Baixe em PDF
Baixe em PDF
O verde é uma das cores mais úteis nos materiais de qualquer pintor, pois pode ser utilizado para a criação de campos de grama, árvores, colinas, entre outras coisas. Infelizmente, nem sempre é fácil misturá-lo por conta própria. Muitas vezes, acabamos com um tom de lama sem graça, o famoso "cor de burro quando foge". Fique tranquilo e continue lendo, pois abaixo você encontrará dicas sobre como fazer tons lindos de verde com tinta acrílica, óleo ou aquarela.
Passos
-
Reúna os materiais necessários. Misturar tintas parece um processo fácil, e muita gente simplesmente corre para pegar um pincel e misturar tudo, mas essa não é uma boa ideia. Além de correr o risco de estragar o pincel, você não alcançará uma cor homogênea. Para misturar tintas como um profissional, você precisará de:
- Tinta azul;
- Tinta amarela;
- Godê ou pratinho descartável;
- Objeto para fazer a mistura (colher, palito de picolé, etc.).
-
Coloque uma gota de tinta amarela no godê. Ao misturar tintas, a medida utilizada é partes Comece então com a "uma parte" de amarelo .
-
Adicione uma gota de tinta azul. O ideal é que a quantidade de azul e amarelo seja igual para que se consiga um tom básico de verde. Se quer criar outros tons, clique aqui .
-
Misture as duas tintas. Continue misturando as duas cores até obter uma cor homogênea e sem manchas. Se a tinta utilizada for fina, como a guache e a acrílica para artesanato, use um palito de picolé ou uma colher. No caso de tintas mais grossas, como óleo ou acrílica, use uma espátula fina para mexer as duas tintas até obter uma cor uniforme.
-
Use a tinta. Agora você está pronto para criar paisagens verdes ou utilizar o verde para preparar tons de pele mais realistas. As possibilidades são infinitas!Publicidade
-
Acrescente mais amarelo se quer um verde mais claro e vibrante. Comece com partes iguais de amarelo e azul para criar o verde inicial. Ao terminar a mistura, acrescente mais uma parte de amarelo e misture. Continue adicionando tinta amarela até alcançar o tom desejado.
- Duas partes de amarelo e uma parte de azul devem render um verde limão forte.
-
Acrescente branco se quer um verde claro e pastel. Misturar branco à tinta verde fará com que você obtenha um tom mais próximo do menta. Lembre-se de que o branco também pode ser vibrante demais, portanto, comece com menos do que julga necessário.
-
Escureça a tinta com mais azul. Comece com o verde básico e acrescente uma parte extra de azul. Continue adicionando até obter o tom desejado.
- Duas partes de azul e uma parte de amarelo renderão um tom turquesa.
-
Acrescente preto se quer um verde escuro e apagado. Continue adicionando tinta preta, gota a gota, e misturando até obter o tom desejado.
-
Adicione vermelho para tirar um pouco a saturação do verde. Se quer um verde-oliva, adicione uma gota de vermelho. Quanto mais vermelho acrescentar, mais terroso será o verde.Publicidade
-
Saiba que as tintas profissionais vêm nos mais diversos tons. Ao comprar tinta acrílica, óleo ou aquarela, observe bem as cores disponíveis. Alguns dos azuis têm tons mais próximos do verde, enquanto outros têm tons mais próximos do roxo, por exemplo. O mesmo vale para os amarelos, que vão do esverdeado para o alaranjado. Escolher o tom errado vai resultar em um verde "cor de burro quando foge".
-
Escolha o tom certo de verde e amarelo. Para se obter um verde vibrante, você precisará de tons esverdeados de azul e amarelo. Algumas combinações para começar: [1] X Fonte de pesquisa
- Azul-ftalo e amarelo cádmio;
- Azul-ftalo e amarelo limão.
-
Saiba quais tons usar para criar um verde mais apagado. Se não quer um tom forte, experimente misturar outros tons de azul e amarelo ou use outras cores. Algumas combinações para começar: [2] X Fonte de pesquisa
- Azul-ultramarino e amarelo-cádmio;
- Azul-ultramarino e amarelo-ocre;
- Preto-marfim e amarelo-cádmio;
- Azul-prussiano e amarelo-ocre;
- Burnt umber e amarelo-cádmio.
-
Use o vermelho para "apagar" o verde. Se criou um verde muito forte, não acrescente preto ou cinza dele. Adicione um pouco de tinta vermelha, oposta ao verde no círculo cromático. Quanto mais vermelho acrescentar, mais acinzentado e amarronzado ficará o verde. [3] X Fonte de pesquisa
-
Clareie ou escureça o verde com tinta amarela ou azul. Não use tinta branca ou preta, ou você acabará com a força do verde. Em vez disso, use a tinta amarela para clarear o verde e a tinta azul para escurecê-lo. Assim, você consegue controlar o tom de verde sem perder a qualidade vibrante dele.
- Os azuis costumam ser bastante vibrantes. Acrescente as gotas aos poucos.
-
Saiba quando acrescentar tinta branca ou preta. Se quer um verde mais pastel, adicione tinta branca. Se quer um verde mais apagado, acrescente tinta preta. Sempre comece com uma gotinha de tinta!Publicidade
Referências
- ↑ Will Kemp Art School, Is Green Ruining Your Acrylic Paintings?
- ↑ Will Kemp Art School, Is Green Ruining Your Acrylic Paintings?
- ↑ Will Kemp Art School, Is Green Ruining Your Acrylic Paintings?
Publicidade