PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A timidez é um sentimento de desconforto que pode ser sentido em situações sociais, privando você de atingir seus objetivos pessoais ou sociais. [1] Você é uma pessoa tímida? Fica enjoado só de pensar em ter de conversar com uma pessoa desconhecida? Não se preocupe, a timidez é um problema muito comum. Assim como qualquer outra característica indesejada, você pode superar a timidez com as ferramentas corretas.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Obtendo confiança em si mesmo

PDF download Baixe em PDF
  1. A falta de interações sociais incomoda você? Você tem dificuldade em ter conversas superficiais ou em demonstrar seus sentimentos, faz pausas constrangedoras com frequência durante uma conversa ou tem outros problemas? Talvez, você conseguiu socializar o suficiente, mas ainda gostaria de não se sentir tão desconfortável ou inseguro.
    • Além disso, pergunte a si mesmo o quanto você realmente gostaria de mudar — nem todo mundo quer ou consegue ser extremamente sociável. Não gaste tempo comparando você mesmo com outras pessoas. Não pense que deve ser como elas. Isso nada mais é do que reforço negativo, que somente vai fazer com que você se sinta diferente, sozinho e, em casos extremos, até mesmo inferior.
  2. Indivíduos socialmente ansiosos frequentemente têm uma série de pensamentos negativos passando pela cabeça. “Eu sou diferente”, “Ninguém fala comigo” ou “Eu vou parecer um idiota” são pensamentos que se repetem diariamente. Como você já deve saber, esses sentimentos são negativos e só vão fazer com que você se sinta tímido e autoconsciente.
    • Procure quebrar o hábito de ter pensamentos negativos, tomando ciência de quando eles estão passando por sua cabeça e desafiando a lógica deles. Por exemplo, só porque está nervoso no meio de uma multidão ou em uma festa, não significa que você pareça estranho. Outras pessoas ao seu redor também podem estar nervosas.
    • Reformular uma situação não significa somente ver as coisas de uma forma positiva, mas sim ter uma perspectiva mais realista sobre elas. Muitos pensamentos negativos são vinculados a crenças irracionais. Encontre provas que contradizem seus pensamentos negativos e tente ver a situação de outra maneira. [2]
  3. Este é um dos aspectos mais importantes da timidez e da ansiedade social. A maioria das pessoas tímidas não faz isso de propósito, mas frequentemente a atenção delas é atraída para elas mesmas durante uma conversa. Isso deixa você autoconsciente e alimenta um ciclo vicioso. Pesquisas apontam que isso pode ter um papel fundamental no fato de as pessoas terem ataques de pânico após momentos de ansiedade relativamente moderados. [3]
    • Em vez de perceber que você está tímido ou que disse algo constrangedor, tente abordar essas falhas de uma forma mais leve. Ria ou siga em frente sem prestar muita atenção nas coisas que você considera uma falha. A maioria das pessoas vai sentir empatia — sentir-se conectado como uma pessoa não é tão difícil quanto você imagina.
    • Demonstre interesse em outras pessoas ou nos seus arredores. Pode parecer que todos estão olhando para você, mas geralmente as pessoas não o estão julgando. Uma percepção distorcida é a culpada nessa situação. As pessoas estão ocupadas fazendo as próprias coisas e, na maioria dos casos, não são uma ameaça para você.
    • Um equívoco comum é que pessoas tímidas são introvertidas. As pessoas introvertidas, de fato, gostam de ficar sozinhas e recuperam as energias dessa forma. Por outro lado, as pessoas tímidas querem desesperadamente interagir com outras pessoas, mas têm medo de serem criticadas ou julgadas. [4]
  4. A imitação é a mais sincera forma de elogio! Claro, não é preciso fazer exatamente o que você vê a outra pessoa fazendo, mas observar uma pessoa adepta socialmente pode dar a você ideias de como lidar com certas situações. [5]
    • Se você conhece bem essas pessoas, seja sincero sobre a sua situação e peça conselhos. Diga que você percebeu que elas parecem bem confortáveis em situações sociais e veja se elas podem lhe dar algumas dicas. Você pode até ficar surpreso em saber que uma dessas pessoas, cujas habilidades sociais são admiráveis, é tão tímida quando você.
  5. Às vezes, timidez extrema é um sinal de transtorno de ansiedade social. As pessoas com esse transtorno possuem um grande medo de serem criticadas ou julgadas por outras pessoas ao ponto de terem poucas ou nenhuma amizade ou relacionamentos românticos. [6]
    • Seu convênio médico pode ajudar a diagnosticar o transtorno de ansiedade social e ajudar você a desenvolver padrões de pensamento mais saudáveis e a confiança necessária para que você pare de evitar pessoas e situações sociais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Conversando com pessoas novas

PDF download Baixe em PDF
  1. Você abordaria alguém com uma expressão azeda em seu rosto ou sentado com a cabeça abaixada na mesa? Provavelmente não. Nossa linguagem corporal permite que outras pessoas façam premissas sobre nós antes mesmo de falarmos alguma coisa. Evite olhar para seus sapatos. Em vez disso, tente dar um sorriso pequeno e confiante e fazer contato visual.
    • Uma linguagem corporal aberta envia mensagens a outras pessoas de que você está acessível para interagir com elas. Sente-se inclinado em direção à pessoa com quem você está conversando, mantenha os braços e pernas descruzados e uma postura relaxada.
    • Saiba que sua linguagem corporal não só determina como as pessoas enxergam você, mas como você interage com elas. Pesquisas mostram que certas posições – como uma postura relaxada com os braços abertos — demonstram quando uma pessoa se sente vitoriosa e no comando. Por outro lado, uma posição mais fechada, como a posição fetal, demonstra desamparo ou vulnerabilidade.
    • Um episódio do famoso talk show Ted Talk mostra como essas posições de poder e domínio são universais em todos os seres vivos — primatas, humanos e até mesmo pássaros. A premissa do palestrante é de que, se as pessoas ficarem nessas posições de “poder” intencionalmente quando estiverem se sentindo inseguras, elas começam a acreditar no sentimento de poder. Isso significa que você tem poder para controlar seu nível de confiança em qualquer situação. [7] [8]
    • Ficar em posição de poder por cerca de dois a cinco minutos pode, de fato, alterar a química do seu cérebro, aumentando a testosterona e diminuindo os hormônios do stress. Até mesmo visualizar essas posições pode ajudar você a se sentir mais confiante e arriscar mais.
  2. A melhor forma de conhecer pessoas é buscar ativamente lugares que permitem isso. Vá até uma festa de faculdade ou na festa de Natal do seu escritório. Tente conhecer pelo menos uma pessoa até o final da noite. Se estiver na faculdade, procure por grupos de encontro que sejam do seu interesse, como um grupo de leitura de poesias.
    • Um pesquisador disse que a melhor forma para ele superar a timidez ao redor das pessoas foi conseguir um emprego em uma lanchonete. Trabalhar no McDonald’s durante a adolescência o forçou a interagir com estranhos diariamente. Ele ainda é tímido em algumas situações sociais, mas ele dá crédito para essas experiências por ajudá-lo a se tornar mais bem-sucedido, apesar da timidez.
    • Peça para que alguns dos seus amigos apresentem a você amigos ou conhecidos deles. Essa é uma ótima forma de conhecer gente nova. Além disso, você não vai precisar se preocupar em conhecer todas as pessoas, pois você já vai ter um amigo em comum. Converse com essa pessoa por um tempo, depois inicie uma conversa com alguns dos seus amigos em comum.
  3. Mesmo que isso pareça estranho, fique em pé de frente a um espelho ou feche os olhos; imagine-se falando com alguém. Sentir-se preparado antes de uma situação social com a qual você não está familiarizado pode ajudar a diminuir sua ansiedade. Veja suas interações como um ensaio para um filme. Imagine-se como uma pessoa sociável que atrai outras pessoas. Depois, coloque isso em prática.
  4. Ampliar seus pontos fortes não só vai fazer com que você se sinta mais confiante na presença de outras pessoas, mas também vai torná-lo mais convidativo e interessante. Por exemplo, se você gosta de arte, considere pintar alguns quadros para uma exibição. Será mais fácil se dar bem se você estiver sentindo-se confortável. Encontre formas de se envolver com outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses e paixões que você. É possível fazer muitos amigos novos simplesmente ao fazer o que sabe fazer de uma forma prazerosa.
  5. Elogie as pessoas sinceramente. Não precisa exagerar. Algumas das maiores conversas começam com “Eu gostei da sua camiseta. Você a comprou na (nome da loja)?”. Os elogios dão naturalmente às pessoas uma impressão positiva sua, pois você as fez sentir-se bem. Além disso, você também poderá terminar essa conversa sorrindo, pois elogiar as pessoas nos faz sentir bem também. [9]
    • Se você conhece a pessoa, use o nome dela ao fazer o elogio. Além disso, seja específico. Não diga apenas “Você está ótimo”, diga “Eu adorei seu novo corte de cabelo. A cor realça bem o seu tom de pele.”.
    • Faça um esforço para elogiar de três a cinco pessoas por dia que você pode encontrar na rua ou em suas atividades diárias. Tente não escolher a mesma pessoa mais de uma vez. Veja quantas conversas podem ser iniciadas e quantas pessoas você pode deixar sentindo-se melhor do que antes de as conhecer.
  6. Tente suceder por meio de pequenas etapas identificáveis e divididas em partes. Isso faz com que você aprenda algo novo todos os dias, e será possível acompanhar orgulhosamente o seu progresso. Continue fazendo coisas como conversar com pessoas novas e buscando oportunidades de se conectar com elas. Não se esqueça de comemorar pequenas vitórias, seja após elogiar uma pessoa ou desafiar seus pensamentos negativos.
    Publicidade

Dicas

  • Tente dar um passo de cada vez (ou um por dia). Por exemplo, se você tiver dificuldade em manter uma conversa, tente ter uma conversa mais demorada sempre que falar com alguém. Uma boa maneira de fazer isso é fazendo perguntas à pessoa.
  • Algumas pessoas não conseguem sair sozinhas. Tente ir ao cinema sozinho. Não tem como ficar tímido no escuro, não é mesmo? E isso demonstra às pessoas da fila que você é confiante o bastante para ir sozinho. Finja até você conseguir!
  • Se precisar de ajuda com alguma coisa, diga que você precisa de ajuda. Ao guardar isso para você mesmo, você vai ficar ansioso e não vai conseguir o que quer.
  • Fale com pessoas aleatórias, mesmo que você não as conheça. Seja gentil, e logo você vai ficar com uma boa reputação!
  • Pratique um esporte. Esta é uma forma incrível de conhecer gente nova, sair do seu casulo da timidez e demonstrar seus dotes esportivos.
  • É sempre bom participar das conversas com seus amigos ou qualquer outra pessoa. Às vezes, porém, não tem problema em apenas sentar e ouvir. Esta é uma das vantagens em ser tímido: você pode ouvir e tentar entender o que está acontecendo.
Publicidade

Avisos

  • Superar sua timidez é um grande compromisso. Não espere fazer isso da noite para o dia. As coisas não funcionam dessa forma. Tenha paciência e lembre-se que “Roma não foi construída em um dia”.
  • Seja você mesmo e nunca permita que alguém o deixe mal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 285 091 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade