Baixe em PDF Baixe em PDF

Você vai se casar? Após discutir o assunto, o casal decidiu não usar alianças? Seja porque você não gosta de usar alianças, não pode pagar por uma ou não quer divulgar seu estado civil para o mundo, pare para pensar: existem outras alternativas?

Método 1
Método 1 de 2:

Expondo seus motivos

Baixe em PDF
  1. Embora as alianças simbolizem união, também são cercadas de tradições que podem ou não se aplicar a você. Nem todo mundo aprecia o simbolismo por trás das alianças, nem o aplica em sua cerimônia de casamento. Se você não é um tradicionalista, e pensou cuidadosamente acerca da finalidade do seu casamento, alianças podem não ser necessárias para representar a extensão do seu compromisso com sua amada. Lembre-se:
    • Não são as alianças que assumem o compromisso, é você. Você não deveria ser obrigado a usar uma.
    • Alianças podem ser desconfortáveis para algumas pessoas; estas chegarão a usar uma na cerimônia, mas raramente o farão novamente. Algumas pessoas simplesmente não gostam de joias, pois praticam esportes ou atividades ao ar livre, ou simplesmente não gostam da aparência das alianças de casamento. Em alguns casos, é questão de modéstia ou crença. Seja qual for o motivo, a aliança acabará em uma gaveta.
    • Alianças temporárias podem funcionar para alguns casais. Por exemplo, alianças de tecido, linho ou outro material do tipo podem ser usadas no casamento como um gesto simbólico e descartadas após o casamento. Isso pode ser melhor ainda caso haja algum sentido cultural ou pessoal relacionado!
  2. Não seria justo um parceiro querer usar aliança, mas ser privado pelo outro de fazer isso. É aceitável que uma pessoa do casal use aliança e a outra não. Em algumas culturas ocidentais, homens usando aliança refletem uma adição recente. [1] Mesmo que um dos parceiros não queira, ambos podem incorporar as alianças à cerimônia de casamento sem maiores danos.
    • Em alguns casos, as noivas preferem usar um bracelete para sinalizar o matrimônio, uma promoção importante ou mesmo no nascimento de uma criança. Esta pode ser uma alternativa adequada quando ambos concordam em um sinal externo de comprometimento que não seja uma aliança.
  3. Algumas pessoas sentem que a aliança é uma forma de mostrar publicamente o vínculo com alguém. Pode ser que a sua negação tenha a ver com um medo de se comprometer, ou mesmo parecer alguém que não é. Talvez, seus problemas remetam ao próprio cerne do casamento. Se for o caso, pergunte-se:
    • Você está pronto para o casamento? E para o compromisso de longo prazo que ele representa? Seja honesto consigo mesmo!
    • A aliança é um sinal tangível de preocupações mais profundas? Se for o caso, considere ter uma longa conversa com sua parceira sobre o assunto.
    • Abandone suas dúvidas sobre o casamento. Antes de se comprometer com algo tão importante, é preciso ter absoluta certeza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Descobrindo outros sinais de compromisso

Baixe em PDF
  1. Algumas delas não valorizam o uso de alianças de casamento. Leia sobre as alternativas fornecidas por estas culturas. Faça uma pesquisa na internet, e muitos resultados surgirão imediatamente.
    • Na índia, os noivos fazem um grande casamento, de modo que toda a cidade saiba que houve uma união sem que seja preciso uma aliança para isso. Nestas condições, ela perde sua finalidade (Os indianos mais ricos costumam usar as alianças de casamento, simplesmente para aderir às tradições ocidentais).
    • Os amish recebem uma benção enquanto suas mãos estão entrelaçadas na cerimônia, mas não usam símbolos externos de união. [2] Algumas comunidades usam tipos ou cores diferentes de vestidos para simbolizar o comprometimento.
  2. Você ficaria mais confortável com uma corrente no pescoço, simbolizando seu amor? Correntes, assim como os anéis, também simbolizam apego e compromisso. Você e seu parceiro não precisam usar o mesmo tipo de joias, desde que ambas tenham algo em comum.
    • Para pessoas que trabalham com as mãos, como mecânicos, usar um anel preso a uma corrente no pescoço é uma opção preferencial e mais segura.
  3. Que tal fazer uma tatuagem? Talvez você seja do tipo que nunca aprovou a ideia de ter uma, mas pense por um momento. Em geral, as pessoas não fazem tatuagens por pensarem que seus gostos vão mudar. Mas a ideia do casamento não é que ele dure para sempre? A tatuagem não precisa ser extravagante. Basta tatuar o nome da sua amada em alguma parte discreta do corpo: em torno do dedo anelar, escondido sob o cabelo, ou em outro lugar do tipo. Seja criativo. Ninguém precisa ver. É só para você e sua amada.
    • Pessoas casadas também costumam tatuar o símbolo do infinito.
    • Considere usar um piercing na orelha ou em algum outro lugar mais proeminente. Quando alguém perguntar o motivo disso, você pode dizer orgulhosamente que é porque você é casado!
  4. Use sua criatividade para expressar seu comprometimento. Por exemplo, um pequeno livro descrevendo 10 motivos pelos quais você ama sua parceira, algum item em forma de coração ou um álbum de fotos que mostre os bons momentos que o casal viveu até então. Apenas sua criatividade o limitaria na criação deste símbolo físico do seu amor e comprometimento.
  5. Exiba o documento orgulhosamente em sua casa.
    • Dependendo de onde você se casou, é possível pagar mais um pouco para ter um documento oficial mais bonito do que o normal, e isso pode servir bem aos seus propósitos.
  6. Alianças não fazem um bom casamento. O casamento tem muito mais a ver com o esforço de manter um relacionamento íntimo, e estar lá para seu amor nos bons e maus momentos. Uma maneira declarar seu compromisso é prometer reafirmar seus votos em cada aniversário de casamento, usando palavras, poesia, imagens ou outra forma que demande um esforço pessoal. Você poderia até mesmo fazer esta reafirmação pública em uma festa familiar, com alguns amigos e parentes como testemunhas do seu amor. Alguns casais gostam de renovar seus votos celebrando um novo casamento de tantos em tantos anos ou em ocasiões específicas.
    Publicidade


Dicas

  • Algumas mulheres preferem usar o anel de noivado do que a aliança de casamento. Para elas, o compromisso inicial sinaliza a intenção em curso.
  • Prepare-se para pôr um fim a qualquer tipo de flerte, avisando imediatamente que você é casado. Sinta-se lisonjeado com este tipo de atenção, mas não permita que a paquera continue. A pessoa pensará bem melhor de você desta maneira.
  • Peça mais ideias aos seus amigos. Isso pode impedi-los de pressioná-lo a usar uma aliança!
  • O ministro que oficializará seu casamento pode ter algumas alternativas a oferecer. Converse com ele para ter mais ideias.
Publicidade

Avisos

  • Não pense demais nisso. Se não quiser usar uma aliança, não use. Simples assim. Deixe as outras pessoas lidarem com as próprias justificativas tradicionalistas. Não é um problema seu.
  • Saiba que outras pessoas podem questionar seu comprometimento, caso você resolva mesmo não usar uma aliança. Clássicos incluem: "então vocês estão em um relacionamento aberto?" ou "Ele não podia pagar por uma aliança?" Prepare-se. O tamanho da aliança não indica a força do vínculo entre duas pessoas.
  • Saiba evitar a pressão das pessoas ao redor. Julgar o relacionamento de alguém pela falta de uma aliança mostra uma mente fechada e tacanha. Além disso, há formas melhores de descobrir se uma pessoa é casada ou não. Perguntando, por exemplo! Se este é o único motivo pelo qual as pessoas insistem para você trocar alianças na cerimônia, não vale a pena dar atenção a elas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 350 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade