PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Assumir mais responsabilidades e desenvolver a maturidade é um processo que envolve tempo e esforço. Fazer seus pais enxergarem seu nível de comprometimento é ainda mais difícil, pois eles querem que você aproveite sua infância sem muitas responsabilidades. Ainda que não queiram que você cresça tão rápido, existem formas de mostrar que você já tem bastante discernimento. Mostrando que é capaz de estabelecer e alcançar metas, ajudando nas tarefas domésticas e obtendo boas notas na escola, você vai conseguir provar para os seus pais que é uma pessoa responsável e madura. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Demonstrando responsabilidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você já tem uma lista de tarefas a cumprir pela casa, tome a iniciativa de ir além delas. Se não tiver a obrigação de ajudar em casa, faça um esforço para começar. Faça o que as pessoas da sua família geralmente fazem no seu lugar ou cumpra as tarefas antes que alguém peça para você fazer.
    • Concentre-se nas coisas que você menos gosta. Fazer coisas que você não curte mostra que você compreende que às vezes é preciso fazer coisas que não nos agradam. Se seus pais costumam pedir para você arrumar o quarto, mantenha o cômodo sempre limpo.
    • Faça as tarefas domésticas sem reclamar. Fazer o que precisa ser feito sem ficar choramingando mostra que você compreende seu dever, e isso é um sinal de maturidade. Se você odeia cortar a grama ou juntar as folhas, e seus pais costumam pedir para você fazer essas coisas o tempo todo, se esforce para cumprir as tarefas antes mesmo de eles pedirem. [2]
    • Cumpra tarefas que beneficiam todos na casa. Lave a louça da família toda. Se tiver uma máquina de lavar a louça e você observar que as coisas já estão limpas, guarde tudo no devido lugar. Varra as áreas comuns da casa, como a sala de estar, sempre que perceber que precisam de uma limpeza.
  2. Trate a escola como se fosse um trabalho que você é pago para fazer. Concentre-se nas matérias e defina objetivos para o seu futuro acadêmico. Seja pensando em que curso fazer ou em como melhorar as notas atuais, dedique um tempo para pensar em como atingir essas metas. Dedicar-se aos estudos é um passo importante para demonstrar seu grau de maturidade.
    • Acorde e se apronte para ir para a escola o mais cedo possível, evitando assim a necessidade de seus pais terem que apressar você para sair.
    • Termine as tarefas escolares antes que seus pais tenham que pedir. Termine a lição de casa o mais cedo possível e, se puder, tente começar a lição que só vai precisar entregar na semana seguinte.
    • Deixe seus pais orgulhosos definindo metas para conseguir boas notas. Se você está tendo dificuldades em uma disciplina, busque ajuda com o professor, um tutor ou um colega de turma.
  3. Pergunte aos seus pais se pode fazer trabalhos domésticos em troca de algum dinheiro, ou vá além e busque trabalhos pela vizinhança. Seja levando cachorros para passear, cortando a grama ou trabalhando como babá, sua atitude demonstra que trabalhar para ganhar o próprio dinheiro tem importância para você, e eles vão ver que você está pronto para assumir mais responsabilidades.
    • Pergunte aos seus familiares se há algo que você possa fazer além das tarefas domésticas regulares, como limpar a garagem. Explique que está tentando ganhar dinheiro e estabeleça valores aos trabalhos propostos por eles.
    • Se tiver idade suficiente, ande pela vizinhança oferecendo seus serviços. Você pode lavar os carros dos vizinhos, se eles concordarem.
  4. Quando começar a receber algum dinheiro, seja um presente de aniversário ou os ganhos pelo seu trabalho, mostre aos seus pais que você é capaz de lidar responsavelmente com dinheiro. Evite gastar de imediato, isso pode ser um sinal de impulsividade e imaturidade. Sua família vai respeitar sua decisão de economizar com responsabilidade.
    • Peça ajuda aos seus pais na hora de abrir uma poupança no banco.
    • Reserve uma parte do dinheiro para juntar e outra para gastar com o que quiser. Essa atitude mostra que, ainda que queira gastar tudo, você entende que economizar é importante para o futuro.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mostrando maturidade em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando ficar chateado, não comece a chorar e a chutar o que vir pela frente – isso vai ser interpretado como uma atitude infantil. Grande parte de ser maduro é saber controlar e expressar as emoções. Manter a calma em cenários diferentes vai fazer com que seus pais vejam seu nível de maturidade.
    • Seja tolerante e paciente com os outros. Só porque alguém fez algo com você, não significa que você tenha que devolver na mesma moeda. [3]
    • Se ficar com raiva de algo em casa, se afaste. Tire um tempo para se acalmar e pensar com clareza antes de dizer como se sente à pessoa que o irritou. [4] Ao se acalmar, explique para os seus pais o motivo da sua irritação e ofereça soluções sobre como resolver o problema.
  2. Quando estiver frustrado com alguma injustiça, explique a situação para os seus pais. Se você está se empenhando mais nos serviços domésticos do que seus irmãos, converse com seus pais sobre isso. Mantenha a calma ao discutir os problemas e ensaie o que vai dizer antes.
    • Experimente dizer “Estou frustrado porque tiver que lavar a roupa durante a semana inteira e meu irmão não. Eu me sentiria melhor se todos ajudassem” ou “Sinto que estou fazendo mais do que a minha obrigação, e adoraria que meus irmãos ajudassem também”.
    • Seja o irmão maduro. Não discuta e nem se envolva em brigas bobas com seus irmãos. Mantenha-se afastado dos conflitos, e, se sentir o impulso de se envolver na briga, lembre-se do seu objetivo de provar que é uma pessoa madura.
  3. Ninguém é perfeito, e um sinal verdadeiro de maturidade é reconhecer os próprios erros. Assuma as responsabilidades pelas suas atitudes e evite culpar outras pessoas.
    • Pense no que fez e converse com sua família. Diga que tem capacidade para entender que errou e como vai lidar com a mesma situação no futuro.
    • Se você perdeu a paciência e gritou com seus pais, se desculpe dizendo “Lamento por ter gritado com vocês naquele momento de raiva. Eu sei que essa não é a melhor maneira de lidar com minhas frustrações, mas eu estava muito chateado”. Complete com os motivos que o levaram a perder a paciência.
    • Seja sincero ao assumir seus erros. Se você machucou alguém, peça desculpas e expresse seu remorso pela situação.
  4. Sente-se com seus pais para falar sobre os objetivos que você estabeleceu para mostrar seu grau de maturidade, como manter o quarto arrumado ou fazer as tarefas domésticas sem ninguém precisar pedir, e diga o que espera alcançar cumprindo essas metas. Antes de ter essa conversa com eles, observe se seu rendimento na escola melhorou e se você se esforçou para ajudar em casa. Explique que você está se esforçando para ser mais responsável.
    • Fale com seus pais sobre seus objetivos e sobre como tem se preparado para cumpri-los. Peça a opinião deles acerca dos seus esforços. Sejam críticas construtivas ou conselhos, preste atenção ao que eles têm a dizer com a mente aberta. [5]
    • Fale sobre suas metas mostrando seu nível de responsabilidade. Por exemplo, se você deseja um animalzinho, experimente dizer “Tenho me esforçado para manter a casa arrumada e mostrar que sou responsável o suficiente para cuidar de um animal. Acho que o empenho que coloquei nas tarefas extras mostram que estou pronto para tomar conta de um bichinho”.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo os pés no chão em relação às regras e objetivos

PDF download Baixe em PDF
  1. Reflita se deseja provar sua maturidade para um motivo específico ou se simplesmente deseja ser visto como alguém mais maduro e responsável. Se estiver em busca de privilégios específicos (como conseguir um novo animal de estimação), fale com seus pais sobre seus planos.
    • Escreva uma lista de objetivos. Discuta-os com seus pais e peça conselhos e opiniões para conseguir alcançá-los. Experimente dizer algo como “Estou tentando manter meu quarto sempre limpo e organizado, e espero que isso seja o bastante para provar que sou responsável. Vocês querem que eu assuma outras responsabilidades?”.
    • Escreva os motivos para querer demonstrar sua maturidade. Talvez você queira um novo animal de estimação ou um limite de horário maior para chegar em casa. Reflita sobre o que já fez para merecer essas coisas e o que pode continuar fazendo para consegui-las. [6]
    • Entenda que certos objetivos podem levar mais tempo do que outros para serem alcançados. Permita-se algum tempo para conquistar suas metas.
  2. Pense nos seus planos e nas metas que estabeleceu para provar seu nível de maturidade. Reflita se esses objetivos são apropriados para a sua idade. Entenda que sua família pode ter certas regras para garantir sua segurança e aprenda a dar valor a isso. Se suas metas violam as regras da família, pense se isso é sensato para o momento. Talvez você precise mudar algumas metas para que elas se adequem ao que seus pais consideram razoável.
    • Se um dos seus objetivos é poder sair sozinho com os amigos, entenda que seus pais podem não se sentir seguros sem a companhia de um adulto com vocês para um caso de emergência. Se for esse o caso, tente chegar a um consenso com eles, como ir sozinho ao shopping com os amigos ou ir para outra loja enquanto seus pais passeiam pelo shopping.
    • Construir uma relação de confiança com os pais é uma ótima maneira de mostrar sua maturidade e conseguir atingir metas. Continue a fazer o que você se comprometeu até conquistar a confiança deles para fazer o que deseja.
  3. De modo geral, as regras estabelecidas pelos seus pais não são para evitar que você conquiste a maturidade e nem para impedir sua diversão. A coisa mais sensata que você pode fazer é se esforçar para entender as regras.
    • Seus pais vão saber quando você for maduro o bastante para determinadas coisas, como estabelecer um novo limite de horário para você chegar em casa. Continue mostrando seu discernimento e eles vão ficar cada vez mais flexíveis. Aproveite para curtir esses momentos com eles.
    • Mantenha-se otimista, mesmo que seus pais não concordem em abrir mão das regras. Lembre-se de que só porque eles não cederam, não significa que não estejam vendo seus esforços em busca de se tornar uma pessoa mais responsável.
    Publicidade

Dicas

  • Ajude nas tarefas domésticas sem que ninguém tenha que pedir.
  • Seja gentil com seus familiares.
  • Dedique-se aos estudos e aja com responsabilidade.
  • Não discuta com sua família quando alguém pedir para você fazer algo.
  • Cumpra suas obrigações corretamente e com esmero.
Publicidade

Avisos

  • Evite reclamar e choramingar, principalmente quando seus pais pedirem para você fazer algo que não curte.
  • Não tenha pressa em crescer. Aproveite a vida enquanto é jovem!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 931 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade