Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando queremos encontrar alguém, às vezes parece difícil estar solteiro. Porém, encontrar alguém para namorar pode levar tempo e é importante aproveitar a vida independente do seu status de relacionamento. Comece aprendendo a se ver como uma pessoa completa e saudável, e repense os seus conceitos sobre relacionamento para garantir que você engate um namoro saudável no futuro. A dica mais importante é: saia de casa e se divirta!

Método 1
Método 1 de 3:

Construa a sua própria identidade

Baixe em PDF
  1. Não se reduza ao papel de "solteiro". Você é muito mais que isso! Tem seus sonhos, objetivos e defeitos e é importante abraçar todas essas partes de si. Estar solteiro dá a você o momento perfeito para estabelecer a sua independência, já que você não estará pensando no que outra pessoa quer ou precisa. Aproveite esse momento! [1]
    • Se estiver com dificuldade nesse departamento, tente fazer listas de coisas sobre você, como as suas melhores qualidades, seus trejeitos mais engraçados e as coisas que conquistou que deixaram você mais orgulhoso. Essas listas são ótimos lembretes de que você é muito mais do que seu status de relacionamento.
  2. É perfeitamente normal ficar chateado por querer estar com alguém e estar solteiro. Muitas pessoas solteiras sentem isso também. Não deixe a tristeza tomar conta de você, mas permita-se senti-la quando ela surgir. Tire alguns minutos para reconhecer o que está sentindo e depois procure formas de superar isso de um jeito produtivo e rápido para não entrar em um ciclo de tristeza. [2]
    • Por exemplo, se foi convidado para um casamento e isso faz você se sentir sozinho, não finja que está bem. Diga para si mesmo: "Eu queria ter alguém que quisesse se casar comigo e isso me deixa triste. Não tem problema nenhum sentir isso, mas eu ainda posso ficar contente pelos meus amigos e celebrar o casamento deles".
    • Se estiver sentindo-se sozinho perto de uma data romântica, como o Dia dos Namorados, tente começar uma nova tradição, como fazer uma maratona para ir ao maior número possível de festas juninas junto com seus amigos.
    • Tente separar isso de outras coisas que deixam você triste ou ansioso. Por exemplo, se você perdeu alguém querido e fica triste de pensar que essa pessoa não poderá ver você se casando um dia, isso pode piorar o fato de estar solteiro. Tente separar uma coisa da outra e lidar como luto ou a saudade separadamente.
  3. Se você tem muita esperança de encontrar um amor, estar solteiro pode prejudicar a sua autoimagem. Porém, estar solteiro não quer dizer que exista algo de errado com você, e sim que você ainda não achou a pessoa certa. Tente se lembrar das suas melhores qualidades sempre que começar a sentir-se desvalorizado. Isso pode ajudar a melhorar seu humor. [3]
    • Por exemplo, olhe-se no espelho e diga: "Eu sou uma pessoa divertida, sou um bom amigo e tenho um ótimo estilo. Um dia eu vou encontrar a pessoa certa, mas eu me amo do jeito que estou agora!"
    • Ao mesmo tempo, aprenda a reconhecer e rejeitar pensamentos negativos sobre si mesmo. Por exemplo, se você pensar "Eu nunca vou encontrar alguém" pare e lembre-se que não tem como saber o que o futuro reserva para você. Troque esse pensamento por algo como "Mal posso esperar para me apaixonar um dia!".
  4. Não importa o que você quer conseguir na vida: não é necessário estar em um relacionamento para correr atrás disso. Sabe aquela coisa que você gostaria de fazer depois de achar um amor? Comece a fazê-la agora. Isso pode fazer você se sentir mais completo, o que tira toda essa pressão de encontrar alguém. [4]
    • Por exemplo, se sonha em abrir uma escola um dia, entre em um curso noturno de administração enquanto continua no seu trabalho atual.
    • Se uma das coisas que você quer é ter um filho, você pode explorar a ideia de se tornar mãe ou pai solo adotando uma criança ou fazendo uma fertilização artificial.
    • Seguindo o mesmo raciocínio, continue a correr atrás dos seus sonhos mesmo se entrar em um relacionamento!
  5. Faça uma lista das qualidades que busca em alguém mas, em vez de procurar uma pessoa que tenha todas elas, avalie se você se enquadra nessa lista. Se algum dos itens não for o seu forte, procure melhorar. Você provavelmente se sentirá mais feliz solteiro se estiver satisfeito com a pessoa que está se tornando, e isso é uma ótima forma de começar esse processo. [5]
    • Por exemplo, se quer alguém que se vira bem, gentil e generoso, procure oportunidades de assumir essas características, como tentar coisas novas, ajudar alguém que teve um dia ruim ou doar seu tempo ou dinheiro para instituições de caridade que você apoia.
    • Se quer namorar alguém que já viajou bastante, cadastre-se para receber e-mails em sites de linhas aéreas e fique de olho nas promoções. Assim, você poderá conhecer lugares novos mesmo se o dinheiro estiver curto!
  6. Muitas vezes, as pessoas criam expectativas sobre as tarefas que farão em casa quando se casarem e as que o parceiro fará também. Se você é solteiro e mora sozinho, provavelmente tem que fazer todas essas coisas sozinho. Esforce-se para manter a sua casa limpa e arrumada, mesmo se tiver que fazer tarefas que não gosta, como lavar a louça ou cortar a grama do jardim. [6]
    • Por exemplo, aprenda a trocar o óleo do carro, lavar suas roupas ou limpar a calha.
    • Ser autossuficiente deixará você mais confiante e dá uma sensação de conforto em estar solteiro
    • Quando você for morar junto com alguém, a pessoa provavelmente vai adorar que você se vira bem nas tarefas domésticas. Vocês poderão conversar e decidir juntos como dividir o trabalho.
  7. Lembre-se das pessoas que fazem você se sentir bem consigo mesmo e esforce-se para passar um tempo com elas. Quando estiver triste, procure alguém e fale sobre como você está se sentindo. Isso ajuda muito a aliviar a solidão de estar solteiro. [7]
    • Se você e seus amigos estão com dificuldade de encontrar um tempo para se ver, experimente fazer reuniões na sua casa regularmente. Por exemplo, vocês podem combinar de assistir ao programa preferido de vocês toda semana. Diga para eles que eles podem vir visitar você sempre que quiserem.
    • Se gosta de fazer novos amigos, tente participar de um grupo de pessoas que tenham os mesmos interesses que você. Por exemplo, se você adora ler, entre para um clube do livro perto da sua casa ou participe de um fórum na internet para conversar sobre o que está lendo.
    • Evite familiares e amigos que ficam pressionando você para encontrar alguém. No caso de alguém que você não pode evitar, como sua mãe ou pai, imponha-se e coloque limite. Por exemplo, diga: "Um dia eu vou encontrar a pessoa certa mas, por enquanto, eu prefiro falar da faculdade (ou trabalho)". [8]
  8. Parte de saber se virar bem é descobrir quais coisas precisam ser feitas para que você se sinta saudável e bem cuidado. O autocuidado significa coisas diferentes para cada pessoa, então, pense em como seria um dia ideal para você, desde a rotina da manhã até a hora de ir dormir e busque tornar isso realidade. [9]
    • Por exemplo, se ter uma rotina de beleza faz você se sentir paparicado, comece o dia higienizando e hidratando o seu rosto. À noite, você pode tomar um banho mais longo, usar uma máscara facial especial e passar hidratante no corpo inteiro.
    • Ter saúde é uma ótima forma de se sentir bem consigo mesmo, então procure incorporar exercícios físicos e uma dieta saudável na sua rotina.
    • A saúde mental também é uma parte importante do autocuidado, então busque pessoas queridas quando precisar de ajuda e considere fazer terapia se costuma ficar ansioso ou depressivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aproveite a vida de solteiro

Baixe em PDF
  1. o momento. Não gaste toda sua energia desejando algo que não tem. Prefira praticar a gratidão sobre as coisas que tem e procure notar o que está acontecendo ao seu redor, como onde está e o que está fazendo. [10]
    • Por exemplo, se estiver jantando em um restaurante, não fique o tempo todo observando os casais e famílias. Observe o ambiente e repare na decoração ou na música. Quando a comida chegar, deguste os sabores e tente adivinhar todos os ingredientes que foram usados no seu prato.
    • Se você costuma se perder nos seus pensamentos o tempo todo, use os seus cinco sentidos para voltar ao momento presente. Por exemplo, procure algo que possa tocar, uma coisa que possa cheirar, algo interessante para ver, um som para prestar atenção ou algo que possa estimular seu paladar.
  2. Às vezes é difícil encontrar tempo para fazer o que gostamos quando estamos em um relacionamento amoroso, então aproveite a oportunidade! Um jeito de resolver isso é encontrar tempo para uma atividade que você adora. Se não souber direito o que quer fazer, procure coisas novas até descobrir do que mais gosta. [11]
    • Pense na sua personalidade e em quais hobbies se adequariam melhor a você. Se você gosta de esportes, por exemplo, você pode fazer academia ou trilhas. Se as artes têm mais a ver com você, faça aulas de pintura ou de decoração de bolos.
    • Busque sempre mais. Tente transformar seus hobbies em bicos ou soluções para o dia a dia. Por exemplo, se você ama fotografar, ofereça-se para fazer os retratos de família ou dos seus amigos e depois busque trabalhos freelancer no seu tempo livre.
  3. Ser solteiro não tem que ser sinônimo de ficar sozinho. Tenha um grupo de amigos que você possa ligar para sair com você ou saia sozinho e faça amizade com as pessoas que conhecer. Assim, você terá uma vida social bacana enquanto estiver solteiro. [12]
    • Às vezes é difícil de marcar de sair com amigos que namoram, são casados ou têm filhos, porque eles precisam levar outras pessoas em consideração. Por isso é bom ter outros amigos solteiros que possam ajudar você a deixar a agenda cheia.
    • Expandir o seu círculo social pode até ajudá-lo a encontrar alguém especial para namorar.
  4. para ajudar as pessoas e dar mais perspectiva à sua vida. Se perceber que está triste porque está solteiro, considere doar o seu tempo para ajudar as pessoas menos afortunadas. Apoiar uma causa na qual você acredita pode ser uma forma muito bacana de colocar os seus próprios problemas em perspectiva. [13]
    • Pense nas necessidades da sua comunidade com as quais você mais se importa e encontre uma forma de ajudar. Por exemplo, se você se sente mal sempre que vê um animal de rua, seja voluntário no abrigo de animais mais próximo da sua casa.
  5. Não é porque você está solteiro agora que sempre será solteiro. Você nunca sabe o que está por vir, então abrace a sua vida do jeito que ela está agora e esteja aberto para as surpresas que ela colocar no seu caminho.
    • Não importa o que acontecer, lembre-se de que você é ótimo exatamente do jeito que é.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Desenvolva uma relação saudável com os relacionamentos

Baixe em PDF
  1. Às vezes é tentador pular de cabeça no primeiro relacionamento que aparecer na sua frente, especialmente se você está solteiro a um bom tempo. Porém, é importante se lembrar de que, mesmo que você se sinta sozinho, é melhor ficar solteiro do que estar em um relacionamento tóxico que não é o certo para você. Para garantir que isso não aconteça, fique de olho nos sinais quando conhecer alguém novo e não namore ninguém que faça você se sentir mal consigo mesmo ou com valores que não combinem com os seus. [14]
    • Mantenha em mente que, se você quer um relacionamento que dure, vocês dois devem concordar quando o assunto for importante, como onde morar, se terão filhos ou não e como a religião fará parte da vida de vocês.
    • Tome o cuidado de não criar expectativas irreais também. Por exemplo, se você encontrar uma pessoa gentil, generosa e estável, mas que não gosta dos mesmos programas de TV que você, lembre-se de que você pode entrar em um acordo na hora de ver televisão, mas não dá para aceitar alguém que não seja gentil.
  2. Às vezes pode ser bem complicado superar um relacionamento quando não se tem ninguém novo. Porém, ficar alimentando sentimentos por um ex dificulta a tarefa de se conectar com alguém no futuro e impede que você seja feliz no presente. [15]
    • Tente livrar-se de qualquer culpa ou raiva, seja do seu ex ou de você mesmo. Esse tipo de sentimento não é nada produtivo, independentemente de quem é o culpado. Entretanto, é bom procurar uma lição sobre o motivo do fim do relacionamento para não cometer os mesmos erros no futuro.
    • Se estiver com dificuldade de lidar com o trauma causado por um relacionamento abusivo que teve no passado, procure um psicólogo para aprender estratégias para lidar com as memórias e sentimentos dolorosos. Se você se esforçar, isso vai ajudá-lo a seguir em frente com o passar do tempo.
  3. Seja paciente . Mesmo que os filmes, guias de namoro e parentes bem-intencionados digam o contrário, não existe um período definido para encontrar o amor da sua vida. Não é porque não aconteceu ainda que você nunca vai encontrá-lo. Esteja disposto a esperar o tempo que for preciso para encontrar alguém que realmente ame e aprecie a pessoa que você é. [16]
    • Você estará fazendo um desserviço para o seu futuro amor se colocar a sua vida em pausa só porque não o encontrou ainda. Siga o seu caminho e viva ao máximo para que, quando a pessoa certa chegar, você também seja um parceiro ideal.
  4. Parte da frustração de estar solteiro vem do fato de que você não sabe se isso mudará algum dia. Combata esse tipo de sensação imaginando todos os caminhos diferentes que a sua vida pode tomar. Pense em vários cenários que envolvam encontrar o amor da sua vida, mas imagine também para onde a sua carreira pode levar você (ou uma mudança de carreira), nos lugares onde você pode morar ou no tipo de vida que você gostaria de ter. [17]
    • Por exemplo, você pode se imaginar esbarrando em um desconhecido no mercado amanhã, acabar pegando o telefone dele e se apaixonando depois.
    • Por outro lado, você pode imaginar um cenário onde você começa a buscar a sua carreira dos sonhos, como fazendo aulas online ou trabalhos freelancer. Nessa situação, você pode conhecer alguém engraçado, inteligente e legal que não conheceria se ficasse onde está agora.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 964 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade