exposição, faça com que ele se adapte à ferramenta ao mesmo tempo em que o ensina a ficar na postura correta.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 456 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade