Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter uma joelheira confortável é essencial para você poder estabilizar um joelho machucado. Para se conseguir uma do tamanho certo, é necessário que se meça o joelho no ponto certo e com a perna esticada. Faça a medição com a ajuda de alguém e uma fita métrica flexível.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando com as ferramentas e a posição corretas

Baixe em PDF
  1. Para poder medir a circunferência da perna, você precisará de uma fita flexível. Não dará certo se ela for de metal, por exemplo. As melhores são as utilizadas por alfaiates.
    • Você encontra a fita métrica em lojas de casa e construção e em grandes lojas de departamento.
  2. Para que a medição seja perfeita, é bom que outra pessoa o ajude enquanto você posiciona a perna corretamente. Se você tiver um fisioterapeuta ou personal trainer, ele é a pessoa ideal. [1]
    • Se não tiver mesmo ninguém para ajudá-lo, você pode fazer o procedimento sozinho. Não será muito fácil, todavia.
  3. Você não conseguirá uma medição adequada se estiver sentado ou deitado. Fique em pé.
    • Note que sua perna não fica totalmente reta quando você ficar em pé. Ela estará levemente flexionada a mais ou menos 30 graus. [2]
    • Se você tiver alguma lesão que o impeça de forçar a perna, basta esticá-la o quanto puder. Tire as medidas sem encostar o pé no chão.
  4. Essa também é a única posição que possibilita que você faça a medição sozinho. Estique as pernas para frente o quanto conseguir.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tomando as medidas

Baixe em PDF
  1. Localize o centro da patela. Peça para seu ajudante colocar a ponta da fita métrica no meio dela e envolver o joelho com a fita, dando a volta nele. Veja onde a fita encontra ela mesma e anote a medição. [3]
    • Não se esqueça de ir anotando as medidas.
  2. As joelheiras normalmente requerem que você meça acima e abaixo do joelho também. Identifique o ponto mais dolorido e peça para seu ajudante marcar o ponto 15 cm acima do joelho com um dedo ou com um marcador a base de água. Agora, basta tomar a medida da circunferência desse ponto. [4]
    • Repita o procedimento abaixo do joelho também.
    • A distância entre o joelho e esses outros pontos varia de uma joelheira para outra. Portanto, leia as orientações do fabricante na embalagem ou no site para saber exatamente como fazer.
    • Ao medir um ponto acima e um ponto abaixo do joelho, você garantirá que a joelheira servirá bem em sua panturrilha e coxa.
  3. Para não prejudicar a medição, não permita que a fita enrugue ou enrole durante o procedimento. [5]
    • A fita métrica não precisa ficar apertada ao ponto de cortar a circulação sanguínea. Basta se certificar de que ela tire a medida real da circunferência da perna.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando as medidas para escolher o tamanho certo

Baixe em PDF
  1. Dê uma olhada no site do fabricante escolhido e veja quais as medidas das joelheiras vendidas. [6]
    • Os sites das lojas costumam mostrar uma tabela com os tamanhos. Você a encontrará facilmente.
  2. Os tamanhos costumam ser pequeno, médio, grande e alguns maiores. De acordo com as medidas tomadas, escolha uma joelheira do tamanho certo para você. [7]
    • Algumas tabelas mostram apenas a circunferência do joelho. Outras são mais detalhadas e trazem várias medidas.
  3. Pode ser que as medidas de sua perna estejam entre dois tamanhos na tabela. Se isso ocorrer é prudente escolher a joelheira maior, pois será possível apertá-la um pouco. Se você pegar uma pequena demais, ela pode cortar a circulação sanguínea ou até mesmo nem servir. [8]
    • Se você tem coxas ou panturrilhas grandes, preste muita atenção nessa recomendação.
    Publicidade

Dicas

  • É mais barato usar uma bandagem elástica, mas ela nem sempre é adequada. Converse com um médico ou fisioterapeuta sobre sua lesão.
  • Ao comprar a joelheira, leve o preço em consideração. Talvez você precise de mais de uma para alternar entre elas quando tomar banho. Ademais, pode ser bom comprar uma que possa ser lavada na máquina.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 781 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade