PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sair com um cara divorciado traz um montão de situações e problemas novos à já complicada arte da conquista. Para que as coisas deem certo, é preciso ter muita paciência e não tentar apressar as coisas. Lembre-se de que um divórcio não é um processo nada simples e você deve se perguntar se está disposta a se meter nessa bagunça toda. Se a reposta é sim, leia nosso artigo!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Engatando o romance

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguém que acabou de passar por um divórcio pode ainda não estar pronto para outro relacionamento sério. Se não tem nenhuma intenção de levar a relação adiante, sem problemas. Mas, se está caidinha pelo cara, é bom saber se ele está pronto para algo mais sério.
    • Uma pessoa recém-divorciada pode não estar muito a fim de um relacionamento sério. Às vezes, as coisas podem até parecer estarem indo bem, mas ao falar de compromisso, o cara tira o corpo fora. Isso é comum e compreensível, já que ele acabou de terminar um casamento e pode estar com medo de repetir os mesmos erros do passado.
    • Quais são suas expectativas quanto ao relacionamento? Quer algo duradouro? Então alguém com problemas para se comprometer não é a melhor opção. Mas, se não está procurando nada sério, desencane e aproveite o momento. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Moshe Ratson, MFT, PCC

    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy
    Moshe Ratson é Diretor Executivo da spiral2grow Marriage & Family Therapy, uma clínica de coaching e terapia em Nova Iorque. Formou-se no Iona College e trabalha com terapia há mais de 10 anos.
    Moshe Ratson, MFT, PCC
    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy

    Tenha paciência. O terapeuta familiar Moshe Ratson dá a dica: “Se está saindo com um cara divorciado, vá com calma e dê tempo ao tempo. Conheçam um ao outro antes de saírem tirando conclusões precipitadas. Veja se ele já superou a ex e não se surpreenda caso ele tenha problemas para se relacionar com os outros. Se ele tem filhos, é preciso ser ainda mais compreensiva e ter muito jogo de cintura.”

  2. Um relacionamento com pessoas divorciadas tem seu próprio tempo. Conhecer a família e esse tipo de coisa demorará mais do que em outros namoros, mas não tem problema. Mesmo quando um casamento acaba numa boa, leva um tempo para que os envolvidos se recuperem e estejam prontos para outra.
    • Entenda pelo que seu parceiro está passando. Além da dor do divórcio, ele ainda terá que encarar o julgamento da família, que não estará tão aberta assim a um novo relacionamento.
    • Caras divorciados normalmente preferem ir com calma. Se você gosta mesmo dele, procure ser paciente, pois a espera pode valer a pena. Quando perder a fé, pense em todas as razões que fazem você seguir em frente, lembrando-se do que fez com que se apaixonasse em primeiro lugar.
  3. Começar um relacionamento é sempre complicado e, quando a outra pessoa acabou de sair de um casamento, as coisas ficam ainda mais difíceis. Uma dica que sempre vale é não criar expectativas e deixar as coisas correrem naturalmente. Recém-divorciados podem ter um certo receio de se comprometerem, então dê um passo de cada vez. [2]
    • Tem algumas coisas que são normais de esperar de um namorado, mas que ficam mais complicadas quando se trata de um cara divorciado. Ele pode demorar um pouco mais para apresentar você para a família e, se tem filhos, eles serão sempre a prioridade número um dele.
    • Não se ofenda pela falta de espontaneidade. Além do medo de baixar a guarda, tudo fica ainda mais difícil se ele tem filhos. Fazer viagens surpresa, por exemplo, quase nunca será uma opção e às vezes ele deixará de sair com você por conta dos filhos.
  4. Divórcios não são nada baratos: é preciso pagar advogados e pensões e leva um tempo para a pessoa recuperar a estabilidade financeira. Por isso, não vá esperar muitos presentes, jantares caros, viagens e esse tipo de coisa. [3]
    • Dá para se divertir sem esbanjar. Se o dinheiro é o maior problema para seu namorado, planejem encontros baratinhos. Pode ser um dia na praia, um jantarzinho em casa ou uma simples ida ao cinema.
    • Se estiver tudo bem para você, se ofereça para pagar as coisas de vez em quando. Desde que não sinta que ele está tirando vantagem de você, não tem problema pagar as coisas sozinha às vezes.
  5. É normal que homens divorciados tenham um certo receio de contar aos outros sobre um novo relacionamento. Divórcios são complicados, pois os filhos, a família e grande parte dos amigos continuarão do lado da ex do cara, o que torna tudo um pouco mais difícil. Antes de mudar seu status de relacionamento nas redes sociais, converse primeiro com seu namorado.
    • Tente ser compreensiva. Se seu namorado quer manter as coisas em segredo por enquanto, não leve para o pessoal.
    • Namorar depois de um divórcio é complicado. Não é porque ele não está pronto para gritar aos quatro cantos que estão juntos, que tem vergonha ou está tentando esconder você.
  6. Ao mesmo tempo em que deve ser paciente, também deve estar feliz. Se o relacionamento não está sendo o que esperava e não está fazendo bem para você, é melhor aceitar e saber quando desistir. Pense no que você quer e no que seu namorado está disposto a oferecer. [4]
    • Você sente que está feliz e que ele realmente gosta de você? Por que ou por que não?
    • Tem alguma coisa que concordou em fazer, mas que agora não quer mais? Ele está passando dos limites?
    • Tem alguma coisa que você queria muito fazer, mas que não dá por conta do relacionamento?
  7. Se, em qualquer momento, sentir que está faltando alguma coisa, fale com seu parceiro. É claro que ele está passando por uma situação difícil, mas não se esqueça de que você também tem sentimentos. Para resolver tudo da melhor forma possível, abra-se com ele e veja como podem resolver as coisas. [5]
    • Foque no agora. Evite trazer à tona coisas que já passaram e seja sempre direta. Se tem alguma coisa incomodando, não guarde para depois. Acha que não dá mais para adiar conhecer a família dele? Então, diga algo assim “Eu sei que é difícil para você, mas já faz seis meses que estamos juntos e acho que está na hora de conhecer sua família”.
    • Escute seu namorado. Dê a ele a chance de se explicar e, juntos, pensem numa solução para o problema.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando das suas emoções

PDF download Baixe em PDF
  1. É comum que as pessoas fiquem nervosas ao perceber que se parecem muito com a ex, mas todo o mundo se sente atraído por características específicas e se parar para pensar, não é de se estranhar que você lembre a ex dele.
    • É bem provável que você se pareça fisicamente com ela. Se seu namorado tiver um gosto bem específico, se sentirá atraído por pessoas com o mesmo tom de olhos, cabelos, tipo físico etc. Se não se parecerem fisicamente, talvez a personalidade de vocês tenha um pouco a ver.
    • Mas, não fique procurando tudo o que há em comum entre vocês duas. É bem provável que você também tenha um tipo e, se prestar atenção, verá que seu atual também tem muito a ver com seus ex.
  2. Essa é uma atitude bem tentadora, ainda mais se já houve momentos de tensão entre vocês duas. Mas, essa nunca é uma boa ideia, pois você pode acabar parecendo ciumenta ou possessiva demais. Além disso, é bem provável que seu namorado já tenha os problemas dele com a ex, então não vá jogar lenha na fogueira.
    • Se precisar desabafar sobre a ex, converse com um amigo ou alguém da família para que isso não afete seu relacionamento.
    • Também é legal fazer isso longe do seu namorado, para que ele não escute.
  3. Se as coisas estão começando a ficar sérias, pode surgir aquela curiosidade sobre o divórcio, já que como ele se deu dirá muito a respeito do seu próprio namorado. [6]
    • No começo, evite perguntar demais. Esse conselho é ainda mais importante se você não sabe se as coisas entre vocês são sérias ou não.
    • Mas, se já estão saindo há bastante tempo, pode perguntar. O relacionamento está indo de vento em popa e você acha que podem até acabar juntando as escovas de dente? Então, puxe o assunto de forma sutil, dizendo algo assim: “Se não tiver problema para você, queria saber um pouquinho sobre seu divórcio, até para saber mais sobre você como pessoa.”
  4. Tem um monte de coisinhas pequenas que se tornam um entrave quando namoramos homens divorciados. Algumas delas, por exemplo, envolvem não ser convidada para eventos familiares, para sair com amigos em comum entre ele e a ex e por aí vai, mas isso é normal. Não é só seu namorado que precisa superar o relacionamento, os amigos e a família dele, também. Por isso, para evitar situações chatas e constrangedoras, ele pode preferir mantê-la longe por um tempo. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com a família

PDF download Baixe em PDF
  1. É provável que ele leve um tempinho para apresentá-los a você, pelo menos até ter certeza de que o relacionamento é sério. Lembre-se de que as crianças já passaram por poucas e boas com o divórcio, então tente entender o lado dele. Não vá competir pelo tempo do seu namorado, ainda mais se não é sempre que ele pode ver os filhos.
    • Mesmo depois que já fizer parte da família, seu namorado ainda pode querer passar um tempo sozinho com os filhos. Tente ser compreensiva e entender que eles serão sempre prioridade.
  2. É natural que, no começo, elas se mostrem um pouco relutantes e hostis com você, o que se deve pelo amor que sentem pela mãe. Mais uma vez, seja compreensiva e faça o que puder para que vocês se deem bem apesar dos pesares.
    • Na primeira vez em que se virem, marque num lugar neutro e público. Façam algo divertido, como ir ao zoológico ou a um restaurante que as crianças gostem.
    • Conheça-as melhor. Pergunte quais são seus hobbies, filmes preferidos e por aí vai. Deixe claro tanto a seu namorado, quanto aos filhos dele que você quer se aproximar de forma sincera.
    • No momento certo, fale um pouco sobre si mesma. Assim, as crianças conhecem um pouco sobre você, mas é legal ser bem sutil. Um exemplo é dizer algo do tipo: “Nossa, eu também amava esse filme quando tinha a sua idade!”
  3. É quase impossível que a família dele aceite você de primeira, ainda mais as crianças. Depois de passar por um casamento malsucedido, é comum que os novos relacionamentos não sejam levados tão a sério. Sempre que for apresentada a alguém da família dele, lembre-se disso.
    • Não se esqueça de que você não precisa virar melhor amiga das pessoas logo de cara. Tente colocar-se no lugar da família do cara e entenda que é normal que eles fiquem com um pé atrás depois de tudo pelo que seu namorado passou.
  4. Não fique forçando-o a levá-la em casa, ainda mais se houver filhos na jogada. Existem muitas razões pelas quais ele quer adiar esse encontro e na maioria das vezes, elas não são puramente pessoais. Dê espaço e um voto de confiança a ele, deixando que escolha quando apresentar você à família.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 070 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade