PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é uma data conhecida no mundo inteiro pelas ofertas e descontos imperdíveis. Ela acontece na última sexta-feira de novembro, um dia depois do feriado de Ação de Graças. O varejo brasileiro não quis ficar de fora e a data acontece por aqui desde 2010 nas lojas de e-commerce. Apesar do conhecido #blackfraude brasileiro, há muitas ofertas que de fato valem a pena neste dia. Por esse motivo, é bom ficar esperto e não cair em ciladas. Acompanhe:

  1. 1
    Não compre por impulso. Escreva uma lista do que você realmente precisa comprar e foque nesses produtos. Assim você evita gastos desnecessários, comprando algo apenas porque estava barato. Pense nos itens que são essenciais para você e sua família.
  2. 2
    Use um comparador de preços. Procure os produtos que você pretende adquirir em sites que comparam preços online, como o Zoom [1] , o Buscapé [2] e o MacOfertas [3] . Há comparadores de preços para produtos mais específicos no Brasil, como o MaisCelular [4] e o WebArCondicionado [5] . De qualquer modo, esses sites apresentam os melhores preços de lojas online. Ao pesquisar, você vai direto para a página do produto dentro do site da loja onde a promoção ocorre.
  3. 3
    Analise o histórico de preço. Nos melhores sites de comparação de preços, você encontra um histórico. Com ele, você consegue ver se o desconto é verdadeiro.
  4. 4
    Dê preferência a lojas conhecidas. Prefira comprar de lojas conhecidas, com endereço físico e telefone para contato. Observe as informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal.
  5. 5
    Pesquise a reputação da loja. Mesmo conhecendo o nome da loja, pesquise sua reputação em sites de reclamações como o Reclame Aqui, em fóruns de consumidores e no Procon.
  6. 6
    Desconfie de ofertas muito tentadoras. Pode ser perigoso comprar um produto que está barato até demais. Um aparelho de ar condicionado por R$ 350,00 normalmente encontrado por R$ 1.000,00 pode ser uma oferta falsa, ou simplesmente a loja digitou errado na hora de publicar.
  7. 7
    Pague com cartão de crédito. É mais fácil cancelar um pedido realizado por cartão de crédito do que um feito por boleto bancário.
  8. 8
    Veja se a loja possui conexão de segurança. Antes de enviar o número do seu cartão de crédito e dados pessoais, veja se o site oferece conexão de segurança. Verifique se o link do site começa com "https://" e se há um cadeado ativado, representado pelo ícone amarelo em uma das extremidades da página. Clicando no cadeado, você pode ver se a informação do certificado corresponde ao endereço que aparece na barra de navegação.
  9. 9
    Copie a tela da compra. Copie tudo: desde a tela onde aparece o produto e o preço, até a de conclusão do pagamento e prazo de entrega. Assim, se precisar reclamar posteriormente, você terá todas as provas.
  10. 10
    Cuidado com spam. Cuidado ao receber promoções por e-mail de sites onde você não tenha feito nenhum cadastro prévio. Pode ser vírus.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 748 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade