Apesar de ser um agente de limpeza doméstica muito útil, a água sanitária produz um cheiro desagradável e que demora muito a desaparecer. Felizmente, se isso não acontecer logo, você pode acelerar o processo de algumas maneiras. A tática ideal depende de onde esse odor está vindo: suas mãos, suas roupas, o ar do ambiente etc. Leia as dicas abaixo e aprenda a neutralizar qualquer cheiro ruim que fique por perto!
Passos
-
Lave as mãos com água morna e detergente de louça. Se o seu sabonete normal não resolver o problema, use detergente de louça. Ele é mais forte e consegue neutralizar uma série de substâncias e cheiros. Passe bastante do produto na pele, inclusive por entre os dedos e debaixo das unhas, até fazer espuma. Em seguida, enxague tudo com água morna. [1] X Fonte de pesquisa
- É melhor usar um detergente perfumado, já que o cheiro dele vai ajudar a neutralizar ainda mais a água sanitária.
- Se for preciso, lave as mãos várias vezes até tirar todo o cheiro.
-
Esfregue suco de limão nas mãos por um minuto. Se você lavou as mãos com água morna e detergente, mas não conseguiu neutralizar o cheiro da água sanitária , experimente espremer um limão ou derramar o suco da fruta natural na sua pele. Depois de esfregar por cerca de um minuto, enxague com água morna. Isso deve bastar para resolver o problema. [2] X Fonte de pesquisa
- O limão é a melhor alternativa, mas qualquer outra fruta cítrica serve.
Dica: o suco de limão é um ótimo produto de limpeza de modo geral, já que contém muitos ácidos naturais capazes de eliminar odores e esterilizar superfícies.
-
Aplique um creme ou uma loção com perfume nas mãos. Caso o cheiro persista mesmo depois do tratamento com detergente e do suco de limão, é hora de você tentar disfarçá-lo com um odor mais agradável. Nesse caso, aplique uma gotinha de um creme ou uma loção em cada mão e esfregue as duas até distribuir bem o produto na pele.
- Escolha um creme de cheiro forte e que fique na sua pele por mais tempo. Se for preciso, reaplique-o de vez em quando.
- De quebra, o creme ou a loção vai deixar a sua pele mais macia e protegida dos efeitos da água sanitária.
Publicidade
-
Coloque suas roupas na máquina somente com sabão em pó ou líquido. Se você lavou as roupas, mas elas continuam com cheiro de água sanitária, repita o processo usando apenas sabão em pó ou detergente líquido. É bem possível que isso resolva o problema de uma vez por todas.
- Caso você esteja com pressa, ative a máquina em um ciclo com ¼ do sabão que costuma usar.
-
Adicione 50 g de bicarbonato de sódio à máquina se o cheiro persistir. Coloque 50 g de bicarbonato de sódio no tambor da máquina (ou em um dispenser vazio). Depois, ligue-a em um ciclo completo para neutralizar o cheiro da água sanitária. [3] X Fonte de pesquisa
-
Estenda as roupas no varal. Se as suas roupas estiverem com cheiro de água sanitária, uma das soluções mais simples é estender tudo em um local ventilado. Deixe para fazer isso em um dia ensolarado e sem risco de chuva.
Dica: se você mora em um apartamento e não tem varal em casa, pendure cada peça individual de um cabide em uma área mais aberta. Só tenha cuidado para elas não saírem voando por aí com a força do vento.
Publicidade
-
Tente ventilar mais a área. Se possível, abra as janelas e a porta e ligue um ventilador ou exaustor por perto. Parece bobeira, mas até um pouco dessa ventilação já pode dissipar o cheiro de água sanitária. [4] X Fonte de pesquisa
- Se não der para abrir as portas e janelas (porque está frio lá fora, por exemplo), ligue um ventilador ou um filtro de ar de tomada.
-
Borrife um limpa-tudo nas superfícies da área. Caso você tenha um produto de limpeza de cheiro mais agradável que a água sanitária, use-o para disfarçar o odor forte. Basta aplicá-lo nas superfícies da área que foram atingidas.
-
Acenda uma vela ou aplique um odorizador no local. Se o cheiro está insuportável, você pode acender uma vela, borrifar um odorizador de ambiente ou recorrer a qualquer outro produto aromatizado que ajude a resolver a situação.
- No caso da vela, fique por perto enquanto ela estiver acesa para não haver risco de incêndio.
Dica: incensos e odorizadores de tomada também são alternativas interessantes.
-
Use água sanitária na limpeza com mais frequência para reduzir o cheiro aos poucos. O cheiro da água sanitária é tão forte porque os agentes químicos que a compõem quebram as proteínas do local, como patógenos em superfícies de móveis. Sendo assim, quanto maior for a frequência de uso, menor vai ser essa quebra — e, por consequência, o efeito. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Materiais Necessários
Neutralizando o cheiro das suas mãos
- Detergente de louça.
- Suco de limão ou outra fruta cítrica.
- Creme ou loção com perfume.
Lavando suas roupas
- Máquina de lavar.
- Sabão em pó ou detergente de roupa líquido.
- Bicarbonato de sódio.
- Varal ou cabide.
Eliminando o cheiro em uma área fechada
- Ventilador.
- Limpa-tudo de cheiro agradável.
- Vela.
- Odorizador de ambiente.
- Odorizador de tomada.
- Incenso.
Dicas
- Se a área estiver com um cheiro muito forte de água sanitária por causa de algum produto de limpeza que você passou, experimente aplicá-lo sem borrifar nada no ar. Aplique um pouco em uma esponja ou um pano e passe onde houver sujeira. Isso pode ajudar a resolver o problema. [6] X Fonte de pesquisa
Avisos
- Não use agentes de limpeza feitos à base de amônia. Quando misturada com água sanitária, ela produz uma solução nociva e capaz de gerar gás cloro.
- Não tente neutralizar o cheiro da água sanitária nas suas mãos usando vinagre. É muito perigoso misturar esses produtos. [7] X Fonte de pesquisa
Referências
- ↑ https://www.healthline.com/health/bleach-on-skin#first-aid
- ↑ https://www.femina.in/wellness/home-remedies/smelly-hands-get-rid-of-the-odor-in-a-jiffy-19022.html
- ↑ http://www.ucrra.org/files/2014/08/safe-alternative.pdf
- ↑ https://www.infectioncontroltoday.com/environmental-hygiene/dispelling-myths-about-bleach-odors
- ↑ https://www.infectioncontroltoday.com/environmental-hygiene/dispelling-myths-about-bleach-odors
- ↑ https://www.infectioncontroltoday.com/environmental-hygiene/dispelling-myths-about-bleach-odors
- ↑ https://emergency.cdc.gov/agent/chlorine/basics/facts.asp