PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A argila é um material usado desde os tempos mais remotos para a fabricação de objetos de uso diário e decoração. Trabalhar com o barro exige pouco mais que as mãos. Técnicas avançadas incluem uma variedade de ferramentas como o torno ou roda de oleiro que tem um prato giratório para ajudar a moldar uma peça. Com um pouco de prática é possível fazer jarras, canecas, potes, vasilhas, pratos e tigelas.

Método 1
Método 1 de 3:

Moldando a argila com as mãos

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] A boa argila deve ser macia o suficiente para ser trabalhada diretamente com as mãos fora da embalagem. Mas você pode conseguir este efeito ao amassar o barro que vai ficar flexível e sem bolhas de ar ou pelotinhos. Este processo é chamado de acunhamento. [2]
    • Coloque um pedaço de argila sobre uma superfície porosa, como concreto ou lona.
    • Pressione a massa com a palma de uma das mãos e a empurre para frente.
    • Estique e dobre a argila quando a trouxer para perto do seu corpo. É como sovar pão.
    • Repita os movimentos até que a argila fique uniforme e consistente (mais ou menos 50 vezes).
  2. [3] Amassar a argila com os dedos deve ser o jeito mais antigo e prático de trabalhar com este material. Quando o barro estiver uniforme use os dedos para modelar o que deseja. É possível fazer uma tigela, por exemplo, com ajuda desta simples técnica:
    • Separe um pedaço de argila e faça uma bola.
    • Coloque-a contra a mesa onde está trabalhando e empurre levemente para baixo, mas sem deixar sair do lugar.
    • Faça um pequeno buraco no centro da bola. Isso vai ajudar a abrir o barro.
    • Puxe a argila para os lados, no sentido horizontal e comece a abrir o interior da vasilha.
    • Aperte os lados do barro e vá puxando para cima para fazer a tigela.
    • Continue a pressionar e a esticar até conseguir a forma e o tamanho que imaginou.
  3. [4] [5] Fazer objetos juntando pequenos rolinhos de argila é versátil e exige apenas as mãos. Comece moldando um pedaço de barro.
    • Separe a argila em vários pedaços pequenos do mesmo tamanho.
    • Faça bolinhas.
    • Coloque a palma das mãos sobre o barro e faça um movimento de rolagem para frente e para trás e produza as bobinas finas e compridas.
    • Continue o movimento até que fiquem longas.
    • Pare quando conseguir a espessura desejada. Elas podem ficar mais finas ou mais grossas dependendo do que vai fazer (isto vai determinar a espessura da peça).
    • Modele do seu jeito. Para fazer uma tigela redonda, por exemplo, coloque as bobinas em um circulo, aperte e alise com os dedos.
    • Empilhe as "cobrinhas" uma sobre a outra até que estejam no formato correto.
    • Use as menores para fechar o utensílio (para moldar o fundo, por exemplo). É possível fazer uma placa redonda e depois grudar na peça formando a base.
    • Pressione levemente as bobinas para fixá-las e alise os lados do objeto.
  4. [6] [7] É possível produzir objetos de formatos diferentes a partir da união de “folhas” planas de argila. Uma boa sugestão é fazer uma pequena caixa de terracota:
    • Com a ajuda de um rolo de macarrão ou algo similar abra um pedaço de argila.
    • Use uma faca ou objeto afiado para cortar as lajotinhas. Para fazer uma caixa corte as placas em quadrados ou retângulos do mesmo tamanho.
    • Uma boa dica é utilizar um objeto como guia. Coloque um quadrado de papel sobre a argila e corte as “folhas” com a faca usando o molde como base.
    • Depois que todas as peças foram recortadas faça pequenos cortes nas beiradas. Isto vai auxiliar na hora de fundir uma parte à outra na hora da montagem da caixa.
    • Junte uma peça com a outra. Com cuidado pressione seus dedos ou uma pequena ferramenta para unir e alisar as bordas.
    • Repita a ação até grudar as partes da caixa.
  5. [8] Esta é uma ferramenta que pode fazer “fios”, “cabelos”, “cobrinhas” e cilindros de argila de um jeito bem prático. Mini extrusoras podem ser compradas em lojas especializadas em cerâmica ou na internet. Coloque um pedaço de barro dentro aparelho. Use a alavanca para empurrar a argila e produzir os formatos desejados, como círculos ou quadrados. Assim vai obter bobinas ou placas para moldar a cerâmica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando a roda de oleiro

PDF download Baixe em PDF
  1. [9] Esta ferramenta pode ser manual ou elétrica. Prepare o equipamento antes de moldar a argila:
    • Defina o sentido certo da rotação (no sentido anti-horário se você usa a mão direita e horário se for canhoto).
    • Instale o prato firmemente na base. Isto vai ajudar a reduzir os respingos e a queda do material durante o trabalho.
    • Ajuste a altura do torno para ficar sentado confortavelmente durante a moldagem.
    • Ligue na tomada se o aparelho for elétrico.
    • Teste o funcionamento da roda para saber se está girando corretamente antes de usar.
  2. [10] [11] Amasse-a sobre uma superfície porosa, empurre com os dedos e puxe-a de volta. Repita o processo até que ela fique maleável, consistente e com aparência uniforme.
  3. [12] [13] Faça uma bola de argila e coloque no meio da base giratória.
  4. [14] [15] [16] Com as mãos ainda secas, toque no barro para garantir que está bem no meio da roda. Comece a mover o torno bem devagar e fique de olho no material para mantê-lo no centro, sem deixar torto.
  5. [17] Agora que a argila está no lugar certo, é hora de moldar. É importante manter as mãos sempre molhadas enquanto trabalha no torno. Fazer isto deixa a superfície da cerâmica lisa (bem úmida como uma lama) e mais fácil de ser moldada. Deixe uma bacia ou pote com água para umedecê-las sempre que precisar.
  6. [18] [19] [20] Comece a movimentar o torno até aumentar a velocidade. Coloque suas mãos ao redor da argila e aperte de leve enquanto a base gira. Aí vai começar a dar forma ao objeto. Com um pouco de prática, você vai conseguir lidar com o barro e moldar tudo o que deseja.
    • Para produzir um utensílio alto como uma caneca, empurre o material para o centro. Isto vai fazer com que a argila se mova para cima.
    • Já para moldar algo um pouco mas largo como uma tigela, pressione de leve o barro para que ele se espalhe para os lados. Depois vá moldando com as mãos apertando para baixo até conseguir obter o formato correto.
  7. [21] [22] Os dedos funcionam como uma ferramenta. Coloque-os no meio da bola de barro à medida que gira o torno. Faça um pequeno buraco, aperte e puxe com os dedos, com a mão toda ou com uma ferramenta para conseguir a abertura do tamanho necessário para moldar o utensílio.
    • Para fabricar canecas e jarras, que são mais altos, mantenha o interior da peça relativamente estreito.
    • Alargue a peça de barro se estiver fazendo um prato ou tigela, por exemplo.
  8. [23] [24] [25] Vá moldando a argila e abra de dentro para fora com a ajuda dos dedos. Isto vai afinar as “paredes” da peça. Continue trabalhando até atingir seu objetivo.
    • Para fazer jarras e canecas que tem as laterais mais altas vai ser preciso puxar suavemente o barro para cima.
  9. [26] [27] [28] Limpe os excessos de barro do prato giratório. Em seguida passe um arame esticado ou uma espátula por baixo da peça. Isto vai separar o objeto da base do torno. Com cuidado, use uma ferramenta plana para retirar e colocar a peça para secar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aperfeiçoando sua técnica artesanal

PDF download Baixe em PDF
  1. [29] Lojas de cerâmica e de artes oferecem várias opções de barro para modelagem. Você pode experimentar misturar tipos diferentes se achar que a argila não está funcionando bem sozinha. Uma sugestão é adicionar material mais grosso se o barro estiver grudento, ou maleável se o produto estiver duro.
  2. [30] É importante usar as palmas das mãos quando está amassando o barro. Os dedos pressionam a massa e abrem espaço para a formação de bolhas de ar que ao estourar podem causar rachaduras e estragar a peça durante a moldagem.
  3. [31] A roda de oleiro deve começar a funcionar bem devagar. Isto vai garantir que a argila esteja bem fixada no meio do prato giratório. Enquanto estiver trabalhando na peça fique atento para não aumentar a velocidade, pois se ultrapassar o limite vai se arriscar a deformar ou derrubar a peça e arruinar o projeto.
  4. [32] Eles devem estar firmes enquanto você molda o objeto de argila no torno, pois se balançarem a peça vai ficar torta. Para evitar acidentes, apoie os cotovelos nos joelhos e mantenha-os firmes para durante o trabalho.
  5. [33] O trabalho pode ficar arruinado se o barro ou as mãos ficarem secos durante a moldagem. Evite que sequem mantendo-os sempre úmidos
  6. [34] Você pode começar tudo de novo caso algo tenha saído errado. Retire a argila do torno, coloque-a em uma superfície porosa e sove até ficar uniforme novamente. Amasse até obter a consistência ideal (não muito úmida, por exemplo).
  7. [35] As mãos e os dedos são maravilhosos para fabricar diversas peças de cerâmica. Mas saiba que há apetrechos de diversos tipos para facilitar a modelagem. Uma esponja pode ser usada para alisar as paredes externas da peça, por exemplo. Com o tempo e a prática vai perder o medo de testar outras opções para fazer sua arte.
    Publicidade

Dicas

  • Depois de moldar a argila escolha uma das técnicas disponíveis para queimar e finalizar a peça como a vitrificação e o polimento. [36]
Publicidade
  1. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/preparation.html
  2. http://ceramicsweb.org/articles/tech_handouts/basic_throwing.html
  3. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/attach.html
  4. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  5. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/center.html
  6. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  7. https://www.valdosta.edu/colleges/arts/art/documents/ceramics-documents/BASICthowinginstructions.pdf
  8. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  9. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/form.html
  10. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  11. https://www.valdosta.edu/colleges/arts/art/documents/ceramics-documents/BASICthowinginstructions.pdf
  12. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/open.html
  13. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  14. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/raise.html
  15. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  16. https://www.valdosta.edu/colleges/arts/art/documents/ceramics-documents/BASICthowinginstructions.pdf
  17. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/remove.html
  18. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/removing-pot-off-the-bat.htm
  19. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  20. http://www.phoenixcollege.edu/sites/default/files/docs/profile/3875/clays-and-clay-bodies.pdf
  21. https://people.goshen.edu/~marvinpb/throw/72.html
  22. http://ceramicsweb.org/articles/tech_handouts/basic_throwing.html
  23. http://www.lakesidepottery.com/Pages/Pottery-tips/Throwing-a-pot-Lakeside-Pottery-Tutorial.htm
  24. http://ceramicsweb.org/articles/tech_handouts/basic_throwing.html
  25. http://ceramicsweb.org/articles/tech_handouts/basic_throwing.html
  26. http://ceramicsweb.org/articles/tech_handouts/basic_throwing.html
  27. http://char.txa.cornell.edu/media/ceramic/ceramic.htm

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 886 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade