Baixe em PDF Baixe em PDF

Para saber como deixar os seus fones de ouvido em bom estado e funcionando corretamente por anos, é muito importante armazená-los corretamente e utilizá-los apenas com volumes mais baixos. Leia este artigo para saber como.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Evitando dano físico

Baixe em PDF
  1. Sempre que for retirar o fone de um dispositivo conectado, pegue o conector e puxe-o; ao fazer isso com o cabo, o conector sofre muito mais tensão e em algum momento apresentará algum dano.
  2. Aplique força constante e seja firme, mesmo que o conector esteja preso. Arrancá-lo de qualquer forma pode quebrar o pino.
  3. Apesar de parecer óbvio, muitos fazem isso e acabam quebrando-os rapidamente. Sempre os deixe em cima de uma mesa, escrivaninha, ou guarde-os quando não utilizados.
  4. É comum que eles sofram danos ou quebrem quando você acidentalmente levanta ou anda e eles estão conectados.
  5. Isso é ainda mais importante para os que são portáteis, sem cabos trançados; se eles se enrolarem ou ficarem muito juntos, o conector pode ficar dobrado e desgastado. Não os coloque no bolso de modo algum.
    • Para prendê-los de uma maneira segura, use um prendedor de papel ou corte um cartão de crédito antigo. É uma forma barata, mas eficaz, de não deixar que se soltem.
    • Não faça um laço nos cabos ou prenda-os de forma que mais pressão seja aplicada sobre eles.
  6. A tensão aplicada pela gravidade é totalmente desnecessária e prejudicará a conexão dos fios com os fones, logo, não os deixe pendurados na mesa ou fora da bolsa.
  7. Como todos os dispositivos eletrônicos, água e fones de ouvido não combinam. Despeje álcool sobre eles e deixe que sequem ao ar por algumas horas, se caírem acidentalmente na água. [1] Caso os fones não entrem em contato com a água por muito tempo, nenhum dano deverá acontecer.
  8. Além de prejudicar a audição, há o risco de dobrar ou curvar os fones quando você virar para os lados.
  9. É uma boa ideia adquirir esses produtos para protegê-los, em especial se você os transportar com frequência. Nas lojas, estão disponíveis “cases” para marcas e modelos específicos e até estojos genéricos para vários tipos de fones.
  10. O custo de produção dos mais baratos se reflete em todos os aspectos do dispositivo, entre eles a qualidade da montagem. Pessoas que usam muito os fones devem dar preferência aos modelos mais caros, que são mais resistentes e de maior qualidade.
    • Quando trançados, os cabos não se enrolam nem dão nós, aumentando muito mais a vida útil deles.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Evitando danos a partir do equipamento de áudio

Baixe em PDF
  1. Conectá-los enquanto uma música está sendo reproduzida em volume alto pode estragar os fones; abaixe o som do dispositivo em que eles serão ligados e não os coloque nos ouvidos antes de fazer isso. [2]
    • Depois de conectar os fones, aumente o volume até um nível confortável para ouvir a música.
  2. Além de prejudicar a audição, o alto-falante dos fones pode “estourar”, levando a distorções permanentes e zumbidos. Ao ouvir problemas no som, abaixe o volume. [3]
    • Não deixe o volume do áudio no máximo, já que isso pode aumentar a chance de estragar os alto-falantes do fone. Se for preciso aumentar o áudio, mas o dispositivo no qual ele está conectado já estiver no volume máximo, use um amplificador para fones. [4]
  3. A maioria dos fones de ouvido não possui drivers para os tons graves, e aumentar muito o nível deles danifica rapidamente os alto-falantes. Como esse é um som de alta frequência, a tensão causada em alto-falantes que não possuem grande capacidade para graves acaba danificando-os. Utilize o equalizador do dispositivo reprodutor de áudio para reduzir os graves e desative qualquer opção que aumente o nível deles.
  4. Isso não é problema ao ouvir música em smartphones ou no computador, mas ao conectá-los em equipamentos de som especializados, de profissionais, o fone precisa ser capaz de aguentar a qualidade emitida. Fones de menor qualidade vão “estourar” rapidamente nesses casos.
    • Leia o manual do fone para saber a quantidade de ohms que ele suporta, bem como a saída de ohms da fonte do áudio.
    Publicidade

Dicas

  • Não deixe o fone conectado no dispositivo ao enrolar os fios e guardá-los. Isso pode danificar o cabo.
  • Ao comprar fones de ouvido, procure pelos tipos que reduzam a tensão sobre os fios (um amortecedor de plástico na ponta do conector, por exemplo). A chance de desprender os fios dos fones diminuirá.
  • Sempre use sistemas de limitação de volume se o reprodutor de música utilizado (celular, MP3 player, entre outros) possuir essa opção. Eles evitam que você cause danos à sua audição e prolongam a vida útil dos fones de ouvido.
  • Antes de lavar suas roupas, tire os fones do bolso.
Publicidade

Avisos

  • Ouvir música alta por muito tempo prejudica permanentemente a audição.
  • Quando outra pessoa consegue ouvir a música que você está ouvindo, o seu fone é aberto. Em fones fechados, ninguém além de você deve ouvir a música; do contrário, é sinal de que o volume está muito alto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 80 509 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade