Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ah, o amor jovem. Se você deseja aprender a negociar no complexo mundo que é o Ensino Médio nas escolas atuais, há alguns truques e dicas que você pode aprender para facilitar o processo o máximo possível. Por exemplo, nesse artigo você poderá aprender como convidar alguém para sair logo no primeiro momento e como ficar junto de alguém mesmo sem ter um carro ou emprego.
Passos
-
Namore somente se estiver a fim. No ensino médio, é comum sentir uma vontade imediata de experimentar novas emoções. Os hormônios parecem enlouquecer e você provavelmente está começando a prestar mais atenção em pessoas do mesmo sexo ou oposto pela primeira vez. Mas namorar no ensino médio não deve ser sua prioridade. Foque-se em coisas mais importantes como a escola, amizades e em desenvolver sua personalidade única mais do que em encontrar alguém para namorar. [1] X Fonte de pesquisa
- Se quiser namorar, converse com seus pais sobre esse assunto e peça orientações. Você precisará da permissão deles para namorar antes de seguir adiante.
- Se não quiser namorar, não há problema algum. Leve em conta que a maioria dos relacionamentos no ensino médio hoje em dia existem em grande parte na Internet e na imaginação, o que significa que nem sempre você deve levar tudo o que as pessoas dizem a sério — não namore se não quiser.
-
Encontre alguém de quem goste. De quem você está gostando no momento? Quem você acha que seria uma boa escolha para conhecer melhor e passar mais tempo juntos, mais do que você passa com um amigo? Por quem você sente atração? Procure encontrar alguém que imagina que seja divertido de namorar, alguém com quem você possa se imaginar passando tempo junto, talvez muito mais do que o normal. E, principalmente, alguém que você não teria problema algum em beijar.
- Essa pessoa não deve estar em um relacionamento, nem começar a namorar com ninguém, pois pode ser estranho convidar alguém para sair sendo que essa pessoa já está namorando.
- Como primeiro passo, adicione essa pessoa no Facebook, caso ainda não o tenha feito. Essa pode ser uma boa maneira de conhecê-la um pouco melhor antes de chamá-la para um encontro.
-
Espere por uma boa desculpa para fazer o pedido. Embora não haja problema em fazer uma pergunta simples e direta do tipo: “Você sairia comigo?”, às vezes é melhor ter uma razão específica em mente, de modo que assim terá uma desculpa para iniciar uma conversa com essa pessoa.
- Há alguma festa ou evento prestes a acontecer em sua escola? Convidar alguém para ir a uma festa junina ou qualquer outro tipo de evento é um dos métodos mais utilizados para sair com alguém. Se tudo ocorrer bem, vocês podem se tornar um casal depois disso. Se não, você se divertirá na ocasião da mesma maneira.
- E que tal um campeonato ou qualquer outra competição esportiva? Pergunte para seu xodó se vocês poderiam assistir ou mesmo ir aos jogos juntos.
- Talvez um filme que todos estão comentando esteja prestes a estrear. Convide alguém para ir ao cinema com você.
-
Esteja em dia com a sua melhor aparência. Se vai declarar seus sentimentos para alguém, é melhor garantir que esteja bem arrumado para a ocasião. Portanto, use roupas estejam limpas e arrumadas, demonstre segurança e autoconfiança o suficiente para chamar alguém para sair. [2] X Fonte de pesquisa
- Tome banho na manhã do grande dia e arrume o cabelo também, dedicando um pouco mais de atenção do que o normal a cada detalhe. Você não precisa ficar parecido com um astro de cinema, mas esforçar-se para ficar com a melhor aparência possível, sem exageros.
-
Espere até que possa ficar um momento sozinho com a pessoa. Procure encontrar a melhor hora para ficar sozinho com a pessoa e chamá-la para sair. Às vezes, o intervalo entre as aulas ou mesmo depois da escola podem ser boas oportunidades para fazer isso. Caso você não consiga ficar a sós com a pessoa em nenhum momento, apenas pergunte: “Oi, posso falar com você um minuto?”.
- Procure fazer isso pessoalmente, se possível, ao invés de usar outros meios, tais como falar por telefone ou pelas redes sociais. Para muitas pessoas convidar alguém para sair por mensagem de texto, por exemplo, é uma péssima ideia, mas, ao mesmo tempo, esse método pode funcionar para outros. Se você conversa regularmente com a pessoa, fazer o convite por outros meios além da conversa direta não deve ser um problema.
- Tenha em mente que sempre haverá a possibilidade da outra pessoa recusar o convite. Se isso acontecer na frente de um monte de pessoas, será ainda pior do que se acontecesse em um lugar onde estivessem a sós, por exemplo.
-
Apresente-se, se necessário. Caso você chame alguém que não o conheça para sair, provavelmente a resposta será não. A melhor estratégia para esses casos é sempre se apresentar brevemente primeiro para depois contar à pessoa sobre seus sentimentos por ela.
- “Oi, eu sou Fulano. Nós estudamos na mesma sala e eu estava pensado se…”
-
Apenas pergunte. Assim que tiver uma oportunidade, vá direto ao assunto e pergunte. Não é necessário pensar demais, nem mesmo tentar parecer inteligente. Apenas seja gentil, educado e direto. Nada de rodeios.
- Diga algo do tipo: “Eu venho prestando atenção em você tem algum tempo e acho você uma pessoa muito gentil e legal. Eu gosto muito de você. Gostaria de sair comigo?".
- Não espere ser convidado e tampouco espere que alguém o chame para sair, independentemente de ser um garoto ou uma garota, visto que não há nada de errado em uma garota chamar um garoto para sair no ensino médio ou qualquer outra época.
-
Seus pais devem estar cientes e de acordo com sua intenção de namorar ou chamar alguém para sair. Considerando o fato de que alunos do ensino médio são menores de idade, é importante ter a permissão de seus pais para namorar, assim como o consentimento dos pais da outra pessoa também. Apenas pergunte e siga as orientações passadas por eles. [3] X Fonte de pesquisa
- Isso é especialmente importante se você for chamar alguém para sair a um lugar público com você. Todos os pais devem estar cientes e de acordo, especialmente se precisar de uma carona até o lugar do encontro.
- Você sempre pode passar algum tempo na escola junto com essa pessoa, independentemente do que seus pais acham sobre o assunto. No entanto, é melhor ter permissão para isso, basta se lembrar do que aconteceu a Romeu e Julieta, que tinham a mesma idade de quem frequenta o ensino médio, por exemplo.
Publicidade
-
Marquem horários para conversarem por telefone ou Skype. Falar com sua parceira pode ser tão divertido e importante para um novo amor, assim como ir para qualquer lugar juntos. Portanto, conversem pelo Skype ou utilizem outros meios de comunicação além do telefone também.
- Arrumem coisas que possam fazer juntos, mesmo que não estejam no mesmo lugar. Se os dois gostam de uma banda ou show em particular, assistam ao mesmo tempo e conversem pelo telefone ou apenas deixem a janela de conversa do Skype aberta enquanto fazem seus deveres de casa juntos.
-
Troquem mensagens de texto . Você também precisa de permissão para enviar mensagens de texto para seu pretendente; depois, registrem os números de celular um do outro e comecem a se falar por mensagens. Com isso vocês poderão conversar e rir juntos, mesmo que não estejam no mesmo lugar.
- Procure estabelecer boas conversas e dê a seu parceiro algo para responder. Não escreva apenas um simples “oi", faça perguntas, observações, estabeleça uma conversa real. Não escreva também respostas curtas. Se não puder falar no momento, diga a verdade e marquem para conversar mais tarde.
- Para ler alguns artigos bons sobre como conversar bem por mensagens, veja este tutorial ou este .
-
Torne oficial no Facebook, se quiser. Muitos romances iniciados no ensino médio acontecerão principalmente no Facebook. Se estiver saindo com alguém, você precisa discutir com a pessoa se gostariam de tornar esse assunto público, ou se preferem manter tudo em particular e de forma respeitosa. Lembre-se: muitas pessoas têm acesso e podem ver o que acontece no Facebook.
- É importante ir com calma na vida digital também. Trocar emoticons com uma carinha de beijo não tem problema, mas não faça isso todos os dias.
-
Seja verdadeiro com sua parceira. Você precisa agir e conversar naturalmente quando estiver com ela. Seja você mesmo, divirta-se e não tente ser o que não é. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça elogios sinceros, quando merecidos. Dizer algo do tipo: “Você estava muito bonita hoje” sempre será significante para a outra pessoa quando dito de maneira sincera.
- Aja com sua parceira como agiria com seus amigos, a menos que, obviamente, você costume ser um nerd total com seus amigos a todo momento. A questão é, se vocês não forem amigos antes, dificilmente começarão a namorar.
-
Vá devagar. No ensino médio você ainda está se desenvolvendo e amadurecendo, e muitas pessoas amadurecem mais rapidamente do que outras, o que é normal. Você pode estar sentindo uma mistura de emoções em conflito, como se seus hormônios estivessem fora de controle. Não se preocupe, é normal sentir isso nessa idade, pois seus hormônios estão realmente fora de controle. Por isso é importante se acalmar, pensar um pouco e deixar que as coisas sigam seu rumo devagar. Você tem a vida toda pela frente para namorar.
- Não há problema em tentar beijar alguém de quem goste, desde que ambos estejam confortáveis com a situação. Seja sempre honesto e sincero.
- Às vezes, alguns romances iniciados no ensino médio podem parecer devastadores caso cheguem ao fim, por isso, procure relaxar. Algum dia em dois ou três anos você se lembrará disso e rirá.
-
Dê espaço a seu pretendente. Se está “ficando” com alguém no ensino médio, ótimo, mas lembre-se de que isso não significa que esteja casado com essa pessoa. Você não deve ficar obcecado com quem ela fala no Facebook ou conversa no intervalo da escola. Lembre-se de que vocês são duas pessoas que gostam de ficar juntas e nada além disso. [5] X Fonte de pesquisa
- Não fique desesperado e carente enquanto estiver com alguém. Nada de mensagens de texto pelo celular ou Facebook dizendo coisas do tipo: “Kd vc?”.
- Passe algum tempo com seus próprios amigos e separe algum tempo para fazer outras coisas que gosta de fazer sozinho. Sempre haverá tempo para namorar.
-
Procure ter relacionamentos na vida real. A maioria dos romances de ensino médio não duram muito tempo e não passam de relações pela internet ou na escola. Tudo bem ser assim, ainda mais considerando que nessa idade você não tem dinheiro ou carro próprio. Mas se você realmente gosta de ficar junto de alguém, procurem estabelecer um compromisso de ficarem juntos de verdade e não apenas postar coisas no Facebook um do outro.Publicidade
-
Vá à festas. Uma das melhores e mais fáceis maneiras de ir a um encontro ou conhecer pessoas é ir em festas realizadas pela escola. Esses eventos podem ser uma ótima razão para chamar alguém para sair e uma coisa divertida para se acompanhar. A maioria das festas no ensino médio acontecem depois das aulas ou em dias específicos, o que significa que você não precisa pedir carona a nenhum dos pais ou responsáveis.
- Se tem medo ou não sabe dançar, pratique. Coloque músicas para tocar em seu quarto e ensaie alguns passos antes da festa. Você não precisa ser o melhor dançarino, mas esforce-se para não parecer estranho quando dançar também.
- Se sua escola não realiza nenhum tipo de festa, vocês podem ir a eventos organizados por outras escolas, especialmente festas juninas ou campeonatos de futebol. Faça atividades extracurriculares ou vão juntos a peças montadas na escola.
-
Vão ao cinema juntos. Pergunte à sua pretendente se ela gostaria de ver um filme no dia da estreia, para dar ainda mais importância ao encontro. Você pode até mesmo comprar os ingressos antes da data e talvez até planejar sair para comer ou tomar sorvete em algum lugar depois do filme, se tiver permissão para isso.
- Ir ao cinema pode ser uma boa maneira de fazer com que um encontro seja menos estranho. Você não precisa falar muito, o que faz do cinema uma escolha perfeita caso esteja se sentindo nervoso.
- Se tiver um irmão mais velho, veja se ele pode levar vocês até o lugar do encontro ao invés de seus pais. Muito melhor desse jeito para um primeiro encontro, não acha?
-
Fiquem juntos no intervalo da escola. Embora não pareça um encontro, definitivamente, uma das maneiras mais fáceis de passar algum tempo com a pessoa de quem você gosta é passarem o intervalo juntos. Encontrem um lugar tranquilo onde possam se sentar ou sentem em alguma mesa junto com amigos e faça com que todos vejam como ficam bem juntos. Vocês se divertirão de uma maneira ou de outra.
- Ofereça-se para fazer pequenas coisas para seu parceiro, como jogar o lixo dele fora ou puxar a cadeira para se sentar. Pode parecer cafona ou algo que só seus pais fariam, mas é sempre bom fazer com que alguém se sinta especial.
-
Veja se vocês podem ir andando da escola para casa juntos. Se vocês não se veem muito na escola, passem algum tempo juntos depois das aulas indo à pé para casa, se possível. Fazer isso é uma boa ideia para conseguir ficar um tempo à sós com a pessoa e conversar sem ter um monte de pessoas ao redor.
- Lembre-se de que tanto seus pais como os de sua parceira estarão cientes de que farão isso e apenas o façam se normalmente voltam à pé da escola para casa. Se eles souberem que estão voltando juntos, não tem problema em demorar um pouco mais pelo caminho. Andem devagar.
- Vocês também podem passar por outros lugares, se for conveniente e tiverem permissão para isso. Vão ao shopping ou alguma outra loja pela qual passem no caminho da escola. Vocês também podem combinar algum horário depois da aula para caminharem juntos, talvez em um parque que fique perto de onde moram.
-
Pergunte a seus pais se sua parceira pode vir à sua casa. Convide-a para jantar alguma noite ou para assistir a um filme em sua casa. Essa pode ser uma boa maneira de apresentar sua família a alguém com quem está saindo e de fazer com que ela conheça sua família também. Esse é um grande e importante passo para um relacionamento!
- Você precisará conversar com seus pais sobre isso, pois eles provavelmente não irão querer que vocês fiquem trancados no quarto juntos, mas talvez permitam que fiquem sozinhos na sala de estar, por exemplo. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Obedeça a seus pais enquanto estiver namorando e consiga a permissão deles para namorar também.
- Não tenha medo de falar com seu parceira.
- Fale com seu parceiro se estiver inseguro no relacionamento e, se a ideia de conversarem sobre isso o deixa igualmente nervoso, peça a opinião de um adulto em quem confie. A comunicação é fundamental para uma relação.
- Dê o tempo e o espaço de que seu namorado precisar. Além disso, se ele terminar com você sem uma boa razão, descubra o que aconteceu, sob o risco de ficar com isso na mente por anos a fio.
- Seja educado com a pessoa de quem gosta.
- Começar a namorar hoje não significa que você seja obrigado a beijar amanhã.
- Lembre-se de que um relacionamento no ensino médio é ainda muito jovem para ter a maturidade de um relacionamento adulto.
Publicidade
Avisos
- Não se envolva demais rapidamente.
Publicidade
Referências
- ↑ https://news.uga.edu/dating-in-middle-school-leads-to-higher-dropout-drug-use-rates/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-attraction-doctor/201111/being-beautiful-or-handsome-is-easier-you-think
- ↑ http://www.schoolfamily.com/school-family-articles/article/10879-dating-in-middle-school-is-it-worth-the-risk
- ↑ https://psychcentral.com/blog/whether-youre-dating-or-married-be-yourself/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/ambigamy/201402/mastering-the-art-giving-and-taking-space
- ↑ https://yourteenmag.com/social-life/tips-teen-dating/middle-school-dating
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 121 582 vezes.
Publicidade