PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Passou horas e horas escrevendo uma fanfic show, mas não publicou ainda por causa do título? Nós podemos ajudar! Pode parecer que não, mas escolher um título para a sua história não é uma tarefa nada fácil e é bem provável que você acabe perdendo mais tempo nela do que na fanfic em si. Existe muita coisa que deve ser levada em consideração na hora de batizar sua história para fazer com que ela atraia muita atenção e conquiste os leitores, também! Se estiver precisando de uma ajudinha, nosso artigo está aqui para isso!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Encontrando o título perfeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Primeiro, pense em um título temporário para sua fanfic. Não pense demais e coloque qualquer coisa, só para não ficar tão preso a isso num primeiro momento. Depois, durante o processo de escrita, você acabará pensando em algo melhor.
    • Esse título provisório pode ter a ver com uma ideia central do texto, algum personagem ou um evento importante. Mais tarde, na hora de pensar no título definitivo, ele funcionará como um guia, evitando que você coloque alguma coisa que não tenha nada a ver com a história.
    • O título provisório ajuda o autor a pensar no que será importante dentro da história, resumindo-a numa única palavra ou frase.
  2. É bem provável que seus leitores também sejam fãs da obra original, então procure apresentar uma história que seja nova, mas que não se distancie muito de suas raízes. Além disso, não se esqueça também dos possíveis leitores que não conhecem a obra de base, deixando seu texto acessível a eles, também. [1]
    • Chame a atenção de leitores da obra original com referências bem específicas. No título, coloque o nome de um personagem conhecido ou de algum detalhe da história, como a A escolha de Arya ou De volta ao Beco Diagonal, para que os fãs fiquem empolgados e tenham uma ideia do que se trata a história.
  3. Ela tem um tema, uma ambientação, personagens, etc. e todos esses elementos podem ser levados em conta na hora de criar o título. Faça uma lista com todas as características importantes da sua obra e pense em como poderia usá-las. Sua história tem algo a dizer e o título deve dizer algo sobre ela, criando uma expectativa que deve ser satisfeita através do texto. [2]
    • Mostre que seu texto não é apenas uma cópia do original, colocando no título algum elemento que você mesmo criou.
    • Títulos de contos ou romances mais curtinhos podem ser abstratos, mas quando se trata de uma fanfic, não dá para fazer o mesmo. Seu título deve trazer algumas informações ao leitor que remeta ao texto base, mas que ao mesmo tempo denote originalidade.
  4. Não deixe os leitores entediados, nem tentando descobrir sobre o que raios é a história. Assim como todo o texto, o título dele deve ser dinâmico, algo que faça com que as pessoas tenham vontade de ler sua história, página por página, até o fim.
    • Um título como “Preparem os canhões!” é bem melhor do que “A grande batalha do mar”, por exemplo.
    • O título também deve ter a ver com o tipo de fanfic que está escrevendo. Por exemplo, se for uma história sobre o Dr. Who, você pode chamá-la de “Dr. Who: Um problema de ego”, mas, se for sobre o Indiana Jones, o ideal é seguir o formato dos títulos da saga, apostando em algo do tipo “Indiana Jones e a esmeralda da Ilha da Caveira”.
  5. A menos que já tenha um em mente, brinque um pouquinho com várias possibilidades antes de escolher o definitivo. Use a criatividade e aposte em vários formatos e apresentações até achar o que mais gosta. [3]
    • Antes de se decidir por "Adeus às armas", Ernest Hemingway pensou em chamar o célebre romance de “Os alvejados” ou “O quarto do mundo” antes de escolher o título definitivo. Talvez a obra não tivesse o mesmo sucesso sob um desses outros nomes, não é mesmo?
  6. Essa é a regra de ouro na hora de escrever ficção. Como é o título que vende a história, é muito importante que ele seja original. Os mais memoráveis são aqueles que não seguem fórmula alguma, então não tenha medo de ousar!
    • Fique longe dos clichês. Muitos autores preferem uma abordagem mais seguro, porém sem graça, na hora de nomear suas obras, optando por coisas como “A lenda do...”, por exemplo, e acabam se perdendo num mar de títulos iguais. Se quiser que sua história se destaque entre tantas outras, saia do comum ao escolher um título.
    • Evite a tentação de fazer um trocadilho no título. Para você, pode até parecer a melhor sacada do mundo, mas nunca fica tão engraçado e inteligente como imaginamos. Além disso, essa tática também desvia a atenção da história em si e muita gente pode pegar antipatia dela antes mesmo de ler, só pelo título.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo um título que funcione

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que ele nunca tenha sido usado, alguém pode ter escrito algo muito parecido. Também é legal ver que tipo de resultados a busca por ele retorna, pois às vezes pode estar associado a temas não muito bacanas. [4]
  2. Agora que já tem um nome para ela, leia tudo de novo, levando em conta o título. Será que ele realmente tem a ver com o texto? Ele faz sentido ou os leitores ficarão confusos com a escolha? Na hora de revisá-la, fique atento a inconsistências e qualquer coisa que possa criar alguma tensão com o título.
    • Reler a fanfic também ajuda a pensar em outros títulos em potencial, que podem funcionar muito melhor.
  3. Tem um amigo que ama fanfics ou literatura em geral? Veja o que ele pensa do que você escreveu! Ter um feedback antes de publicar é bem importante para ter uma ideia de como será a recepção pelos leitores, permitindo que você faça todas as alterações possíveis antes de considerar a história pronta.
    • Peça para que a pessoa diga o que achou do título antes e depois de ler a história. Se ele não chamar a atenção de primeira, pense em outro nome.
    • Seu amigo deve ser uma pessoa imparcial, que não tem medo de ser sincero na hora de fazer as críticas. Além disso, peça para que seja bem específico. Dizer apenas que gostou não ajuda muito.
  4. Antes de escolher o título definitivo, pense no texto que inspirou a fanfic. Se sua história está bastante ligada à original, então tente manter um estilo coerente na hora de pensar no título, também. Só tome cuidado para não acabar perdendo a originalidade.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Garantindo que o título tenha a ver com a história

PDF download Baixe em PDF
  1. É através dele que ocorre o primeiro contato entre leitores e texto e, querendo ou não, as pessoas julgam sim o livro pela capa. Por isso, você deve prender a atenção do público logo de cara, conquistando-o pelo título e confirmando as expectativas na própria história.
    • Cuidado para não exagerar. O título deve ser chamativo e cativante, mas não vá optar por uma coisa que não tem nada a ver com a história só para chamar a atenção do público.
  2. Tente descobrir o que faz com que um título chame a atenção das pessoas. Para ajudar, existe uma longa bibliografia sobre o tema e você também pode contar com entrevistas do seu autor preferido. Dar o nome a uma história não é uma tarefa simples e costuma ser deixada apenas para o final. Enquanto escreve, cave fundo nas suas próprias ideias e tente chegar ao cerne da história. [5]
    • É comum que os autores mudem o título várias vezes antes de chegar num definitivo, então não vá ficar para baixo se não encontrar um nome perfeito logo de cara.
    • A menos que já tenha uma ideia de como quer chamar seu texto, deixe para pensar nisso depois. O processo de escrita pode dar boas ideias!
    • Tenha em mente que você tem apenas alguns segundinhos para chamar a atenção dos seus leitores (que estarão navegando por um mar de títulos), portanto é bom escolher algo dinâmico, diferente e chamativo.
  3. Mesmo que a ideia não seja publicar a fanfic, nem viralizá-la, leve os leitores em conta e tente impressioná-los. Para isso, mantenha o padrão de qualidade esperado pelos revisores profissionais, oferecendo um conteúdo novo e original (apesar de se basear em outras histórias) que vá além de um bom título. [6]
    • Muita gente não sabe, mas a obra "50 tons de cinza", de E.L. James, começou como uma fanfic da saga "Crepúsculo", de Stephanie Meyer. A adaptação deu tão certo, que se tornou uma das franquias mais populares do mundo, tanto nos livros, quanto no cinema. Nunca se sabe onde uma fanfic pode chegar, então dê o seu máximo em tudo o que escrever!
    Publicidade

Dicas

  • O título não é imune à gramática, pontuação e escrita. Assim como o resto do texto, ele deve seguir a norma culta, começando com letra maiúscula e com a pontuação certinha, como manda o figurino.
  • O título pode ser curto, longo, tanto faz. Desde que represente bem a sua história, não tem problema algum.
  • Quando se trata de fanfictions é bom ser bem específico. Sua audiência deve saber desde o princípio o que esperar e quais serão suas contribuições à história original.
  • Às vezes, é legal usar o título para fechar a história, ajudando os leitores a entender sua escolha.
  • Se sua história for baseada em um musical, use um verso de uma das músicas, sempre dando o devido crédito, é claro.
Publicidade

Avisos

  • Evite geradores automáticos ou jogos de palavras na hora de escolher o título. Eles podem até parecer soluções práticas, mas não passam de um desserviço à sua história. Depois de tanto trabalho, você não vai querer lançar um texto com um título aleatório, não é mesmo?
  • Como as fanfictions usam personagens e histórias de outros autores, é sempre bom deixar claro que o que você escreveu não é uma obra original. Embora ninguém costume encrencar com isso, é melhor prevenir possíveis dores de cabeça, como acusações de plágio e coisas do tipo.
  • Sempre que citar alguém dê créditos à pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 976 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade