Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem muitos tipos e marcas diferentes de berços, porém a maioria deles possui as mesmas peças básicas. Algumas partes específicas podem ser diferentes em uma marca ou outra, porém a maneira geral de montagem de um berço é basicamente igual. É preciso um pouco de trabalho e apenas alguns passos para montar o berço do seu bebê com segurança.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando as Peças

Baixe em PDF
  1. O ideal é montar o berço no quarto do bebê para que você não precise transportá-lo depois de montado. Os berços geralmente são grandes e difíceis de mover, além disso pode ser complicado passá-lo pela porta.
  2. Caso o berço seja novo, ele virá na caixa em várias partes. Tudo que você precisa para montá-lo deve estar na caixa, e provavelmente você não vai precisar de nada além do que está ali, a não ser que as instruções indiquem o contrário.
    • Se estiver indicado nas instruções, provavelmente você vai precisar de uma chave de fenda, um martelo e um conjunto de catracas. Leia as instruções para descobrir de quais ferramentas vai precisar.
  3. Em caso negativo, ligue ou vá até a loja para trocar o produto.
    • Se, por alguma razão, você não tiver o manual de instruções, ainda é possível conferir todas as peças. Normalmente um berço possui uma cabeceira, uma parte inferior oposta à cabeceira; grades (laterais do berço; uma parte delas é móvel, para dar acesso ao berço); um suporte para o colchão (pode ser uma madeira simples ou pode ter molas) e um colchão. Ele pode ainda conter dois suportes longos para as laterais, principalmente se todas as grades forem móveis.
  4. Certifique-se de que nenhuma delas está danificada, por exemplo, com a madeira lascada ou com defeito na pintura. Isso é muito importante de se fazer, especialmente em berços de segunda mão. Porém, é sempre bom fazê-lo, mesmo nos berços novos, para garantir a segurança do seu bebê.
    • Caso você detecte algum defeito, como lascas na madeira, tinta descascando, cantos afiados ou umidade na madeira, tente obter um berço novo. As peças danificadas podem quebrar ou machucar seu bebê. Além disso, você deve verificar a distância das madeiras do estrado, pois ela não deve ser maior que 6 cm. [1]
  5. Cada berço tem suas instruções específicas e você deve ler com bastante atenção. É importante estar atento, pois um erro na montagem pode colocar a vida do seu bebê em risco. Seja meticulosos e não se apresse.
    • Caso não tenha o manual de instruções, ou porque perdeu, ou porque está montando um berço de segunda mão, pode ser que você encontre o manual do fabricante na internet. Vá até o site da empresa e procure pelo modelo do seu berço.
    • Caso não consiga encontrar, não se preocupe, não é tão difícil montar um berço. A maioria dos berços possui as mesmas peças básicas e você não terá dificuldades em aprender como montar o seu.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Juntando as Peças

Baixe em PDF
  1. Coloque a parte da cabeceira no chão, com as laterais internas para cima. Você reconhecerá essas laterais por conta dos furos que existem nelas.
    • Em alguns berços existe pouca diferença entre a cabeceira e a parte inferior. Normalmente a cabeceira é maior. Caso não haja nenhuma diferença, apenas escolha uma das peças e coloque-a no chão.
  2. Essas chaves são para ligar a cabeceira e a parte de baixo ao suporte do colchão, portanto elas devem estar na parte interna do berço.
    • Em alguns berços essas peças já vem encaixadas na cabeceira; se for esse o caso, vá para o próximo passo.
    • Os berços que possuem barras laterais longas devem ser montados diferente. Insira o encaixe da barra lateral no buraco da cabeceira e da parte de baixo.
    • No caso de recém-nascidos, a base do berço deve estar em um nível mais elevado; portanto, faça o encaixe das chaves ou barras laterais no nível desejado. Para os bebês mais velhos, a base do berço deve ser mais baixa.
  3. A maioria dessas grades possui cavilhas nas pontas. Encaixe as cavilhas nas travas da cabeceira e da parte de baixo, na lateral do berço.
    • Para esta operação você talvez tenha que apertar com uma chave de fenda. Use a ferramenta em cada encaixe e aperte bem, de forma que as grades não se mexam.
    • Pode ser que a grade não tenha as cavilhas. Nesse caso, use sua chave de fenda para prender as partes com parafusos. Novamente, aperte bem para que nada saia do lugar.
    • Caso seu berço possua as barras laterais e as grades móveis, não prenda as grades ainda. Pule para o próximo passo.
  4. O suporte de colchão é uma tábua, um painel ou estrados dentro de uma moldura, dependendo do seu berço. É neste lugar que o colchão vai ficar; portanto, é importante que ele esteja bem seguro. Coloque-o na altura apropriada e prenda-o na cabeceira e na parte de baixo usando parafusos e porcas, ou outro tipo de encaixe, dependendo do berço.
    • Se seu berço for novo, você vai precisar prender algumas partes antes de encaixá-las à cabeceira e à parte de baixo.
    • Para os recém-nascidos, coloque o suporte de colchão no nível mais alto. Os bebês mais velhos precisam de mais espaço, por isso o suporte deve ficar mais baixo.
    • Normalmente, o suporte possui um adesivo do fabricante, indicando qual é o lado de cima e qual é o lado de baixo.
    • Se seu berço tiver duas grades móveis, coloque o suporte de colchão antes de colocar as grades. Assim você pode alcançar o suporte dentro do berço com mais facilidade.
  5. Apoie a grade nas chaves da cabeceira e da parte de baixo. Cada lado da grade deve ter uma peça de metal, usada para movimentar a grade. Insira as peças de metal nos buracos da cabeceira e da parte de baixo e aperte com a chave de fenda (ou outra ferramenta, dependendo do modelo do berço).
    • Você deve prender primeiro a parte inferior dos encaixes para segurar a grade e mantê-la no lugar enquanto trabalha.
  6. No canto do seu suporte de colchão deve haver suas molas soltas. Passe-as por uma cavilha e insira a cavilha no buraco inferior da lateral da grade. Dessa forma você evita que a grade caia quando for movimentada.
  7. Balance o berço. Ele não deve oscilar quando você balançá-lo. As partes móveis também devem estar bem presas. Faça essa checagem para garantir a segurança do seu bebê.
  8. Não existe nenhuma peça a ser colocada com o colchão, você pode apenas depositá-lo na base.
    • O espaço entre a lateral do berço e o colchão não deve ter mais de dois dedos de largura. Dessa forma, seu bebê estará seguro para mexer-se dentro do berço. [2]
  9. Alguns berços possuem rodinhas para facilitar a movimentação. Encaixe-as aos buracos na parte de baixo dos quatro pés e aperte. Teste o funcionamento delas, tanto para movimentá-las, quanto para travá-las.
    • Deve haver travas em pelo menos duas rodinhas para evitar que o berço se mova enquanto o bebê estiver dentro.
  10. Procure por parafusos soltos e pontas afiadas, e garanta a segurança do bebê. Enquanto o berço estiver em uso, garanta a segurança e o conforto do bebê e verifique se o colchão não está muito quente, se o berço está em boas condições, ou se o bebê não está muito grande. Assim o bebê estará seguro enquanto estiver usando o berço.
    • Normalmente o bebê deixa de usar o berço quando chega a 81-89 cm de altura ou quando ele consegue sair do berço sozinho.
    • Caso seu bebê consiga sair do berço sozinho, coloque a base mais para baixo para garantir sua segurança.
    Publicidade

Dicas

  • O procedimento varia dependendo do modelo do berço. Siga as instruções com atenção!
  • Monte o berço no local onde ele será colocado para uso, seja no seu quarto ou no quarto do bebê, para evitar transportá-lo.
  • Limpe o berço com um produto leve e com água antes de usá-lo, para remover a sujeira e o pó.
  • Se alguma peça estiver faltando, faça o pedido no site do fabricante.
  • Monte o berço antes de o bebê chegar para que tudo esteja seguro no lugar antes do uso.
Publicidade

Avisos

  • Cheque semanalmente as condições do seu berço para que não haja nada que possa machucar seu bebê. Verifique também se a grade móvel está bem presa no lugar.
  • Sempre siga as instruções do fabricante. Essa é a maneira mais certa de garantir a segurança.
  • De vez em quando, verifique em algum site sobre Segurança do Consumidor para saber se o seu berço não foi retirado de linha pelo fabricante. Muitos são retirados de linha por apresentarem riscos à segurança.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 372 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade