Nadar pode parecer assustador se você nunca tentou, mas qualquer pessoa pode aprender. Veja aqui como começar.
Passos
-
Deixe de lado o seu medo . Um monte de gente fica adiando aprender a nadar porque tem medo de se afogar. Apesar disso acontecer, a maioria dos afogamentos poderia ter sido evitada com algumas medidas simples de segurança. Siga essas orientações sempre que estiver nadando e você dificilmente vai se afogar: [1] X Fonte de pesquisa
- Nunca nade sozinho. Sempre nade com uma ou várias pessoas que nadem bem.
- Não aprenda a nadar em uma correnteza. Se está aprendendo a nadar em um oceano ou rio, é preciso estar sempre alerta para qual direção a água se move. Caso você realmente precise aprender a nadar desse jeito, assegure-se de estar com alguém experiente e leia o passo sobre como sair de uma correnteza.
- Mantenha-se dentro de uma profundidade adequada. Quando você está começando a nadar, não se aventure em águas muito profundas. Dessa forma, se algo der errado, você pode simplesmente levantar-se e respirar.
- Não nade em mau tempo. Se vir uma tempestade chegando, saia da água.
- Não nade em água muito fria. O frio dificultará (e muito!) o nado e o aprendizado.
-
Acostume-se a flutuar. Ao ficar na água, permaneça em um lado da piscina ou perto da escada e deixe suas pernas flutuarem ao nadar de barriga para baixo ou para cima – elas se levantarão fácil se você deixar. Repita o processo até se sentir seguro em deixar metade do seu corpo flutuar. [2] X Fonte de pesquisa
- Nade de costas ou de peito assim que se sentir seguro. Mantenha-se em uma superfície rasa para que possa se levantar se as coisas não estiverem dando certo: é estranho ficar com água no ouvido enquanto a sua boca e o seu nariz estão na superfície, mas você se acostuma. Para maior estabilidade, deixe os braços em ângulo reto para que o seu corpo fique em forma de "T".
-
Não entre em pânico . Lembre-se de que você tem uma medida de segurança se estiver em um lugar muito profundo ou não conseguir se movimentar: basta boiar de barriga para cima . Não se debata ou respire muito rápido se não conseguir nadar: boie de costas e deixe a água carregar você enquanto recupera a compostura. [3] X Fonte de pesquisa
-
Aprenda a soltar a respiração dentro d'água. Enquanto você ainda está em uma profundidade rasa, respire fundo e coloque seu rosto debaixo d'água. Solte lentamente o ar até ele acabar e tire o rosto da água. [4] X Fonte de pesquisa
- Se você não se sente bem soltando o ar pelo nariz, prenda a respiração ou use um tampão nasal e exale pela boca.
-
Opcional: use óculos de mergulho. Eles fazem com que você se sinta melhor em abrir os olhos debaixo d'água e permitem enxergar melhor o ambiente. Procure por um par com esponjas ao redor dos olhos e mergulhe os óculos na água para que eles fixem na pele. Aperte os elásticos atrás da sua cabeça para que os óculos se encaixem. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Chute com as pernas se você está flutuando sobre suas costas ou segurando na borda da piscina. Para ver o quão longe as suas pernas podem propelir você, use uma prancha. Isso permite que você se concentre em sua técnica de chute sem se preocupar em manter sua cabeça acima da água.
- Bata rapidamente com os pés. Estique os dedos dos pés e mantenha as pernas retas, alternando-as enquanto bate com os pés. Você vai sentir os tornozelos tensos.
- Bata com os pés como se eles fossem chicotes e mantenha as pernas juntas do quadril até o calcanhar, e do calcanhar até o tornozelo. Flexione os joelhos para que suas canelas façam um ângulo de 90°; em seguida, afaste as pernas e mova-as em círculo, mantendo suas coxas juntas o tempo todo. Faça um semicírculo com cada perna, da perna direita para esquerda e vice-versa, levando-as até o fim do círculo. Levante-as para repetir o processo.
- Pratique retropedalagem com os pés. Essa batida de pernas é utilizada para nadar na superfície e para que a pessoa fique na vertical, com a cabeça os ombros acima d'água. Dobre os joelhos e pernas um pouco mais do que a distância de um ponto do quadril para outro. Depois, pedale com cada perna, igual a uma bicicleta. Elas vão em direções opostas. Uma delas deve pedalar para frente, e a outra para trás; é demorado aprender isso, mas é útil para "descansar" quando os seus pés não conseguem tocar o fundo.
-
Faça o crawl : é uma batida de perna fácil para iniciantes aprenderem, e ajuda os nadadores a se moverem rápido. Seguem as instruções: [6] X Fonte de pesquisa
- Nade de costas primeiro. Flutue de barriga para baixo e bata os pés rapidamente e faça o crawl ; primeiro, levante um dos braços e mantenha-o ereto, até ele chegar no nível da cabeça. Quando ele estiver debaixo d'água, deixe-o ereto novamente, perto do seu ombro. Alterne os braços enquanto você nada e mantenha os dedos e mãos juntas, bem planos.
- Nade em estilo livre . Bata os pés rapidamente de barriga para baixo enquanto as suas pernas e braços fazem o crawl frontal. Bata o braço n'água e para frente. Abaixe-o de novo e utilize a mão em forma de concha para empurrar a água atrás de você. Alterne os braços. Para respirar, vire a cabeça para o lado do braço que faz o crawl , levantando-o suficiente para tomar fôlego. Respire com um braço vez sim, vez não, para se lembrar de que está respirando a cada duas braçadas.
-
Boie na água. Isso ajuda você a recuperar o fôlego e ficar de cabeça para cima sem precisar nadar. Retropedale conforme descrito acima e use as suas mãos para manter o equilíbrio e "remar", mantendo os antebraços na superfície da água. Imagine que eles são facas espalhando manteiga em torrada. Mova um braço no sentido horário e outro no anti-horário. [7] X Fonte de pesquisa
-
Use seus braços para emergir da água. Se está debaixo d'água e quer subir, basta utilizar os braços para dar impulso. Ponha-os acima da sua cabeça e traga-os rapidamente para os lados – isso deve impulsionar você por alguns poucos metros. Repita o processo para chegar à superfície.Publicidade
-
Experimente alguns nados mais avançados. Quando se sentir mais seguro na água, você pode aprender novas técnicas que vão fazê-lo se mover mais rápido ou precisar de menos energia. Experimente as seguintes técnicas:
- Nado golfinho.
- Nado borboleta .
- Nado de peito.
- Nado de costas.
- Nado dando voltas na piscina.
DICA DE ESPECIALISTAEx-Competidor de NataçãoAlan Fang competiu em natação por 7 anos, do ensino médio até a faculdade. Especializou-se em nado de peito e participou de eventos como o Speedo Championship Series, o torneio da Illinois High School Association e nas modalidades Sênior e por Idade de outros campeonatos em Illinois.
Tem interesse em competir? Alan Fang, ex-nadador competitivo, diz: "Se quiser ser um dos melhores, comece assim que puder. Pratique consistentemente. Um dos meus técnicos costumava dizer 'Deixe de nadar por um dia e sua evolução irá retroceder por 2 dias. Deixe de nadar por uma semana e você terá de começar tudo de novo.' É óbvio que é um exagero, mas há verdade nisso. Essa consistência não é tão importante se você quiser aprender a nadar por diversão ou para sobreviver." -
Aprenda a mergulhar . Pode ser um ótimo jeito de entrar na água e começar a nadar. Comece com a técnica de mergulho básica e vá para as mais complicadas, como o mergulho de cisne, de costas ou faça um salto mortal. [8] X Fonte de pesquisa
- ' Sempre verifique se o lugar é profundo o suficiente antes de mergulhar . Ele deve ter pelo menos 2,5m à 3,0m de profundidade. Se você for alto, pelo menos 3,5m.
Publicidade
-
Aprenda a sair da correnteza do mar. Se estiver nadando no oceano, você pode ser pego em uma correnteza. Saber o que fazer vai salvar a sua vida, então memorize estes passos antes de entrar na água. [9] X Fonte de pesquisa
- Não entre em pânico. Esse é o passo mais importante de todos. Ao se debater e entrar em pânico, você afunda.
- Nade de lado. Não tente nadar diretamente para a costa ou para o oceano. Ao invés disso, nade em uma linha paralela à costa.
- Utilize uma técnica que facilita a respiração. Isso ajuda você a respirar. Você pode nadar de costas, de peito ou fazer o crawl frontal.
- Continue nadando até sair da correnteza. Você pode ter que nadar bastante até sair da correnteza, mas continue. Não estrague o que conseguiu tentando ir para à costa na hora errada.
- Se possível, peça ajuda. Faça um gesto para o salva-vidas ou grite por socorro o mais rápido possível. No entanto, não faça isso se você tiver que ficar sem fôlego ou parar de nadar – é melhor se manter em movimento.
-
Saiba como sair da correnteza de um rio. Se você ficar preso em um rio com uma correnteza muito forte que o puxe para baixo, faça o seguinte: [10] X Fonte de pesquisa
- Não se debata ou entre em pânico. Assim como na corrente marítima, entrar em pânico e se debater no rio faz você afundar. Respire fundo e mantenha a calma.
- Não nade contra a corrente. Você vai gastar muita energia e vai obter pouco resultado. Somente nade contra a corrente se tiver grande perigo em frente, como pedras pontiagudas ou uma cachoeira.
- Nade da diagonal até as margens. Tente chegar às margens em um ângulo na diagonal que siga o fluxo da corrente.
Publicidade
Dicas
- Nade perto das margens da superfície para que você possa se recuperar, caso seja necessário.
- Use uma prancha, colete salva-vidas ou boias-de-braço para manter-se flutuando se você ainda não se sente seguro para nadar.
- Se possível, aprenda a nadar sob a supervisão de um salva-vidas treinado. Ele saberá quando você precisa de ajuda mesmo que você esteja debaixo d'água ou não consiga chamá-lo.
- Utilize óculos ou tampões para nariz ou olhos se isso faz você se sentir melhor.
- Lembre-se de que você sempre pode abaixar os pés se entrar em pânico.
- Você vai usar os músculos de novas maneiras, e isso pode ser cansativo ou deixar você dolorido no dia seguinte.
- Tenha muita energia e mantenha o pensamento positivo. Aprender a nadar pode ser difícil.
- Se está nervoso para entrar na água, coloque os seus pés primeiro e entre lentamente.
- Comece nas margens da superfície, vá para o meio e, depois, para o fundo.
- Esteja sempre acompanhado de um pai ou responsável.
- Use um colete salva-vidas se você ainda está aprendendo a nadar.
- Nade sempre com um amigo!
- Sempre tome um banho depois de nadar. O cloro das piscinas resseca e danifica muito a pele. Hidratar a pele também é uma boa ideia. [11] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que cabelos loiros ou mais claros podem ficar um pouco esverdeados por causa do cloro. [12] X Fonte de pesquisa
Avisos
- Nunca nade sozinho. Até mesmo os nadadores mais experientes devem ter um parceiro.
- Tenha muito cuidado ao nadar na correnteza de um oceano ou rio. Os redemoinhos ou a correnteza podem puxar você de uma hora para outra.
Materiais Necessários
- Parceiro de natação.
- Óculos de mergulho (opcional).
- Tampão de nariz (opcional).
- Prancha.
- Touca.
- Tampão de ouvido (opcional).
Referências
- ↑ https://www.redcross.org/get-help/how-to-prepare-for-emergencies/types-of-emergencies/water-safety.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=sS0PZSrI-GI
- ↑ https://www.trifind.com/blog/prevent-swim-panic-tony-trocoly/
- ↑ https://www.usms.org/fitness-and-training/articles-and-videos/articles/exhalingthe-hidden-secret-to-swimming-farther-and-faster
- ↑ https://www.swimming.org/learntoswim/wearing-goggles-in-swimming-lessons/
- ↑ https://www.myactivesg.com/sports/swimming/training-method/swimming-for-beginners/how-to-swim-front-crawl
- ↑ https://www.enjoy-swimming.com/how-to-tread-water.html
- ↑ https://www.health.ny.gov/environmental/outdoors/camps/aquatics/minimum_water_depths_for_head_first_diving.htm
- ↑ https://www.usla.org/page/ripcurrents
Sobre este guia wikiHow
Para aprender a nadar, comece compreendendo a segurança antes de entrar na água. Você nunca deve tentar nadar por conta própria. Sempre tenha um adulto, instrutor ou salva-vidas assistindo ou ajudando-o a aprender. A seguir, fique confortável aprendendo a prender a respiração. Para prender a respiração, inspire longamente e aguarde antes de expirar. Assim que conseguir prender a respiração, você poderá aprender a boiar. Comece deixando seu corpo paralelo à superfície da água, deitando de costas. Peça para um adulto ajudá-lo enquanto tenta encontrar seu equilíbrio na água. Tente manter essa posição paralela de costas por alguns momentos sem deixar seu rosto submergir. Sempre pratique na parte rasa para poder pisar no chão quando precisar. Assim que souber boiar melhor, apoie-se na borda da piscina e pratique bater as pernas para cima e para baixo na água. Tente manter o rosto para baixo dentro d'água por alguns segundos enquanto prende a respiração, mas sempre volte para buscar ar quando sentir que precisa. Para aprender os nados livre, peito, borboleta e costas, busque treinar com um instrutor.