Baixe em PDF
Baixe em PDF
Já falaram que a sua letra é igual a de um médico? As crianças do fundamental têm a letra mais bonita que a sua? Uma caligrafia ruim pode ser constrangedora e talvez afete a sua vida acadêmica e profissional. Em vez de deixá-la piorar cada vez mais, confira o artigo abaixo para saber como melhorá-la.
O que você precisa saber
- Inspire-se em exemplos encontrados na internet para desenvolver seu estilo de escrita. Copie suas letras favoritas e incorpore-as à escrita.
- Escreva o alfabeto várias vezes para tornar suas letras consistentes. Depois, pratique com frases completas.
- Escreva à mão sempre que puder. Escreva objetivos de trabalho, anotações de escola, comece um diário e envie cartas aos amigos.
Passos
-
Escreva um parágrafo. Escolha um assunto — pode ser qualquer coisa — e escreva pelo menos cinco frases sobre ele. Caso não esteja inspirado, basta copiar a passagem de um livro ou de um jornal. O objetivo é ter uma noção de como é a sua letra. Quanto mais escrever, mais precisa será a análise.
-
Identifique o formato básico de sua letra. Sua caligrafia é cheia de laços e curvas? Ou é composta por um monte de linhas retas e rígidas? Os cantos das letras são bem definidos ou eles acabam se misturando?
-
Observe o ângulo das letras. Ele pode ajudar ou prejudicar a caligrafia. Sua letra fica na altura certa das linhas do caderno? Ela é mais caída para a esquerda ou para a direita? Um pouco de inclinação das letras não é problema, mas se for demais, vai ser difícil ler o que escreveu.
-
Fique atento ao alinhamento. Suas palavras tendem a ser escritas em um ângulo que vai subindo ou descendo? Elas cruzam as linhas do caderno? Cada palavra tem um ângulo diferente ou todo o seu texto aponta para a mesma direção longe das linhas do caderno?
-
Veja o espaçamento. A distância entre uma letra e outra ajuda a determinar a qualidade da escrita. Deve haver espaço o suficiente entre uma palavra e outra para acomodar a letra “O.” Usar mais ou menos espaço do que isso pode ser sinal de que sua caligrafia é ruim. Preste atenção também se as letras não ficam amontoadas. Tanto letras amontoadas como espaçadas demais são difíceis de ler.
-
Preste atenção no tamanho. Aqui, tamanho é documento sim. Sua letra ocupa todo o espaço existente entre duas linhas do caderno? A letra não deve ocupar espaço demais ou de menos no papel; caso contrário, fica mais difícil ler o que você escreveu.
-
Analise a qualidade geral das linhas escritas. Parece que foram feitas com muita pressão ou são fracas e difíceis de ler? Suas linhas são retas ou parecem rabiscos desiguais?
-
Determine quais os seus defeitos. Levando em conta tudo o que já foi mencionado acima, o que precisa melhorar em sua caligrafia? Pode-se mudar a forma das letras, o espaçamento, alinhamento, tamanho, qualidade geral da linha e o ângulo das palavras. Mudar um ou mais aspectos vai tornar a sua letra mais legível. [1] X Fonte de pesquisa
-
Observe outros estilos de caligrafia para se inspirar. O que fazer agora que você já sabe sobre os defeitos de sua caligrafia? Pesquise sites que mostrem diferentes maneiras de escrever e procure amostras de letras que lhe agradem. Procure copiar os estilos que achar melhor. Não tenha medo de procurar amostras que sejam muito diferentes da sua letra original, já que pode-se escolher somente alguns aspectos para adotar ao invés de mudar completamente a sua escrita.Publicidade
-
Escreva no ar. Na maior parte do tempo, pessoas com a caligrafia ruim apenas não tiveram o treinamento adequado dos grupos musculares corretos das mãos, braços e ombros. Evite “desenhar” letras com a sua mão. Ao invés disso, escreva movimentando o braço todo, até o ombro. Para praticar esse movimento, escreva frases no ar usando o dedo. Isso faz com que você use os grupos musculares do braço e do ombro que ajudam a melhorar a caligrafia e a evitar que ela fique bagunçada ou amontoada.
-
Ajuste o modo como segura a caneta. Ela deve ser segurada entre o polegar e o indicador (os outros dedos podem ajudar a dar estabilidade). A ponta deve ficar apoiada na pele que fica entre o dedão e o indicador ou na falange do dedo indicador. Segurar a caneta de forma frouxa ou apertada demais pode resultar em uma caligrafia ruim. O melhor ponto para segurar a caneta ou lápis fica a mais ou menos dois dedos da ponta que escreve. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pratique os formatos básicos. Um defeito comum presente em letras ilegíveis é a irregularidade e a inconsistência entre letras e formas. Todas as letras são formadas por linhas retas e círculos ou semicírculos, então invista um pouco de tempo desenhando esses formatos. Deixe uma folha de papel inteiramente cheia de linhas verticais paralelas e diagonais. Faça o mesmo com letras que levam um círculo. Quando conseguir fazer uma mesma linha do mesmo jeito várias vezes seguidas, é porque está pronto para praticar letras inteiras.
-
Estude a ordem correta de se fazer as linhas que formam cada letra. Pode ser que cada pessoa tenha o seu próprio jeito de escrever, mas há um jeito certo de escrever cada letra do alfabeto. Seguir a ordem correta pode melhorar drasticamente a sua caligrafia. Por exemplo, ao invés de começar a escrever a letra “a” pela perninha de baixo, comece pela curva de cima. Pratique cada letra na ordem correta, exatamente como aprendeu no jardim de infância.
-
Experimente escrever com instrumentos variados. Pode parecer chatice, mas é verdade: algumas pessoas escrevem melhor à caneta. Outras, à lápis. Isso depende de cada um. Experimente caneta esferográfica, lapiseira, etc. Encontrar o instrumento do qual você mais gosta de escrever já ajuda e muito a melhorar a letra.
-
Pratique o alfabeto. Sim, assim como na primeira série, pratique escrever várias vezes cada letra do alfabeto, tanto a versão minúscula como a maiúscula. Use a fonte que você escolheu anteriormente, assim como a análise da sua caligrafia para concentrar-se no que precisa ser mudado. Se a inclinação for um problema, faça um esforço para manter suas letras na vertical. Se estiver tentando mudar o formato das letras, foque nos formatos que você vê na fonte que lhe serviu de inspiração.
-
Escreva o quanto puder. Quando conseguir desenhar bem cada letra separadamente, pratique escrever frases e palavras inteiras. Escreva a frase "Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes". Trata-se de um pangrama, uma frase que usa praticamente todas as letras do alfabeto brasileiro, com exceção do W, do Y e do K. Escreva essa frase várias vezes para treinar a caligrafia de todas as letras ao mesmo tempo. Parece monótono, mas é como dizem: "a prática leva à perfeição".
-
Procure sempre escrever à mão. Resista à tentação de digitar aquela redação no computador ou de enviar um e-mail para o amigo. Ao invés disso, tente escrever tudo à mão. Aproveitar a oportunidade de escrever as coisas à mão sempre que possível é a melhor maneira de melhorar a sua caligrafia. Pode levar mais tempo do que simplesmente digitar, mas você estará fortalecendo os músculos necessários para fazer uma letra bonita. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- As letras devem ser do mesmo tamanho. Isto fará com que sua caligrafia pareça mais bonita e organizada.
- Use papel com linhas ou até mesmo com pautas para caligrafia para manter suas letras alinhadas.
- Não tenha pressa! Sua letra sempre sairá mais bonita se você escrever com cuidado e capricho.
- Procure escrever pelo menos um parágrafo por dia para melhorar a sua caligrafia.
- Mantenha uma página ou duas com uma caligrafia bonita para servir de inspiração.
- Use um lápis ou caneta de qualidade.
- Use um tipo de lápis ou caneta do qual você goste.
- Continue escrevendo "Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes" em letras minúsculas e maiúsculas. Esta frase é um bom exemplo para praticar, pois trata-se de um pangrama , ou seja, uma frase que contém todas as letras de nosso alfabeto (em português). Além disso, escrever esta frase certamente será mais divertido que escrever o alfabeto de forma convencional.
Publicidade
Avisos
- Não jogue fora nenhuma das folhas que usar para praticar, pois elas podem servir como um guia para não repetir os mesmos erros.
- Não aperte a ponta da caneta forte demais contra o papel, senão você vai acabar tendo a famosa “câimbra”.
- Seja consciente. Use os dois lados do papel para evitar o desperdício.
Publicidade
Referências
Publicidade