PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Montar um bong gravitacional (ou de gravidade) pode ser divertido para os fãs de tabaco, mas ter que fazer isso toda vez que quiser “dar uma pitada” é meio que um desperdício, não é? Geralmente, a peça de metal em que o tabaco queima é feita “na hora”, com papel-alumínio e uma tampinha de garrafa derretida, um método que funciona, mas não é o ideal, sem falar que a fumaça produzida pelo papel-alumínio quente não faz muito bem à saúde. Leia este artigo para saber como criar uma peça de metal reutilizável para o bong gravitacional usando um soquete de chave inglesa; assim, você estará pronto para fumar sempre que a vontade “bater”.

Aviso: esse método usa soquetes de chaves inglesas, que são revestidas de cromo VI, um carcinogênico para humanos. O calor no recipiente com ervas pode não ser forte o suficiente para que o cromo VI seja liberado, mas se você fuma com frequência usando bongs gravitacionais, investigue se consegue encontrar uma peça de metal reutilizável para comprar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo o recipiente

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode adquirir alguns de 12 a 15mm ou comprar um jogo de soquetes . Alguns virão com uma camada fina de óleo para evitar a oxidação, ou seja, que enferrujem; como você deve sempre usar um soquete novo e limpo, passe um pouco de álcool isopropílico para tirar esse óleo.
  2. Coloque o soquete na boca da parte superior de uma garrafa de 500 mL, que será o tamanho adequado. Ela precisa ficar bem fixa para garantir que fique selado. [1]
  3. Para conseguir tragar, a parte de dentro da garrafa precisa ter vácuo, portanto, passe fita adesiva em volta da base do soquete até que não consiga mais encaixar a peça na boca, selando-a de modo hermético. [2]
  4. Corte a tela de metal de maneira que tenha um hexágono que se encaixe no soquete. [3] Você pode comprar essas telinhas de meta já no tamanho adequado em “smoke shops” (tabacarias da cultura smoking).
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montando o bong

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um estilete de precisão tipo bisturi para fazer pequenos orifícios na base da garrafa. Ela deve ser de 500 mL para que se encaixe no recipiente da água. [4]
    • Se os buracos ficarem muito grandes, a água vai sair rapidamente. O objetivo é fazer que ela flua de forma lenta e constante, permitindo que a fumaça fique mais densa e minimizando desperdício do vácuo gerado na garrafa.
  2. Pegue uma garrafa vazia de 2 L e corte o topo; essa parte vai ser o recipiente da água em que a garrafa menor é colocada. [5] Corte de maneira que as bordas não fiquem irregulares.
  3. Deve-se encaixar primeiro a garrafa de 500 mL na maior e depois encher esta última até que a menor esteja praticamente submergida. [6]
  4. Coloque uma pitada de tabaco (ou o que você deseja fumar) e encha o soquete com ela. Afixe o recipiente na parte superior da garrafa de água e apronte-se para fumar. [7]
    • É importante não esquecer que os bongs de gravidade são muito potentes, então faça um teste com um pouquinho do tabaco na primeira tragada.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Utilizando o bong gravitacional

PDF download Baixe em PDF
  1. Não tenha pressa e seja firme para que as brasas se espalhem. [8] À medida que puxa a garrafa para cima, ela vai se encher de fumaça do material em chamas.
  2. Quando não houver mais água na garrafa ou conteúdo no recipiente, puxe este último, com muito cuidado para não se queimar, e inspire a fumaça. [9] Não se esqueça que essa fumaça vai ser bem forte, logo, não inale profundamente.
  3. Se você fizer isso muito rápido, a água vai respingar para fora, e se o recipiente ainda estiver na garrafa, as cinzas serão expelidas.
    • Preencha o recipiente de novo e coloque-o na boca da garrafa, se quiser partir para uma segunda rodada.

Dicas

  • Ao contrário de outros métodos, é preciso ter atenção e cuidado para usar bongs gravitacionais de forma eficiente.
    • Tente ajustar a velocidade em que o tabaco queima. Se você tragar lentamente, vai desperdiçar muita fumaça no ar, e se o fizer rapidamente, o conteúdo pode não ser consumido completamente devido ao volume fixo de água que será deslocado.
  • Se manuseá-lo da modo correto, um único uso pode servir a três pessoas.
  • Manutenção: a melhor parte desse bong é que todas as peças são baratas e fáceis de se adquirir. Troque a água e as garrafas com frequência; isso é importante, já que a garrafa precisa estar limpa para não interferir, prejudicialmente, no sabor. De vez em quando, limpe o recipiente com álcool isopropílico.

Materiais necessários


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 645 vezes.

Este artigo foi útil?