PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nascidas de 12 de dezembro a 20 de janeiro, as pessoas de Capricórnio valorizam ambição, entusiasmo e franqueza. Quando se namora uma capricorniana, no entanto, as coisas não são tão simples assim — além de ter as qualidades acima, as donas desse signo podem ser meigas, sensíveis e afetuosas. Por mais que demande comprometimento, esforço e atenção, o relacionamento com uma capricorniana é muito gratificante, principalmente para quem procura uma companheira vitalícia.

Tabela de compatibilidade

Esta tabela oferece um resumo das perspectivas românticas do capricorniano com outros signos. Lembre-se de que as informações abaixo são meras generalizações — todas as combinações de signos possíveis têm potencial romântico. Fonte: Astrology.com [1]

Signo do Parceiro Atributos do Relacionamento Observações
Compatibilidade Romântica com o Signo de Capricórnio
Áries
Ambos são intensos, mas têm atitudes diferentes: o ariano é mais imprudente e impulsivo, ao passo que o capricorniano age de maneira deliberada. Há que se tomar cuidado para evitar conflitos constantes. Esse tipo de casal tem mais chances de prosperar quando cada parceiro tem um papel bem definido e há pouca interferência externa.
Touro
Ambos têm valores e objetivos similares. Capricornianos e taurinos têm facilidade para compartilhar emoções e para se dedicar a objetivos comuns. Formam um casal pé no chão, mas conflitos começam a ocorrer quando o capricorniano vê o taurino como preguiçoso e o taurino vê o capricorniano como uma pessoa excessivamente tensa.
Gêmeos
Atitudes e objetivos muito opostos. Um relacionamento amoroso é possível, mas requer muito trabalho. O geminiano é sagaz e espontâneo; o capricorniano, por sua vez, é despretensioso e esforçado. Assim, cada parte tem de se empenhar muito para aceitar o jeito de ser da outra.
Câncer
Esse casal tende a criar conexões emocionais profundas e bem consolidadas. Formam uma boa dupla, mas a intensidade dos vínculos emocionais talvez cause grandes problemas.
Leão
A determinação e os objetivos das duas partes são bem similares. Entretanto, o leonino é extrovertido e extravagante, enquanto quem é regido por Capricórnio tende a ser tradicional e reservado. Desde que haja consenso nos objetivos e que as qualidades de um parceiro complementem as do outro, esse casal pode ter um relacionamento muito saudável.
Virgem
Ambos encaram a vida de maneira realista. O virginiano valoriza o sentimento e a intuição; o capricorniano, o status social e a ambição. É possível que os dois formem um casal agradável — as duas partes valorizam o sucesso na vida material, ainda que por razões diversas.
Libra
O libriano é mais sensível à beleza e à estética que o capricorniano, que tende a se interessar por assuntos concretos. O relacionamento pode ser difícil. Contudo as qualidades de uma parte complementa as da outra — ou seja, se o casal encontrar um meio-termo, o relacionamento pode ser muito gratificante.
Escorpião
O escorpiano é pensativo, introspectivo; a mente do capricorniano, por sua vez, fica absorvida no mundo real. Um relacionamento entre eles pode ser muito recompensador, desde que um seja muito honesto com o outro.
Sagitário
Sagitário é o signo das pessoas descontraídas, extravagantes e impacientes; Capricórnio, o das pessoas sérias e cautelosas. Os dois têm de se esforçar para encontrar um meio-termo. No entanto, esse casal resolve pequenos conflitos com muita facilidade.
Capricórnio
Ambos são prudentes, ambiciosos e esforçados. Esse casal pode ser muito bem-sucedido (nas esferas material e emocional), mas, posto que a ambição dos dois membros se iguala em intensidade, grandes conflitos podem surgir se o papel de cada um não for bem estabelecido.
Aquário
Capricornianos são cautelosos e prudentes, enquanto aquarianos têm uma propensão ao otimismo e ao idealismo. A parceria entre os dois signos tem muito potencial. Casais assim frequentemente criam um vínculo indissolúvel.
Peixes
Em contraste ao capricorniano, que leva a vida de maneira objetiva e estrita, o pisciano é sonhador e emotivo. Esse tipo de casal surge da atração entre opostos: aquilo que cada parceiro tem a oferecer é algo de que o outro precisa desesperadamente.
Método 1
Método 1 de 3:

Conquistando uma capricorniana

PDF download Baixe em PDF
  1. Quem nasce sob esse signo é naturalmente ambicioso e esforçado e geralmente adora discutir seus objetivos profissionais e o que conquistou até o momento. Pergunte à garota de quem você gosta o que ela tem feito para prosperar — quer isso envolva o emprego dela, quer envolva algum projeto paralelo como arte, escrita etc. —, e não se surpreenda se ela estiver disposta a passar um bom tempo conversando sobre esse tema!
    • Talvez o assunto "trabalho" pareça chato para você, mas é possível conversar sobre isso sem soar robótico ou como se vocês estivessem numa entrevista de emprego. Aliás, com um pouco de criatividade (e um certo grau de malícia), você pode conferir um ar galanteador a esse tema tão árido. Eis alguns exemplos:
    • Perguntas sem graça: "Onde você trabalha?", "O que faz?", "Gosta do que faz?", "Como você se vê daqui a cinco anos?"
    • Perguntas interessantes: "Então, como você pretende ganhar seu primeiro milhão?", "Qual será seu próximo passo na carreira?"
  2. O capricorniano, que valoriza a ambição e a determinação, tem enorme respeito por quem colheu os frutos do trabalho árduo, mas seu temperamento recatado e discreto faz com que ele abomine demonstrações de presunção. [2] Em vez de se gabar, traga as suas conquistas para a conversa de maneira espontânea e comente-as apenas por alto. Leia alguns exemplos abaixo:
    • Falta de modéstia descarada: "Está vendo estes sapatos? São de pele de crocodilo legítima.", "Deveríamos dar uma volta na minha Ferrari neste fim de semana.", "Fui eleito o empregado do mês na imobiliária do meu pai pelo quinto mês consecutivo!"
    • Autoelogio sutil: "Vou gastar meu bônus de admissão em algo legal para nós.", "Uso este relógio, que comprei quando me formei no mestrado, apenas em ocasiões especiais.", "Não tenho o hábito de esbanjar, mas gosto de comemorar com algo especial quando as coisas vão bem no meu trabalho."
    DICA DE ESPECIALISTA

    Tara Divina

    Astróloga Védica
    Tara Divina é uma astróloga védica atuante na California. A Astrologia Védica, também conhecida como Jyotish, é uma forma antiga e sagrada de adivinhação e autocompreensão. Com mais de 10 anos de experiência no ramo, Tara faz consultas personalizadas que respondem às questões de seus clientes quanto a relacionamentos, dinheiro, propósitos, carreira e outros aspectos importantes da vida.
    Tara Divina
    Astróloga Védica

    Quando estiver falando de si mesmo, seja humilde e sincero. Os capricornianos dão muito valor à autenticidade e humildade. Tudo bem falar sobre si mesmo e seus grandes feitos, mas não seja arrogante. Deixe o assunto surgir naturalmente.

  3. A capricorniana não se intimida diante de uma disputa amigável. Encontros que envolvam alguma competição serão divertidos e acenderão algumas faíscas românticas. Contudo, a competição intensa e agressiva, é uma péssima ideia — qualquer disputa muito agressiva acaba culminando em ressentimento. Além do mais, as pessoas do signo de Capricórnio ficam contrariadas quando perdem em jogos que envolvam riscos muito altos.
    • Boas ideias para encontros: boliche, jogos de baralho, minigolfe, tiro ao alvo, arquearia, fliperama, uma noite de coquetéis e jogos de tabuleiro etc.
    • Péssimas ideias para encontros: racha, basquete de rua mano a mano, poker valendo dinheiro etc.
    • Se você estiver à frente na competição, é uma boa ideia deixar a garota ganhar pelo menos uma vez para evitar o constrangimento. Não deixe transparecer que você está permitindo que ela vença — o que seria, para alguém de Capricórnio, mais constrangedor que a derrota.
  4. Os capricornianos têm um senso prático aguçado e tendem a gostar mais de um presente por seu valor e utilidade do que por seu aspecto simbólico. Joias e buquês perfumados certamente serão apreciados, mas presenteie-a com algo prático de vez em quando. Dê preferência a objetos duráveis em detrimento de produtos consumíveis ou momentâneos.
    • O presente ideal para a mulher capricorniana depende dos hobbies e dos interesses dela. Se ela gosta de desenhar, por exemplo, dê a ela um caderno de rascunhos de boa qualidade e um conjunto de lápis profissionais. Se ela é atleta, presenteie-a com um plano numa academia com bons equipamentos. Não existe uma "fórmula" aqui — o presente depende da mulher.
  5. Os capricornianos não são dados a demonstrações exacerbadas de riqueza, mas, graças ao seu apetite por status, gostam de um certo requinte de vez em quando. [3] Para celebrar ocasiões especiais (ou até quando não houver motivo nenhum), tente dar à sua parceira capricorniana uma noite mais sofisticada.
    • Boas ideias para encontros: museus, óperas, restaurantes refinados, festivais de cinema, eventos artísticos, viagens de fim de semana, vinícolas etc.
    • O dinheiro está curto? Com criatividade, é possível apreciar o que a vida tem de bom sem gastar muito. Entre, por exemplo, no site da universidade da sua região e vá à seção de eventos. Lá, você encontrará palestras, noites de autógrafos com escritores e outros eventos — todos muito baratos ou até grátis.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sendo o par ideal

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das maiores ameaças ao relacionamento com uma capricorniana é a sensação de que o casal tem metas incompatíveis. Poupe-se do transtorno de ter esse tipo de conversa depois de anos de namoro. Descubra, ainda nos primeiros seis meses de relacionamento, se os seus projetos de vida são compatíveis. As perguntas que você deve ser capaz de responder incluem:
    • Algum de vocês planeja se casar?
    • Algum de vocês planeja ter filhos?
    • Vocês gostam de animais de estimação?
    • Quando vocês planejam se casar?
    • Quanto vocês pretendem poupar e quanto pretendem gastar?
    • Que aquisições importantes vocês desejam fazer?
    • Como vocês gostariam de levar a vida?
  2. Nenhum casal tem projetos de longo prazo totalmente compatíveis — ambas partes têm de fazer um certo sacrifício para que o relacionamento prospere. Quando chegar a hora de pesar os sacrifícios que vocês estão dispostos a realizar, ela deverá desempenhar um papel tão importante quanto o seu. Isso não é apenas cortês da sua parte, mas também um passo importante para garantir a felicidade do casal no longo prazo. Sua parceira levará mais a sério as ambições que você nutre se você estiver disposto a sacrificar alguma coisa em prol das ambições dela.
  3. A não ser que você seja capricorniano (ou tenha um temperamento de capricorniano), é bem provável que a sua parceira demore mais do que você para se acostumar à dedicação que um relacionamento demanda. Respeite o ritmo dela. Aquela relutância em começar um namoro sério não é um sinal de falta de amor, mas um reflexo da postura naturalmente cautelosa e deliberada do capricorniano. Se der à sua pretendente o tempo de que ela precisa para se abrir, você não se arrependerá.
  4. Essa dica parece óbvia, mas, uma vez que a capricorniana tende a se importar mais com essa atitude do que outras mulheres, mencioná-la nunca é demais. Conforme explicado anteriormente, as mulheres desse signo valorizam o status. Em outras palavras, elas se ofendem mais facilmente quando são tratadas de um modo que poderia comprometer sua reputação, bem como com falhas de etiqueta tão mínimas que mal chegam a ser notadas por outras pessoas. Seja respeitoso com sua pretendente — isso não significa que você deva tratá-la com extrema seriedade; apenas que, perto dela, você terá de manter uma postura diferente daquela que mantém quando está entre amigos. Entre os aspectos que você deve considerar, estão:
    • O linguajar que você usa com ela (principalmente no que diz respeito a palavrões e grosserias);
    • O modo como você fala dela em público;
    • O modo como você fala dela para os seus amigos;
    • As cortesias que você faz no dia a dia (estender a mão quando ela descer escadas, oferecer seu casaco em dias frios etc.).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Saiba o que evitar

PDF download Baixe em PDF
  1. Dissemos outrora que essa mulher tende a ser tradicional, focada na vida profissional e, de certa maneira, conservadora. No início, tudo isso pode ser confundido com uma postura distante e fria. Mas entenda que o coração dela abriga alguém extremamente capaz de manifestar sentimentos e compaixão. Por mais que a capricorniana comum não seja tão honesta a respeito de seus sentimentos quanto, por exemplo, a leonina comum, a primeira é extremamente capaz de, com o devido tempo, construir fortes vínculos emocionais.
  2. Quem é de Capricórnio se orgulha de atingir seus objetivos sem depender demais da ajuda de terceiros. Já que sua namorada é provavelmente uma pessoa independente e diligente, não convém bombardeá-la com súplicas de atenção e afeto. Procure, em vez disso, valorizar os momentos espontâneos de carinho, cuja origem é certamente mais genuína e natural. Além do mais, conforme-se com o fato de que, às vezes, você terá de se divertir sozinho — ficar um ou dois dias sem encontrar o namorado não é o fim do mundo para a capricorniana e portanto não deve ser para você.
    • Comportamentos a se evitar: telefonemas e mensagens de texto constantes, demandar provas de amor frequentemente, manifestar ciúmes ou tentar interferir na agenda da sua pretendente.
  3. Poucas pessoas são menos atraentes para um capricorniano do que aquelas que sequer tentam resolver sozinhas os próprios problemas. Sua amada jamais deve ter a impressão de que você é um vagabundo. Mantenha-se fiel aos seus objetivos profissionais, ainda que seja impossível realizar todos. A mesma regra vale na vida amorosa: valorize seu relacionamento — e demonstre isso à sua parceira. Trabalhe duro para evoluir na vida pessoal e profissional, e ela certamente reconhecerá seu esforço.
    • Às vezes, a vida cria circunstâncias que nos forçam a levar uma vida menos ativa. Doenças, problemas familiares e demissões inesperadas, por exemplo, podem afastá-lo temporariamente de seus objetivos. Nesses casos, não se deixe levar pela sensação de impotência — uma capricorniana inteligente saberá distinguir alguém que não persegue seus objetivos de alguém que está temporariamente impedido de fazê-lo .
  4. Graças à sua personalidade independente, a capricorniana não gosta de ser controlada por seu parceiro amoroso, tampouco gosta de estar em relacionamentos que envolvam qualquer tipo de submissão de uma das partes. Dê à sua parceira a liberdade de fazer as próprias escolhas e formar as próprias opiniões. E, acima de tudo, ela não aceitará ser subjugada, controlada ou chantageada de qualquer maneira. Respeite a independência da capricorniana ou se sujeite ao risco de perdê-la.
    • Comportamentos a se evitar: falar em nome dela em eventos sociais, pedir desculpas por quaisquer opiniões controversas que ela venha a defender em público, violar sua privacidade e espaço individual, tentar mudar seu comportamento, entre outros.
  5. Nos bons e nos maus momentos, a pessoa regida por Capricórnio tende a se concentrar nos próprios problemas, não nos do parceiro. É claro que a mulher capricorniana sempre oferecerá palavras de conforto e um ombro amigo nos momentos difíceis, mas raramente fica satisfeita com um companheiro que espera que ela invista suas energias naquilo que diz respeito somente a ele. Pelo contrário: ela valoriza homens autossuficientes, que precisam de auxílio apenas em crises graves ou que ameacem o relacionamento.
    • Problemas que você não deve despejar na sua parceira: depressão, abuso de bebida ou drogas, problemas familiares, o nervosismo do ambiente de trabalho, distúrbios mentais, comportamentos de risco, problemas de autocontrole, dificuldades de relacionamentos anteriores etc.
    Publicidade

Dicas

  • A mulher capricorniana é amorosa e adorável, mas tais qualidades só se manifestam diante do homem certo para ela. Deixe que os momentos de intimidade aconteçam espontaneamente, sem forçar nada.
  • A capricorniana gosta de conhecer seu parceiro sem pressa — inclusive no que diz respeito ao sexo. Lembre-se de que ela se empenhou muito para cultivar sua inteligência, beleza e elegância e espera o mesmo do seu par romântico. Se você tem pressa, está com a mulher errada. Uma dica importante: seja paciente. Namorar uma capricorniana é como esperar a água levantar fervura: demora uma eternidade para algo acontecer, mas as borbulhas começam a jorrar na superfície quando você menos espera.
  • As moças desse signo são sempre muito elegantes. Elas sabem o que querem e procuram a excelência em tudo que se propõem a fazer. Podem parecer teimosas no início, mas acabam demonstrando seu lado sensível à medida que se ganha intimidade com elas.
Publicidade

Avisos

  • A capricorniana, assim como a virginiana, é uma perfeccionista. O trabalho doméstico pode até ser cansativo, mas, se necessário, ela dedicará a ele o mesmo empenho que dedicaria a um trabalho de escritório.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 198 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade