Você tem dificuldades em se lembrar do nome das pessoas logo após elas terem se apresentado? Se esquece do motivo pelo qual foi a algum cômodo? Já se perdeu das pessoas por não lembrar que roupas elas vestiam? Esses sintomas podem sim ser sinal de alguma doença, mas nem sempre chega a isso. Na maioria das vezes é possível melhorar a memória de curto prazo por meio de algumas técnicas básicas. Vamos colocar a caixola para malhar? Siga lendo este wikiHow!
Passos
-
Entenda como funciona a memória de curto prazo. Pode-se dizer que a memória de curto prazo é a "caixa d'água" do cérebro, onde as informações são armazenadas temporariamente até que o cérebro decida se vai filtrá-las ou mandá-las para a memória de longo prazo. [1] X Fonte de pesquisa
- É sabido que a memória de curto prazo comporta até sete pedaços de informação por vez, por um período de 10 a 15 segundos (que pode chegar a um minuto). [2] X Fonte de pesquisa
- Às vezes, as pessoas associam problemas na memória de curto prazo com aquela amnésia de novela. Contudo, o problema tem mais a ver com a absorção de novas informações e a eficácia no processo de transferência para o armazenamento de longo prazo.
-
Saiba as implicações de se tentar compensar a memória de curto prazo ruim. Usar post-its, gravador de voz e fitinhas coloridas nos dedos pode ajudar no cumprimento das tarefas diárias, mas não ajudará em nada a sua memória de curto prazo. [3] X Fonte de pesquisa
- O único jeito de se melhorar a memória de curto prazo é por meio de exercícios de foco e técnicas de associação.
-
Mantenha o cérebro ativo. Assim como é com todas as outras partes do corpo, o cérebro pode ir declinando por inatividade. Quanto mais ativo você for mentalmente, mais seu cérebro será saudável. Como consequência, sua memória de curto prazo será melhor.
- Interaja com as pessoas. O simples ato de se conversar com alguém pode ajudar o cérebro a funcionar mais. Quer aumentar ainda mais a eficácia? Jogue xadrez, monte quebra-cabeças e faça outras atividades mentalmente desafiadoras. [4] X Fonte de pesquisa
- Estimule a mente quando estiver sozinho também. Não fique sentado em frente à TV. Leia um livro. Quer uma ideia melhor ainda? Escreva um livro!
-
Procure exercícios para o cérebro. Existem muitos jogos e testes — a maioria deles você pode fazer usando objetos que tem jogados mas gavetas — para exercitar o cérebro. Vasculhe o quartinho da bagunça em busca de uns quebra-cabeças e jogos de tabuleiro guardados há anos. Não permita que sua capacidade de memorização fique estagnada! [5] X Fonte de pesquisa
- Brinque com jogos de cartas. Eles funcionavam na pré-escola e continuam funcionando até hoje. O melhor é jogar o jogo até o final, mas o simples fato de tentar memorizar as cartas já é alguma coisa.
- Coloque vários objetos aleatórios em uma bandeja, cubra-a e tente se lembrar de quais objetos estão ali debaixo. Conforme for conseguindo se lembrar de tudo, acrescente mais objetos.
- Há diversos livros sobre o assunto e jogos envolvendo exercícios para o cérebro. Experimente algumas opções e veja com o que se dá melhor.
Publicidade
-
Foque no que deseja lembrar. Muitas vezes as pessoas alegam ter problemas com a memória de curto prazo, mas na verdade o que elas têm é dificuldades em focar. Você se esquece do nome do garçom por ter memória fraca ou por não ter prestado atenção nisso ao chegar?
- Alguns especialistas teorizam que a memória leva no mínimo oito segundos para ser transferida do armazenamento de curto prazo para o de longo prazo. Portanto, você precisa focar no que deseja lembrar por no mínimo oito segundos. [6] X Fonte de pesquisa
- Elimine as distrações. Quer se lembrar do nome do garçom? Coloque o cardápio na mesa, ignore a música ambiente e esqueça as crianças. Quando o garçom aparecer, dirija seus olhos e ouvidos para ele.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Direito e Presidente da Warwick StrategiesBryce Warwick é o Presidente da Warwick strategies, uma organização em San Francisco que oferece aulas particulares e personalizadas para testes como GMAT, LSAT e GRE. Bryce se formou na George Washington University Law School.Aumente lentamente seus períodos de estudo. Se tiver dificuldades em se concentrar para estudar para uma prova, procure dar toda a sua atenção para aquele material por meia hora. Quando estiver pegando o jeito, aumente esse tempo para 45 minutos e, progressivamente, chegue até 60 minutos.
-
Use todos os sentidos. Você já reparou que alguns cheiros e sons trazem memórias distantes? Use todos os seus cinco sentidos a seu favor quando for colocar as coisas na memória de curto prazo. Seu cérebro começará a construir associações que servirão de baliza para o futuro.
- Quando conhecer uma pessoa nova e não quiser se esquecer do nome dela, coloque na dança quantos sentidos puder. Ouça-a com cuidado, faça contato visual, ouça o nome, repita-o logo em seguida, dê um aperto de mão, repare em como a pessoa aperta a sua e, se possível, tente reparar no perfume dela. Quanto mais associações sensoriais você construir, maiores as chances de a memória ser codificada no armazenamento de longo prazo. [7] X Fonte de pesquisa
- Uma boa técnica para se lembrar de nomes ou de qualquer outra coisa é repeti-la em voz alta. Preste atenção em si mesmo repetindo várias vezes a palavra ou frase.
-
Use recursos mnemônicos. Você se lembra do seriado "O Mundo de Beakman", que passava na TV Cultura nos anos 90 e 2000? O nome de um dos personagens, o Vlavaav, surgiu a partir da primeira letra de cada cor do arco-íris, formando um nome mnemônico. Trata-se de uma técnica para construir associações entre diferentes pedaços de informação.
- Construa imagens mentais coloridas — até meio bobas, se necessário — para cristalizar no cérebro uma memória de curto prazo. Por exemplo, imagine uma pilha de lixo caindo sobre sua cabeça sempre que o relógio bater as seis da tarde. Assim você não se esquece de levar o lixo para fora. [8] X Fonte de pesquisa
- O nome Vlavaav é um acrônimo para as cores do arco-íris: Vermelho, laranja, amarelo, verde, anil, azul-marinho e violeta. [9] X Fonte de pesquisa Quer mais algumas dicas envolvendo números, cores e outras formas de associação? Veja este artigo do wikiHow .
-
Procure quebrar as informações em partes menores. Como algumas informações são consideradas grandes demais para que nosso cérebro as digira, fica mais fácil se as fragmentarmos. É por esse motivo que usamos hifens e parênteses para separar os diferentes elementos dos números de telefone. É mais fácil se lembrar de três grupos de três ou quatro dígitos do que um só grupo com 10 dígitos. [10] X Fonte de pesquisa
- O mesmo vale para a lista de compras. É mais fácil decorá-la se você antes separar os produtos por categoria — laticínios, enlatados, a granel etc. Faça quatro ou cinco listinhas curtas em vez de uma única grandona.
-
Use "iscas de memória". Quando as informações a serem processadas na memória de curto prazo forem muitas, tente focar em partes específicas do todo. O objetivo é criar uma base para as futuras memórias que ali serão assentadas.
- Suponhamos, por exemplo, que você precise memorizar o nome de todos os presidentes do Brasil na ordem certa. Grave primeiro quem foram os mais importantes e, depois, vá colocando os outros na ordem usando os mais importantes como referência. É mais fácil agregar novas informações àquelas já cristalizadas na memória usando essas "iscas". [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Mantenha uma dieta saudável. Grosso modo, tudo o que faz bem para a saúde física faz bem também para o cérebro. Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, e elimine gorduras saturadas, sódio e açúcar da dieta.
- Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão, atum, soja e nozes, fazem muito bem para o cérebro e ajudam com a memória. [12] X Fonte de pesquisa
- Existem suplementos nutricionais (incluindo de ômega 3) vendidos como bons para a memória. Eles não deixam de ser uma opção, mas o ideal é ingerir os nutrientes e vitaminas por meio dos alimentos.
- Beba bastante água também. A desidratação tem impacto em todo o corpo, incluindo o cérebro.
-
Cuide de doenças que porventura tenha. Assim como um corpo saudável favorece uma mente saudável, doenças e hábitos nocivos podem impactar a memória de curto prazo.
- Se você tiver problemas circulatórios, pode ser que seu cérebro não esteja recebendo o fluxo adequado de sangue, o que pode afetar a memória de curto prazo. Outras doenças como diabetes, câncer e problemas na tiroide também podem impactá-la. [13] X Fonte de pesquisa
- A depressão também afeta a habilidade de memorização, principalmente porque nos impede de focar.
- Alguns medicamentos são conhecidos por afetarem a memória de curto prazo como um dos efeitos colaterais. Caso descubra que está tomando algum medicamento que afete suas habilidades de memorização, converse com seu médico a respeito disso.
- Normalmente, a primeira preocupação de quem enfrenta problemas de memória são o Alzheimer e outros tipos de demência. De fato, um dos primeiros sintomas do Alzheimer é a perda da memória de curto prazo; contudo, a maioria das pessoas com esse tipo de problema não tem Alzheimer. [14] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que descubra ter algum tipo de demência, continue nutrindo e exercitando o corpo e o cérebro ao mesmo tempo em que faz o tratamento médico. É possível atrasar a evolução da doença por meio de medicamentos; o seu médico saberá quais servirão melhor no seu caso específico.
-
Durma o suficiente. Durma entre sete e nove horas diárias para dar ao corpo e ao cérebro tempo para descansar e recarregar as energias. [15] X Fonte de pesquisa
- Alguns dizem que, se ficarmos pensando em uma memória na hora de dormir, aumentamos as chances de cristalizá-la na mente, pois o cérebro continua trabalhando mesmo depois que dormimos.
-
Exercite-se para manter a circulação sanguínea. Fazer atividades físicas — até mesmo uma caminhada — aumenta a circulação para o cérebro, levando mais oxigênio e nutrientes. É assim que você o manterá saudável, forte e mais ágil com as memórias. [16] X Fonte de pesquisa
- A caminhada é uma excelente atividade para se guardar uma memória, pois nos permite focar na memória e aumentar a circulação sanguínea ao mesmo tempo.
Publicidade
Referências
- ↑ http://bebrainfit.com/improve-short-term-memory/
- ↑ http://www.human-memory.net/types_short.html
- ↑ http://www.improve-memory-skills.com/short-term-memory.html
- ↑ https://www.wikihow.com/Overcome-Short-Term-Memory-Loss
- ↑ http://www.improve-memory-skills.com/short-term-memory.html
- ↑ http://cms.mentalfloss.com/article/52136/11-simple-ways-improve-your-memory
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2010/09/03/8-tips-for-improving-your-memory/
- ↑ http://www.improve-memory-skills.com/short-term-memory.html
- ↑ https://www.dailymotion.com/video/x6jycy9
- ↑ http://www.improve-memory-skills.com/short-term-memory.html
- ↑ http://bebrainfit.com/improve-short-term-memory/
- ↑ https://www.wikihow.com/Overcome-Short-Term-Memory-Loss
- ↑ http://bebrainfit.com/improve-short-term-memory/
- ↑ http://bebrainfit.com/improve-short-term-memory/
- ↑ https://www.wikihow.com/Overcome-Short-Term-Memory-Loss
- ↑ http://bebrainfit.com/improve-short-term-memory/