Baixe em PDF Baixe em PDF

As crenças religiosas podem ser parte importante da vida de muitas pessoas e definem um padrão de valores a serem seguidos por esses indivíduos — o que também é valido para relacionamentos românticos. Ao gostar de uma garota devota a Cristo, é importante respeitar e dar importância a essa fé, mas isso não deve se tornar uma questão entre os dois. Abrir espaço para a religiosidade é apenas uma maneira de levar os sentimentos dela em consideração, e mostrar que está envolvido no relacionamento.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Conhecendo-se melhor

Baixe em PDF
  1. Sendo também Cristão ou não, o mais importante é ser honesto com a menina e permanecer fiel a si mesmo. Tente conversar sobre assuntos diversos, e não só sobre religião, e entenda como a fé influencia a personalidade dela. Antes de tudo, é preciso se conhecer como pessoas. [1]
    • Quanto mais honestidade sobre as próprias crenças melhor. Mesmo não sendo Cristão, ela ficará feliz pela sinceridade, e talvez essa diferença religiosa não seja um problema no relacionamento. Fale sobre as próprias crenças de maneira direta, dizendo "Eu entendo esse ponto de vista, mas eu discordo em..." ou "Interessante. Na minha opinião, ...".
  2. Talvez ela não possa fazer certas coisas, como sair para beber, ou seja ativamente envolvida na igreja e tenha alguma função específica ou responsabilidade. Pergunte sobre os interesses e hobbies dela e veja o há em comum. [2]
    • Sugira passeios que a façam se sentir bem. Se ela gostar de natureza, convide-a para uma caminhada ou um piquenique; caso seja interessada por arte, visite um museu juntos e faça pergunta sobre as exposições. Encontre maneiras de praticar atividades compatíveis com a fé de ambos.
    • Saiba que “diversão” pode ter um significado diferente para os dois. Talvez ela não beba álcool, ou não goste de certas piadas ou brincadeiras. Aprenda a maneira como a fé guia os relacionamentos e a vida dela, e aja de maneira adequada.
  3. Caso seja cristão também, será muito fácil pensar sobre o que conversar. Caso contrário, procure outras semelhanças em interesses e crenças pessoais que ajudem o relacionamento a dar certo. Vocês podem ser parecidos em muitos outros aspectos importantes. [3]
    • É possível concordar em questões políticas, por exemplo, fora do contexto religioso. Esse é um assunto interessante que pode estimular bastante diálogo.
    • Tente descobrir a posição dela sobre determinada questão. Pergunte "Qual a sua opinião sobre...?" ou "O que você acha de...?" e continue perguntando sobre o que quiser saber dela. Tenha cuidado para não ofender: questões morais e religiosas podem ser difíceis de se conversar com alguém que não seja tão próximo.
  4. Sem fazer perguntas demais, tente descobrir a opinião da menina sobre namoro de acordo com a religião. As igrejas cristãs podem se diferenciar um pouco em alguns pontos, como namoro, e outras questões modernas em evolução. Pode ser útil saber certas coisas, como expectativas a longo prazo, e ficar atento ao que ela fala sobre isso desde o início do relacionamento.
  5. Comece com algo casual, como um café para conversar ou uma caminhada. Aproveite a oportunidade para aprender mais sobre ela e passar algum tempo sozinhos. Será mais fácil conversar sobre assuntos pessoais em um ambiente casual, além de ser uma oportunidade de ver se o relacionamento pode dar certo. [4]
    • Só porque ela é cristã não quer dizer que ela não pode se divertir. Seja criativo. Pense em atividades animadas e divertidas para fazer juntos. A maioria das ideias para um encontro comum são adequadas nesse contexto.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Se envolvendo na fé da parceira

Baixe em PDF
  1. É importante que ela se sinta confortável, e não como se tivesse que ter vergonha ou esconder as opiniões pessoais. Pode ser estranho falar sobre crenças religiosas com pessoas que não se conhece muito bem. Lembre-se de que cada um tem as próprias convicções, que têm certo peso na própria vida ou personalidade — e com ela não seria diferente. [5]
    • Diga que ela pode ser sempre honesta. Quando surgir um assunto no qual os dois têm opiniões diferentes diga, por exemplo: "Mesmo não concordando, eu te apoio e me preocupo com você, e quero saber mais sobre o que você pensa". Entenda que a maneira como o outro reage às conversas pode fazer uma pessoa mais ou menos disposta a falar abertamente.
    • Fale com ela sobre as suas crenças também. Provavelmente, ela também acha muito importante saber sobre os valores morais do rapaz no qual está interessada. Essa é uma parte do namoro que as pessoas costumam ignorar ou não se importar tanto, mas que merece uma atenção especial em um relacionamento com uma fundação religiosa.
    • Mesmo que os dois sejam cristãos, podem haver diferenças em certos pontos. Converse sobre essas questões e faça o melhor para aprender a aceitá-las.
  2. Prove que se importa o suficiente para pelo menos fazer um esforço para descobrir mais sobre o estilo de vida dela. A fé provavelmente é a parte mais importante da vida dela, como o trabalho, uma paixão, ou um projeto para outra pessoa. Mantenha a mente aberta e experimente.
    • Caso não seja do tipo religioso, essa pode ser uma etapa difícil. Tente algumas vezes, mas se continuar se sentindo desconfortável acompanhando-a à igreja, converse e explique as razões para ela.
  3. Conheça a família, os amigos e os membros da igreja também. Muitas igrejas organizam eventos em outros locais, onde os próprios membros e simpatizantes podem confraternizar. Participe de reuniões assim com ela; isso é uma forma de mostrar que está interessando em se tornar parte de um dos aspectos mais importantes da vida dela. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avançando no relacionamento

Baixe em PDF
  1. Embora seja importante apoiar a fé do parceiro, passar um tempo apreciando a companhia um do outro também é. Experimente cozinhar juntos, ir ao cinema ou sentar e conversar. A espiritualidade dela é uma coisa, mas um relacionamento se constrói com duas pessoas. [7]
    • Planeje passeios juntos, ou dedique um tempo para fazer atividades divertidas para ambos. Lembre-se de outros interesses que o atraíram nela, e encontre maneiras de tornar a conexão entre vocês mais forte.
  2. É importante deixar claro o que é adequado ou não na hora de conversar e na maneira como tratam um ao outro. Após oficializar o namoro, é importante que os dois se esforcem para deixar o parceiro confortável e se sentindo amado e respeitado. Às vezes pode ser difícil se as crenças religiosas não forem as mesmas. Nesse caso, é necessário saber o que se deve esperar, facilitando assim a comunicação e impedindo que um dos dois se sinta injustamente julgado. [8]
    • Sempre seja respeitoso. Religião pode ser um assunto delicado, mesmo entre pessoas que se amam.
    • Saiba o que é ou não aceitável ao discutir os diferentes pontos de vista, além da hora e momento adequados. Se um determinado assunto geralmente causa desconforto ou pode ser ofensivo, é melhor evitá-lo. É vital escolher com cuidado as palavras e assuntos ao falar sobre convicções.
  3. Consultem um ao outro sobre quaisquer mudanças na vida que possam afetar o relacionamento de vocês. Cada etapa do caminho deve ser um esforço em conjunto. Se alguma questão se tornar um problema por conta de crenças religiosas, discutam o assunto de forma razoável e se esforcem para chegar a um consenso. [9]
    • É possível hajam diferentes opiniões e vontades sobre assuntos importantes, como sexo, carreira, casamento e filhos. Ser aberto sobre essas questões desde o início realmente facilita as coisas. Todo casal passa por situações difíceis eventualmente, e as crenças religiosas não devem ser um obstáculo insuperável se um se importar de verdade com o outro.
  4. Seja a pessoa que ela precisa. Amor, gentileza, humildade e compaixão são os maiores valores cristãos. É isso o que ela procura em alguém e por isso o escolheu como parceiro. O relacionamento deve funcionar bem enquanto houver honestidade e apoio por parte dos dois. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Continue demonstrando carinho e cuidado mesmo depois de muito tempo de namoro. Todos os relacionamentos são baseados em companheirismo e carinho por outra pessoa. A fé dela é apenas mais um elemento de personalidade, que precisa de atenção e respeito.
  • Sites de namoros como o Divino Amor foram criados para ajudar cristãos solteiros a encontrar um parceiro adequado. Caso seja um cristão procurando encontrar alguém, esses serviços podem ser de grande ajuda.
Publicidade

Avisos

  • Resolva os problemas o mais rápido possível, com uma comunicação aberta. Sendo as crenças religiosas tão influentes, elas podem causar eventuais discordâncias e discussões que devem ser resolvidas com cuidado, ou podem causar ressentimento. Seja sempre respeitoso com a parceira e não deixe que as diferentes opiniões sejam fiquem entre vocês.
  • Nenhum dos dois deve tomar a liderança e decidir como o relacionamento deve progredir. Decidam isso juntos, levando em consideração a fé e os sentimentos de ambos.
  • Muito cuidado quando o assunto for sexo. É provável que a religião dela proíba certos comportamentos sexuais. Nunca a pressione a fazer alguma coisa que a deixe desconfortável, ou que comprometa os valores dela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 878 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade