Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando se trata de baterias, o melhor conjunto é aquele que possibilita que você toque da forma mais fácil e natural possível. Dito isso, a maioria dos conjuntos é montada em uma configuração que costuma favorecer quase todos os bateristas. Prossiga para o primeiro passo para aprender a montar sua bateria!
Passos
-
Reúna todas as peças necessárias para montar a bateria. Além das partes da bateria, você vai precisar de uma chave para afiná-la. A ferramenta é usada para apertar ou soltar algumas peças da bateria se for necessário desmontá-la (para transporte ou substituições, por exemplo). Para um conjunto padrão, você deve ter algumas, senão todas s peças:
- Caixa.
- Bumbo (com pedal).
- Chimbau (com pedal).
- Prato de ataque.
- Prato de condução.
- Tom um e tom dois.
- Banqueta para sentar.
-
Encontre um local para montar a bateria. Será preciso ter espaço suficiente para acomodar você e as peças. Ao tocar, os movimentos devem ser livres e naturais. Deixar as peças muito próximas pode dificultar na hora de tocar, além de impactar negativamente no som (o chimbau pode bater em alguma parte, por exemplo, alterando a forma como elas soam).
- Embora os conjuntos possam ter diferentes partes eocuparem espaços diferentes, uma boa regra a seguir é ter uma área no chão em que você possa deitar de braços abertos sem encostar em nada.
-
Esse é o momento de realizar manutenções, caso necessário. Antes de começar a montar a bateria, dê uma olhada em todas as partes e veja se algo precisa de cuidados especiais. Se encontrar algum problema, resolva agora enquanto a bateria está desmontada para você não ter mais trabalho posteriormente. Abaixo, há uma lista problemas mais comuns:
- Caixas e peles desgastadas.
- Atrito demais na articulação dos pedais.
- Desgaste da borracha no apoio para o pé.
- Acúmulo de sujeira e poeira devido ao uso.
Publicidade
-
Coloque o bumbo no centro. O primeiro passo é montar o bumbo — a partir disso, você montará o resto da bateria. Posicione o bumbo com a face externa (onde fica a marca da bateria ou o logotipo da banda) virada para o lado oposto de onde você deseja sentar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Instale o suporte do bumbo. Pegue as duas hastes (pernas) de metal que vão no bumbo e passe-as pelos buracos correspondentes. Vire as chaves para apertar as alças. As hastes devem encostar no chão, com uma leve inclinação para frente para que possam suportar o peso da bateria quando você usar o pedal. Algumas baterias já vem com as hastes pré-montadas, que você deve soltar, colocar no chão e, então, apertar.
- Note que algumas hastes de bumbo terão suportes (às vezes de borracha) nos pés. Para pisos de carpete, tanto faz se os pés são de borracha ou de qualquer outro material, mas não é recomendável usar pés de plástico ou outro material duro em pisos de madeira, pois podem amassar e deixar riscos.
-
Instale o pedal do bumbo. Geralmente, o pedal usado para tocar o bumbo é preso nele por um suporte que deve ser parafusado. Deslize a parte debaixo do suporte do pedal por baixo do centro da parte debaixo do bumbo. Aperte o parafuso para prender a parte superior do suporte. O pedal deve ficar “grampeado" na parte debaixo do bumbo, segurando-se no lugar. [2] X Fonte de pesquisa
- Outras configurações de pedal (como os duplos) terão processos de montagem mais complexos. Consulte as instruções do pedal (se houver) para maiores informações.
-
Coloque a banqueta atrás do bumbo e ajuste na altura necessária. Use a alavanca que fica embaixo para regular a altura. Sente-se na banqueta para testá-la e pise algumas vezes no pedal para ver se você está bem posicionado. A maioria dos bateristas toca com o joelho posicionado a um ângulo de 90°.
- No entanto, é possível se posicionar de outras formas — qualquer altura que permita que você toque de forma natural, fácil e que não empurre o bumbo, é suficiente.
-
Monte a caixa no suporte. A caixa geralmente fica em um suporte baixo com três braços horizontais e ajustáveis para segurá-la no lugar — geralmente, as pontas desses braços são emborrachadas para evitar que ela se mova enquanto você toca. O suporte em si é bem fácil de montar: basta abrir as pernas dele por baixo para que ele fique de pé. Use o mecanismo que fica na parte de cima para erguer e ajustar a posição dos braços. [3] X Fonte de pesquisa
- A caixa deve ficar segura nos braços do suporte em um ângulo ligeiramente horizontal, embora, lembrando novamente que você deve escolher a posição mais confortável para você. Por exemplo, Daru Jones, baterista que já fez turnê com Jack White, posiciona a bateria de uma forma relativamente incomum, com partes inclinadas em direção ao chão.
-
Ajuste a caixa em uma altura confortável. Solte a porca que fica na coluna principal. Uma altura boa é aquela que não bate nas suas pernas. Um pouco acima dos seus joelhos já está bom.
- Para quem pretende tocar rock 'n' roll, a caixa deve ficar na frente do bumbo, um pouco jogada para o lado para poder bater nela com a mão esquerda (presumindo uma montagem para destros), com a baqueta quase na horizontal. Isso permite um som mais encorpado, fazendo o "golpe de aro”, caso necessário.
-
Monte o tom um e o tom dois. A maioria dos bumbos inclui um suporte de metal no topo que permite a você montar o tom um e o tom dois quase da mesma forma que montou as pernas do bumbo. Geralmente, há dois buracos separados na parte de cima do bumbo — um para cada tom. Às vezes, há apenas um buraco. Nesse caso, você vai montá-los no mesmo buraco, com uma haste central. Note que a montagem pode variar de acordo com a marca, então, se você não tiver certeza, siga as instruções do manual.. [4] X Fonte de pesquisa
- A melhor posição é uma questão pessoal. No entanto, por via de regra, eles devem estar em um ângulo que permita que você alterne entre cada um rapidamente quando estiver sentado (isso geralmente quer dizer que ambos devem ficar voltados para você, ao mesmo tempo que ligeiramente voltados um para o outro).
-
Prenda as pernas do tom um e do tom dois na posição. A maioria têm pernas finas e compridas com pés emborrachados e uma leve dobra para que os pés fiquem distantes das bordas da bateria. Solte as alças perto do fundo do tom e insira as pernas (com os pés voltados para baixo). Aperte as porcas para que a bateria fique equilibrada e ligeiramente acima dos pés. Sente na banqueta e toque um pouco para garantir que ela não vai se mover enquanto toca.
- Geralmente, com uma montagem para destros, o tom um fica mais para a frente, à direita do bumbo para que seja facilmente alcançado pela mão direita.
-
A altura do tom um deve ser similar à da caixa. Você não deve fazer qualquer esforço desnecessário ao tocar, então ajuste as pernas até que fiquem ligeiramente horizontais, quase no nível da caixa.
- Claro que, como mencionado acima, se você achar um posicionamento mais confortável, sinta-se livre para adotá-lo.
Publicidade
-
Desdobre o suporte do chimbau e encaixe o prato inferior. O suporte do chimbau geralmente tem altura média, é reto e tem um pedal com três pernas. Abra as pernas para fazer a base. Depois, deslize a parte debaixo do chimbau de forma que a parte “pontuda" fique para cima. Isso significa que você deve enfiar a parte superior e estreita do suporte através do buraco no centro do chimbau. O chimbau fica parado no lugar — ele não é preso a nada.
- Se está com dificuldades em identificar a parte de cima e a debaixo do chimbau, lembre-se de que a parte de cima geralmente tem o logotipo e a marca do fabricante, enquanto o debaixo geralmente é liso, sem marcas. Geralmente, as duas partes são idênticas, então você não precisa se preocupar.
-
Instale a parte de cima do chimbau. Solte a porca que fica na parte em que ele será preso ao suporte. Coloque a parte de cima do chimbau entre as duas arruelas de feltro. Para testar, bata nele enquanto pisa no pedal. Você deve ouvir uma espécie de “clique" quando ele for pressionado para baixo e um “chiado" alto quando estiver solto. [5] X Fonte de pesquisa
- Geralmente, o chimbau fica à esquerda da caixa para que possa ser tocado com a baqueta da mão direita (que cruza com a da esquerda na caixa). O pedal costuma ser pressionado com o pé esquerdo.
-
Instale o prato de condução. Geralmente, ele vem com um suporte de base curva de três pernas e uma porção superior que fica parada em ângulo. Abra as pernas para apoio do suporte. Depois, solte a porca na parte de cima do suporte e posicione o prato entre as duas arruelas de feltro. Aperte a porca, mas não tanto — o chimbau deve ser capaz de se mexer, caso seja batido com força. Finalmente, aperte a alça e ajuste a altura de forma que seja confortável para você.
- Geralmente, o prato de condução é posicionado ao lado direito, por cima e atrás do tom um e do bumbo. O chimbau fica um pouco acima do tom um, embora não tanto que possa dificultar o acesso ao tom.
-
Instale o prato de ataque e outros pratos que tiver. A maioria dos conjuntos de bateria vem com ao menos um prato de ataque. O suporte dele geralmente tem braço ajustável, assim como do prato de condução, mas também pode ficar fixo. Independentemente disso, o prato de ataque é instalado da mesma forma que o prato de condução. Lembre-se de não apertar demais a porca — é importante que eles possam se mover enquanto você toca.
- O prato de ataque geralmente é posicionado ao lado esquerdo, atrás do bumbo e do chimbau. Se houver um chimbau adicional, o recomendável é que ele fique na lateral, para trás do bumbo.
-
Teste a bateria. Parabéns — se não tiver mais acessórios para acrescentar, pronto! Teste rapidamente para conferir se todas as peças estão devidamente posicionadas. Veja se consegue alcançar todas elas sem dificuldade.
- Alguns bateristas gostam de personalizar suas baterias com peças adicionais e acessórios. Abaixo, estão algumas coisas que podem ser interessantes para você:
- Montar pedais duplos.
- Cowbells e jam blocks..
- Mais tons (geralmente afinados em notas específicas).
- Sinos e outros instrumentos auxiliares de percussão.
- Alguns bateristas gostam de personalizar suas baterias com peças adicionais e acessórios. Abaixo, estão algumas coisas que podem ser interessantes para você:
-
Seja criativo. Ser um bom baterista envolve ter estilo próprio. Todos os grandes tocam de uma forma própria e montam seus conjuntos de acordo com o que preferem. Faça experiências com o que você já tem e não perca a cabeça com o que você não puder fazer por enquanto. Encontre seu estilo e mande ver!Publicidade
Dicas
- Tente afinar seus tons de forma que eles fiquem voltados para a caixa. Isso facilitará na hora de tocar.
- Não há forma certa ou errada de montar uma bateria. O essencial é que o posicionamento seja confortável para você.
- Lembre-se: o posicionamento da bateria depende inteiramente da preferência do baterista, então, faça o que for melhor para você.
- Com o chimbau, nunca deixe os metais terem atrito. Sempre use arruelas de feltro e invólucros de plástico.
- Solte as alças antes de fazer os ajustes para evitar arranhões e outros danos.
- Coloque os tons próximos para que você possa fazer as viradas de forma mais fácil.
Publicidade
Avisos
- Se tem um conjunto de madeira, não o deixe em uma área úmida, pois ele pode sofrer danos. Também não limpe a bateria com água.
- A bateria é um instrumento de alto volume, então, você deve sempre proteger os ouvidos para não ter problemas de audição futuramente.
- Da mesma forma, é sempre bom isolar o ambiente caso tenha outras pessoas ao redor que talvez não queiram ouvi-lo tocar. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://drummagazine.com/back-to-basics-how-to-set-up-your-drums/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=R30P6Yr1IF4
- ↑ http://drummagazine.com/back-to-basics-how-to-set-up-your-drums/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=l6shjv37cDU
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=UZ1IMBoGHu4
- ↑ http://drummagazine.com/health-tips-i-cant-hear-you/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 434 vezes.
Publicidade